apostila - eletricidade - basica - P-G

apostila - eletricidade - basica - P-G

(Parte 5 de 8)

7) Considerando que o diâmetro do filamento de tungstênio de uma lâmpada de 127V – 100W é cerca de 3,6.10-2 m, seu comprimento 50 cm e sua resistividade é 5,6. 10-8 Ω.m a 20 ºC, determine a resistência do filamento da Lâmpada, quando ela está desligada.

CEFET-BA Unidade Simões Filho/Eletricidade Básica e Eletrotécnica/ Professor Fábio Pena 18

8) Os resistores R1= 2Ω, R2= 4Ω e R3= 2Ω estão associados como indicam as figuras abaixo. Qual a resistência equivalente entre os pontos A e B?

9)Assinale os parênteses:

(a) Característica da associação de resistores em série. (b) Característica da associação de resistores em paralelo.

() todos os resistores estão
() a resistência equivalente é igual a
() a ddp total é a soma das ddps
() A intensidade de corrente total é
() o inverso da resistência
() todos os resistores são

submetidos a uma mesma ddp. soma das resistências associadas. parciais. igual a soma das intensidades de correntes parciais. equivalente é igual a soma dos inversos das resistências associadas. percorridos pela mesma corrente elétrica.

Alguns Instrumentos de Medidas Elétricas

Tipo Grandeza Elétrica Características do circuito a ser medido Galvanômetro Corrente C ou CA

Voltímetro Tensão C ou CA Amperímetro Corrente C ou CA Ohmímetro Resistência O circuito deve estar desenergizado Wattímetro Potência ativa C ou CA Fasímetro Fator de potência CA

Alicate-amperímetro digital

Tensão/corrente/ potência/freqüência

C ou CA e resistência com o circuito desenergizado

Osciloscópio Formas de onda de tensão C ou CA

Multiteste Tensão/corrente/ resistência

C ou CA e resistência com o circuito desenergizado

Frequencímetro digital Freqüência CA

CEFET-BA Unidade Simões Filho/Eletricidade Básica e Eletrotécnica/ Professor Fábio Pena 19

Questões e Problemas

1) Se montássemos os circuitos A e B, o brilho de L1 seria: (d) Maior no circuito A. (e) Igual nos dois circuitos. (f) Menor no circuito A. (g) Nulo no circuito B. 2) Se montássemos o circuito C, o brilho de L1 seria: (h) Maior no circuito A. (i) Igual nos dois circuitos. (j) Menor no circuito A. (k) Nulo no circuito C. 3) Se montássemos o circuito D, o brilho de L1 seria: (l) Maior no circuito A. (m) Igual nos dois circuitos.

(n) Menor no circuito A.

(o) Nulo no circuito D.

4) Se montássemos o circuito F, o brilho de

L1 seria: (p) Maior no circuito A. (q) Igual nos dois circuitos.

(r) Menor no circuito A.

(s) Nulo no circuito F. 5) Qual circuito acima (A a F) não é usual?

Nome do conceito

Letra que representa o conceito

Definição Relação funcional

Unidade de medida (SI)

Símbolo da unidade de medida

Relação com outras grandezas elétricas

Potência Elétrica

Oposição oferecida por um material a passagem de corrente elétrica.

CEFET-BA Unidade Simões Filho/Eletricidade Básica e Eletrotécnica/ Professor Fábio Pena 20

6) Com base no circuito ao lado, podemos afirmar que (considere as lâmpadas iguais): a) As lâmpadas estão em série. b) as pilhas estão associadas em série. c) Com a associação das pilhas em paralelo haverá maior brilho nas lâmpadas. d) Quanto Maior a corrente que passa na lâmpada maior o brilho da lâmpada. e) As lâmpadas B e C estão desligadas. f) a corrente elétrica que passa por A é diferente da corrente que passa por D. g) A corrente que passa por A é igual a corrente que passa por B. h) A lâmpada A brilha com a mesma intensidade que D. 7) Em uma seção reta de um fio condutor passa uma carga de 10C a cada 2s. Qual a intensidade da corrente elétrica? 8) Um aquecedor elétrico dissipa 240W quando ligado a uma bateria 12 V. Qual o valor da corrente que percorre a resistência? 9) A transmissão de energia elétrica à grande distância é acompanhada de perdas causadas pela transformação da energia elétrica em que tipo de energia? 10) Como varia a potência dissipada num condutor sob a forma de calor quando se duplica a intensidade de corrente nesse condutor? 1) Ligam-se 12 lâmpadas próprias para a árvore de natal em série e, em seguida, a uma tomada de 120 V. (a) Se cada lâmpada dissipar 10 W de energia calorífica e luminosa, qual a intensidade da corrente no circuito? (b) Qual é a resistência de cada lâmpada?

