Práticas corporais alternativas (1)

Práticas corporais alternativas (1)

PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

Alunos:

Disciplina: Prática de conhecimento de ensino

Profº:

Atualmente, o ritmo de vida do homem está cada vez mais acelerado, devido ao ritmo das grandes cidades e das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade.

Atualmente, o ritmo de vida do homem está cada vez mais acelerado, devido ao ritmo das grandes cidades e das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade.

Tal estilo de vida pode levar a doenças e transtornos, como estresses intenso, depressão, síndrome do pânico, entre outros.

Devido a essa realidade, a promessa de uma tipo de atividade física voltada para o corpo e a mente se mostrou excelente para o perfil do homem moderno e suas necessidades.

AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

AS PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS

Tais práticas têm origens diferentes. Índia, Japão e China são exemplos de países que desenvolveram essas técnicas que utilizamos hoje.

Elas se configuram como opções diferentes daquilo que é tradicional, principalmente em termos de tratamentos de saúde, alimentação, ginásticas, vestimentas... Ou seja, um estilo de vida alternativo ao convencional.

Um ponto em comum dessas terapias é o controle da respiração. Acredita-se que é por meio do controle respiratório que o homem é capaz de atingir os estados meditativos da consciência.

Um ponto em comum dessas terapias é o controle da respiração. Acredita-se que é por meio do controle respiratório que o homem é capaz de atingir os estados meditativos da consciência.

A união dos movimentos corporais a ritmos respiratórios lentos e ordenados é a chave para se atingir uma prática completa.

PILATES

PILATES

O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

O foco do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.

YOGA

YOGA

Acredita-se que a yoga acalme o sistema nervoso e equilibre o corpo, mente e espírito. Os praticantes da yoga pensam que ela pode prevenir doenças e problemas de saúde específicos ao manter os meridianos de energia abertos e a energia da vida fluindo.

Yoga tem sido usada para reduzir a pressão arterial, diminuir o estresse, e melhorar a coordenação, flexibilidade, concentração, sono e digestão.

Também tem sido usada como terapia suplementar para diversas condições como câncer, diabetes, asma, aids e síndrome do intestino irritado.

TAI CHI CHUAN

TAI CHI CHUAN

O Tai Chi Chuan é uma arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas num todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.

O Tai Chi Chuan é composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, designados a estabilizar o equilíbrio das forças vitais do organismo (a união entre as forças vitais Yin e Yang).

AS PCAs E A EDUCAÇÃO FÍSICA

AS PCAs E A EDUCAÇÃO FÍSICA

As PCAs apresentam-se para a Educação Física como um novo leque de opções de atividades, emprestando a esta um discurso integrador do ser humano.

A inserção destas práticas junto a Educação Física se justifica na tentativa de construir um novo status ao corpo e ao movimento, expresso através de práticas que se diferenciam das tradicionalmente executadas nesta área, sistematizadas através dos esportes, das ginásticas, das lutas, entre outras.

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