(Parte 1 de 4)

Preparação de Ar Comprimido Preparação de Ar Comprimido

Composição do ar lO ar que respiramos éelástico e compressível.

lOcupa todo espaço onde estácontido.

lÉcomposto principalmente por nitrogênio e oxigênio

Composição por volume

Pressão atmosférica lA pressão atmosférica émedida pelo peso do ar que estáacima de nós.

lEla émenor quando estamos no topo de uma montanha e maior quando estamos em uma mina lO valor da pressão é influenciado também pelas mudanças nas condições do tempo.

Pressão Atmosférica lA pressão atmosférica padrão édefinida pela

Organização Civil Internacional de Aviação. A pressão e a temperatura ao nível do mar é 1013.25 milibar absoluta e 288 K (15°C)

ISO Atmosférico lRecomendação ISO R 554 lPressão atmosférica padrão para condicionamento e/ou testando o material, componentes ou equipamentos.

lTolerâncias ±2O C ±5%UR lTolerâncias reduzidas ±1O C ±2%UR lPadrão de referência atmosférico para que testes feitos em outras atmosferas possam ser corrigidos.

A altitude não especificada étida como uma preocupação somente com o efeito de temperatura, umidade e pressão.

Barômetro de Mercúrio lA pressão atmosférica pode ser medida pela altura da coluna do líquido no vácuo.

lO tubo do barômetro de água poderia ter 10 metros de comprimento. Hg=13.6 vezes a densidade da água.

lPara medidas no vácuo 1mm Hg = 1 Torr l760 Torr = vácuo zero l0 Torr = vácuo pleno

Atmosfera e vácuo lA força da pressão atmosférica éutilizada em sistemas manipuladores com ventosas de vácuo e sistemas de máquinas de vaccum forming.

lO ar éremovido para um lado deixando a pressão atmosférica do outro para realizar o trabalho.

Ar comprimido industrial

Baixo alcance

Alcance industrial típico

Vácuo pleno Atmosfera

Alcance da extensão Industrial lPressões são medidas em “bar m”(o valor sobre atmosfera).

lMedida zero de pressão é pressão atmosférica.

lPressão absoluta éusada para cálculos Pa = Pm + atmosfera.

lPara cálculos rápidos supõe-se que 1 atmosfera é1000 mbar.

lPara cálculo padrão 1 atmosfera é1013 mbar.

Pressão

(Newtons por metro quadrado) lPara medir pressões baixas a unidade milibar (mbar) éusada lPara medição em libras por polegada quadrada (psi)

Unidades de pressão lHámuitas unidades de medidas de pressão.

Algumas destas equivalentes estão listadas abaixo.

l1 m Hg = 1.334 mbar aprox.

l1 Torr = 1mmHg abs (para vácuo)

1) -Incremento da produção com investimento relativamente pequeno.

2) -Redução dos custos operacionais. A rapidez nos movimentos pneumáticos e a libertação do operário (homem) de operações repetitivas possibilitam o aumento do ritmo de trabalho, aumento de produtividade e, portanto, um menor custo operacional.

3) -Robustez dos componentes pneumáticos. A robustez inerente aos controles pneumáticos torna-os relativamente insensíveis a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas sequênciasde operação. São de fácil manutenção.

4) -Facilidade de implantação. Pequenas modificações nas máquinas convencionais, aliadas àdisponibilidade de ar comprimido, são os requisitos necessários para implantação dos controles pneumáticos.

5) -Resistência a ambientes hostis. Poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, raramente prejudicam os componentes pneumáticos, quando projetados para essa finalidade.

6) -Simplicidade de manipulação. Os controles pneumáticos não necessitam de operários superespecializadospara sua manipulação.

Vantagens:

7) -Segurança.Como os equipamentos pneumáticos envolvem sempre pressões moderadas, tornam-se seguros contra possíveis acidentes, quer no pessoal, quer no próprio equipamento, além de evitarem problemas de explosão.

8) -Redução do número de acidentes. A fadiga éum dos principais fatores que favorecem acidentes; a implantação de controles pneumáticos reduz sua incidência (liberação de operações repetitivas).

Vantagens:

Desvantagens:

1) -O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto: remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.

2) -Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa. Portanto, as forças envolvidas são pequenas se comparadas a outros sistemas. Assim, não éconveniente o uso de controles pneumáticos em operação de extrusão de metais. Provavelmente, o seu uso évantajoso para recolher ou transportar as barras extrudadas.

3) -Velocidades muito baixas são difíceis de ser obtidas com o ar comprimido devido às suas propriedades físicas. Neste caso, recorre-se a sistemas mistos (hidráulicos e pneumáticos).

4) -O ar éum fluido altamente compressível, portanto, éimpossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. O ar comprimido éum poluidor sonoro quando são efetuadas exaustões para a atmosfera. Estapoluiçãopode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.

Propriedades Físicas do Ar

Compressibilidade O ar, assim como todos os gases, tem a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, adquirindo seu formato, jáque não tem forma própria. Assim, podemos encerrá-lo num recipiente com volume determinado e posteriormente provocar-lhe uma redução de volume usando uma de suas propriedades -a compressibilidade. Podemos concluir que o ar permite reduzir o seu volume quando sujeito àação de uma força exterior.

DifusibilidadePropriedade do ar que lhe permite misturar-se homogeneamente com qualquer meio gasoso que não esteja saturado.

(Parte 1 de 4)

Comentários