Apostila Planejamento Estratégico

Apostila Planejamento Estratégico

(Parte 1 de 12)

FGV Consulting Pós-Graduação em Cooperativas Médicas

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Professor Joaquim Rubens, M.Sc.

Realização Fundação Getulio Vargas FGV Projetos

Planejamento Estratégico

Todos os direitos reservados à Fundação Getulio Vargas

Fontes Filho, Joaquim Rubens.

Planejamento Estratégico. 3ª Rio de Janeiro: FGV

Consulting – 65 p.

Bibliografia 1. Planejamento Estratégico 2. Administração I. Título

Coordenação Acadêmica: Professor José Horta Valladares

Planejamento Estratégico

1. PROGRAMA DA DISCIPLINA 4

1.1 EMENTA 4 1.2 CARGA HORÁRIA TOTAL 4 1.3 OBJETIVOS 4 1.4 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 5 1.5 METODOLOGIA 6 1.6 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 6 1.7 BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA 6 1.8 CURRICULUM RESUMIDO DO PROFESSOR 6

2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: EVOLUÇÃO E METODOLOGIAS 7

2.1 INTRODUÇÃO 7 2.2 IMPACTOS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NAS ORGANIZAÇÕES 8 2.3 A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL EM SUAS DIVERSAS ABORDAGENS 10 2.4 PERGUNTAS CHAVE DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 12 2.5 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: METODOLOGIA, CONCEITOS E TECNOLOGIAS 15 2.5.1 APRESENTANDO A METODOLOGIA CLÁSSICA 15 2.6 ETAPAS E TECNOLOGIAS 18 2.6.1 DESENVOLVIMENTO DA DECLARAÇÃO DE MISSÃO ORGANIZACIONAL 18 2.6.2 ESTABELECIMENTO DA VISÃO DE FUTURO 23 2.6.3 AVALIAÇÃO DO AMBIENTE EXTERNO 26 2.6.4 AVALIAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO 35 2.6.5 ESTABELECIMENTO DOS OBJETIVOS-CHAVE OU OBJETIVOS ESTRATÉGICOS 39 2.6.6 GERAÇÃO, AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE ESTRATÉGIAS 40 2.6.7 ESTABELECIMENTO DE POLÍTICAS E DIRETRIZES 43 2.6.8 ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO E ALOCAÇÃO DE RECURSOS 45 2.6.9 MEDIÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO 47 2.7 CONCLUSÃO 48 2.8 QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 49 2.9 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 50

3. MATERIAL COMPLEMENTAR 52

3.1 IDENTIFICANDO UMA COMPETÊNCIA ESSENCIAL 53 3.2 OS 40 ANOS DE PRAIA DOS BISCOITOS GLOBO 5 3.3 HOSPITAL S.A. 58 3.4 SANDÁLIAS HAVAIANAS 61 3.5 TREINO É TREINO, JOGO É JOGO 63

Planejamento Estratégico

3 3.6 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 64

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1. PROGRAMA DA DISCIPLINA

1.1 Ementa

Globalização e seus Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. Planejamento e Gestão Estratégica. Cultura Organizacional. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno e do Ambiente Externo. Modelo das 5 Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio.

1.2 Carga horária total 24 horas/aula

1.3 Objetivos

identificar a complexidade do mundo contemporâneo, contexto do ambiente de negócios, e os impactos sobre o planejamento das organizações; obter informações acerca da evolução do pensamento estratégicos e das práticas de formulação da estratégia empresarial; reconhecer a utilidade das diversas ferramentas do planejamento estratégico, e relacionar sua aplicação às necessidades da organização; comparar e reconhecer vantagens e desvantagens das diversas ferramentas de planejamento estratégico; obter informações acerca das novas concepções de estratégia e estabelecer conexões com sua prática cotidiana.

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1.4 Conteúdo programático

Modelo das 5 Forças de Porter. Vantagens Competitivas. Estratégias Competitivas. Visão Estratégica do Negócio.

Globalização e seus Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações

Complexidade do mundo contemporâneo Principais forças de mudança Impactos nas empresas

Impactos no planejamento estratégico das organizações

Planejamento e Gestão

Estratégica. Definição de estratégia

Evolução do pensamento estratégico Do planejamento à gestão estratégica

Mudanças no foco das estratégias

Cenários, análise dos ambientes interno e externo

Metodologia de cenários Análise ambiental Fatores Críticos de Sucesso Competências essenciais

Análise SWOT

Cultura Organizacional. Missão Institucional. Filosofias Empresariais

Cultura organizacional Definindo o Negócio Elaborando a Missão Impactos da Missão na organização Valores e filosofias empresariais

Visão Construindo a Visão de Futuro da organização

Modelo das 5 forças de

Porter Rivalidade ampliada

Barreiras de entrada na indústria Poder de barganha de clientes e fornecedores

Ameaça de produtos substitutos e novos entrantes

Vantagens competitivas Estratégias competitivas Visão estratégica do negócio

Vantagem competitiva Estratégias genéricas Estratégias de baixo custo, diferenciação e foco Impactos das estratégias genéricas para a organização

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