Inclusão escolar do aluno com nee

Inclusão escolar do aluno com nee

(Parte 4 de 4)

MATISKEI, Angelina C. R. M. Políticas públicas de inclusão educacional: desafios e perspectivas. In: EDUCAR EM REVISTA. Curitiba, PR: Ed. UFPR, n.23, 2004. p. 185-202.

MAZZOTTA, Marcos J.S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 5ª ed.,São Paulo: Cortez Editora, 2005.

PARANÁ, Conselho Estadual de Educação. Deliberação n.º 02/2003. Disponível em http://www.cascavel.pr.gov.br/appis/legislacao/le02deliberacao.htm. Acesso em 02/1/08

RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, DE 1 DE SETEMBRO DE 2001.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf, acesso em 04 de julho de 2008.

SASSAKI, Romeu K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

_ Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Sentidos. Junho/2005. Disponível em http://sentidos.uol.com.br/canais/materia.asp?codpag=8322&codtipo=8&subcat=31& canal=visao . Acesso em 13 de novembro de 2008.

STAINBACK, Susan & STAINBACK, Willian. Inclusão - Um guia para educadores. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SEED. Secretaria de Educação. De qual política de inclusão educacional estamos falando? Inclusão escolar e o atendimento a diversidade. Departamento de Educação Especial, Paraná, 200?

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

ANEXO 1

Inclusão Escolar do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais: Contribuições ao Professor do Ensino Regular

1. Área de formação/atuação:
2. Série que atua: () 5ª ( ) 6ª ( ) 7ª ( ) 8ª

ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A INCLUSÃO 3. Você já trabalhou, ou trabalha com alunos que apresentam Necessidades

Educacionais Especiais (NEE)?

Quais NEE?

5. Você acredita no processo de inclusão dos alunos com NEE no Ensino

Regular?

( ) Sim, pois a legislação vigente garante. ( ) Sim, pois não considero problema, trabalhar com alunos que apresentam NEE. ( ) Sim, pois é através do contato e da interação com outros indivíduos que o sujeito aprende e desenvolve. ( ) Não, pois os professores não têm conhecimento das deficiências. ( ) Não, pois embora a legislação garanta a inclusão do aluno com NEE, a escola e os professores não estão preparados para recebê-los. ( ) Não, pois não tenho formação específica para trabalhar com alunos com NEE. ( ) Não, pois considero que o ensino tenha que ser específico e separado, para alunos com NEE (Educação Especial) e para alunos sem NEE (Ensino Regular). ( ) Outra opinião:

(Parte 4 de 4)

Comentários