Conceito de relações interpessoais

Conceito de relações interpessoais

CONCEITO DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

 Para entender o conceito de relações interpessoais é necessário definir o termo personalidade. Personalidade é o conjunto total de características que torna o indivíduo único e diferente dos outros. Revela-se através da conduta de uma pessoa e das relações dos demais perante essa conduta. Os fatores que determinam a personalidade são: herança biológica, o ambiente e a idade. A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada pessoa tem uma personalidade própria , que precisa ser respeitada e que cada um traz  consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam o seu comportamento. Assim, podemos conceituar relações interpessoais como  uma disposição interior, uma aceitação do outro que transparece no modo de falar, de olhar, na postura e, sobretudo, na forma de agir adequadamente.

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

 Diferentes aspectos da personalidade

 Na descrição de qualquer pessoa, os detalhes de comportamento que a distinguem podem classificar-se dentro de certos aspectos mais ou menos delimitados, que são os seguintes:- aparência física;- capacidade intelectual;- emotividade;- qualidades sociais;- sistema de valores.

 Fatores que determinam a personalidade

- Herança biológica ou natureza;- O ambiente ou educação;- Idade ou amadurecimento.

SIGNIFICADO DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

 Diferenças individuais são as várias formas em que os indivíduos se distinguem uns dos outros, sejam nos aspectos físicos, psíquicos, intelectuais, emocionais ou sociais.

NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO

 A motivação humana é constante, infinita, flutuante e complexa. O homem pode ser considerado um animal que deseja e que raramente alcança um estado de completa satisfação, a não ser em certos períodos de tempo. Logo que satisfaz a um desejo surge outro, sucessivamente. As necessidades básicas de ser humano foram organizadas por categorias em uma hierarquia de predomínio relativo, das quais as necessidades fisiológicas são as principais. A seguir, temos a representação da hierarquia das necessidades básicas, segundo o autor Maslow:Auto - realização Realização Profissional, Superação das dificuldadesAuto - estima Reconhecimento, RespeitoContato social Amigos, Família, ComunidadeSegurança Casa própria, Segurança MaterialNecessidades fisiológicas Alimentação, Saúde

 As necessidades básicas não seguem uma hierarquia rígida, podendo variar sua posição e predominância já que os indivíduos são diferentes. Uma certa dose de insatisfação de necessidades é que a caracteriza a saúde física e mental, pois mobiliza energias direcionadas para o crescimento pessoal.

PERCEPÇÃO

 " É o processo pelo qual toma-se conhecimento do mundo externo"

 O processo de percepção

SENTIDOS  MUNDO EXTERNOAudição FatosVisão PessoasTato ObjetosOlfato Paladar 

Fatores que interferem na percepção

- Experiências passadas;- Diferenças individuais;- Estado emocional;- Interesse;- Preconceito.Condições que aumentam a precisão das percepções:

- Autoconhecimento;- Flexibilidade;- Equilíbrio ou ajustamento interno;- Julgamento baseado em fatos.

COMUNICAÇÃO

 Comunicação é o processo que consiste em transmitir e receber uma mensagem, com a finalidade de afetar o comportamento das pessoas.

 Comunicação interpessoal eficaz:

- Trate as pessoas  pelo nome.- Olhe para as pessoas enquanto fala.- "Ouça" todos os sentidos.- Coloque-se no lugar dos outros.- Evite pré-conceitos.- Inspire confiança.- Solicite e aceite feedback.- Mantenha o equilíbrio emocional.

INTERAÇÃO SOCIAL

 O processo de interação humana supõe necessariamente comunicação. Estamos sempre comunicando algo, seja através de palavras, gestos, posturas corporal, etc. O simples fato de estarmos em presença do outro modifica o contexto perceptivo, promovendo a interação que é, afinal, comunicação com mensagens emitidas e recebidas de cada participante da situação conjunta.

ADMINISTRAÇÃO DO CONFLITO

 - Previne a estagnação do grupo; - Estimula o interesse e a curiosidade pelo desafio da oposição; - Descobre os problemas e demanda sua resolução; - Funciona como raiz de mudanças pessoais, grupais e sociais;

 O dirigente do grupo é de fundamental importância para promover o crescimento do grupo, através da administração eficaz dos conflitos, compreendendo que faz parte da dinâmica interpessoal e é condição básica para sua evolução.

FEEDBACK

 Feedback é um processo de ajuda para mudança de comportamento. E é a comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.

Regras para dar e receber feedback

 Para dar:

1. Verifique a disposição do receptor2. Verifique a conveniência do seu feedback3. Verifique a medida certa4. Verifique o tempo do seu feedback5. Verifique se seu interlocutor deseja o feedback que você pretende transmitir6. Seja específico7. Faça com que o feedback seja descritivo e não avaliativo8. Esclareça os motivos9. Verifique se está sendo corretamente recebido10. Verifique sua própria capacidade de julgamento

Para receber:

1. Solicite o feedback dos outros, sempre que puder2. Diga em termos concretos quais as informações que você deseja receber3. Não discuta nem procure defender-se4. Examine o sentido das informações recebidas5. Comunique suas reações

CONCLUSÃO

 Alcançar a excelência em produtos e serviços é, antes de mais nada, resultado do comprometimento das pessoas, conscientes de sua participação no grupo e no trabalho em equipe. Vamos resgatar o valor das pessoas e de suas relações interpessoais, num processo que facilita na apenas o aprimoramento, mas desenvolve a consciência de que o trabalho de cada um é a base sobre a qual os outros constroem a qualidade de seus trabalhos. Com o presente curso de relações interpessoais deu-se o primeiro passo. Agora, caberá a cada um a continuidade. A responsabilidade e o compromisso farão parte do objetivo comum que levará todos ao caminho do sucesso.

Comentários