dicionario de arquitetura

dicionario de arquitetura

(Parte 7 de 12)

Irradiação - Propagação e difusão tanto de raios luminosos quanto de ondas sonoras ou de calor.

Irrigação - Umidificação da terra por meio de sistemas industriais.

Isolamento - Recurso para resguardar um ambiente do calor, do som e da umidade. Itacolomi - Rocha antiderrapante usada em sua forma bruta. Encontrada em Minas Gerais. J

Jacarandá - Madeira de lei, dura e escura, muito usada em marcenaria.

Janela basculante - Quando é subdividida em placas que, por meio de comandos especiais, giram em torno de eixos horizontais.

Janela de correr - Aquela em que os caixilhos correm horizontalmente em rebaixos ou trilhos.

Janela tipo escotilha - Aquela de dimensões pequenas e arredondadas semelhante à janela dos navios.

Janela guilhotina - Aquela em que seus caixilhos se movimentam verticalmente.

Janela máximo-ar - Semelhante à basculante, feita em uma só peça. Quando aberta deixa os vidros dispostos perpendicularmente ao caixilho, permitindo total ventilação e iluminação.

Janela pivotante - Aquela que se abre girando verticalmente num movimento contrário a basculante.

Jardim-de-inverno - Local, em geral envidraçado, reservado no interior das construções para o cultivo de plantas.

Jateado - Decoração feita a partir de jatos de areia que incidem em moldes vazados, formando figuras em vidros ou pedras.

Jatobá - Madeira, cuja cor varia do castanho-claro ao avermelhado, presente em todo o Brasil. Resistente, é ideal para estruturas externas e pisos. Jirau - Estrado ou laje em piso à meia altura que permite a circulação de pessoas sobre ele e abaixo dele. Armação de galhos apoiada sobre forquilhas e usada como amparo para carnes sobre o fogo.

Junta - Articulação. Linha ou fenda que separa dois elementos diferentes mais justapostos.

Junta aprumo - Tipo de colocação do tijolo, do azulejo ou da cerâmica, um ao lado do outro, vertical ou horizontalmente. Dispensa a amarração.

Junta amarração - Tipo de colocação de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta amarração simples, a junta amarração francesa etc.

Junta de dilatação - Recurso que impede rachaduras ou trincas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que materiais como concreto, cimento, granilite etc. se expandam sem danificar a superfície.

Jirau - Estrado ou laje em piso à meia altura que permite a circulação de pessoas sobre ele e abaixo dele. Armação de galhos apoiada sobre forquilhas e usada como amparo para carnes sobre o fogo.

Junta - Articulação. Linha ou fenda que separa dois elementos diferentes mais justapostos.

Junta aprumo - Tipo de colocação do tijolo, do azulejo ou da cerâmica, um ao lado do outro, vertical ou horizontalmente. Dispensa a amarração.

Junta amarração - Tipo de colocação de tijolos em que um trava o deslocamento do outro. Existem alguns tipos, como a junta amarração simples, a junta amarração francesa etc.

Junta de dilatação - Recurso que impede rachaduras ou trincas. São réguas muito finas de madeira, metal ou plástico que criam o espaço necessário para que materiais como concreto, cimento, granilite etc. se expandam sem danificar a superfície.

Kitsch- A palavra Kitsch é uma secreção artística derivada da venda dos produtos de uma sociedade em grandes lojas que assim se transformam , a exemplo das estações de trem , em verdadeiros templos. O Kitsch está ligado à arte de maneira indissociável, assim como o falso liga-se ao autêntico . Segundo Broch , "Há uma gota de Kitsch em toda arte uma vez que toda a arte inclui um mínimo de convencialismo , e de aceitação do agradar ao cliente , de que nenhum grande Mestre está isento.

Lã de vidro - Material isolante composto de finos fios de vidro empregado no conforto térmico.

Ladrão - Cano de escoamento, colocado na parte superior de cubas, banheiras ou reservatórios, que evita o transbordamento do excesso de água.

