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Apostila de AutoCAD 2006, Notas de estudo de Eletrônica

Apostila de AutoCAD 2006

Tipologia: Notas de estudo

2012

Compartilhado em 31/12/2012

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alex-gomes-ag-3 🇧🇷

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Baixe Apostila de AutoCAD 2006 e outras Notas de estudo em PDF para Eletrônica, somente na Docsity! Curso 2D ÍNDICE ÍNDICE ................................................................................................................................ 1 CAPÍTULO I ........................................................................................................................ 2 CAPÍTULO II ...................................................................................................................... 6 CAPÍTULO III .................................................................................................................... 11 CAPÍTULO IV .................................................................................................................... 15 CAPÍTULO V ..................................................................................................................... 18 CAPÍTULO VI .................................................................................................................... 21 CAPÍTULO VII ................................................................................................................... 26 CAPÍTULO VIII ................................................................................................................. 30 CAPÍTULO IX .................................................................................................................... 35 CAPÍTULO X ..................................................................................................................... 38 CAPÍTULO XI .................................................................................................................... 42 CAPÍTULO XII ................................................................................................................... 45 CAPÍTULO XIII .................................................................................................................. 51 CAPÍTULO XIV ................................................................................................................. 55 CAPÍTULO XV .................................................................................................................. 66 X / 1000= Y ............................................................................................................................................................. 71 X / 10 = Y ................................................................................................................................................................ 71 - 1 - Curso 2D CAPÍTULO I 1. Inicialização Para iniciarmos o AutoCAD 2006 é necessário dar um clique duplo no ícone da área de trabalho do seu computador. 2. Configurações Iniciais Configurações de arquivos, display, salvamento, impressão, sistemas, seleção, etc. são encontradas no Menu Tools → Options. O AutoCAD já reserva algumas configurações básicas que no decorrer do treinamento podem ser alteradas para otimizar algumas funções. 3. Familiarização 3.1 – Nome das Regiões Veremos agora como é formado o ambiente de trabalho e as funções que ele exerce na elaboração de um desenho - 2 - Ícones de Atalho Dynamic Input Menu de Barras Contador de Coordenadas Espaços de Modelação e Impressão Linha de Comandos Área Gráfica Tool Pallet Ícone UCS Cursor de Tela Curso 2D 3.4 – Ícones de Comando Os ícones de comando são formados por ícones mostrados no AutoCAD. Para ativá- los utilize o botão de seleção do mouse (esquerdo). Quando existir uma “seta” na parte inferior do ícone, isto significa que existem outras funções e para mostrá-las basta segurar o botão de seleção por alguns segundos e aparecerão os outros ícones de comando. Pode-se customizar os ícones de comando ou adicionar mais barras de ícones de comando clicando com o botão direito sobre qualquer um destes. 3.5 – Funções do Teclado O teclado exerce inúmeras funções nos comandos do AutoCAD. F1 – Help – Ativa o comando de ajuda do AutoCAD F2 – AutoCAD Text Window – Ativa e desativa a tela do AutoCAD Text Window, que na verdade é a linha de comando do AutoCAD, só que ampliado, mostrando mais linhas de comandos no monitor e dentro de uma janela. F3 – Osnap On/Off – Liga e desliga o sistema automático de detecção de pontos de precisão (osnap) F4 – Tablet On/Off - Ativa e desativa a mesa digitalizadora, se esta estiver sendo utilizada. Durante o curso não veremos como utilizar a mesa digitalizadora. F5 – Isoplane Right/Left/Top – Muda o tipo de perspectiva para desenhos isométricos. Neste curso não veremos como desenhar isometricamente. F6 – Coords On/Off – Liga e desliga o contador de coordenadas. F7 – Grid On/Off – Liga e desliga p Grid, que é uma grade de referência que veremos posteriormente. F8 – Ortho On/Off – Liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal). F9 – Snap On/Off – Liga e desliga o tabulador Snap, que será visto posteriormente. F10 – Polar On/Off - Liga e desliga o método de criação polar (mostrando posições verticais e horizontal na areal de trabalho). F11 – Otrack On/Off – Esta opção liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objetos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades. - 5 - Curso 2D CAPÍTULO II 1. Começando um Desenho 1.1 – Comandos de Inicialização e Finalização de um Desenho Os comandos para abrir e fechar um desenho estão no Menu Files, que é a primeira subdivisão do Menu de Barras. Os comandos de inicialização e finalização de um desenho são aqueles que criam, salvam e fecham um desenho, propriamente dito. Agora veremos os principais os principais comandos que se situam no Menu File: NEW – Cria um novo desenho a partir de um “desenho protótipo”, que é um desenho padrão com configurações iniciais já existentes, para facilitar o desenho. Este desenho protótipo é descrito pelo AutoCAD como TEMPLATE e possui a extensão DWT (Drawing Template). Se na tela inicial você não pedir nenhum desenho protótipo diferente do atual, ele vai carregar o ACADISO.DWT. OPEN – Abre um desenho já existente. O AutoCAD pode abrir vários desenhos ao mesmo tempo. SAVE – Salva um desenho que já está aberto no AutoCAD. Você pode salvar seu desenho com várias extensões diferentes: DXF, DWG de versões anteriores e DWT. SAVE AS – Salva um desenho que já está aberto no AutoCAD com outro nome, ou em outro diretório sem alterar o desenho atual. EXPORT – Exporta desenhos do AutoCAD (DWG) para outras extensões, entre elas: (WMF, STL, EPS, BMP, 3DS, etc.) EXIT – Sai do desenho e do AutoCAD. Pode ser executado através do teclado com o comando QUIT. Veremos agora então os comandos de tabulação da área de trabalho que , em geral, é utilizado por principiantes no