Como fazer uma boa apresentação? 1

I - Introdução

Este material tem como objetivo facilitar a apresentação de trabalhos escolares, seminários, palestras bem como servir como uma das maneiras possíveis de se vender um produto e foi montada com base em experiências vividas ao longo de uma carreira docente de muitos anos.

Nem por isso tem a pretensão de ser uma regra fixa, inflexível, mas se tornar um material de apoio a quem tem dificuldades para expor trabalhos e idéias em público, tornando este trabalho mais fácil e demonstrando que a exposição não é um dom mas sim um conjunto de técnicas que se bem apreendidas o tornarão um orador sem aquele temor natural e comum a maioria das pessoas.

Nunca podemos esquecer que toda a apresentação deverá ter começo, meio e fim.

1. Identificação pessoal, especialidade, cargo/ocupação, etc
3. Uma síntese do tema e sua estrutura
4. Objetivo do seu TEMA, o que será apresentado
5. Referência do tipo de apoio visual que se planeja usar
6. Referência ao tempo da apresentação
7. Resumo e conclusão

I - Preparação de uma apresentação 2. Assunto/Tema do Evento

1.Identificação pessoal, especialidade, cargo/ocupação, etc: A identificação deve ser simples e breve. Você deve agradecer o(a) presidente(a) da mesa, cumprimentar a platéia/ouvintes, identificar-se e, em seguida, iniciar.

Pode-se seguir o exemplo abaixo: Obrigado, Sr. (Sra.) Presidente(a)

Bom dia/boa tarde, senhoras e senhores (Se for necessário ou apropriado, diga o seu nome completo, sua especialização e sua origem.)

É um prazer estar aqui com vocês para falar sobre
O tema da minha apresentação se refere a
Gostaria de falar e discutir a respeito de
O tema deste encontro trata-se de
Vou falar sobre
Quero falar algumas palavras a respeito de
Meu assunto hoje se refere a

2. Assunto/Tema do evento: Deve ser algo que chame a atenção dos ouvintes e desperte curiosidade.

Dividi minha apresentação em (três) partes

3. Uma síntese do tema e sua estrutura: ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Minha apresentação será feita em três partes
Vou dividir a minha apresentação em...partes
Na primeira parte, vou falar sobre...
Na segunda, vou tratar de...
Por último, (Finalmente) apresentarei...

Como fazer uma boa apresentação? 2 Ou

Em primeiro lugar...
Em seguida,
Dando seqüência...
Por fim...

Ou

O primeiro ponto a ser abordado será...
O segundo se refere a ...
E por último, gostaria de resumir (ou falar sobre)...

4. Objetivo do seu tema, o que será apresentado: Explique aqui se será utilizado qualquer outro tipo de material além do equipamento de apoio visual.

Vou utilizar, também, material visual para dar suporte à minha apresentação
Será utilizado material visual para melhor expor a minha apresentação

5. Referência ao tipo de apoio visual que se planeja usar:

Minha apresentação levará 20 minutos
Esta apresentação deverá levar cerca de 20 minutos

6. Referência ao tempo da apresentação:

Gostaria de resumir os pontos principais que foram abordados

7. Resumo e conclusão: Bem, (Portanto,) com isso já estou chegando ao final do meu tema. Ou,

principais pontos desta apresentação

Isto conclui a parte principal do meu tema. Agora, gostaria de resumir os Ou,

no que foi discutido

Gostaria de finalizar este tema enfatizando algumas observações com base Ou,

Agora, gostaria de encerrar esta apresentação com uma breve conclusão

Ou,

Isto encerra o meu tema. Muito obrigado. Ou,

Gostaria de encerrar (esta apresentação) dizendo

Ou,

Antes de concluir esta apresentação gostaria de dizer

Ou,

Gostaria de encerrar este tema com ! um resumo dos pontos principais

! uma breve conclusão ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Como fazer uma boa apresentação? 3

I - Aperfeiçoando o planejamento e preparação para uma apresentação mais eficaz

informações aos ouvintes.
competentes em vários aspectos mas são monótonas (cansativas)!
3. Coordenação: Seqüência da estrutura do tema e do manuseio do material visual
platéia.
forma clara e compreensiva.

