Iniciado em

sábado, 24 novembro 2012, 06:40

Completado em

sábado, 24 novembro 2012, 07:01

Tempo empregado

20 minutos 17 segundos

Notas

6/6

Nota

40 de um máximo de 40(100%)

Question 1

Notas: 1

São considerados indicadores de sustentabilidade corporativa:I) Indicador ISE-Bovespa.

II) Indicador Ethos.

III) Indicador de governança corporativa.

IV) Dow Jones Index.

V) Indicador shareholder.Estão corretos, apenas, os itens citados em:

Escolher uma resposta.

a. II, III e IV.

b. I, II e IV.

c. II, IV e V.

d. II, III e V.

e. I, III e V.

Resposta correta: Indicador ISE-Bovespa, Ethos e Dow Jones Index são considerados indicadores de sustentabilidade corporativa.

Comentário resposta correta: Parabéns! O indicador ISE-Bovespa indica o retorno de uma carteira de ações de uma empresa. O indicador Ethos avalia as práticas internas de responsabilidade social corporativa. O Dow Jones Index avalia empresas com desempenho sustentável.

Comentário resposta correta: Parabéns! O indicador ISE-Bovespa indica o retorno de uma carteira de ações de uma empresa. O indicador Ethos avalia as práticas internas de responsabilidade social corporativa. O Dow Jones Index avalia empresas com desempenho sustentável.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Sustentabilidade é um dos assuntos mais discutidos na atualidade. Para um produto ser considerado sustentável, existe a necessidade de comprovação da responsabilidade socioambiental do fabricante e de seus fornecedores, além da comprovação de que, durante a fabricação do produto, não há condições nocivas à saúde dos trabalhadores e sua qualidade é confirmada por meio dos consumidores. Existem selos que atestam a sustentabilidade dos produtos; alguns deles são: o Selo Procel, o Selo FSC, Selo Produto Orgânico Brasil e o Selo SustentaX.

O Selo Procel objetiva orientar o consumidor, no ato da compra, a conhecer o nível de eficiência energética, proporcionando economia de energia elétrica. O Selo FSC tem como objetivo a certificação do manejo florestal. O Selo Produto Orgânico Brasil atesta a qualidade em requisitos como sustentabilidade ambiental, segurança alimentar, viabilidade econômica e rastreabilidade em todas as etapas da cadeia agropecuária. O Selo SustentaX auxilia os consumidores na identificação de produtos, materiais, equipamentos e serviços sustentáveis.

Identifique qual é a alternativa que melhor expressa o estágio em que se encontra uma organização quando se candidata à obtenção de um selo de certificação.

Escolher uma resposta.

a. Desenvolvimento de nova geração de plataforma de negócios.

b. Implantação de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

c. Desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis.

d. Busca de novos modelos de negócios.

e. Percepção da conformidade às normas como oportunidade.

Resposta correta:Desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis.

Comentário resposta correta: Parabéns! Quando uma organização se candidata à obtenção de um selo de certificação, ela está no estágio de desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis. Certamente esse estágio poderá colocá-la numa situação de competitividade perante as suas concorrentes.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Considere a leitura e interpretação da tirinha da Mafalda e o texto que se segue. Ao final do texto, está a questão 03. "A Terra está doente", alertam, hoje, ambientalistas de todo o globo. Um diagnóstico é feito há quase três décadas pelo cientista ambiental James Lovelock. O cientista inglês formulou, em 1979, a revolucionária "Teoria de Gaia", que percebe a Terra como um enorme organismo vivo que se autorregula e reage quando é agredido. Lovelock aponta que os seres humanos se comportam como um vírus que se multiplica e causa infecções em seu habitat. "Nessa relação, há quatro estágios possíveis: destruição dos organismos invasores, infecção crônica, destruição do hospedeiro ou a simbiose, um relacionamento duradouro de benefício mútuo entre hospedeiro e invasor", diz. (Gaia – cura para um planeta doente. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_263492.shtml. Acesso em: 27 mar. 2011.)

Analise as seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.

II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.

III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. Somente I e II.

b. Nenhuma das alternativas.

c. Exclusivamente II e III.

d. I, II e III.

e. Somente I e III.

