Exercícios de MP - CINEMATICA UNIP NP1 e NP2

Exercícios de MP - CINEMATICA UNIP NP1 e NP2

(Parte 2 de 2)

13) Um trem faz dois percursos consecutivos. O primeiro tem comprimento AB= 30km e duração t AB = 0,5 h, o segundo tem comprimento Be = 33km e duração TBC = 0,4h. Pedem-se: a) a velocidade média no percurso AB; b) a velocidade média no percurso Be; c) a velocidade média no percurso Ae.

4) m fuzileiro atira em um alvo. Entre o instante do disparo e o instante em que o fuzileiro ouve o impacto do projétil no alvo, decorrem 3,Os. A velocidade do projétil é vp = 680 m/s enquanto que a velocidade do som é Vs = 340 m/s. O movimento do projétil é uniforme com trajetória reta e horizontal. Determinar a

distância entre CI fuzileiro e o alvo.r-----~~~i~--------~

~ Um veículo faz consecutivamente dois percursos AB e BC de extensões ~, o primeiro com velocidade constante VAB = 39 kmIh e o segun~ velocidade constante VBC = 70kmlh . Determinar a velocidade média do veículo no percurso AC. "

~ Im carro de corrida A possui velocidade constante vA = 50 m/s. No boxe está ~ ~arro B pgrado. Quando A está 200m à frente do carro B, este parte com

Pedem-se: a) o tempo gasto para que o carro B alcance o carro A; b) o percurso do carro B até alcançar o carro A

I 200m B I A I I I

p=o:3K

21 m ônibus parte de São Paulo no instante inicial (t = O), mantendo velocidade constante VI = 85 km!h, com destino ao Rio de Janeiro. Um segundo ônibus parte do Rio de Janeiro com destino à São Paulo, vinte minutos após o primeiro ter partido mantendo constante V2 = 90krnlh. Considerar para efeito de cálculo que a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro seja 400 km. Pedem-se:

a) a distância do ponto de encontro dos ônibus à São Paulo; b) o instante do encontro.

Qpe um balcão com altura h = 20m, ~-atrr~-se uma bola verticalmente para cima com velocidade inicial Vo = 15 m/s. A aceleração local da gravidade é g = 10 m/s' . Desprezar efeitos do ar. A trajetória do movimento é vertical com sentido ascendente e origem do solo. Pedem-se: a) a equação horária do movimento em função do tempo; b) a equação da velocidade em função do tempo; c) o tempo de ascensão; V = O d) a máxima altura atingida bela bola; e) o instante em que a bola toca o solo; 5-C::°J'7"'!"""'"",~"';~"""'''''''""",,,,,,,,,,,,, f) a velocidade da bola ao tocar o solo.

h S

r\J~~~ ~k~~

I r g K C i

~)r(~~ ~I

f~~}

O, S.(3 "3 L C/{V 7;D \.r---

SZj S k{~]

Bs ,8.s: 5

\J~ Pc--7~ -=tD
'S~ c'JO +- -,1:

'56= z)s lZ~/fL)Z r5e~37~:Lf~

k:-- z(-trOA 1 --jl

V 'S -Jo}- ----

r J == o

ç!~ 'l,/L

L\ - zn

r-Jn z,
V. <' 0 -to ~ ( h r (,

L-_ -L/b

é. c>,
Jc:::JS-JCl f:f (,2 .,:-'

(Parte 2 de 2)

Comentários