Preparação de uma apresentação: 1. Competência: Conhecimento do assunto e habilidade para repassar essas 2. Dinamismo: Estilo dinâmico. Algumas apresentações podem ser muito 4. Entusiasmo: O orador deve deixar bem claro a importância do assunto para a sua 5. Clareza: Tanto o discurso quanto o material visual devem ser apresentados de

momento errado.

Competência do orador e técnica: 1. Conhecimento 2. Técnica da apresentação a. competência b. organização c. entusiasmo d. clareza 3. Como evitar técnicas de apresentação ineficientes: a. Fique atento ao tempo estipulado b. Cuidado com material visual fora de seqüência ou exibido no c. Evite ler textos ou ficar confuso d. Não fale rápido demais e. Não perca suas anotações 4. Pontos importantes a serem lembrados: a.Objetivo da apresentação b.O que se espera alcançar c.Informe-se sobre a sua platéia (perfil, nível, interesse, etc.) d.Escreva sua apresentação e.Verifique a linguagem (gramática, estilo, consistência) f. FAÇA-A DE MANEIRA SIMPLES (USE A SIMPLICIDADE) g.Decisão do tipo de material visual h.Verifique os equipamentos 5. Conteúdo: a.O que incluir b.Duração/extensão (profundidade de detalhes técnicos dependendo do nível da platéia) 6. Seqüência:

Início, meio, fim, resumo 7. Apresentação:

Estilo: a. formal/informal b. entusiasmo/confiança c. clareza ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

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Tom (voz): a. variável/volume b. pausa/velocidade

Linguagem (expressão) corporal: a. contato com o olhar b. gesto/movimento c. postura (não fale de costas para sua platéia)

Material visual:

Tipo / ordem / nitidez / prática

estrutura.

Anotações / apresentação / linguagem a. simples / clara b. ortografía c. duração d. símbolos ou sinais das idéias-chave (idéias principais) da

IV - Material Visual Tipos de suporte visual: - Vídeo/Filmes

- Fotografias

- Diagramas

- Mapas ou Quadros

- Gráfico de setores

- Tabelas

- Gráfico de barras.

Gostaria de mostrar a vocês
Aqui, podemos ver

Dê uma olhada neste gráfico (nesta tabela, etc.)

É preciso certificar-se de que o material visual esteja bem preparado, bem escolhido e claro. Procure mantê-lo ao mínimo, o padrão é um por minuto.

Nunca exiba um material até que você esteja pronto para falar a respeito, do contrário você pode ficar confuso (ou atrapalhado).

− O material visual ajuda a fixar as informações na memória
em palavras
− Realce as informações e as partes do material visual mais significativas
recursos audiovisuais
− Economize tempo
− Esclareça informações complexas

- Mostre as informações que você não consegue expressar com facilidade − Desperte a atenção da platéia para absorver as informações utilizando

NÃO FALE DE COSTAS PARA SUA PLATÉIA EVITE UTILIZAR TEXTOS LONGOS - utilize o recurso de tópicos ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

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V - Técnicas de apresentação

Oradores devem sempre apresentar-se de pé caso não esteja utilizando recursos de computação. Em apresentações mais demoradas, permite-se sentar para expor algum segmento.

Se houver um pódio, os oradores não devem se movimentar. Normalmente, um pódio limita movimentos.

para cada um das quatro partes.
platéia.

Muitas vezes um movimento é prático e desejável. Você deve sempre olhar para sua platéia e para as diferentes pessoas. - divida mentalmente a platéia em quatro partes e procure olhar cada vez - não fixe seu olhar em uma pessoa ou somente em uma única parte da

Certifique-se, sempre, com seus organizadores, de que todos os equipamentos estejam funcionando. Ao usar transparências com retro-projetores, use sempre um bastão. Ao usar um bastão na tela, lembre-se de não ficar se movimentando. Tente não usar um "script"; o uso de fichas com dicas é mais fácil. O uso de anotações é permitido. Certifique-se de que haja suficiente contato com a platéia. Uma boa apresentação se assemelha a uma atuação teatral . você precisa ser um ator. Se seu tempo estiver esgotando, acelere sua apresentação mas de forma concisa e consistente.

