Atps - calculo 1 - 08.2012

Atps - calculo 1 - 08.2012

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Engenharia Mecânica 1ª série Cálculo I

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um Procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir esses objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente desse desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite essa oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional. AUTORIA: Marco Aurélio Euflauzino Maria

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Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

Desenvolver espírito e empreendedor e capacidade de trabalhar em grupo. Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia.

Produção Acadêmica

• Deverão ser produzidos dois relatórios ao longo do desenvolvimento desta ATPS.

Um relatório (relatório parcial) deverá ser produzido logo após a conclusão da segunda etapa e o segundo deverá ser elaborado para a conclusão da ATPS. Ambos devem seguir os padrões de elaboração indicados pela ABNT.

Participação

Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes, cujo número de integrantes será indicado pelo professor responsável pela disciplina, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

• nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina;

• cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://w.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

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Qualquer empresa vislumbra o crescimento com correspondente aumento de lucratividade. É bem sabido que o crescimento empresarial depende de fatores como a conjuntura econômica e a perspectiva de mercado, além de uma competente gestão empresarial. Uma das características necessárias para uma gestão empresarial competente é a habilidade de a equipe administrativa prever o aumento de demanda e direcionar a empresa de modo a atender essa demanda. Para a previsão correta do aumento de demanda podem ser utilizados modelos matemáticos baseados em equações diferenciais. A formulação desses modelos depende de informações provenientes do estudo dos fatores econômicos e dados sobre o crescimento da demanda nos últimos períodos.

Em alguns casos, correspondentes a modelos mais simples, a projeção da demanda pode ser avaliada a partir da análise de algum parâmetro indicador do crescimento empresarial, sem a necessidade de se conhecer as muitas outras informações correspondentes à conjuntura econômica. Um dos parâmetros que podem ser utilizado para a avaliação do crescimento empresarial é o comportamento do número de produtos comercializados (ou o número de serviços prestados) com relação a um período de tempo (semanas, meses ou anos). Através do conhecimento da demanda futura de produtos ou serviços é possível avaliar as decisões e ações necessárias para a consecução dessa demanda. É importante ressaltar que esse tipo de análise é limitado e deve ser restrita somente a períodos de tempo de projeção relativamente curtos (em geral, algumas semanas ou meses). Essa ATPS propõe o desafio de avaliar o crescimento empresarial, utilizando como parâmetro indicador o número de produtos comercializados ou o número de serviços prestados durante um certo período, avaliando a projeção de crescimento.

Objetivo do desafio

Pesquisar, organizar e elaborar um relatório sobre o crescimento da produção de uma empresa durante um período de cinco anos. Nesse relatório também será analisada a taxa de crescimento de produção durante o período considerado e estimar-se-á a projeção de crescimento através de técnicas de derivação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

Aula-tema: Função Linear.

Essa atividade é importante para que a equipe pesquise e conheça as atividades desenvolvidas pela empresa selecionada e avalie alguns dos parâmetros para o estudo do crescimento empresarial. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar e selecionar uma empresa para o desenvolvimento dessa atividade. A equipe pode optar por empresas nas quais os integrantes do grupo já trabalhem, facilitando o contato. A

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Pág. 4 de 7 equipe deverá pesquisar sobre as atividades desenvolvidas na empresa e sua participação no ramo no qual atua.

Passo 2 (Equipe)

Reunir informações sobre o número de produtos comercializados (ou serviços prestados) mensalmente pela empresa.

Sites sugeridos para pesquisa

• Indicadores de Desempenho – A Perspectiva do Crescimento Empresarial. 2006.

Disponível em: < http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR530354_7614.pdf >.

Acesso em: 17 abr. 2012.

Passo 3 (Equipe)

Organizar os dados obtidos no passo anterior em planilhas, utilizando algum software (Excel, por exemplo), conforme modelo apresentado na figura abaixo.

Figura 1. Modelo de planilha para registro de informações.

Observar que cada aba da planilha está nomeada com a indicação do próprio ano (no exemplo apresentado na figura a ano é 2011). Isso facilitará a identificação das planilhas.

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