(c) Suponha que queríamos ligar as doze lâmpadas de 10 W em paralelo a uma tomada de 120 V. Neste caso, o que vai acontecer com cada lâmpada? (d) Que intensidade de corrente passará em cada lâmpada? 12) Considerando que o diâmetro do filamento de tungstênio de uma lâmpada seu comprimento 100 cm e sua determine: a) A resistência do filamento da lâmpada, quando ela está desligada; b) A resistência do filamento da lâmpada ligada. 13) Um ferro elétrico tem potência de 1000W e funciona ligado à tensão de 110V. a) Calcule o valor da corrente elétrica no circuito em funcionamento. b) Qual o significado do valor encontrado? 14) “Os metais de forma geral, tais como o ouro, o cobre, a prata, o ferro, e outros são fundamentais para a existência da sociedade moderna, não só pelo valor que possuem, mas principalmente pela utilidade que têm.” a) Ao ligar dois fios de cobre de mesma bitola, porém de comprimentos diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio curto esquenta muito mais que o fio longo. Qual a explicação para este fato? b) Ao ligar dois fios de cobre de mesmo comprimento, porém de bitolas diferentes, numa mesma pilha, notei que o fio mais grosso esquenta mais que o fio mais fino. Qual a explicação para este fato? 15) É possível calcular o “consumo” de energia de uma residência sem usar a informação da conta? Caso sim que dados são necessários? 16) Numa residência um secador de 1200 W/127V foi usado durante 2 horas por dia durante 30 dias: a) Qual o “consumo” de energia devido ao secador neste mês? b) Qual o custo (1 KWh = R$ 0,50)?

CEFET-BA Unidade Simões Filho/Eletricidade Básica e Eletrotécnica/ Professor Fábio Pena 21 c) O “consumo” do secador é maior ou menor que o de um chuveiro de 2800W/220V usado 30 horas por mês?

Na residência as pessoas também dispõem de um secador de 700W/127 V. Discuta as vantagens e desvantagens em se utilizar um e outro. 17) A intensidade da corrente que foi estabelecida em um fio metálico é 400mA

(1mA = 1 miliampère = 10 -3A). Supondo que esta corrente foi mantida, no fio, durante 10 minutos, calcule: a) A quantidade total de carga que passou através de uma seção do fio. b) O número de elétrons que passou através desta seção. 18) Qual a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio de cobre durante 1s, sendo que, por ele, passam 1,6 x 10 19 elétrons? 19) Explique a diferença no filamento das lâmpadas com tensões nominais 110V e 220V, porém com mesmas potências, usando o modelo de corrente. 20) O que acontecerá se ligarmos uma lâmpada com inscrições (60W – 110V) na tensão 220 V? Por quê? 21) Preencha a tabela a seguir, utilizando setas na vertical, cujo tamanho indique o valor da grandeza indicada.

lâmpada brilho potência Espessura do filamento corrente

25 W
60 W
100 W

2) Numa instalação elétrica residencial ocorre freqüentemente a queima do fusível de 15A. Para resolver o problema, um vizinho sugere que se troque por um de 30A. esse procedimento é correto? Justifique, levando em conta à sua função no circuito. 23) Numa rede de 220V é ligado um chuveiro com a inscrição 220V – 2800/4400W. Utilizando essas informações e as da tabela 1, determine: a) A corrente exigida pelo aparelho para dissipar as potências nominais quando o chuveiro está ligado com a chave na posição “verão” e na posição “inverno”; b) a menor área possível do fio e o disjuntor que devem ser utilizados nessa instalação. Consulte a tabela 1; c) a energia consumida num banho de 15 min com o chuveiro ligado na posição “inverno”; d) a porcentagem de consumo de energia em banhos de aproximadamente 15 min de uma família de três pessoas, cujo consumo mensal é de 250 KWh.

Saiba mais!

de correntecolocando em risco a

- Os disjuntores também têm a mesma função dos fusíveis, proteger a instalação elétrica. Ao contrário dos fusíveis, os disjuntores não são danificados quando a corrente no circuito é maior que a permitida, ele apenas interrompem a corrente abrindo o circuito, de forma que, depois de resolvido o problema, o dispositivo pode voltar a funcionar (GREF). - Quando mais de um aparelho entra em funcionamento, em certos trechos de circuito elétrico residencial a corrente elétrica é maior do que se estivesse ligado apenas um aparelho. Isso deve ser levado em conta no uso dos benjamins. O correto é ligar um aparelho de cada vez numa tomada e o benjamim serve para deixar já conectada a ela. - A espessura dos fios de ligação tem um papel importante. Nas instalações pode ocorrer perdas de energia, seja por aquecimento dos fios (efeito joule), fugas segurança das pessoas e de toda a instalação.

Tabela 1

Área da seção transversal do condutor em AWG

Área da seção transversal do condutor em mm2

Corrente máxima (A)

CEFET-BA Unidade Simões Filho/Eletricidade Básica e Eletrotécnica/ Professor Fábio Pena 2

Um imã atrai objetos de aço por uma força também invisível que atua a distância. Dizemos que em torno do imã existe um campo magnético em que os objetos de aço aí colocados são atraídos por ele. Todo imã tem sempre dois pólos. Um é chamado de pólo norte, e o outro, de pólo sul. Pólos iguais se repelem e pólos diferentes se atraem.

A Terra também produz um campo magnético, que pode ser observado pela orientação das bússolas. Uma bússola é um imã na forma de uma agulha colocada num apoio sobre o qual ela pode girar livremente. O pólo norte aponta aproximadamente para o norte geográfico da Terra. A pedra magnetita dos gregos é um imã natural, como a Terra.

(Parte 5 de 8)

Comentários