dicionario de arquitetura

dicionario de arquitetura

(Parte 9 de 12)

Palafita - Conjunto de estacas que sustenta a construção acima do solo nas habitações lacustres.

Pano - Extensão de parede ou muro. Pano de vidro - Extensão plana, como uma parede, de vidro.

Parapeito - Peitoril. Proteção que atinge a altura do peito, presente em janelas, terraços, sacadas, patamares etc. Diferencia-se do guarda-corpo por se tratar de um elemento inteiro, sem grades ou balaústres.

Parede - Elemento de vedação ou separação de ambientes, geralmente construído em alvenaria.

Parede solteira - Aquela que não alcança o forro. Parquê - Ou parquete. Piso feito da composição de tacos, que formam desenhos a partir da mistura de tonalidades de várias madeiras.

Partido - Opção arquitetônica que atende a diversos fatores: topografia do terreno, condições locais, necessidades de quem vai habitar, verba disponível para a construção e a intenção plástica do arquiteto.

Passarela - Corredor estreito e elevado que interliga dois cômodos. Passadiço - Corredor, galeria ou ponte que liga dois setores ou alas de uma construção.

Pastilha - Pequena peça de revestimento, quadrada ou hexagonal, feita de cerâmica, porcelana ou vidro.

Patamar - Piso que separa os lances de uma escada.

Pátina - Efeito oxidado, obtido artificialmente por meio de pintura ou pela ação do tempo, que dá aspecto antigo às superfícies.

Pátio - Espaço descoberto no interior das casas e cercado pelos elementos da construção.

Pau-a-pique - Tipo de taipa em que as paredes apresentam uma armação de varas ou paus verticais, unidos entre si por pequenas varas eqüidistantes e horizontais, situadas alternadamente do lado de fora e de dentro. Toda essa trama é, posteriormente, preenchida de barro.

Pau-brasil - Madeira de cor avermelhada, com manchas escuras, de talhe duro. Aceita muito bem o verniz.

Pau-marfim - Madeira de cor clara e uniforme mais usada em marcenaria. Pavimento- Andar. Conjunto de dependências de um edifício situadas num mesmo nível. Peanha - Pequeno pedestal, que apóia vasos e esculturas, em balanço em relação à parede. Pé-direito - Altura entre o piso e o teto.

Pedra - Corpo sólido extraído da terra, ou partido do rochedo, que se emprega na construção de edifícios, no revestimento de pisos e em peças de acabamento. Pedra goiás - Parecida com a pedra mineira, é antiderrapante e brilhante.

Pedra jaraguá - Semelhante ao moledo, apenas mais plana. Usado em estado bruto.

Pedra madeira - De textura irregular, é aplicada em seu estado bruto ou com as bordas serradas.

Pedra mineira - Pedra muito absorvente e antiderrapante que não propaga calor. Aceita polimento e resina impermeabilizante.

Pedra-sabão - Pedra mole de fácil modelação que resiste bem ao sol e à chuva. Aceita polimento.

Pedra Santa Izabel- De superfície irregular r antiderrapante, suporta os choques mecânicos.

Pedra verde-bahia - Resistente bem as intempéries, não retém o calor. Também chamada de fuxita.

Pedregulhão - Designação de pedra cujo formato é irregular. É retirado dos rios e pode ser usado como peça ornamental.

Pedreiro - Profissional encarregado de preparar a alvenaria. Peitoril - Base inferior das janelas que se projeta além da parede e funciona como parapeito.

Pérgola - Proteção vazada, apoiada em colunas ou em balanço, composta de elementos paralelos feitos de madeira, alvenaria, concreto etc. Também chamada de pergolado.

Peroba rosa - Madeira em extinção, proveniente de Goiás, Santa Catarina, Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Sua cor varia do róseo-amarelado ao amarelo-queimado.

Perobinha - Própria da região litorânea que vai do Espírito Santo até Santa Catarina, tem cor bege-rosada.

Persiana - Caixilhos formados por tábuas de madeira, tiras plásticas, metálicas ou têxteis. Elas são estreitas, horizontais e móveis para ventilar e regular a entradas de raios solares.

Perspectiva - Desenho tridimensional de fachadas e ambientes.

PH - Escala que mede o grau de acidez de diversas substâncias. Em águas de piscina, a cloração deve manter o PH próximo a 7.

Piche - Substância negra, resinosa, pegajosa, obtida da destilação do alcatrão ou da terebintina. Serve para impermeabilizar superfícies.

Pilar - Elemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna.

Pilastra - Pilar com quatro faces. Um dos seus lados fica ligado à parede da construção.

Pilotis - Conjunto de colunas de sustentação do prédio que deixa livre o pavimento térreo. Entre seus adeptos está Lúcio Costa, arquiteto carioca que chefiou a equipe responsável pelo projeto da sede do Ministério da Educação e Saúde, no Rio de Janeiro (1936).

Pingadeira - Acabamento externo de proteção que desvia as águas das chuvas, impedindo que ela escorra ao longo das paredes da fachada.

Pinho-de-riga - Madeira européia castanho-escura em processo de extinção.

Pintor - Profissional encarregado de preparar e aplicar a tinta na superfície que vão receber pintura.

Pinus - Madeira de reflorestamento. Tem cor amarelo-clara e é usada em acabamento ou fôrmas.

Piquiá - madeira típica da região amazônica. Tem cor pardo-clara. Piso - Base de qualquer construção. Onde se apóia o contrapiso. Andar. Pavimento.

Placa fotovoltaica - Peça responsável pela captação dos raios do sol nos sistemas de energia solar. É colocada nos telhados das casas.

Plaina - Instrumentos usados para desbastar, aplainar ou tirar irregularidades de madeira.

Planta baixa - Representação gráfica de uma construção onde cada ambiente é visto de cima, sem o telhado.

Planta isométrica - Tipo de perspectiva em que o desenho reproduz todos os elementos do projeto, com pontos de fuga. Muito usada para mostrar instalações hidráulicas.

Platibanda - Moldura contínua, mais larga do que saliente, que contorna uma construção acima dos frechais, formando uma proteção ou uma camuflagem do telhado.

Platô - Parte elevada e plana de um terreno. O mesmo que planalto. Playground - Palavra inglesa que significa espaço reservado uma construção para o lazer.

Pó xadrez - Tipo de pigmento usado para dar a cor a pisos feitos de cimento. Também serve de corante para outros revestimentos.

Poço artesiano - Perfuração feita no solo para encontrar o veio d’água subterrâneo. Poço romano - Tanque ou piscina de dimensões reduzidas e circular.

Policarbonato - Material sintético, transparente, inquebrável, de alta resistência, que substitui o vidro no fechamento de estrutura s. Garante luminosidade natural ao ambiente.

Polir - Lustrar uma superfície. São comuns os polimentos das pedras usadas nos revestimentos de paredes e pisos.

Pontalete - Qualquer peça de madeira, colocada a prumo ou inclinada, que trabalha a compressão. Apoio Escora.

Porão - Pequeno espaço situado entre o solo e o primeiro pavimento de uma casa.

(Parte 9 de 12)

Comentários