Gestão do Design -  Conceitos

Gestão do Design - Conceitos

Gestão em Design é a organização e coordenação de todas as atividades de Design, baseada nos objetivos definidos da empresa” B.WOLF / F.H.Köln

  • Gestão em Design é a organização e coordenação de todas as atividades de Design, baseada nos objetivos definidos da empresa” B.WOLF / F.H.Köln

  • Design é um ato político. Todo o tempo nós projetamos um produtos para o qual estaremos fazendo afirmações sobre a direção a qual o mundo irá se mover.”

  • S. MARZANO / Philips

Para a empresa ter sucesso

  • Para a empresa ter sucesso

  • Para vender produtos , prestar serviços com êxito nos mercados nacionais e internacionais

  • Para ser melhor que a concorrência

  • Para assegurar a qualidade da produção à longo prazo

  • Para motivar os empregados da empresa

  • Para diferenciar-se claramente de outros fornecedores

  • Para satisfazer à longo prazo os desejos e necessidades dos consumidores \ usuários

  • Para criar uma imagem de confiança

Design como Arte

    • Design como Arte
    • ...como Resolução de Problema
    • ...como Criatividade
    • ...como um conjunto de Profissões
    • R.COOPER

O Design adquire um status semelhante ao da arte na cultura contemporânea.

  • O Design adquire um status semelhante ao da arte na cultura contemporânea.

  • É manifestado pelas diversidades estilísticas,

  • ...artistas (ou não) desenvolvem bens de prestígio é um misto de Design e Artesanato experimental, a exemplo dos “Irmãos Campana”.

Uma interpretação crítica...

  • Uma interpretação crítica...

  • ...uma estratégia de marketing buscando elevar objetos cotidianos ao status de “arte”

  • ...alimento às necessidades dos chamados novos ricos / nouveaux riches.

Uma interpretação alternativa...

  • Uma interpretação alternativa...

  • tais configurações formais contribuem para uma " estetização da vida cotidiana

  • Cria conseqüências diretas para a cultura de consumo pós-moderna.

Os Consumidores são estimulados,

  • Os Consumidores são estimulados,

  • ...a buscarem bens e serviços que simbolizem e dêem um significando pertinente

  • ...aos seus estilos de vida.

  • ...”Emotional Design” D.A.NORMAN

O Design, por outro lado:

  • O Design, por outro lado:

  • ...compartilha alguns métodos e regras culturais com a arte...

  • ...difere, em termos, pela preocupação:

    • com a resolução de problema“problem solving” e,
    • ...satisfação das necessidades dos usuários.

Design...atividade voltada à resolução de problemas envolve:

  • Design...atividade voltada à resolução de problemas envolve:

  • uma gama de fatores...busca do equilíbrio

    • da tecnologia,
    • da produção e
    • do uso.

Alguns projetos resolvem bem os produtos de consumo;

  • Alguns projetos resolvem bem os produtos de consumo;

  • Outros...nem sempre, correspondem só em termos de facilidade de uso.

  • Alguns “profissionais” colocam os critérios estéticos em primeiro plano.

“o Design, estaria sendo subvertido pelas pressões do marketing”

  • “o Design, estaria sendo subvertido pelas pressões do marketing”

  • ...a busca de “novidade” antes da função...

  • A culpa atribuída aos “designers deve ser amenizada com evidências de que, muitas decisões em Design, são definidas por “não-designers”.

O Design,...procura promover a síntese entre estéticas e função...

  • O Design,...procura promover a síntese entre estéticas e função...

  • ...na criação de objetos e informações, há uma distância histórica...dos artistas, arquitetos, engenheiros e leigos dos séculos dezoito e dezenove...algo soa familiar !

O ato de projetar requer uma combinação entre o pensamento lógico e o intuitivo

  • O ato de projetar requer uma combinação entre o pensamento lógico e o intuitivo

  • ...encorajado na educação formal em Design.

  • orientação às soluções formais e estruturais concretas.

Design ...uma ampla gama de atividades

  • Design ...uma ampla gama de atividades

  • - um conjunto ou uma família de profissões

  • - ...parte comum às tradições do artesanato.

  • - ...limites com a arte e com a engenharia.

As hostilidades tribais entre Designers Industriais e a Engenharia derivam de educações e culturas diferentes...reforçada pela separação administrativa ou gerencial.

  • As hostilidades tribais entre Designers Industriais e a Engenharia derivam de educações e culturas diferentes...reforçada pela separação administrativa ou gerencial.

  • Diferenças verificadas também entre:

    • Design e Marketing,
    • Design e Publicidade e a Propaganda

...três áreas de atuação em Design, demandados na maioria dos ambientes de negócios são:

  • ...três áreas de atuação em Design, demandados na maioria dos ambientes de negócios são:

  • - Design de produto (ou industrial),

  • - Design ambiental (interiores, paisagismo, ambientes das empresas),

  • - Design de Informação (design gráfico, de identidade corporativa, de comunicação, de web).