AutoCAD ou em casos específicos onde suas funções possam automatizar drasticamente a tarefa de desenhar. Os comandos de tabulação se encontram no Menu Tools e no Menu Format: DRAWING LIMITS – Localizado no Menu Format, este comando configura as dimensões do espaço de trabalho, ou seja, o tamanho da folha em que iremos trabalhar. O DRAWING LIMITS pede uma coordenada inicial, que normalmente é 0,0 (X,Y) e uma final que é o tamanho área de trabalho. Não é obrigatório acertar o DRAWING LIMITS para se desenhar, a não ser que se use o GRID, que é uma grade de tabelas, como ponto de referência. DRAFTING SETTINGS – Localzado no Menu Tools, o Drafting Settings se divide em três partes: Snap and Grid, Polar Tacking e Object Snap. - Grid – Cria uma grade de pontos dentro do DRAWING LIMITS ajustado. Acerte seu espaçamento nas guias X e Y Spacing. Podemos ligá-lo e desligá-lo mais rapidamente através da tecla F7. - Snap – Tabula o cursor de tela na dimensão selecionada para que possamos desenhar com um pouco a mais de precisão. Pode ser - 6 - Curso 2D trabalhado em qualquer dimensão escolhida. Ajuste o Snap através dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base são utilizados para se trabalhar em um plano isométrico. - Polar Tacking – Polar Tracking é um sistema de ajuste “magnético” para se desenhar em uma certa angulação mais rapidamente. Normalmente vem ajustado para ângulos em 90°. O Polar Tracking pode ser muito bem visualizado quando se é desenhada uma linha na área de trabalho. - Object Snap – É outro sistema “magnético” para pontos de precisão em entidades. Com este item ligado podemos obter os comandos de precisão de uma entidade sem precisar entrar no Menu Osnap (botão do meio do mouse). Estes comandos de precisão serão vistos posteriormente. - Dynamic Input – Configura as opções e como é mostrado o Dynamic Input na área de trabalho. 1.2 – Comandos de Edição Os comandos de edição se localizam no Menu Edit. Os principais são: UNDO – Desfaz os últimos comandos acionados. Pode ser ativado pelo teclado através da tecla U. REDO – O contrário de UNDO, REDO desfaz o último UNDO. A partir do AutoCAD 2004 o REDO pode ser executado múltiplas vezes CUT (Clip) – Têm as mesmas características do comando Recortar de outros aplicativos. Recosta a parte selecionada para a área de transferência COPY (Clip) – Copia os objetos selecionados para a área de transferência. COPY with Base Point (Clip) – Copia os objetos selecionados para a área de transferência com um ponto base para locação. PASTE – Cola os objetos que estão na área de transferência na área de trabalho do AutoCAD. FIND – Procura um texto em um determinado desenho. - 7 - Curso 2D completamente dentro do polígono formado. Pode ser ativando digitando WP dentro do comando ativo. Crossing Polygon - Seleciona entidades através de um polígono de seleção criado na área gráfica. Este comando seleciona todas as entidades que estiverem tangenciando e que se situam na parte interna do polígono formado. Pode ser ativando digitando CP dentro do comando ativo. Fence – Seleciona entidades através de uma linha de seleção, que seleciona todas as entidades que intersectam esta linha. Pode ser ativando digitando F dentro do comando ativo. Desseleciona-se entidades utilizando qualquer destes métodos acima com a tecla Shift pressionada. Agora veremos como apagar uma ou mais entidades: ERASE – Apaga todas entidades selecionadas por qualquer método de seleção. Todas entidades podem ser recuperadas (até certo ponto) após apagadas pelo comando UNDO, digitando-se U com o ERASE ativo ou inativo. - 10 - Curso 2D CAPÍTULO III 1. Coordenadas Agora começaremos a desenhar com um pouco mais de precisão. Utilizaremos coordenadas como pontos de referência para construir nossas entidades. Lembrando um pouco a nossa matemática trigonométrica do segundo grau, vamos ver quais são os tipos de coordenadas existentes e como utiliza-las no AutoCAD: Coordenada Absoluta – Seu formato é X,Y. Refere-se ao ponto 0 (zero) da área de trabalho, aquele ajustado com o comando DRAWING LIMITS. Ele é o “Lower Left Corner” deste comando, lembra-se?! O formato X,Y indica a distância primeiro no eixo X e depois no eixo Y; tudo em relação ao ponto 0,0. Este tipo de coordenada é usada em casos específicos; raramente. Coordenada Relativa Cartesiana – Seu formato é @X,Y ou W. No formato @X,Y é dada uma distância em relação ao último ponto de um comando clicado na área de trabalho, ou seja, é a distância em relação a um outro ponto já existente. O formato W é dado à uma distância em relação ao ponto inicial. O ângulo de W e definido pela posição do cursor de tela na área gráfica. Normalmente utiliza-se este método com os auxiliares Ortho e/ou Polar para construção de entidades ortogonais. Coordenada Relativa Polar – Seu formato é @W<Φ. A coordenada polar pede- nos uma distância relativa W e um ângulo direcional Φ. O círculo trigonométrico que será utilizado que será utilizado durante nosso curso é mostrado na figura abaixo, mas ele pode ser alterado através do Menu Format com o comando UNITS, no botão Direction. 2. Menu Draw - 11 - 90o 180o 270o 0o Curso 2D Vamos conhecer agora os outros comandos para criação de entidades do Menu Draw que serão abordados neste curso: POINT – Este comando cria pontos que podem ser utilizados como auxiliares em alguns casos. O AutoCAD não entende como “ponto” somente um pequeno ponto que criamos na área de trabalho, mas existem vários estilos de pontos que podemos selecionar e alterar suas dimensões através do Menu Format, com o comando POINT STYLE. Os estilos de pontos existentes são os mostrados na figura abaixo: O tamanho do ponto (Point Size) pode ser em relação ao desenho (Set Size Relative To Screen) ou pode ter uma dimensão (Set Size in Absolute Units). RECTANG – Este comando cria retângulos ou quadrados como entidades únicas. POLYGON - Este comando cria polígonos regulares (faces iguais) de 3 a 1024 lados. Seus métodos de criação são polígonos inscritos (arestas tangentes) ou polígonos circuinscritos (face tangente). • DONUT – DONUT, que em português significa “rosquinhas”, cria entidades com este mesmo formato (anéis) ou se ajustarmos o diâmetro interno como 0 (zero) podemos criar círculos cheios (preenchidos com a cor atual em seu interior). - 12 - Curso 2D CAPÍTULO IV 1. Comandos de Precisão OSNAP Veremos agora uma parte muito importante do nosso curso: o menu OSNAP. Este nome e dado ao menu de comando de precisão do AutoCAD, que são comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja. Para ativar o menu OSNAP basta clicar no botão do meio do mouse se este for configurado para tal, senão pressione as teclas Shift + Enter e selecionar com o botão de seleção a opção de precisão desejada. Se não quiser o OSNAP, se este tiver sido clicado acidentalmente, pressione o botão de seleção fora dele ou utilize a opção None. Algumas das opções do menu OSNAP são direcionadas para desenhos tridimensionais, portanto não o veremos neste curso. Os comandos de