RELATÓRIO DE ESTÁGIO_PARTE 1

RELATÓRIO DE ESTÁGIO_PARTE 1

(Parte 1 de 2)

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Matão como exigência para a realização da disciplina Estágio Supervisionado.

Profª. Supervisora de Estágio: Espec. Eliana Cristina Nogueira Barion

Luís José dos SantosRA: 1957572583

Aluno:

1.0 INFORMAÇÕES GERAIS3
2.0 RESUMO4
3.0 INTRODUÇÃO5
4.0 HISTÓRICO DA EMPRESA6
4.1 Apresentação da Empresa Concedente6
4.2 Departamento de Engenharia e Projetos7
5.0 PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES7
6.0 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS8
6.1 Desenvolvimento de novos discos8
6.2 Desenvolvimento de novos isolantes9
6.3 Desenvolvimento da nova estrutura base10
6.4 Desenvolvimento do novo eixo1
6.5 Desenvolvimento das novas tampas fundidas12
6.6 Determinação das novas potências13
7.0 COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO14

1.0 - INFORMAÇÕES GERAIS

Aluno/Estagiário/Funcionário: LUÍS JOSÉ DOS SANTOS Registro Acadêmico - RA: 1957572583 Matriculado no curso: Engenharia Mecânica E-mail: alt.eng@bambozzi.com.br Empresa Concedente: BAMBOZZI ALTERNADORES LTDA Endereço: Avenida 15 de Novembro, nº 149 – Nova Matão - Matão - SP Segmento: Produção de Geradores de Energia (Alternadores) Departamento/Setor: Engenharia e Projetos Cargo: Desenhista Período da realização do estágio: 02/04/12 a 23/04/12 Carga horária: 90 horas Supervisor do local do estágio: Roberto Carlos Bacini

Um gerador de energia(alternador) é uma máquina que pode, por exemplo, ser acoplada a um motor à combustão(GRUPO GERADOR) e graças a rotação transmitida do eixo do motor para o gerador, obtém-se tensão alternada e consequentemente energia elétrica. Com o objetivo de melhorar o rendimento, diminuir o aquecimento e aumentar a potência retirada dos geradores, a equipe de engenheiros e técnicos, depois de uma análise crítica de viabilidade, resolveu fazer as devidas mudanças no projeto, e meu papel foi desenhar as novas peças, montagens e submontagens da estrutura mecânica dos geradores(alternadores).Este relatório descreve o detalhamento de um projeto mecânico de um novo gerador de energia(alternador), e o termo “novo” foi utilizado porque trata se de uma mudança no projeto que já vinha sendo produzido pela empresa. É evidente que juntamente com o projeto mecânico foi desenvolvido também, um novo projeto elétrico, com testes de campo, análises críticas de rendimento e potência, entretanto, isso não será o foco do relatório. O foco do relatório será o dimensionamento e detalhamento de todos os componentes que foram modificados e fazem parte da nova estrutura do gerador, utilizando softwares de CAD 2D e 3D, o uso do CAD(Computer Aided Design) ou Projeto Auxiliado por Computador(traduzido), permite ao desenhista ou projetista desenhar, modelar, simular, montar, analisar as interferências, calcular pesos, volumes entre outras coisas, fazendo com que o projeto seja finalizado com mais rapidez e diminuindo de forma considerável a possibilidade de erros de dimensão.

3.0 – INTRODUÇÃO

Este relatório descreve as minhas atividades desempenhadas no setor de engenharia e projetos, local onde trabalho há 5 anos como desenhista com foco no dimensionamento e representação gráfica das peças que compõem a nova máquina utilizando softwares de CAD. Os equipamentos desenvolvidos pela BAMBOZZI estão sempre em contínuo desenvolvimento para atender às necessidades dos clientes, por isso que essas mudanças são comuns em nosso dia-a-dia. A idéia da mudança no projeto surgiu como um desafio de se obter uma máquina mais eficiente, mais potente e com a mesma qualidade de sempre. A maior dificuldade na realização desse projeto foi, certamente, adequar tudo isso ao processo de produção e ao custo de produção desse novo projeto, pois devido às caraterísticas geométricas das peças, foi necessário desenvolver novas ferramentas de injeção, novas ferramentas e matrizes para estampagem e também mudança no layout do chão de fábrica.

4.0 - HISTÓRICO DA EMPRESA

A empresa BAMBOZZI tem mais de 100 anos de fundação e seus produtos viajam pelo Brasil e outros países de quatro continentes com uma marca que passa a ser aclamada e a ser símbolo de durabilidade, o que eleva o orgulho da Família Bambozzi e dos mais de 600 funcionários que trabalham para o grupo.No dia 25 de maio de 2000, a empresa se divide em segmentos, formando o Grupo Bambozzi: Bambozzi Soldas; Bambozzi Produtos Especiais; Bambozzi Alternadores; Bambozzi Talhas e Moto Esmeril; Bambozzi Fios Magnéticos; e Bambozzi Reforma de Máquinas. Essas seis empresas do ‘Grupo Bambozzi’ estão interligadas pelo espírito de esforço do pioneirismo ao prazer da reinvenção.