A situação do mercado e da concorrência

  • A situação do mercado e da concorrência

  • As necessidades dos consumidores

  • O desenvolvimento tecnológico

  • A ecologia

  • As influências sociais e econômicas

1. Mercados com POUCO desenvolvimento industrial Características: - os produtos...com vendas garantidas Conseqüências: - não é necessário criar qualquer medida para vendê-los

  • 1. Mercados com POUCO desenvolvimento industrial Características: - os produtos...com vendas garantidas Conseqüências: - não é necessário criar qualquer medida para vendê-los

2. Mercados com MÉDIO desenvolvimento industrial

  • 2. Mercados com MÉDIO desenvolvimento industrial

  • Características: - vantagens tecnológicas = vantagens de mercado - consumidor...compara e seleciona produtos e serviços antes de pagar por eles Conseqüências: - é necessário o estudo do mercado... introdução da publicidade para posicionar e alavancar as vendas

3. Mercados com ALTO desenvolvimento industrial Características: - atenção com design...vantagens de mercado - consumidores...critérios individuais na escolha seus produtos e serviços - consumidores...identidade pessoal com os produtos que possuem e que utilizam

  • 3. Mercados com ALTO desenvolvimento industrial Características: - atenção com design...vantagens de mercado - consumidores...critérios individuais na escolha seus produtos e serviços - consumidores...identidade pessoal com os produtos que possuem e que utilizam

  • Conseqüências: - deve ser mais forte a pesquisa sobre estilos de vida, estratégias de marketing, promoção, imagem corporativa, etc

4. Mercados GLOBALIZADOS, onde se encontram todos os produtos e com variedades Características:

  • 4. Mercados GLOBALIZADOS, onde se encontram todos os produtos e com variedades Características:

  • - design...diferencial de qualidade e identidade - produtos / serviços...adquiridos por suas características especiais - empresas...presença no mercado pela sua imagem Conseqüências:

  • - exigência da pesquisa de tendências, testes - estratégias de comunicação, local e global - aumento da promoção, a redução de preço

Líder de custo

    • Líder de custo
    • Líder de qualidade
    • Líder ecológico

Gestão em Design... no Brasil, é algo novo!

  • Gestão em Design... no Brasil, é algo novo!

  • inserção efetiva do design... há restrições:

    • como ferramenta estratégica de desenvolvimento econômico e...
    • competitividade industrial nas empresas brasileiras.

...indicativos para a não inserção efetiva do Design:

  • ...indicativos para a não inserção efetiva do Design:

  • A curta trajetória da indústria nacional

  • A presença “recente” do Design Industrial no país (cerca de 50 anos),

...indicativos para a não inserção efetiva do Design:

  • ...indicativos para a não inserção efetiva do Design:

    • características culturais
    • condicionantes sócio-econômicas da história do Brasil...
      • delinearam a situação atual da maioria das empresas nacionais,
      • formou-se um estilo de gestão, sua capacidade empreendedora,
      • valorização do que é de fora e cópia de produtos

No mercado de trabalho...

  • No mercado de trabalho...

  • Resistência por parte das empresas em absorver o Design de forma íntegra

  • Não se desenvolveu uma cultura do Design

  • Lacunas na formação acadêmica dos profissionais

    • ...área de gestão ou de Design, formação do Designer-gestor ou do gerente de Design,

WOLF, B. O Design Management como fator de... Florianópolis, ABIPTI, 1998

  • WOLF, B. O Design Management como fator de... Florianópolis, ABIPTI, 1998

  • BRUCE, M. & BESSANT, J. Design in Business. UK, PrenticeHall, 2002.

  • COOPER, R. & PRESS, M. The Design Agenda. UK, Willey, 2000

  • MOZOTA, B.B. Gestão do Design.P.Alegre, Bookman, 2011.

  • BAXTER, M. Projeto de Produto, S.Paulo, E.Blucher, 1998.

  • CPD. Manual de Gestão do Design. Portugal, CPD, 1997.

  • ADG. O Valor do Design. São Paulo, Senac-sp,2003

  • STRUNCK, G. Viver de Design. Rio de Janeiro, 2AB,2000

  • STRUNCK, G. Como criar Identidades Visuais...Rio de Janeiro, RioBooks,1998

  • SILVA, A. C. Branding e Design. Rio de Janeiro, RioBooks, 2002

  • LUPETTI, M. Administração em Publicidade. São Paulo, P-Thomson, 2003

  • GURGEL, F. A. Administração do Produto. São Paulo, Atlas, 2001

  • AMARAL, et al. Gestão do Desenvolvimento de Produtos. S.Paulo, Saraiva, 2006

Comentários