precisão serão, a partir de agora utilizados com bastante freqüência. Para desenhos que exigem precisão é muito importante a utilização desses comandos, pois somente a partir deles você conseguirá um projeto confiável. Vamos agora conhecer os principais comandos de precisão: EndPoint - Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline , Line, Rectangle, Polygon, etc). Nenhum influi na captação deste ponto, nem de qualquer outro mencionado abaixo. MidPoint - Seleciona o ponto médio de uma linha. Intersection - Seleciona o ponto de intersecção entre duas entidades. Apparent Intersection - Seleciona uma intersecção aparente: não existente entre duas entidades. - 15 - Curso 2D Center - Seleciona o centro de uma circunferência ou de um arco. Quadrant - Seleciona o ponto de quadrante de uma circunferência ou de um arco. Perpendicular - Seleciona o ponto perpendicular de uma entidade em relação à outra. Normalmente usa-se para esticar ou construir linhas perpendiculares a outras existentes. Tangent – Utilizado para construir entidades tangentes à outra já existente, podendo ser feito entre linhas e círculos, linhas e arcos, círculos e círculos e arcos e arcos. Node - Seleciona como referencia um ponto construído com o comando POINT. - 16 - Curso 2D Insertion - Seleciona o ponto de inserção de textos, blocos e atributos, que depende do método em que estes são colocados na área gráfica. Veremos esse comando junto com os capítulos referentes a estes comandos a cima. Nearest - Seleciona um ponto qualquer em qualquer entidade, dependendo da posição do clique de seleção sobre ela. Extension – Seleciona um ponto a partir de uma extensão de um Endpoint, podendo até digitar um valor. Parallel – Constrói entidades paralelas a outras já existentes. Mid Between 2 Points – Seleciona o ponto médio entre dois pontos clicados na área gráfica None - Cancela o menu OSNAP, assim como clicando com o botão de seleção na área gráfica produz o mesmo efeito. - 17 - Curso 2D 4. Movendo a folha de desenho (comando Pan) Quando falamos em mover a folha, não significa mover o desenho. É como se fosse pegar uma folha na prancheta e movê-la, para melhor entendermos. No AutoCAD movemos a área gráfica através do comando Pan. Veja-o: Pan - Move a área gráfica para qualquer lado. O Pan, assim como o zoom realtime, é realizado em tempo real. Para utilizá-lo clicamos e seguramos no botão de seleção do mouse e arrastamos a área gráfica. Para desativar o pan, damos um enter no teclado ou um esc. Se dermos um enter no mouse aparecera uma nova barra de comandos que mostra a saída do comando (exit). Podemos ativar o Pan através do botão “rolante” do Wheel Mouse, bastando clicar e arrastar o botão. - 20 - Curso 2D CAPÍTULO VI 1. Modificando Entidades Veremos agora como modificar entidades dentro de um desenho. Todas entidades criadas pelo AutoCAD podem ser alteradas de alguma forma, acessando o MENU MODIFY. Um deles nós já estudamos no inicio do curso: é o comando ERASE, e já sabemos bem como utilizá-lo. Mas no AutoCAD não precisamos apagar uma entidade para criar outra diferente, podendo modificar sua estrutura através dos seguintes comandos: 2. Movendo Entidades (Comando Move) Este comando move uma ou mais entidades de uma posição para outra, podendo, assim como qualquer outro comando de modificação que veremos em seguida, utilizar-se dos comandos de precisão (menu Osnap) ou de coordenadas. Ao acionarmos o comando ele nos pede para selecionarmos entidades, depois pede um ponto de origem que e o ponto referencia para mover a entidade e um ponto de destino que é a distancia movida em relação ao ponto de origem. 3. Rotacionando Entidades (Comando Rotate) Este comando rotaciona uma ou mais entidades em torno de eixo pré-especificado. Ao acionarmos o comando, ele nos pede para selecionarmos entidades, após selecionarmos clicamos num ponto de área gráfica que e o eixo de rotação. Podemos rotacionar visualmente com o mouse ou digitar um ângulo absoluto em relação ao circulo trigonométrico. Podemos também rotacionar por “reference”, que é um ângulo relativo ao circulo trigonométrico. 4. Alinhando Entidades em Relação à Outra (Comando Align) Este comando alinha uma ou mais entidades em relação à outra. Este comando é um pouco mais complexo e bastante interessante. Veremos a figura a seguir por exemplo: se quisermos alinhar a diagonal inferior esquerda do retângulo com extremidade esquerda da linha e ao mesmo tempo alinhar a diagonal superior direita do retângulo com a linha perpendicularmente. Poderíamos dar um primeiro um move do circulo e depois dar um Rotate, mas o este não conseguiria deixar este preciso (tente fazer isso). Mas com o comando Align podemos fazer isso sem problema: primeiro ele nos pede um primeiro ponto que queremos mover, que e a diagonal inferior esquerda, logo após o ponto para onde vamos movê-la, que é a extremidade esquerda da linha, aparecerá então uma linha que mostra o sentido de alinhamento do ponto. Agora o comando nos pede um outro ponto que - 21 - Curso 2D será a diagonal superior direita e vamos colocá-la perpendicularmente à linha. Após tudo isso, clique no mouse duas vezes e note o resultado preciso (ver figura abaixo). 5. Esticando Entidades (Comando Stretch) Podemos esticar entidades em geral, com conexão de linha de construção, círculos e pontos. Quando dizemos esticar, significa aumentar ou diminuir o comprimento de uma entidade . Ao acionarmos o comando ele pede para selecionarmos entidades. Feito isso, clicamos num ponto de origem e posteriormente num ponto de destino. A distância entre dois pontos é a distancia em que a entidade foi esticada (ver figura abaixo). 6. Escalando Entidades (Comando Scale) O comando Scale aumenta ou diminui o valor numérico da escala de uma ou mais unidades. Podendo escalar qualquer entidade, com exceção de linhas de construção e pontos. Para escalar uma ou mais entidade, selecionando e clicamos num ponto de base que a partir de onde o objeto tende a crescer ou diminuir e clicamos na tela no tamanho desejado ou, precisamente, digitamos uma escalando no formato W ou W/Y ou ainda no formato referente. No formato W digitamos um numero que pode aumentar ou diminuir a escala do objeto, por exemplo: 2 (dobra o tamanho do objeto), 0.5(divide o valor numérico do objeto por 2.). No formato referente digitamos uma escala inicial qualquer e uma escala final que aumenta ou diminui o objeto. Por exemplo: se a escala inicial de um objeto for 2 e a final 4 dobraremos o valor numérico dele (tente enxergar isto). 