− Evite excesso de informações em um único slide: seja conciso
− Deixe uma margem de aproximadamente 5% nas bordas da tela
− Use gráficos e diagramas sempre que possível
− Não faça uso excessivo de linhas ou caixas
digitalizadas - preto e branco ou coloridas, etc
− Procure escolher fundos escuros para slides
o tempo restante da exposição
- Reserve parte da palestra e do material para o item conclusões
principais módulos focando a atenção da platéia sobre o apresentador

− Busque a padronização no tipo de imagens: desenhos vetoriais, imagens − lndique a duração da apresentação e mantenha a platéia informada sobre − Slides "pretos" ou apenas com o fundo padrão adotado podem dividir os

Dicas de Textos e Tabelas

textos; a facilidade de leitura deve ser imprescindível

− Normalmente, aproximadamente 75% de todo material visual consiste em

linhas por tela

− Adote a Regra dos 7: não mais que 7 palavras por linha, não mais que 7 ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Como fazer uma boa apresentação? 6

de tópicos, aumente a proporção para aprimorar a legibilidade
- Evite textos em maiúscula: eles brecam e complicam sensivelmente a leitura; os
títulos têm tanta ou maior legibilidade apenas com as iniciais maiúsculas

− Em texto corrido, o espaçamento entre linhas não deverá exceder 50% do tamanho da letra; no caso de textos com corpo pequeno ou para listagem

linhas muito finas

− Se o fundo for claro, use fontes em negrito para dar maior leitura. Não utilize

longo do material (uniformidade). O tamanho mínimo recomendado: 12 pontos

− Defina o tamanho mínimo e máximo das letras e respeite esses limites ao

− Utilize no máximo 2 famílias de fontes tipográficas; dê preferência para fontes tradicionais e de legibilidade garantida (Bold), como Helvética ou Arial, ou ainda Verdana.

termos técnicos e palavras em outro idioma
− Legendas e notas de rodapé devem ser legíveis (confiabilidade da fonte)

− Não sublinhe; enfatize através de outros artifícios como itálico para títulos,

− Por fim, segure o slide com o braço esticado: se você conseguir ler o texto facilmente, então uma boa projeção estará garantida até a última fileira!

VI - Cores

A cor é, sem dúvida, um poderoso instrumento na caixa de ferramentas das apresentações. Ela pode avivar uma apresentação, tornar uma mensagem cristalina, propiciar um ar mais convidativo a uma palestra, enfim, cativar a atenção de uma audiência e garantir uma melhor compreensão e memorização da mensagem veiculada. Afinal, um anúncio colorido é lido por 80% a mais de leitores e vende de 50% a 85% mais do que um similar em preto e branco.

A cor ainda auxilia na veiculação de informações complexas e pode: − apontar diferenças qualitativas

− atrair a atenção para pontos-chave

− indicar variações quantitativas

− despertar sensações

A cor influencia nas emoções humanas, a cor requer alguma habilidade e ponderação no seu uso; é preferível o uso simultâneo de poucos tons a pecar pelo excesso. O ideal é utilizar no máximo sete cores em uma tela.

Dicas sobre Cores

logotipo do cliente)

− Defina um padrão de cor empresarial ou até departamental (Ex.: cores do ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

− Utilize uma mesma paleta de cores ao longo da apresentação

Como fazer uma boa apresentação? 7

tabelas, logos, diagramas e elementos gráficos coloridos
− Evite textos em azul, pois são de difícil leitura
− Defina antes as cores de fundo; dê preferência a cores frias (turquesa, azul

− Dê preferência para textos em branco ou amarelo e deixe títulos, linhas de púrpura, etc), pois naturalmente parecem recuar ou afastar-se.

- Diversos estudos apontaram a cor azul como a mais eficaz para fundos
− No caso de fundos degrades, utilizar tons do mesmo matiz para facilitar a
harmonia com os elementos gráficos

− Defina textos e linhas largas o suficiente para serem preenchidos pelas cores.

legibilidade; à medida que o tamanho deste elemento aumenta, pode-se diminuir
o contraste
- Reserve o uso das cores vivas e estimulantes como o vermelho, laranja e amarelo
para destacar ou exprimir ação
- Evite utilizar as cores verde e vermelho juntas(Daltonismo)

- Quanto menor um elemento gráfico, maior a necessidade de contraste para a

- A utilização adequada das cores deve também levar em consideração o efeito psicológico - as associações decorrentes das misturas variarão de acordo com diferentes grupos étnicos, culturas e países.

