dicionario de arquitetura

dicionario de arquitetura

(Parte 12 de 12)

Viga - Elemento estrutural de madeira, ferro ou concreto armado responsável pela sustentação de lajes. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas etc.) para as colunas.

Vigota - Pequena viga. Vinílico - Tipo de plástico apropriado para revestir pisos e paredes.

Vitoriano - Apareceu durante o reinado da rainha Vitória (1837-1901), quando arquitetos britânicos resgataram velhos estilos com a intenção de humanizar o espaço urbano por meio da arte. As fachadas das casas passaram a exibir mansardas pontuadas de janelinhas, pórticos, colunas, dormer window e bay window. Há frontões, cornijas e mãos-francesas coroamento portas, janelas e paredes. Os telhados, em geral com telhas de madeira, são de duas águas bem inclinadas.

Vitral - Painel criado por um artista e executado com pedaços de vidro colorido rejuntados com chumbo.

Vitrificado - Material que assume a aparência do vidro. Muitas vezes, resulta da aplicação de uma camada de vidro sobre outro material.

Vitrô - Pequena janela fechada com vidros que podem formar desenhos. Volante - Peça onde se pega para abrir a torneira.

Volumétria - Conjunto das dimensões que determinam o volume de uma construção, dos agregados, da terra retirada ou colocada no terreno etc.

Voluta - Ornato em forma de espiral que aparece nos capitéis de colunas clássicas, especialmente nas jônicas.

Xisto - denominação geral das rochas de textura laminar, como a ardósia. W

Wall - Painel de placa de fibrocimento com uma alma de madeira . Geralmente é utilizado para fechamentos , brizes e pequenos mezaninos.

Zarcão - Subproduto do chumbo, de cor alaranjada. Utilizado como antiferrugem.

Zincado - Material que foi revestido de zinco. O revestimento de chapas de ferro dá origem às telhas de zinco usadas em coberturas ou telhados quase planos, com pouca inclinação.

(Parte 12 de 12)

Comentários