Ladrilho - Peça quadrada ou retangular, com pouca espessura, de cerâmica, barro cozido, cimento, mármore, pedra, arenito ou metal.

Ladrilho hidráulico - Peça de cimento comprimido decorado feita na prensa hidráulica.

Laje - Estrutura plana e horizontal de pedra ou cocreto armado, apoiada em vigas e pilares, que divide os pavimentos da construção.

Lajota - pequena laje de pedra. termo mais usado para designar as placas de pedra ou de cerâmica, usada nos pisos de jardins.

Lambrequim - Recorte na madeira que arremata forros e beirais.

Lambris - Revestimentos de madeira, pedra ou azulejo, aplicado em meia parede interna da casa. As faixas inferiores das paredes (rodapés) também recebem o nome de lambris.

Laminado - Vidro formado por lâminas de vidro ou de películas plásticas. Derivado do prensamento de material celulósico e de resinas, cuja superfície é protegida por resinas, cuja superfície é protegida por resina melamínica, tornando-o resistente à abrasão e ao calor. Tem vários acabamentos; fosco, brilhante, texturizado ou uma variação ondulada. Lâmpada fluorescente - Dispositivo eletroquímico no qual a luz é gerada a partir de substâncias, como o flúor, o cloro, o bromo e o iodo, colocadas no tubo. Também chamada de lâmpada halógena.

Lâmpada incandescente - Tipo mais comum de lâmpada, em que um filamento se torna incandescente pela passagem de corrente elétrica.

Lanternim - Pequeno telhado sobreposto às cumeeiras, propiciando ventilação.

Lareira - Construção de alvenaria ou pré-fabricada de metal e de concreto que aquece o ambiente.

Lavabo - Pequeno banheiro sem espaço para o banho. Lavrar - Gravar. Cunhar. Conferir ornatos às superfícies metálicas com o auxílio do cinzel. Lei de zoneamento - Legislação municipal que rege o uso de terrenos urbanos, Lençol freático - Camada onde se acumulam as águas subterrâneas.

Levantamento topográfico - Refere-se a análise e descrição topográfica de um terreno. Também chamado de levantamento planimétrico.

Levigado - Tipo de acabamento semipolido. Pedra cuja superfície foi alisada ou aplainada. Listelo - Filete. Pequena moldura usada para arrematar peças cerâmicas. Living - Palavra inglesa que designa todos os espaços de convívio da casa. Locação - Implantação da obra a partir de um gabarito.

Loft - Palavra inglesa, que significa depósito. hoje, são espaços amplos, sem divisórias, usados como moradia.

Longarina - Viga de sustentação em que se apóiam os degraus de uma escada ou uma série de estacas.

Luminária - Peça encarregada de iluminar o ambiente. Pedra que não concentra calor, mas mancha facilmente. É impermeabilizada com resina.

Luneta - Abertura de forma circular, envidraçada, colocada no topo de janelas e portas. Também é um tipo de abóbada.

Maçaranduba - Madeira dura, usada em pilares e vigas. Sua cor varia do castanhoavermelhado ao arroxeado.

Macho-fêmea - Tipo de encaixe em que uma saliência se adapta a uma reentrância.

Madeira de lei - Madeira dura, resistente às intempéries e ao ataque de fungos, brocas e cupins. Essa denominação remonta aos tempos do Brasil Colônia, quando as árvores que produziam as madeiras nobres só podiam ser derrubadas pelo governo.

Madeiramento - Conjunto de madeiras usadas na construção.

Manilha - Grande tubo, de barro ou concreto, usado para instalação subterrânea que conduz às águas servidas.

Mansarda - Sótão com janelas que se abrem sobre as águas do telhado. Manta asfáltica - Revestimento que impermeabiliza lajes e coberturas.

Manta plástica - Revestimento que impermeabiliza lajes, coberturas e contrapisos. Pode ser aplicada diretamente sobre o solo para evitar erosão.

Mão-francesa - Série de tesouras. Escora. Elemento estrutural inclinado que liga um componente em balanço à parede, diminuindo o vão livre no pavimento inferior.

(Parte 7 de 12)

Comentários