prova de Auxiliar de Consultório Dentário

prova de Auxiliar de Consultório Dentário

(Parte 1 de 2)

Prefeitura Municipal de São José de Ribamar CNPJ n.º 06.351.514/0001-78

Auxiliar de Consultório Dentário

• Verifique se este caderno contém 40 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 05 de Noções de Informática e 15 de Conhecimentos Específicos.

• Verifique na Folha de Respostas se o seu nome e o número do documento de identificação estão corretos.

• Em cada questão, você deve assinalar somente uma das alternativas e na forma correta, conforme indicação ao lado.

• Será anulada a questão que contiver emenda, rasura ou, ainda, a que apresentar mais de uma alternativa assinalada na Folha de Respostas.

• Ao marcar a alternativa correta na Folha de

Respostas, use caneta esferográfica de tinta preta, ponta grossa.

• Ao final da prova, devolva ao fiscal de sala a Folha de Respostas assinada no local indicado.

• Os 2 (dois) últimos candidatos de cada sala só poderão ser liberados juntos.

Boa prova!

A duração total da prova é de 4 horas. Esse tempo inclui a marcação da Folha de Respostas. Você só poderá levar o Caderno de Provas após transcorridas 3h (três horas) do início das provas.

GABARITO: W.FSADU.ORG.BR Cód. Prova

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 1

Língua Portuguesa Texto de referência para as questões de 01 a 06.

Educar é ajudar a crescer. A educação se divide em duas grandes salas ligadas por muitas portas. Uma das salas se chama formação. A outra, informação. A formação ajuda o indivíduo de qualquer idade a moldar seu caráter e sua visão de mundo, a se desenvolver como ser humano. A cultivar valores; a observar e buscar entender e respeitar o mundo e a natureza, o outro e a si mesmo; a construir o seu lugar na terra, por mais simples que ele seja. A discernir o certo do errado, o bom do mau, e a curtir o belo e o bom que devem ser buscados, dentro das condições de cada um; a dar um sentido a sua vida, seu trabalho, seu convívio. A colaborar com esse aperfeiçoamento pessoal para que sua família, a comunidade, o país se tornem um pouco melhores.

A outra sala do complexo Educação é a informação: é onde adquirimos conhecimentos sobre ciências, arte, história, geografia, matemática, idiomas estrangeiros e, em primeiro lugar, aprendemos a usar melhor nosso próprio idioma, pois esse é nosso melhor cartão de visita, nossa apresentação, e o que nos distingue como mais ou menos preparados. É natural usarmos roupas e modos diferentes quando estamos em ambientes diversos, com a turma na escola ou na balada, buscando emprego numa entrevista ou pedindo um empréstimo num banco. Não vamos de cueca ao cinema, não entramos de camisola no avião. Da mesma forma, não escrevemos um trabalho escolar com a linguagem válida nos torpedos ou na internet.

Essa variedade se chama adequação, é essencial, é natural e enriquece a língua.

(Adaptado de Veja, 25 de maio de 2011)

O uso da linguagem conotativa é comum quando se quer dar mais expressividade ao texto escrito. Assinale a alternativa em que esse uso se apresenta.

a) “A discernir o certo do errado, o bom do mau.” b) “É natural usarmos roupas e modos diferentes quando estamos em ambientes diversos” c) “a construir o seu lugar na terra, por mais simples que ele seja.” d) “Não vamos de cueca ao cinema, não entramos de camisola no avião.” e) “Essa variedade se chama adequação.”

Considerando os aspectos linguísticos e morfossintáticos do texto, analise as informações a seguir.

I. O pronome destacado em “e respeitar o mundo e a natureza, o outro e a si mesmo; a construir o seu lugar na terra, por mais simples que ele seja.” (1º parágrafo) faz referência a “mundo”.

I. Em “Essa variedade se chama adequação, é essencial, é natural e enriquece a língua.” (2º parágrafo), pode-se afirmar que há três substantivos e dois adjetivos.

I. Em “Educar é ajudar a crescer” (1º parágrafo), a autora usou uma linguagem baseada na variedade informal, já que a norma culta exige uma vírgula em “Educar, é ajudar a crescer.”

IV. Em “pois esse é nosso melhor cartão de visita” (2º parágrafo), o elemento coesivo destacado faz a retomada do termo “nosso próprio idioma”.

As informações CORRETAS estão, apenas, em a) I e IV. b) I e IV. c) I e I. d) I e I. e) I e II.

A vírgula em “A outra, informação.” (1º parágrafo) foi CORRETAMENTE utilizada por indicar a) a separação de sujeito e predicado. b) a separação de orações coordenadas. c) a intercalação do aposto. d) o isolamento do vocativo. e) a elipse do verbo.

04 Releia o trecho a seguir.

“A discernir o certo do errado, o bom do mau, e a curtir o belo e o bom”

O termo destacado tem relação sinonímica com:

a) dividir. b) julgar. c) ampliar. d) aprofundar. e) alardear.