4.1- APRESENTAÇÃO DA EMPRESA CONCEDENTE

A Bambozzi Alternadores pertence ao “Grupo Bambozzi”e é uma empresa 100% nacional situada na Avenida 15 de Novembro, 149 - Nova Matão, CEP 15990-630 - Matão/SP CNPJ: 03.868.954/0001-09 e que atua na fabricação de geradores de energia elétrica de corrente alternada conhecidos como ALTERNADORES.

A empresa conta hoje, com 65 colaboradores, entre produção, setor administrativo e técnicos especializados. Os equipamentos produzidos são utilizados para suprir o fornecimento de eletricidade a pequenas montadoras de grupos de energia, localizadas em regiões com dificuldades de cobertura destes serviços pelas concessionárias. Os grupos geradores são utilizados em construção civil, manejo florestal, embarcações, residências, sedes de fazendas, granjas, pecuária de leite, perfuração de poços, manutenção agrícola, manutenção rodoviária, iluminação de obras, pátios de cargas, caminhões frigoríficos, pousadas, entre outros. A empresa atende todo o Brasil e também exporta para outros países da América do Sul e África.

4.1 – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E PROJETOS

O Departamento de Engenharia e Projetos foi o principal local de desenvolvimento do estágio, pois é aqui que são feitos os cálculos, croquis, os estudos preliminares, desenhos, alterações, definição das medidas, enfim, todas as informações referentes ao projeto saem daqui.

Todas as informações técnicas referentes aos produtos da empresa ficam centralizadas nesse departamento. E é nesse departamento que é o meu local de trabalho.

5.0 – PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

A programação das atividades foi desenvolvida com o objetivo de descrever as rotinas que são desenvolvidas no departamento de engenharia e projetos quando se cria ou modifica um projeto existente.

A empresa concedeu 6 horas diárias para que eu relatasse as minhas tarefas desenvolvidas na realização desse projeto, totalizando 30 horas semanais. As atividades foram realizadas no período de 02/04/12 a 23/04/12.

6.0 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

As atividades desenvolvidas tiveram com objetivo o aprofundamento do meu conhecimento em relação ao desenvolvimento de peças, ferramentas que vão produzir essas peças, gabaritos de montagem, processos de fabricação/montagem e contato com empresas terceirizadas. Essas empresas terceirizadas tiveram um papel importante, pois a fabricação das ferramentas de estampo progressivo e ferramentas de injeção, ficaram por conta delas, mas quem determinou as características dessas ferramentas foi a nossa empresa.

6.1 – DESENVOLVIMENTO DE NOVOS DISCOS

Esta atividade teve como finalidade desenvolver os discos(lâminas) de magnetização do rotor e do estator do gerador, o uso do software de CAD foi decisivo para que chegássemos nas dimensões e formas que o projeto exigia. Mesmo essas peças apresentando geometria complexa, o desenvolvimento e detalhamento foi rápido, graças as múltiplas ferramentas de construção que o software disponibiliza. Foi possível também, fazer o estudo do consumo do material, calcular o peso, aproveitamento da chapa e com isso uma idéia de custo de produção, isso ainda em ambiente de protótipo digital.

Depois de finalizado o projeto dos discos(lâminas), uma empresa terceirizada ficou encarregada de fabricar a ferramenta de estampo progressivo, seguindo as nossas determinações de projeto.

6.2 – DESENVOLVIMENTO DE NOVOS ISOLANTES

Esta atividade teve com objetivo modelar as novas peças, peças diferentes de todas as que já modelei.

Os isolantes são peças plásticas, que a exemplo dos discos, também possuem geometria complexa, como essas peças trabalham encaixadas nos discos, foi preciso simular uma montagem em 3 dimensões, com isso tive a verdadeira noção e percepção de como deveria ser as formas dessas peças, mais uma vez o uso do CAD foi fundamental e o tempo de modelagem dessas peças foi consideravelmente reduzido, também eliminamos as dúvidas quanto às interferências e maus posicionamentos quanto aos encaixes. Também foi possível calcular o peso e saber quanto isso agregaria na montagem geral.

Com a definição das formas dessas peças, foi preciso desenvolver uma nova ferramenta de injeção de plástico especial, essa ferramenta foi feita por uma empresa

terceirizada, mas seguindo as nossas determinações de projeto.

6.3 – DESENVOLVIMENTO DA NOVA ESTRUTURA BASE

Esta atividade descreve o desenvolvimento da estrutura base do gerador, essa estrutura é uma submontagem do conjunto. Antes de montar o protótipo físico, usei o CAD para montar o protótipo virtual da máquina no ambiente 3D e cada componente dessa montagem foi inserido, depois foram posicionados em seus respectivos lugares, com isso chegamos a uma estrutura ideal, capaz de atender todas as necessidades do projeto.

