Citocinas

Citocinas

CITOCINAS

  1. As citocinas são proteínas que modulam a função de outras células ou da própria célula que as geraram. São produzidas por diversas células, mas principalmente por linfócitos e macrófagos ativados, sendo importantes para o controle da resposta imune.

  1. Pleiotropismo – Quando uma citocina tem diferentes ações em diferentes tipos celulares.Redundância – Quando diferentes citocinas têm um mesmo efeito sobre determinado tipo celular.Sinergia – Duas ou mais citocinas agem em conjunto para induzir determinada função nas células.Antagonismo – Duas ou mais citocinas possuem efeitos contrários entre si em determinado tipo celular.

  1. Citocinas da Imunidade Natural:

Citocinas Pró-inflamatórias: TNF-a, IL-1, 1L-6.

- TNF- a: Principal mediador da resposta inflamatória aguda.Produzida por fagócitos mononucleares ativados, NK e mastócitos em resposta a antígenos bacterianos (LPS), estimulam neutrófilos e monócitos a migrarem para o sítio de infecção, Induz macrófagos e células endoteliais a produzirem quimiocinas, etc.

- IL-1: Funciona em conjunto com TNF-a na inflamação.Células produtoras: fagócitos mononucleares, neutrófilos, células epiteliais, células endoteliais, sua produção é induzida por moléculas bacterianas (LPS) e por TNF-a.

- IL-6: Produzida em resp. a microorganismos e outra citocinas, TNF e IL-1; Síntese de proteínas de fase aguda no fígado;Proliferação de células B e produção de anticorpos (Fator de cresc. de plasmócitos neoplásicos); Principais fontes: macrófagos, células endoteliais, fibroblastos e algumas céls T ativadas.

- IL-12: Principal mediador da RI Inata a microorganismos intracelulares e a ponte entre o SI Inato e o Adquirido

Produzida pelas células dendríticas e macrófagos ativados, em resposta à identificação de antígenos de microorganismos, quando da apresentação destes à linfócitos T auxiliares.

Citocinas da Imunidade Adquirida:

Citocinas Tipo Th1

- IL-2: Produzida pelos LT CD4, e em menor extensão, pelos LT CD8;Sua síntese é induzida pela apresentação de antígenos e por co-estimuladores;Responsável pela expansão clonal de linfócitos específicos para o antígeno que está sendo apresentado (mitose); Proliferação e diferenciação de NK; Proliferação e expansão de Linf. B.

- IFN-g: Principal citocina ativadora de macrófagos; Participa tanto da imunidade inata com adquirida; Principais fontes: células NK, células Th1 e células T CD8+;

Citocinas Tipo Th2

- IL-4: Produzida por linfócitos subpopulação Th2, mastócitos e basófilos; Induz o linfócito B a produzir IgE; Estimula Linf. CD4 a se diferenciarem para a subpopulação Th2.

-IL-5: Produzida por Linf. T CD4 subpopulação Th2 e por mastócitos;Ativa e estimula o crescimento de eosinófilos, estando então envolvida na imunidade contra helmintos, estimula o crescimento de Linf. B e induz a produção de IgA.

  1. Mediadores e reguladores da Imunidade Inata: (inflamação, quimiotaxia, ativação de macrófagos, células NK). Produzidos principalmente pelos fagócitos.

Mediadores e Reguladores da Imunidade Adquirida: Produzidas principalmente pelos linfócitos T.

Estimuladores da Hematopoiese: Produzidas por células estromais da medula óssea e leucócitos.

  1. Fator de necrose tumoral (TNF) é uma citocina envolvida em inflamações sistêmicas e é um membro de um grupo de citocinas que estimulam a reação de fase aguda. O fator de necrose tumoral causa a morte apoptótica da célula, proliferação celular, diferenciação, inflamação, combate tumores e replicação viral.

Comentários