7. Modificando Comprimento de Linhas (Comando Lengthen) Podemos modificar comprimento de linhas, polilinhas, arcos ou splines através do comando Lengthen. Quando acionamos o comando selecionamos uma entidade e, clicando sobre ela, vemos seu comprimento no prompt de comando. Então temos as seguintes opções de modificação: Delta - Adicionamos ou subtrai o valor numérico de uma linha ou polilinha. Este subcomando não funciona em splines (polilinhas com aresta arredondadas). Se o numero desejado for positivo, o comando adiciona, se for negativo subtrai. - 22 - Curso 2D 13.1– Editando Polilinhas (Comando Polyline Edit ou Pedit) O comando Pedit é encontrado no menu Modify. Uma polilinha pode ser editada de várias formas. As opções são mostradas no prompt de comando. Veremos elas agora: Close - Fecha uma polilinha aberta, transformando-a em um polígono. Join - Transforma linhas (construídas com o comando Line) em uma polilinha. Mas para esta se transformar-se, ela têm que estar em linhas (uma atrás da outra). Edit Vertex - Podemos editar as intersecções das linhas formadas por uma polilinha: movermos, quebramos, etc... Fit - Cria curvas acentuadas em polilinhas. Spline - Cria curvas em polilinhas, como se fosse uma Spline, mas não possui as mesmas propriedades de uma. Decurve - Retorna ao formato de linha, se a polilinha têm formato spline ou fit. Exit - Sai do comando pedit. 13.2 - Editando Multilinhas (Comando MLEdit) Veremos este importantíssimo comando num modulo único à frente. Onde veremos como criar, formatar e alterar multilinhas. 14. Comando Properties e MatchProperties São dois comandos que variam dos outros demais comandos de modificação. Veremos-los um a um: Properties - Comando capaz de alterar as propriedades particulares de qualquer entidade do auto cad. Este comando abre uma janela de diálogos para efetuar as alterações na entidade. Match Properties - Pede-se uma entidade e a partir desta transforma as outras selecionadas posteriormente em entidades com as mesmas propriedades da primeira (propriedade de texto, layes, cores, tipos de linhas, etc...). Por exemplo: Se selecionarmos uma entidade padrão (p. ex. uma linhas de cor branca) e posteriormente de outras de outras cores, como um retângulo vermelho e\ ou circulo amarelo, então tanto o retângulo quanto o circulo ficarão brancos. • Pode-se alternar entre os comandos TRIM e EXTEND segurando a tecla Shift com um dos comandos ativos. - 25 - Curso 2D CAPÍTULO VII 1. Comandos de Construção Os comandos de construção são aqueles que constroem entidades a partir de outras já existentes. Veremos agora quais são os comandos de construção que vamos ver em nosso curso. 2. Criando Cópias Muito cuidado para este comando não ser confundido com o Copy Clip. Ele copia qualquer entidade dentro do AutoCAD. Ao ser acionado, nos pede a seleção de objetos. Ao selecionar damos um ponto de origem (Base Point) e posteriormente um ponto final da entidade em relação ao ponto inicial. 3. Criando Entidades Paralelas (Comando OffSet) Este comando cria cópias paralelas de linhas, polilinhas, splines (neste caso, seguindo sempre a tangente de uma aresta ou curva). Para criá-las, selecionamos uma entidade, digitamos o valor de distância paralela (pedida no prompt de comando) e clicamos para o lado da entidade selecionada a qual desejamos criar a cópia. O comando fica ativo (criando cópias) ate clicarmos Enter. 4. Criando Entidades Espelhadas A palavra mirror em português significa espelho, e é exatamente o que vamos fazer com as entidades. Ao acionarmos o comando, vamos selecionar a(s) entidade(s) e depois criar uma linha de espelho, que na verdade é a linha onde vamos espelhar a(s) entidade(s). Normalmente trabalha-se com o ortho ligado. Fazendo o espelho, vamos escolher se preservamos a entidade espelhada ou se vamos apagá-la. Para detalhes, ver figura abaixo: - 26 - Curso 2D 5. Criando Múltiplas Cópias (Comando Array) O comando Array cria múltiplas cópias de uma ou mais entidades. Ao ativarmos o comando veremos a seguinte janela de diálogos: O botão Select Objetcts habilita a tela para seleção das entidades a serem multiplicas. O comando array se subdivide em dois modos, que se caracterizam pelo formato de multiplicação. São eles: Rectangular Array - Cria múltiplas cópias em fileiras: linha e colunas Nesta opção temos os seguintes parâmetros: Rows - número de linhas; Colums – número de colunas; Row Offset – distância entre linhas; Column Offset – distância entre colunas; Angle to Array – ângulo de multiplicação - 27 - 3 ROWS 9 COLUMS Curso 2D CAPÍTULO VIII 1. Criando e Modificando Hachuras 1.1. Aba Hatch e campos boundaries e options Vamos agora ver mais uma ferramenta de criação de desenho do AutoCAD: o comando HATCH, para a criação de hachuras nos desenhos. Quando acionamos o comando Hatch no menu de barras Draw ou através do ícone de comando, vamos defrontar com a seguinte janela de diálogos: Veremos agora o significado de cada campo de janela de diálogos: Type and pattern – Através do campo de type and pattern podemos selecionar o tipo de hachura que vamos criar em nosso desenho.Clicando no botão pattern (...) ou na figura swatch, veremos a seguinte janela de diálogos: - 30 - Curso 2D Esta janela nos mostra os vários tipos de hachuras padrão AutoCAD. No AutoCAD também podemos criar outros tipos de hachuras, mas isto faz parte de um curso mais avançado . Para selecionarmos algum tipo de hachura, basta clicar sobre o ícone ou sobre o nome dela. Custom pattern - Utiliza um arquivo de extensão .Pat do AutoCAD que contem matrizes de hachuras. É utilizado no caso de criação de novas hachuras, por exemplo, portanto não utilizaremos neste curso. Scale – Escala utilizada pelo comando HATCH, que define a densidade do tipo de hachura. Cada vez menor o número, maior será a densidade da hachura. Angle - Ângulo da hachura em relação ao formato original do ícone. Spacing – Para alguns tipos de hachuras este campo é ativado. O valor atribuído é a distancia numérica entre as linhas. Ligando o botão Double, criam-se linhas perpendiculares às originais. Add: Pick point - Clicamos na área gráfica um ponto dentro de uma região fechada (boundarie) o qual desejamos hachurar. Add: Select Objects - Selecionamos as entidades que formam um objeto fechado (polígono, circulo,etc) e esta área interna (boundarie) será hachurada. - 31 - Curso 2D Remove Boundaries - Quando clicamos com o subcomando Pick Point em uma região fechada, que possui uma outra entidade em seu interior, existirá então uma linha que não irá hanchurar (para exemplo, ver figura abaixo). Se necessitarmos hachurar no interior desta ilha, então deveremos removê-las do espaço de hachura com o subcomando Remove Islands. Recreate Boundaries – Recria uma polyline ou uma region (não vista neste curso) em torno de uma hachura existente selecionada. View Selection - Visualiza as entidades que foram selecionadas para hachurar. Inherit Properties - Com este botão selecionamos alguma hachura já existente no desenho, e após selecionadas, todas as propriedades desta aparecerão dentro de suas respectivas áreas , ou seja, poderemos construir uma nova hachura com as mesma propriedades da selecionada, sem precisar acertar todos seus parâmetros. Options – o campo options possui as seguintes opções de criação ou modificação de hachuras: Associative – cria uma hachura associada às entidades que a geraram (boundaries). Por exemplo, se esta entidade que em seu interior está hachurada for modificada em seu tamanho ou geometria, automaticamente a hachura acompanhará as novas dimensões, mas somente se esta opção estiver marcada; Create separate hatches – cria uma entidade de hachura diferente para cada boundarie selecionada; Draw order – define a ordem de disposição da hachura em relação às boundaries selecionadas Hatch origin – define a origem de “repetição” da hachura. Esta opção é alterada em casos que se necessite de um melhor ajuste de posicionamento da hachura. Por padrão, é utilizada a opção Use current origin. - 32 - Curso 2D CAPÍTULO IX 1. Ferramentas Veremos agora algumas ferramentas do AutoCAD que podem melhorar nosso desempenho. As ferramentas de trabalho podem ser encontradas no menu Tools. 