(Parte 4 de 4)

Prato de pão e de saladas Garfo de mesa, sobremesa e peixe Lavanda Apresentação de travessas Serviço à inglesa direto Serviço à francesa.

Existem várias formas de servir um cliente, que serão determinadas a partir do padrão estabelecido pelo restaurante em que você trabalha. Seguir as técnicas de serviço auxilia na agilidade e evita que acidentes ocorram.

Apostila garcom 3 5/5/08 9:43 AM Page 49

50Programa Qualidade na Mesa - Desenvolvendo a Gastronomia BrasileiraUnidade 6.3 – serviços de alimentos

Unidade 6.2 – Serviços de alimentos

São várias as modalidades de serviço. Observe alguns exemplos das principais delas.

Serviço à francesa

O cliente serve-se dos alimentos trazidos pelo garçom em uma travessa. Os alimentos são apresentados pelo lado esquerdo do cliente. Os talheres devem estar voltados para o cliente e a travessa à altura do prato, para evitar que alimentos caiam sobre a mesa. Esse serviço é usado em banquetes mais requintados.

Serviço à inglesa, direto

O garçom traz o alimento da cozinha em uma travessa, apresenta ao cliente pelo lado esquerdo e serve a comida com um auxílio de garfo e colher, em forma de um alicate.

Serviço à inglesa, indireto

O garçom traz o alimento da cozinha em uma travessa e o apresenta ao cliente pelo lado esquerdo. Coloca a travessa em uma mesa auxiliar(guéridon), monta o prato e serve o cliente pelo lado direito.

Empratado

O garçom traz o prato já pronto da cozinha e o apresenta ao cliente pelo lado direito.

Self-service

Os alimentos (entrada, prato quente e sobremesa) ficam expostos em um bufê. Os clientes vão até o bufê, servem-se à vontade e depois retornam para a mesa. Esse serviço é recomendado para atender muitas pessoas em uma refeição. Cabe ao garçom servir as bebidas, limpar as mesas e estar atento à necessidade de reposição e apresentação do bufê.

Apostila garcom 3 5/5/08 9:43 AM Page 50

(Parte 4 de 4)

Comentários