Resposta correta: As alternativas I e III estão corretas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Somente uma gestão integrada e um planejamento flexível de longo prazo e larga escala poderão atender às crescentes demandas do aumento da população sobre os recursos naturais. Dessa forma, conseguiremos recuperar a saúde da Terra.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. Os manguezais no litoral pernambucano.

b. O Pantanal mato-grossense.

c. Uma aeronave brasileira.

d. O Rio Guaíba, em Porto Alegre.

e. A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

Resposta correta: O enunciado da questão pede que se escolha a alternativa incorreta. Nesse caso, uma aeronave brasileira.

Comentário resposta correta: Parabéns! Dentre as alternativas, a única que não se trata de ecossistema é a aeronave brasileira, porque ecossistema é um sistema formado por seres vivos e não vivos, ou seja, seres bióticos e abióticos, que interagem entre si e com o meio.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 5

Notas: 1

Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.

Fonte: SóBiologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php). Acesso em: 22 mar. 2011.

A figura refere-se:

Escolher uma resposta.

a. Ao processo de formação dos lençóis freáticos.

b. Aos serviços de provisão.

c. Ao sequestro de carbono.

d. Ao ciclo biogeoquímico da água.

e. Aos serviços socioambientais.

Resposta correta: A figura está demonstrando o ciclo da água, que é um ciclo biogeoquímico.

Comentário resposta correta: Parabéns! O ciclo biogeoquímico ocorre quando a água dos oceanos e rios evapora com o calor do sol, formando nuvens que devolvem a água à terra em forma de chuvas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 6

Notas: 1

Leia o texto sobre a Infor e responda à questão 03.

A Infor, uma das três maiores companhias mundiais de software corporativo, anuncia o “Going Green”, iniciativa que visa ajudar as organizações a implementarem programas verdes de sustentabilidade por meio do uso de softwares corporativos. A Infor está mostrando a seus clientes como seus softwares podem ajudá-los a atingir suas metas de sustentabilidade, como redução do consumo de energia com o Enterprise Asset Management (EAM); diminuição da emissão de carbono com o Supply Chain Management (SCM); e por meio do Product Lifecycle Management (PLM) minimizar o desperdício e o impacto no meio ambiente da fabricação de produtos.

A solução inclui o consumo de energia dentro do desempenho total dos ativos da companhia, fornecendo entendimento sobre os custos de manutenção e operação dos mesmos. Além desse gerenciamento, o software também agrega ferramentas para gestão de outras commodities, como água, ar, gás, eletricidade e vapor. O monitoramento de gases refrigerantes que agridem a camada de ozônio também é possível.

O EAM automatiza o processo associado com o gerenciamento de ativos e o consumo de recursos. Ele rastreia o consumo individual dos ativos em tempo real, avalia os dados a partir de condições definidas pelo usuário e alerta os usuários sobre anomalias quando os ativos excedem os níveis aceitáveis de performance. A solução também eleva a tomada de decisão, incorporando dados de consumo e de emissão em relatórios.

Outros produtos da Infor que ajudam os clientes a ficarem ‘verdes’ incluem o Infor ERP e o Infor Performance Management (PM). Entre outros benefícios, o Infor ERP ajuda a integrar e otimizar o processo de fabricação, resultando na redução do consumo de energia e desperdício de materiais. A solução capacita as organizações a desenvolverem e modelarem estratégias verdes, alinhando-as aos recursos necessários, e monitorar indicadores-chave de performance. (Fonte: . Acesso em: 4/06/2010).

Qual é a alternativa que melhor expressa a conclusão do texto sobre o uso de softwares como os da Infor?

Escolher uma resposta.

a. Esse tipo de tecnologia inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental devido aos altos custos de implantação.

b. Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

c. As soluções sustentáveis estão orientadas com foco no consumo de energia.

d. Programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis através de softwares.

e. O EAM é um software que diminui a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

Resposta correta:Softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

Comentário resposta correta: Parabéns! Não é verdade que programas verdes de sustentabilidade empresarial só são viáveis através de softwares (alternativa a). Independentemente de softwares, qualquer empresa pode exercer a responsabilidade ambiental. O EAM (Enterprise Asset Management) melhora o gerenciamento do consumo de energia. Portanto, a alternativa b está incorreta. É certo que esse tipo de tecnologia tem altos custos de implantação, mas não se pode dizer que inviabiliza a prática da sustentabilidade ambiental. Então, a alternativa c também está incorreta. Observa-se pelas informações do texto que softwares podem ajudar as corporações no gerenciamento da sustentabilidade.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Comentários