2. Comando Speeling É o dicionário para a correção de palavras do AutoCAD. Funciona exatamente como outros dicionários de correção dos aplicativos da Microsoft (o Word, Excel, etc...). Com ele podemos corrigir qualquer tipo de texto selecionado, mas infelizmente o AutoCAD só vem com um dicionário de palavras em inglês. Para quem possui arquivos de dicionário, com a extensão CUS, pode-se alterar o tipo de dicionário através do botão Change Directories da janela de diálogos do comando Speeling. 3. Comando de Medição Vamos ver agora alguns comandos de medição de entidades e status de desenhos. Os comandos de medição se encontram no menu Tools - Inquiry Distance – Mede a distância entre pois pontos selecionados. Os resultados são fornecidos na linha de comando. Este ponto pode ser, por exemplo, a distância entre duas extremidades de uma linha. Área – Mede a área e/ou o perímetro de uma região. Para medir a área de uma região possuímos as seguintes opções que nos aparecem na linha de comando: - First Point... Next Point... - é a opção mais comum onde clicamos pontos na área gráfica que determinam a área e/ou o perímetro do polígono imaginário criado. - Object - seleciona um objeto em forma de polyline ou um círculo ou elipse, e responde na linha de comando sua área e perímetro. - Add - modo parecido com First Point... Next Point..., que soma várias áreas formadas por vários polígonos imaginários criado neste método. - Subtract - após acionarmos o método Add e criarmos a uma área imaginária (polígono imaginário), podemos subtrair a próxima área criada com o subcomando Subtract. List – Lista as propriedades de uma ou mais entidades, e nos mostra através do AutoCAD Text Window. ID Point - Mostra-nos as coordenadas de um ponto clicado na área gráfica, em de relação ao ponto 0, 0. Time – Além de mostrar a hora e a data atual, mostra a data de criação do desenho, da última modificação, o tempo total de edição e o horário do próximo AutoSave. - 35 - Curso 2D Status - Mostra o status do desenho: tamanho do arquivo, memória utilizada e o restante, número de entidades existentes, entre outros. 4. Object Snap Esta é uma grande ferramenta do AutoCAD. Com ela podemos selecionar os pontos de precisão sem precisar entrar no menu Osnap. Podemos modificar o Object Snap através do comando Drafting Settings, que nos mostra a seguinte janela de diálogos (ver figura abaixo): 5. Os Grips Quando clicarmos em qualquer entidade sem comando, aparecerá na tela pequenos pontos azuis. Estes são denominados Grips e podemos alterar sua configuração através do comando Options (Selection). Ativado, a seguinte janela de diálogos é mostrada (ver figura abaixo): - 36 - Curso 2D Através desta janela podemos modificar vários itens referentes al método de seleção de entidades. O campo do Selection Modes mostra o seguinte: Noun/Verb Selection - Ligado, permite que você selecione objetos sem nenhum comando e logo após que o comando é acionado, estes últimos objetos são automaticamente selecionados pelo comando propriamente dito. Use Shift To Add - Ligado, usa a tecla Shift em vez de Control para adicionar objetos a uma seleção. Press and Drag - ligado, permite que as janelas de seleção (Window Polygon e Cross Polygon) só sejam abertas pressionando o botão de seleção do mouse e arrastando-o com o botão ainda pressionado. Implied Window - Liga e desliga o método de seleção por janelas. Object Grouping - Liga e desliga o método de seleção por grupos. A criação de grupos veremos logo em seguida. Associative Hatch - Ligado, seleciona uma hachura em qualquer posição desta. Veremos a criação de hachuras posteriormente. - 37 - Curso 2D XXXXX Middle Center - Possui as mesmas funções que o formato Middle Middle Left - Alinha a parte esquerda e à parte média do texto em relação a um ponto clicado na área gráfica. XXXXX Middle Right - alinha a parte direita e a parte média do texto em relação a um ponto clicado na área gráfica XXXXX Bottom Left - Alinha uma parte um pouco mais abaixo do texto e à esquerda e em relação a um ponto clicado na área gráfica. XXXXX Bottom Center - Alinha uma parte um pouco mais abaixo do texto e a esquerda em relação a um ponto clicado na gráfica. XXXXX Bottom Right - Alinha uma parte um pouco mais abaixo do texto e a direita em de relação a um ponto clicado na área gráfica. XXXXX Quando não selecionamos nenhuma dessas justificativas, então o formato padrão é o Bottom Left, que alinha o texto ã esquerda em relação a um ponto clicado na área gráfica. Os SIGLE LINE TEXT podem ser editados através do menu do Modify – Text. - 40 - Curso 2D 3. Utilizando o Editor de Textos do AutoCAD O editor de textos do AutoCAD é similar a qualquer outro editor de textos encontrado no mercado. Ele pode ser ativado através do menu Draw  Text, com o comando MULTILINE TEXT. Ao ativar, o comando nos pede para abrirmos uma área na área de desenho e então é ativada a seguinte barra de ferramentas: Aparecerá também uma área para que seja digitado o texto. Os estilos de textos definidos em TEXT FORMAT também podem ser selecionados aqui. As justificações do SINGLE LINE TEXT também podem ser utilizadas aqui. A diferença é que ele é um editor de textos com recursos de tabulação e possui sistemas de procura de textos. O AutoCAD entende um texto feito pelo comando MULTILINE TEXT como se fosse uma só entidade e este pode ser editado através do Menu Modify – Text ou bastanto dar um clique duplo na entidade. 