EXERCÍCIOS SOBRE POLÍGONOS SEMELHANTES - 8ª SÉRIE

EXERCÍCIOS SOBRE POLÍGONOS SEMELHANTES - 8ª SÉRIE

1-)Dado o retângulo ABCD abaixo, verifique se os retângulos seguintes são semelhantes à ele:

A)

B)

C)

C)

2-)Os hexágonos 1 e 2 abaixo são semelhantes.

Nessas condições:

a)Qual a razão de semelhança entre os hexágonos?

b)Qual é a razão de semelhança entre os perímetros dos hexágonos?

c)O que podemos afirmar sobre os ângulos internos dos hexágonos?

3-)Um retângulo ABCD de lados AB = 12 m e BC = 8 m é semelhante à um retângulo MNPQ. Sabendo que a razão da semelhança de ABCD para MNPQ é de , determine as medias dos lados do retângulo MNPQ.

4-)Um quadrado tem lado 5 cm. Qual será o perímetro do outro quadrado, sabendo-se que a razão de semelhança entre o primeiro e o segundo é ?

5-)Dois polígonos são semelhantes e a razão de semelhança do primeiro para o segundo é . Determine o perímetro do segundo polígono, sabendo que a do primeiro é 27 cm.

6-)Em um pentágono ABCDE, o perímetro mede 245 cm e o lado AB mede 52 cm.Qual é o perímetro do pentágono GHIJL, semelhante à ABCDE, se o lado GH , corresponde ao lado AB e mede 13 cm?

7-)Os trapézios abaixo são semelhantes e o perímetro do trapézio II é 29 cm. Determine as medidas x, y, z e w do trapézio II.

8-) A planta de uma casa, que é uma redução da casa no real, foi feita na escala (razão de semelhança). Uma sala retangular dessa casa tem 5 cm e 6 cm de dimensão nessa planta. Nessas condições:

  1. Quais as dimensões reais dessa sala?

  2. Qual a área da sala na planta?

  3. Qual a área da sala no real?

Comentários