Apostila Tópicos de Informática - UNIP

Apostila Tópicos de Informática - UNIP

(Parte 2 de 7)

+ Adição =B2+C2 Soma os dados das células B2 e C2

- Subtração =E1-F1 Subtrai o valor da Célula F1 de E1

/ Divisão =F1/G2 Divide F1 por G2 * Multiplicação =B2*C3 Multiplica B2 por C3 % Percentagem =D5*45% Multiplica D5 por 0,45 Exponenciação =L33 Eleva L3 à terceira potência

Tabela 2 – Outros Operadores Operador Realiza Comentário

& Concatenação Operador de texto – concatena duas ou mais cadeias de caracteres.

= Igual =A3=B4 ??

< Menor

<= Menor ou Igual > Maior

>= Maior ou Igual <> Diferente de

Operadores de Comparação - Qualquer operação que envolva operadores de comparação tem como resultado um dado do tipo lógico.

Tópicos de Informática 7

Tabela 3 – Operadores (continuação)

: Range(intervalo) Operador de referência – quando utilizado entre duas referências devolve o conjunto de células entre essas referências.

( ) Espaço (intersecção) Operador de referência – devolve as células em comum em dois ou mais grupos de células.

; União Operador de referência – devolve uma união entre dois ou mais grupos de células

Nos exemplos apresentados na Tabela 1 perceba que as fórmulas são compostas por referências as células que contem os dados que estarão envolvidas nos cálculos. O Excel usa dois tipos de referências de células: Relativas e Absolutas. Estes dois tipos de referência comportam-se de maneira muito diferente quando o comando Copiar ou recurso de Auto-preenchimento é utilizado.

Referências relativas: O Excel muda (ajusta) as referências de uma fórmula em relação à sua posição na planilha de cálculos.

Exemplo: Digitando-se em B6, =SOMA(B2:B4), pressionando-se ENTER, posteriormente copiando-se e colando-se a função em C6, quais valores aparecem em B6 e C6?

B6 =SOMA(B2:B4) C6 =SOMA(C2:C4)

Referências absolutas: É uma maneira do Excel impedir que haja mudança nas referências das células envolvidas na fórmula quando você as copiar para outro local da planilha. O símbolo $ (antes da coluna ou linha que identifica a célula) instrui o Excel a “travar” a referência.

Digitando em B6, =SOMA($B$2:$B$4), pressionando ENTER, posteriormente copiando e colando a função em C6, quais valores aparecem em B6 e C6?

B6 =SOMA($B$2:$B$4) C6 =SOMA($B$2:$B$4)

4. FUNÇÕES NO EXCEL O Excel contém uma série de funções predefinidas que economizam muito o trabalho do usuário. O Excel possui várias funções, divididas nas seguintes categorias: Data e Hora, Estatística, Matemática e Trigonometria, Lógica, Procura e Referência, Engenharia, Banco de Dados e Texto. As funções podem ser entradas diretamente, através da simples digitação, ou com a ajuda do próprio Excel, quando se utiliza o Assistente de Função ( que pode ser acionado pelo menu/comando Inserir/Função ou clicando no botão ƒx (Colar Função)).

Funções Matemáticas e Estatísticas - Alguns exemplos Função Descrição Exemplo

SOMA Calcula a soma de um ou mais intervalo de células =SOMA(A5:B10)

MEDIA Calcula o valor médio do intervalo de células. (Faz a média aritmética). =MEDIA(D3:D18)

CONT.SE Calcula o número de células preenchidas em um intervalo selecionado a partir de um critério informado.

=CONT.SE(F8:F20;“ >=1500”)

MAXIMO Retorna o maior valor do intervalo de células especificado. =MAXIMO(C4:E6)

MINIMO Retorna o menor valor do intervalo de células especificado. =MINIMO(C4:E6)

HOJE Retorna a data atual do sistema =HOJE()

SE Verifica se uma condição foi satisfeita retorna um valor se for VERDADEIRO e retorna um outro valor se for FALSO

=SE(teste_lógico;valor_se_verdadei ro;valor_se falso)

Tópicos de Informática 8

5. FORMATAÇÃO

5.1 FORMATAÇÃO DE CÉLULAS

Formatar célula pode ter três significados: dar novo formato ao seu conteúdo, configurar a célula em si (em termos de cores, altura, largura, bordas, sombreamento, etc) ou ambos. Para definir aspectos de formatação em uma célula ou grupo de células o usuário deve selecioná-las e usar o menu formatar- Células ou clicar nos ícones respectivos aos formatos desejados existentes na Barra de Ferramentas – Formatação.

5.2 SELEÇÃO DE CÉLULAS, LINHAS, COLUNAS E PLANILHA a) Seleção Seqüencial

1ºPasso: clicar na primeira célula da seleção;

2ºPasso: com a tecla SHIFT pressionada clicar na última célula da seleção. Obs.: outra forma de seleção seqüencial, seria clicar e arrastar.

b) Seleção Aleatória

1ºPasso: clicar na primeira célula da seleção; 2ºPasso: com a tecla CTRL pressionada clicar nas demais células da seleção.

c) Seleção de Linhas : Basta clicar no número (cabeçalho da linha) correspondente a Linha. d) Seleção de Colunas: Basta clicar na letra (cabeçalho da coluna) correspondente a Coluna.

e) Seleção da Planilha: Basta clicar na intersecção entre os cabeçalhos das linhas e colunas.

Para aplicar Bordas em uma ou mais células deve-se acionar o menu Formatar células para efetuar a escolhas de diferentes estilos de bordas. Veja a figura, abaixo.

Fig. 2 – Adicionando bordas para contornar células selecionadas..

9 Se quiser, pode aplicar bordas internas, ou seja, linhas que contornarão as células da área selecionada, criando uma espécie de grade (veja figura acima), para isso pasta clicar sobre o botão Interna. 9 O tipo de linha que irá contornar as células pode ser definido através do painel Linhas, bastando um clique sobre o estilo desejado; 9 A cor da borda pode também ser escolhida, é só abrir o drop-down Cor e clicar sobre a cor desejada; 9 Após efetuar todas as definições, deve-se concluir clicando sobre o botão OK.

Tópicos de Informática 9

Para transformar em uma só as células selecionadas e definir um retorno automático de texto e melhor organizar o conteúdo de das células, você deve acionar no menu Formatar a opção Células. Abra a guia Alinhamento e marcar as definições mostradas na Figura 3 abaixo.

5.3 ELIMINANDO LINHAS DE GRADE

(Parte 2 de 7)

Comentários