4. Inserindo Caracteres Especiais (símbolos) Podemos inserir caracteres especiais com qualquer um dos dois comandos de texto do AutoCAD através dos códigos: %%O- força um traço sobre o texto %%U - faz só um traço sob o texto %%C - desenha o símbolo de diâmetro %%D - desenha o símbolo de grau %%P - desenha o símbolo de tolerância - 41 - Justificação horizontal Justificação vertical Marcadore Inserir parâmetro “Caps lock” e soblinha símbolos Ângulo obliquo Espaçamento entre caracteres Largura da fonte Estilo da fonte fonte Tamanho do texto Negrito, itálico e sublinhado cor Exibir ou esconder régua Curso 2D CAPÍTULO XI 1. Formatando Tables As tables (tabelas) são entidades de produtividade que surgiram a partir da versão 2005 do AutoCAD. Esta ferramenta facilita a produção de tabelas, de modo que não é mais necessário desenhar as linhas e posicionar os textos destas. Antes de desenharmos as tables precisamos, assim como alguns comandos já vistos, criar um estilo para ela. Para isto entramos no Menu Format  Table Style. Então visualizaremos a seguinte janela de diálogos: Por padrão, já existe um formato denominado Standard. Podemos criar um novo estilo clicando no botão New. O comando nos pede um nome para o novo estilo e mostra a seguinte janela de diálogos: A janela de diálogos possui três abas que são praticamente iguais. Somente é alterado a área de atuação de cada uma delas: Aba Data – formata os campos de dados da tabela; Aba Column Heads – formata o cabeçalho das colunas da tabela; - 42 - Curso 2D CAPÍTULO XII 3. Criando Bibliotecas Básicas No AutoCAD podemos criar vários tipos de bibliotecas e de várias maneiras. Mas a maneira mais simples e nada complexa, que não utiliza a parte de programação do AutoCAD, e que faz parte deste curso básico de AutoCAD, são as bibliotecas através de Blocks. Os blocks podem ser criados para serem bibliotecas de um só desenho (comando Make Block) ou a tornar-se um arquivo de extensão DWG do AutoCAD para ser o utilizado em qualquer desenho (comando Wblock). Os blocks não precisam necessariamente aparecer na área gráfica, eles podem fazer parte de uma lista de blocks, que, de certa forma, ocupa espaço (bytes) em um desenho. Os Wblocks, que na verdade são um outro desenho, após ser inserido no AutoCAD, sem serem explodidos, tornam-se blocks e entram na lista de blocks. 4. Criando e Inserindo Blocks Podemos criar blocks através do comando Make Block no Menu Draw - Block. Quando ativar o seu comando, vamos nos deparar com a seguinte janela de diálogos: Veremos então a função de cada campo deste: - 45 - Curso 2D Name - É o campo damos um nome para o block Base Point - Identifica o porto de inserção do block através do botão Pick Point, que nos pede um ponto clicado na área gráfica (que podem ser um ponto de precisão), ou através dos campo X, Y, Z (no nosso caso X, Y) digitando-se os valores das coordenadas do ponto de inserção. Objects - Seleciona as entidades que farão parte do Block. Temos também as opção Retain, que mantém as entidades selecionadas como estão (sem alterar suas propriedades), Convert To Block, que converte as entidades selecionadas em um block e Delete, que apaga as entidades selecionadas após formar o block. Preview Icon – Opção que cria ou não um ícone para visualização do block. Muito utilizado se a biblioteca formada for utilizada no AutoCAD Design Center, que veremos posteriormente. Insert Units – Campo descritivo para especificar a unidade do block. Description – Campo para descrição sumária do block. 5. Criando e Inserindo WBlocks Para criar com os wblocks, que são partes do desenho que se transformarão num arquivo DWG, devemos digitar no teclado o comando wblock. Então veremos a seguinte janela de diálogos: - 46 - Curso 2D Os campos Base Point e Select Objects são idênticos ao do comando Make Block, portanto veremos os outros campos: Source – Source contém os seguintes itens: Block: Cria um wblock a partir de um Block existente; Entire Drawing: Todo desenho se transforma em um wblock (na verdade, uma cópia do desenho); Objects: Habilita os itens Pick Point e Select Objects para que o Wblock a ser formado possa ser selecionado. Destination – Destination contém os seguintes itens: File Name:Nome do novo arquivo a ser criado; Location: Diretório de destino; Insert Units: Campo descritivo para especificar a unidade do block. 6. Inserindo Blocks ou WBlocks Podemos inserir os blocks criados dentro de um desenho ou wblocks através do comando Insert Block no menu Insert. Ao ativarmos o comando veremos a seguinte janela de diálogos (ver figura abaixo ): Veremos então a função de cada campo: Name – Insere blocks ou wblocks. Se e inserirmos um block, ele já deve estar na lista que é mostrada na barra Drop Down. Se clicarmos no botão Browse, vamos inserir um wblock, que é um arquivo de desenho DWG. Insertion Point – Especifica se o ponto de inserção será definido no desenho ou na janela de diálogos. Normalmente utiliza-se especificar no desenho. Scale – Especifica se a escala do Block ou WBlock será definida no desenho ou na janela de diálogos. O botão Uniform Scale define se o escalonamento será uniforme (X e Y uniformes) ou não (X depois Y) - 47 - Curso 2D 9. Tool Palletes Podemos ainda montar uma biblioteca ainda mais personalizada através da ferramenta Tools Palletes. Para adicionar um item a Tool Pallete, basta abrir o AutoCAD Design Center e arrastar o desenho (block) para o Pallete. Para apagar, botão direito sobre o desenho e Delete. Para criar uma nova subdivisão na Tool Pallete é necessário criclar com o botão direito sobre e ativar o comando New Tool Pallete. O AutoCAD permite a utilização de uma Tool Pallete por perfil de usuário. O comando ATTDIA define se no momento de inserção do Block Atributado, os paramétrios serão mostrados na linha de comando (valor 0 – zero) ou em uma janela de diálogos (valor 1 – um). - 50 - Curso 2D CAPÍTULO XIII 1. Layers ou Camadas de Trabalho Um layer é uma camada de desenho definida previamente, facilitando o gerencioamento e manuseio do desenho. Difícil entender falando assim. Veremos então como criar, utilizar e modificar um layer para melhor entendermos do que se trata. 2. Criando um Layer Através do menu format – Layer ou do menu de barras, ativamos a seguinte e janela de diálogos: Para criarmos a uma nova layer, basta clicar no botão New Layer e escrever seu nome no campo name. Para configurarmos uma layer utilizaremos os seguintes campos, também mostrados no desenho acima: On - Quando um layer está no formato on, ou seja, com o ícone da lâmpada acesa, esta fica visível ao ser impressa. Isto não acontece quando o desligamos a layer. Além de invisível, ela também pode ser modificada (regenerada). Para desligá-la, clica -se na lâmpada. - 51 - New Layer Delete Layer Set Current New Property Filter New Group Filter Layer States Manager Curso 2D Freeze (in All Viewport) - Quando um layer está no formato Freeze (congelada), ela não é mostrada na área gráfica e nem pode ser modificada em qualquer Viewports (ver módulo de comando os visualização). Lock - Loca um layer, deixando suas propriedades (cor, posição, etc...) imutáveis enquanto locada. Color - Altera a cor de um layer. Linetype - Altera o tipo de linha de um layer. Mas antes precisamos carregar o os tipos de layer através da seguinte janela de diálogos: A janela de diálogos à esquerda é acionada quando clicamos no campo linetype na janela de diálogos principal do comando layer. Através do botão load nesta janela podemos carregar os vários tipos de linetype do AutoCAD mostrados na janela ã direita. Com o botão file desta janela podemos carregar o arquivo de estilos de linha. No AutoCAD só existe um. Para criar a outros arquivos de estilos de linhas, somente através de uma programação mais avançada no AutoCAD. Podemos também ativar a janela de diálogos de tipos de linhas (linetype) através