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Ajustagem básica, Notas de estudo de Engenharia Mecânica

Ajustagem básica

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 15/12/2012

alex-gomes-ag-3
alex-gomes-ag-3 🇧🇷

4.6

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Baixe Ajustagem básica e outras Notas de estudo em PDF para Engenharia Mecânica, somente na Docsity! FIRJAN CIRS SESI SENAI 1EL AJUSTAGEM BÁSICA versão preliminar | SENAI-RJ e Mecânica « 1 CE 1 AJUSTAGEM BÁSICA SENAI-RJ • Mecânica Rio de Janeiro 2003 versão preliminar Ajustagem Básica 2003 SENAI-Rio de Janeiro Diretoria de Educação FICHA TÉCNICA Gerência de Educação Profissional Luis Roberto Arruda Gerência de Produto Darci Pereira Garios Produção Editorial Vera Regina Costa Abreu Coordenação Alda Maria da Glória Lessa Bastos Revisão Técnica Ézio Zerbone Revisão Editorial Taís Monteiro Projeto Gráfico Original Artae Design & Criação Programação Visual e Diagramação In-Fólio – Produção Editorial, Gráfica e Programação Visual Edição revista da apostila Ajustagem Básica do convênio SENAI-RJ / Michelin. SENAI-RJ GEP – Gerência de Educação Profissional Rua Mariz e Barros, 678 – Tijuca 20270-903 – Rio de Janeiro Tel.:(0xx21)2587.1116 Fax:(0xx21)2254.2884 GEP@rj.senai.br http://www.firjan.org.br APRESENTAÇÃO................................................... 11 UMA PALAVRA INICIAL ........................................ 13 FERRAMENTAS DE CORTE MANUAIS .................... 17 Ferramentas de corte manuais ................................................ 19 Limas.................................................................................... 19 Verificação de superfícies ....................................................... 25 Serras .................................................................................. 27 Ferramentas de talhar ............................................................ 31 TRAÇAGEM........................................................... 35 Traçagem .............................................................................. 37 Acessórios: desempenos ........................................................ 39 Cantoneiras e cubos de traçagem ........................................... 41 Morsas ................................................................................. 43 FURAÇÃO ............................................................. 45 Furação ................................................................................ 47 Brocas helicoidais .................................................................. 47 ESTUDO COMPLEMENTAR .................................... 75 Roscas ................................................................................. 77 Cotagem funcional ................................................................. 91 Sumário 1 2 3 4 Ajustagem Básica SENAI-RJ 11 A dinâmica social dos tempos de globalização exige dos profissionais atualização constan- te. Mesmo as áreas tecnológicas de ponta ficam obsoletas em ciclos cada vez mais curtos, tra- zendo desafios renovados a cada dia, e tendo como conseqüência para a educação a necessida- de de encontrar novas e rápidas respostas. Nesse cenário, impõe-se a educação continuada, exigindo que os profissionais busquem atualização constante durante toda sua vida – e os docentes e alunos do SENAI-RJ incluem-se nessas novas demandas sociais. É preciso, pois, promover, tanto para os docentes como para os alunos da educação profis- sional, as condições que propiciem o desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender, favorecendo o trabalho de equipe, a pesquisa, a iniciativa e a criatividade, entre outros aspec- tos, ampliando suas possibilidades de atuar com autonomia e de forma competente . Apresentação Ajustagem Básica SENAI-RJ 15 quanto a seu uso, fiscalizar as condições da cadeia produtiva e a adequação dos equipamentos de proteção. A redução do número de acidentes só será possível à medida que cada um – traba- lhador, patrão e governo – assuma, em todas as situações, atitudes preventivas, capazes de res- guardar a segurança de todos. Deve-se considerar, também, que cada indústria possui um sistema produtivo próprio, e, portanto, é necessário analisá-lo em suas especificidades, para determinar seu impacto sobre o meio ambiente, sobre a saúde e os riscos que o sistema oferece à segurança dos trabalhadores, propondo alternativas que possam levar a melhores condições de vida para todos. Da conscientização, partimos para a ação: cresce, cada vez mais, o número de países, empresas e indivíduos que, já estando conscientizados acerca dessas questões, vêm desenvol- vendo ações que contribuem para proteger o meio ambiente e cuidar da nossa saúde. Mas isso ainda não é suficiente. É preciso ampliar tais ações, e a educação é um valioso recurso que pode e deve ser usado em tal direção. Assim, iniciamos este material conversando com você sobre o meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, lembrando que, no seu exercício profissional diário, você deve agir de forma harmoniosa com o ambiente, zelando também pela segurança e saúde de todos no trabalho. Tente responder à pergunta que inicia este texto: meio ambiente, saúde e segurança no trabalho – o que eu tenho a ver com isso? Depois, é partir para a ação. Cada um de nós é respon- sável. Vamos fazer a nossa parte?
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