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 2

Em qual das alternativas abaixo, o elemento destacado classifica-se como uma preposição? a) “não escrevemos um trabalho escolar com a linguagem válida nos torpedos” b) “A educação se divide em duas grandes salas ligadas por muitas portas” c) “A outra sala do complexo Educação é a informação: é onde adquirimos conhecimentos” d) “respeitar o mundo e a natureza, o outro e a si mesmo” e) “é essencial, é natural e enriquece a língua.”

Assinale a alternativa em que o termo destacado se apresenta com uma anteposição do adjetivo ao substantivo.

a) “A educação se divide em duas grandes salas ligadas por muitas portas.” b) “A colaborar com esse aperfeiçoamento pessoal para que sua família” c) “É natural usarmos roupas e modos diferentes” d) “quando estamos em ambientes diversos, com a turma na escola ou na balada” e) “não escrevemos um trabalho escolar com a linguagem válida nos torpedos ou na internet.”

“Eu tô apaixonado

Eu tô contando tudo e não tô nem ligando pro que vão dizer Amar não é pecado

E se eu tiver errado, que se dane o mundo, eu só quero você” (Luan Santana)

O mesmo tipo de linguagem usada no texto acima, a linguagem coloquial informal, pode ser encontrada em a) Tudo o que foi dito anteriormente pode ser refutado.

b) As árvores cujos galhos interrompiam o caminho foram derrubadas.

c) Os parlamentares discutiram uma nova lei durante a madrugada de ontem.

d) A maioria das mulheres não entende a praticidade dos homens.

e) Os professores levaram a pior nesse caso. Não me leve a mal, mas tudo isso foi mutreta.

“Trabalho tanto que não tenho tempo de ser assediado.” (Carmo Dalla Vechia, ator da Globo)

Na frase acima há uma relação sintático-semântica de a) lugar e tempo. b) modo e causa. c) causa e consequência. d) tempo e efeito. e) efeito e causa.

Todas nós transpiramos pelas mesmas coisas. Faça o que você fizer, Rexona não te abandona.

Há no texto publicitário acima uma inadequação, segundo a norma padrão da língua escrita, quanto a) à concordância nominal. b) ao uso das pessoas gramaticais. c) ao modo e tempo verbais. d) à concordância verbal. e) à ortografia.

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 3

10 Observe o anúncio abaixo.

Os pronomes “quem”, “o” e “todos” são classificados, respectivamente, como a) demonstrativo, relativo e indefinido. b) relativo, indefinido e demonstrativo. c) interrogativo, demonstrativo e relativo. d) relativo, demonstrativo e indefinido. e) interrogativo, relativo e indefinido.

1 Seja

M = 0,0802 km + [25 dam – (4000 cm – 36 m)] – 20 dm O valor de M, expresso em milímetros, é

A Empresa Estrela Dalva vai fazer um empréstimo de R$ 70.0,0 junto ao Banco do Brasil e, desse empréstimo, 45% serão utilizados na compra de novos equipamentos, 15%, no pagamento de contas, 18%, no setor de recursos humanos e o restante será aplicado no setor de produção.

Qual o valor utilizado no setor de produção?

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que apresenta um conjunto de números que satisfazem a

A figura abaixo representa um retângulo de perímetro 20 cm, cuja altura é o quádruplo da base. Quando esse retângulo girar em torno do eixo que contém seu lado AB criará um cilindro de volume igual a:

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 4

O triângulo ABC da figura abaixo é retângulo em  e seus catetos AB e AC possuem medidas iguais a 5 cm. Cada cateto foi dividido em cinco partes iguais e pelos pontos de divisão foram traçados quatro segmentos paralelos à hipotenusa BC.

Os quatro segmentos assim obtidos formam uma progressão aritmética cuja razão é:

A parábola da figura indicada a seguir é 2)(2++−=xxxf

Considerando as medidas em centímetros, a área do triângulo ABC mede:

Em um Posto de Saúde de São José de Ribamar existem 4 médicos, 6 enfermeiros e 3 auxiliares de enfermagem. Quantas equipes de 4 profissionais da saúde podemos formar, se cada uma delas for constituída por 1 médico, 2 enfermeiros e 1 auxiliar?

Tia Esmeralda possui três sobrinhas com idades distintas: Lúcia, Ana e Helena. Como gosta muito de adivinhações, Tia Esmeralda vive dizendo a todo mundo que “ou Lúcia é a mais idosa, ou Ana é a caçula”. Acrescenta também que “ou Ana é a mais idosa, ou Helena é a mais idosa”. Então, a mais idosa e a intermediária entre as sobrinhas de Tia Esmeralda são, nessa ordem:

a) Lúcia e Ana. b) Helena e Ana. c) Ana e Helena. d) Ana e Lúcia. e) Helena e Lúcia.