da segunda pasta da janela de diálogos principal (pasta linetype) ou no menu de barras Format – Linetype. Quando utilizamos um e linetype com linhas espaçadas (por exemplo, linhas do tipo "_____ _ ____"), podemos configurar a distância para todos os tipos de layer através do comando LTSCALE ( ditando no teclado) ou de um item só através do comando Properties. Cada vez menor o valor, menor é o espaçamento entre as linhas, que são mostradas na área gráfica. - 52 - Curso 2D CAPÍTULO XIV 1. Formatando o estilo de dimensionamento Podemos criar dimensões facilmente através do AutoCAD, mas antes de tudo, precisamos formatar e/ou criar um estilo de dimensionamento. Fazemos isso através do menu Format - Dimension Style. Acionando este comando, veremos a seguinte e janela de diálogos: Nesta e janela veremos como seguintes campos: Styles – Mostra os estilos de cota existentes; List – Mostra todos os estilos de cota existentes (all styles) ou só os estilos em uso (styles in use); Preview – Mostra um exemplo de como vão ficar as cotas (pré-visualização); Description – Mostra uma descrição do estilo selecionado, comparando com o estilo similar. Botão Set Current – Torna o estilo selecionado no campo Styles o estilo corrente. Esta janela também dá acesso à divesos botões para criação / modificação / serviços dos estilos de cotas. Veremos-os um a um: 1.1 - Criando um novo estilo de dimensionamento Podemos criar um novo estilo de dimensionamento através do botão NEW, que no abre a seguinte janela de diálogos: - 55 - Curso 2D New Style Name – Nome do novo estilo; Start With – Estilo de origem o qual o novo estilo será criado. Pode ser selecionado entre todos os estilo existentes na paleta STYLES da janela anterior, onde será criado um estilo que será cópia do selecoinado; Use For – Gama de utilização do novo estilo de cota: para todas as dimensões (all dimensions) ou para determinadas dimensões (angulares, lineares, etc...). Utiliza-se normalmente ALL DIMENSIONS; Clicando o botão CONTINUE veremos a seguinte janela de diálogos: Esta janela se subdivide em seis paletas, que veremos em detalhes posteriormente, que tratam o seguinte: Text and Arrows - Configura linhas e setas da cotas quanto às suas dimensões, cores, espessuras, etc.; Text – Trata da configuração de textos das cotas em geral em relação às suas dimensões, cores e posicionamento; Fit – Trata do posicionamento de texto e setas em relação à “cotas apertadas”, ou seja, quando o texto e/ou setas não cabem entre as linhas de extensão (ver tópico sobre linhas de extensão adiante). Trata também sobre a escala geral da cota (overall scale); - 56 - Curso 2D Primary Units – Trata das unidades primárias da cota do AutoCAD; Alternate Units – Trata das unidades alternativas da cota do AutoCAD; Tolerances – Configura as tolerâncias de cota de desenho do AutoCAD. Vamos estudar agora cada uma destas paletas detalhadamente. 1.2 – Paleta LINE AND ARROWS Dimension Lines e Extension Lines – Neste campo vamos configurar os parâmetros da linha de dimensão da cota, que é aquela que liga entre os dois pontos da cota (onde fica o texto) e a linha de extensão, que é aquela que liga até a base do desenho. No campo SUPRESS, podemos fazer com que a primeira metade e/ou a segunda metade da linha de dimensão / extensão não apareça. Como o campo supress first ligado na linha de extensão, sobre a linha da cota onde foi dado o primeiro clique na área gráfica. No campo EXTEND BEYOND TICKS podemos configurar a extensão da linha de dimensão de cota que ficará para fora, em alguns tipos de setas, que é o caso da Arrow Tick (/). No campo BASELINE SPACING de dimension line podemos configurar a altura de cada linha em uma cota do tipo BaseLine Dimension (que veremos adiante). - 57 - Curso 2D 1.4 - Paleta FIT Fit Options – Neste campo temos a seguintes opções para cotas com valores "apertados": EITHER THE TEXT AND ARROWS, WHICHEVER FITS BEST - Posiciona de melhor maneira visual texto e setas da cota; ARROWS - Joga para fora somente o texto da cota, preservando as setas; TEXT - Joga para fora somente a setas da cota, preservando o texto; BOTH TEXT AND ARROWS - Quando não há espaço possível para posicionar textos e setas, com esta opção ligada, elas são jogadas para fora da cota; ALWAYS KEEP TEXT BETWEEN EXT(extension) LINES – Nunca joga texto nem seta para fora da cota; SUPRESS ARROWS IF THEY DON’T FIT INSIDE THE EXTENSION LINES – Se marcada esta opção, a seta desaparece se não couber entre as linhas de entensão. Text Placement – Quando o texto não couber entre as extension lines, o AutoCAD pode posicionar: BESIDE THE DIMENSION LINE – Ao lado da linha de dimensão; OVER THE DIMENSION LINE, WITH A LEADER - Cria uma cota LEADER que aponta para o texto da cota em uma posição afastada da cota, onde haja mais espaço; OVER THE DIMENSION LINE, WITHOUT A LEADER - Joga o texto da cota para uma posição afastada da cota, onde haja mais espaço, sem criar uma cota LEADER. Scale for Dimension Features – Podemos o formatar a escala geral de todos os valores acima mencionados. Por exemplo: se quisermos dobrar o valor de todos os valores acima citados, basta mudar o USE OVERALL SCALE de 1 para 2. Podemos trabalhar também com cotas em PAPERSPACE (veremos no capítulo sobre impressão) marcando a caixa SCALE DIMENSIONS TO LAYOUT. - 60 - Curso 2D Fine Tuning – Neste campo fazemos “ajustes finos” da pasta FIT: PLACE TEXT MANUALLY WHEN DIMENSIONING – Podemos posicionar o texto manualmente sobre a dimension line quando formos cotar, ignorando a opção HORIZONTAL na paleta TEXT; ALWAYS DRAW DIM LINE BETWEEN EXT LINES – Se marcado, sempre desenha a linha de dimensão quando a cota estiver “apertada” entre as linhas de extensão. 1.5 - Paleta PRIMARY UNITS Linear Dimension – Neste campo selecionamos o tipo de unidade (tipo de número) a ser utilizado. UNIT FORMAT - Seleciona o tipo de unidade utilizada (arquitetural, de engenharia, fracional, etc.). Normalmente utilizamos a DECIMAL; PRECISION – Número de casas depois da vírgula (casas decimais no caso da UNIT FORMAT igual a DECIMAL); FRACTOIN FORMAT – Somente para UNIT FORMAT igual a FRACTIONAL; DECIMAL SEPARATOR – Separador da casa decimal (vírgula, ponto ou em branco); ROUND OFF – Sistema de arredondamento do AutoCAD. Se, p. ex., colocarmos um valor igual a 0.25, o AutoCAD arredondará valores de 0.25 a 0.25. 1.4 vira 1.5, 1.7 vira 1.75 e assim por diante. O valor 0 (zero) não arredonda, o que previne erros de informação das cotas, mostrando erros no desenho. PREFIX AND SUFIX - Nos campo Prefix e Sufix podemos escrever qualquer texto e/ou colocar qualquer número antes ou depois do texto da cota; SCALE FACTOR – Neste campo escalamos o valor do texto da cota utilizada. Por exemplo: se cotarmos uma distância entre dois pontos, e esta distância for 15, podemos dobrá-la seu valor linear for dois. Então o valor que aparecerá na cota será trinta, mas o valor real continuará sendo 15. Este item é muito utilizado para cortes escalados (aumentados ou diminuídos em suas escalas) para facilitar sua cotação. - 61 - Curso 2D Também pode ser aplicado somente para PAPERSPACE clicando no botão APPLY TO LAYOUT DIMENSIONS ONLY (veremos no capítulo de impressão); ZERO SUPRESSION: Leading - transformam 0.5000 em .5000 Trailing - transforma 12.5000 em 12.5 Feet - transforma 0'-6 1/2" em 6 1/2" Inches - transforma 1'-0" em 1' Angular Dimensions – Formata o tipo de ângulo utilizado em cotas do tipo Angle (que veremos a seguir ). Os formatos podem ser: decimal, Deg-Min-Sec, Grados, Radianos, etc. Os campos PRECISION e ZERO SUPRESSION s ao análogos aos que existem nos campos LINEAR DIMENSION. 