Exemplos: − Vermelho + Verde = Natal

− Azul + Branco + Vermelho = sentimentos patrióticos na França, EUA e lnglaterra

− Verde + Amarelo = sentimentos patrióticos no Brasil.

Segue uma tabela representativa das associações e simbolismos das principais cores:

Cor Simbolismo branco pureza e inocência, liberdade - cor fria e fresca magenta depressiva quando usada em excesso verde fresca e relaxante - ciúme, inveja, Primavera, dinheiro azul calma e frescor - justiça, lealdade, honestidade, tranqüilidade e pureza vermelho ardor, fogo, paixão, amor, coragem, perigo, raiva, sangue, força, perda financeira, resultados negativos amarelo calor, pôr-do-sol, comemoração, festa, divertimento laranja mais quente que amarelo: cor estimulante, decorativa ouro saúde, glamour ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Como fazer uma boa apresentação? 8 violeta realeza e esplendor; angústia cinza conservadorismo e estabilidade verde-escuro paz, espaço, ar livre preto morte, luto, desespero tons "pastel" sobriedade, tranquilidade

VII - Modelos de apresentação

Para se fazer uma apresentação precisamos ficar atentos a outros oradores e observar o que eles têm de melhor e tentarmos reproduzir seus comportamentos e técnicas quando você as considerar agradáveis e evitar repetir ações que julgar inconveniente ou de mal gosto.

A seguir segue um modelo de apresentação, onde se destaca os pontos positivos.

Luva Sensorial na

Interpretação da Língua de Sinais slide 1 - Apresentação

No slide de apresentação deverá conter :

- logotipo da instituição - título do trabalho

- nome do autor(es)

- ano

IntroduçãoIntrodução ObjetivosObjetivos TecnologiaTecnologia SensoresSensores Língua de sinaisLíngua de sinais O ProjetoO Projeto ResultadosResultados ConclusãoConclusão

slide 2 - Apresentação dos
conteúdos

Conteúdo

Este slide deverá conter :

- um formato base da sua apresentação - cores, logotipo, tipo de letra

iniciando na introdução até a conclusão
de preferência no formato de tópicos

- os passos da apresentação : ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Como fazer uma boa apresentação? 9 Introdução

A necessidade de um deficiente vocal/auditivo em desenvolver suas capacidades e adquirir conhecimentos motivou o desenvolvimento deste projeto a fim de contribuir e facilitar a comunicação entre os surdos, utilizando tecnologia.

slide 3 - Introdução

O texto introdutório deverá conter um resumo do que se pretende apresentar, podendo conter motivações, justificativas etc. Caso se faça necessário poderão ser feitos slides específicos com a motivação, outro para justificativa.

formatação do slide 2.

OBS : Neste slide devemos confirmar a

Objetivo

Construção de uma luva sensorial; Integração da luva e interface com computador; Interpretação da língua de sinais.

slides de desenvolvimento

objetivos), mantendo sempre a

Os próximos slides deverão seguira seqüência colocada no slide 2 (introdução, formatação padrão adotada e seguindo as regras elucidadas no texto "como fazeruma boa apresentação".

Dicas e sugestões

Segue abaixo alguns exemplos de utilização de tabelas e gráficos usados em concordância estética e respeitando-se sempre o modelo inicial

gráficostabelas

Sensores Resultados ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

Como fazer uma boa apresentação? 10

VIII - Conclusão final

Uma boa apresentação não depende só do "dom" do expositor, mas sim de treinamento especializado e muita dedicação, repetição que vai nos dando cada dia mais experiências para atingirmos um bom nível de apresentação.

Segue abaixo os principais tópicos que servem como avaliação de uma apresentação :

Pessoal
01 Possui domínio do tema apresentado ?
02 Expõe com clareza ?
04 Gestos e expressões adequados ?

03 Suas idéias são expostas com organização ?

05 Ilustração e tabelas ?
06 Disposição do texto ?
07 Aspecto do slide ?
08 O tempo de exposição foi suficiente ?

Slides

09 Qual a profundidade do tema ?
10 Apresenta estrutura bem definida ?
13 Respeitou os tempos pré-programados ?

Apresentação 1 Há elementos ilustrativos 12 Apresenta linguagem correta e adequada ? ctruffa@pop.com.br - versão 1/2004

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