Nas eleições do Grêmio Ribamarense, concorreram três candidatos: Anselmo, Ana Beatriz e Lindomar. Dos eleitores, 3

2 votaram em Ana Beatriz,

4 1 dos eleitores votou em Lindomar, enquanto os 30 eleitores restantes votaram em Anselmo. Nessas condições, é VERDADEIRO afirmar que a) Ana Beatriz recebeu 240 votos. b) 300 eleitores votam na eleição do Grêmio.

c) Lindomar não venceu a eleição, mas recebeu 60 votos.

d) Juntos, Anselmo e Lindomar receberam o mesmo número de votos de Ana Beatriz.

e) Ana Beatriz venceu a eleição com 210 votos.

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 5

pesqueiras

O quadro abaixo sintetiza o resultado de uma pesquisa realizada em São José de Ribamar sobre os valores dos salários pagos a 100 operários de empresas

Classe

(Salários em R$) Ponto Médio Frequência

A coluna “classe” refere-se aos salários pagos aos pesquisados. A coluna seguinte, “ponto médio”, corresponde ao salário médio de cada classe, enquanto a coluna “frequência” representa o número de operários.

Com base nessa distribuição de frequências, o salário médio pago pelas empresas pesqueiras em São José de Ribamar é de:

Noções de Informática

São extensões nativas referentes à Suite MS Office e à Suite BrOffice, respectivamente:

a) doc, ods, ppt e odt, ods, odp b) odt, ods, odp e docm, xls, ppt c) docm, xls, ppt e odt, ods, odp d) docx, xlsx, pptx e oda, odb, odc e) dox, xlm, ppx e odt, ods, odp

Os endereços de e-mail de Luís, Maria, Jair

2 e Anita são, respectivamente, luis@hotmail.com maria@ig.com.br jair@elo.com.br e anita@gmail.com Luís quer enviar o mesmo e-mail para Maria, Jair e Anita, com a seguinte condição: Jair deve saber que Maria recebeu esse e-mail; Maria deve saber que Jair recebeu o e-mail; Jair e Maria não devem saber que Anita recebeu o mesmo e-mail. Uma das formas de Luís fazer isso, de uma única vez, é preencher os campos Destinatário, Cc e Cco como indicado na alternativa:

a) Destinatário: maria@ig.com.br

Cc: jair@elo.com.br Cco: anita@gmail.com b) Destinatário: jair@elo.com.br

Cc: anita@gmail.com Cco: maria@ig.com.br c) Destinatário: anita@gmail.com

Cc: maria@ig.com.br Cco: jair@elo.com.br d) Destinatário: maria@ig.com.br jair@elo.com.br

Cc: anita@gmail.com Cco:

e) Destinatário: anita@gmail.com

Cc: maria@ig.com.br jair@elo.com.br Cco:

O uso da internet e intranet cada dia é mais comum nas empresas. Às vezes, usamos esses padrões e nem sabemos que os estamos utilizando. Levando em consideração aspectos relacionados a esses padrões, assinale a opção INCORRETA.

a) As intranets somente estão disponíveis durante o período de expediente da empresa.

b) Nem todas as funcionalidades existentes na internet devem ser utilizadas em uma intranet.

c) Um dos principais papéis da intranet é o de compartilhamento de recursos.

d) Normalmente, as intranets possuem áreas restritas aos funcionários da empresa.

e) Os e-mails corporativos utilizados em uma intranet não são válidos para a internet.

No Ms Excel, a seguinte expressão =soma(C3:C7; E4;E8) contida na célula A5, tem por função calcular a soma das seguintes células:

Concurso Público para Prefeitura Municipal de São José de Ribamar

Auxiliar de Consultório Dentário 6

O uso dos pendrives é muito comum atualmente. Com relação aos pendrivers e ao MS Windows, pode-se afirmar:

a) Como sabemos, os pendrives substituíram os disquetes, sendo assim, no Windows Explorer os pendrives sempre aparecem com a letra A.

b) Caso o dispositivo seja removido sem antes desativá-lo, através da opção Remover com Segurança, todos os dados armazenados no pendrive serão perdidos.

c) A Opção Remover com Segurança não efetua nenhuma operação no Sistema Operacional e nem no dispositivo, tornando essa ação desnecessária e sem riscos ao dispositivo caso não seja executada.

d) O padrão do MS Windows é atribuir a próxima letra do alfabeto disponível aos dispositivos de armazenamento.

e) Não se pode criar mais de uma partição em um pendrive.

Conhecimentos Específicos

O auxiliar de consultório dentário, além de desempenhar a tarefa de orientar a higiene bucal, tem as seguintes funções:

a) Tirar e revelar radiografias intraorais bem como instrumentar o cirurgião-dentista.

b) Fazer isolamento relativo e realizar teste de vitalidade pulpar.

c) Revelar radiografias intraorais e remover tártaro supragengival.

d) Fazer isolamento relativo e instrumentar o cirurgiãodentista.

e) Preparar e anestesiar o paciente.

De acordo com a Resolução CFO – 085/2009, NÃO é competência do auxiliar de consultório dentário, sob a supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal:

(Parte 1 de 2)

Comentários