Por uma questão de atender às necessidades de projeto, houve mudanças na estrutura, com isso, alteração de peso e alteração do centro de gravidade e isso é informado pelo software durante o trabalho. Vários componentes foram redesenhados e detalhados, foram gerados novos desenhos e uma nova lista de componentes foi gerada de forma automática e precisa.

6.4 – DESENVOLVIMENTO DO NOVO EIXO

Esta atividade descreve as importantes alterações feita no eixo da máquina. Por se tratar de uma máquina rotativa que suporta cargas e sofre solicitações de momento, foi necessário redimensionar um novo eixo. Consideradas todas as solicitações de torque e demais cargas, o diâmetro principal foi aumentado.

Por questões de segurança, um dos rolamentos foi alterado, por causa disso tive que ajustar o diâmetro de encaixe do eixo. A grande vantagem de se usar um software de CAD num projeto como esse, é que todas essas mudanças são feitas com a mais absoluta segurança e precisão, pois as alterações feitas na peça refletem diretamente na montagem geral e submontagens, caso o usuário queira . A biblioteca de peças do software me permitiu escolher um novo rolamento de forma simples e rápida, sem ter que consultar catálogos.

Ao finalizar o projeto do eixo, foi possível saber quanto de material seria retirado da barra bruta, foi possível também, calcular o peso líquido do eixo, e estimar o custo de produção.

6.5 – DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TAMPAS FUNDIDAS

O gerador possui 2 tampas, traseira e dianteira. Elas têm a função de apoioar o eixo do rotor enquanto este gira em alta rotação. Além de terem formas complexas o formato das tampas influenciam diretamente na estética da máquina, o uso do CAD foi, mais uma vez, imprescindível para que as exigências de projeto quanto de estética fossem atendidas.

As novas tampas possuem algumas modificações em relação ao projeto anterior, tais como: alteração nos encaixes, novo alojamento para o rolamento e foi acrescentado mais material em alguns pontos críticos com a intenção de reforçar a peça. A modelagem da peça no software 3D me possibilitou ter na tela do computador a imagem realística da peça com todas as suas propriedades: peso bruto do fundido, peso líquido da peça, volume e centro de gravidade. Todas as alterações foram feitas, todos os erros de interferência foram corrigidos, foram gerados novos desenhos. Com esses novos desenhos e juntamente com o modelo virtual 3D, uma empresa terceirizada ficou encarregada de desenvolver o modelo, fundir e fabricar as peças conforme as determinações do nosso desenho.

6.6 – DETERMINAÇÃO DAS NOVAS POTÊNCIAS

Depois de produzidas as peças e montado o protótipo físico, este, foi submetido a uma série de testes de campo, levantamentos de curvas, análises críticas de rendimento, aquecimento e aplicação de cargas. O resultado foi satisfatório, mas as informações técnicas referentes aos testes não constam nesse relatório.

7.0 – CONCLUSÃO

A mudança no projeto surgiu com a necessidade de melhorar um produto que há tempos vem sendo produzido e o objetivo foi alcançado depois de vários estudos que envolveram diversos setores da empresa como: custos, engenharia e projetos, produção, planejamento e logística. Foi um grande desafio.

O principal departamento envolvido nesse projeto foi o departamento onde eu trabalho,e fui responsável pelo detalhamento dimensional da nova máquina. O foco desse relatório é o uso do software de CAD para o desenvolvimento do projeto.

Durante a realização do projeto tive a certeza de que umas das ferramentas mais valiosas e fundamentais foi o uso do CAD. Tudo foi muito seguro e preciso, foi possível fazer vários estudos, várias simulações e a documentação técnica gerada nos permitiu construir um protótipo físico exatamente como o protótipo virtual logo na primeira vez.

A estimativa de custo, produção das peças e ferramentas foi feita com o protótipo virtual o que acelerou a tomada de decisões.

Quero ressaltar a minha satisfação e gratidão em participar ativamente desse projeto desde a sua fase inicial até a finalização. Foi uma experiência muito recompensadora e também aprendi que projetar envolve muito estudo, cotações, estudo de processos, mudanças no lay out, contatos com terceiros, fornecedores além das relações dentro da própria empresa envolvendo profissionais de outras áreas.

Durante a realização do projeto tive contato com vários profissionais técnico especializados de fora da empresa, e é muito gratificante saber que tudo que foi realizado dentro e fora da empresa seguiu as determinações do nosso projeto.

O estágio supervisionado é de fundamental importância para o aluno, seja ele experiente ou não!. O crescimento profissional está diretamente ligado ao aprendizado e estagiar também é aprender.

8.0 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Informações da empresa disponível em w.bambozzi.com.br , 05/04/2012

(Parte 1 de 2)

Comentários