1.6 - Paletas ALTERNATE UNITS e TOLERANCES - 62 - Curso 2D Leader Dimension – Cota, sem mostrar o valor real, qualquer entidade. Esse tipo de cota, na verdade, é uma seta normalmente utilizada para indicar alguma parte do desenho e escrever algum valor ou notação no seu texto. Dimension Edit – Com este comando podemos alterar vários parâmetros do texto de uma cota. São eles: HOME -Se um texto de uma cota estiver fora da posição (foi arrastada sem querer, por exemplo), os subcomando Home o coloca na posição original, conforme configuração no comando Dimension Styles. NEW - altera o valor do texto da cota. Ao acionarmos este subcomando, irá nos aparecer a tela do Multiline Text Edito. O valor desejado pode ser editado (o valor real da cota não mais aparecerá se não houver o símbolo <>) e então alterado. ROTATE - Rotaciona o texto de uma cota. Basta fornecer o a ângulo desejado e selecionar as cotas que serão modificadas. OBLIQUE - altera o a ângulo público (de posição) da cota . Dimension Text Edit – Altera a posição da cota e do texto no desenho. Dimension Style – É o comando visto anteriormente, que cria e formata estilos de cota no menu flutuante. Dimension Update – Dimension Update - Se algum tipo de mudança foi feita no estilo de dimensão (através do comando Dimension Style), podemos a atualizar as cotas que já estavam feitas anteriormente, antes da modificação. Por exemplo: se alterarmos no Dimension Style a cor do texto da cota que estávamos desenhando anteriormente, para atualizarmos (passar as cotas antigas para a cor atual), basta ativar o Dimension Update e selecionar as cotas alteradas, ou para facilitar, digite All e selecione todas. - 65 - Circuito A Curso 2D CAPÍTULO XV 1. Introdução No AutoCAD pode-se utilizar dois métodos de impressão / plotagem de desenhos. A plotagem mais simples, através do Model Space (somente para 2D) e através do Paper Space (para 2D e 3D). Estaremos estudando a fundo toda a impressão através do Model Space e exemplificando através do Pape Space posteriormente. 2. O Comando de Impressão Para ativarmos a janela de diálogos de impressão clicamos no menu FILE -> PLOT.... Veremos então a seguinte janela de diálogos: Temos então os seguintes campos: Page Setup – Podemos salvar parâmetros de impressão através deste campo. Com o botão ADD podemos adicionar uma configuração de parâmetros atuais de impressão e salvá-la. Deve-se fazer isto após configurar estes parâmetros; - 66 - Curso 2D Printer / Plotter – Local onde é selecionada a impressora / plotter e pode-se ajustar as suas propriedades (botão properties). Deve-se anteriormente ter instalado o drive da impressora através do Windows ou do Wizard do AutoCAD (Menu Tools  Wizards  Add Plotter). Podemos imprimir em um arquivo para que este possa ser impresso fisicamente mais tarde. Para isto marcamos o botão Plot to File. Com a impressora física instalada, e com posse do arquivo de impressão (não é necessário o arquivo DWG) basta digitar o seguinte comando no prompt do DOS COPY (NOME DO ARQUIVO).PLT LPT1 Paper Size – Parametriza o tamanho do papel. Disponível somente os tamanhos suportados pela impressora ou plotter selecionada; Plot Area – Área específica de impressão, podendo ser: Display: imprime todo o conteúdo visível do zoom do AutoCAD no momento de ativação do comando PLOT; Extents: imprime toda a área compreendida pelo desenho; Limits: imprime todo o Limits do desenho, definido pelo comando DRAWING LIMITS; View: Imprime uma vista pré-salva através do comando NAMED VEWS; Window – Abre uma janela para seleção da área a ser impressa. Plot offset – Posicionamento X e Y da área a ser impressa em relação à folha. O botão CENTER TO PLOT centraliza o desenho na folha; Plot Scale – escala de impressão do desenho. A opção SCALE TO FIT cria uma escala que coloca toda a área de impressão dentro da área imprimível da folha. A impressão pode ser feita em mm ou polegadas. Para unidades diferentes destas, veremos uma regra mais adiante; - 67 - Curso 2D Drawing Orientation – Posicionamento do desenho em relação à folha. Pode ser em formato de retrato (portrait) ou paisagem (landscape). Plot upside-down imprime de ponta-cabeça. 4. Imprimindo no Paper Space Os parâmetros de impressão para o ambiente em Paper space são os mesmos, porém o método de determinação da área de plotagem é diferente Para determinar a área de plotagem devemos inserir o “espaço de modelação” (PS) dentro do “espaço de modelação” (MS). Automaticamente o AutoCAD já insere o MS dentro do OS, mas mais MS podem ser inseridos dependendo da necessidade. Clicando na aba LAYOUT entramos no PS. Dando um clique duplo no MS, entramos no Model Space onde podemos efetuar mudanças no desenho como se estivéssemos na aba MODEL (MS) A barra de ferramentas VIEWPORTS nos ajuda a configurar a área de trabalho do OS. Abaixo vemos sua figura e vamos estudar cada um de seus componentes: DISPLAY VIEWPORT DIALOG – cria automaticamente no PS , Viewports de MS já “pré-montados”. Este comando é o comando VIEWPORT, visto no capítulo sobre visualizações para, neste caso, gerar MS´s nos OS. SINGLE VIEWPORT – cria uma única Viewport MS no OS de formato quadrático ou retangular. POLYGONAL VIEWPORT - cria uma única Viewport MS no OS de formato poligonal de lados a ser definido. CONVERT OBJECT TO VIEWPORT – Converte uma Polyline em uma Viewport MS CLIP EXISTING VIEWPORT – Cola os parâmetros ajustados em uma Viewport MS em outra Viewport MS a ser construída neste comando. Em podemos configurar a escala do MS no OS, ou seja, ao imprimirmos a folha (Paper Space), a escala de impressão é 1:1, porém a escala do desenho (Model Space) já está previamente escalado. Esta escala é dada pelo campo acima que automaticamente já ajusta o zoom para a escala definida. - 70 - Curso 2D 5. Desenhos em Centímetros e Metros em Model Space Como vimos anteriormente, o AutoCAD só imprime desenhos em milímetros e polegadas (inches). Para imprimir desenhos em cm ou mm através do Model Space, já que este não traz a folha em mm pronta, utilizamos a seguinte fórmula: Para desenhos em METROS: X – número de vezes que a folha foi aumentada Y – Escala que deverá ser digitada no comando Plot X / 1000= Y Para desenhos em CENTÍMETROS: X – número de vezes que a folha foi aumentada Y – Escala que deverá ser digitada no comando Plot X / 10 = Y - 71 -
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