FTT – FACULDADE DE TECNOLOGIA TERMOMECÂNICA TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS – ESA 2

Grupo:Bruno Pagani RM: 021126661 nº 31
Cinthia ShinodaRM: 021126541 nº 19
Vítor Torres FreireRM: 021126287 nº 01

Profª. Me. Joyce Regina de Barros

Fundamentos de Tecnologia dos Alimentos Grupo 2 – Refrigerante de Laranja

9 LINHAS DE ACONDICIONAMENTO (ENVASE)

1. O ENVASE DE REFRIGERANTES DE MODO GERAL

Como visto anteriormente há duas formas pelas quais o refrigerante pode ser produzido: pelo processo contínuo e pelo processo de batelada.

seguido do fechamento hermético da garrafa

O processo contínuo não é tão comum atualmente por ser voltado para pequenas indústrias. Neste caso o xarope composto é dosado diretamente na garrafa e então há adição de água carbonatada até completar o volume necessário,

Já o processo por batelada (mais conhecido como Pré-Mix), é bem mais comum: neste caso o xarope composto é colocado com a água tratada num prémisturador e depois é iniciado o resfriamento para então ocorrer a carbonatação (por difusores nas tubulações ou em tanques compostos por um desaerador, um misturador e o carbonatador), após isso a bebida segue para a enchedora e depois para a fechadora/rotuladora.

De modo geral a enchedora funciona como uma grande esteira que recebe as embalagens já sanitizadas, possuindo dosadores que despejam o produto vindo dos tanques nas garrafas, transferindo-as automaticamente para o fechamento e lacre. Esse processo deve ser realizado suavemente, para evitar a formação de espumas.

Todo o maquinário deve ter saneamento adequado para não virar uma fonte de contaminação durante o processo e minimizar a incorporação de ar, evitando perda de gás e oxidação. Tanto a etapa de carbonatação quanto de envase são realizadas a frio também para evitar a perda de CO2.

Assim, logo após a finalização das garrafas, essas vão seguindo por um transportador de embalagens, sendo codificadas e alinhadas para entrar em uma empacotadora. Nesta última fase as garrafas são agrupadas (geralmente em duas fileiras de quatro unidades), envoltas por um plástico termo-encolhível e conduzidas a um forno para finalizar o embalo, já saindo do equipamento em pacotes prontos para comercialização.

Portanto, não existe um método único ou um único equipamento específico para o envase de refrigerantes, pois esta etapa está diretamente relacionada com o porte da empresa, a velocidade de produção, o método de fabricação, o material da embalagem e até mesmo a origem da garrafa: se a empresa a produz a partir da pré-forma, se a empresa já a compra pronta ou se ela é reutilizável e precisa passar por uma etapa prévia de limpeza, por exemplo.

Outros equipamentos relacionados à linha de envase de produtos carbonatados:

Sopradores de PET; Posicionadores de potes;

Envasadora;

Aplicadora de etiqueta sleeve ou auto-adesiva;

Seladora;

Tampadora e rosqueadoras;

Sistema de agrupadores com filme flexível;

Sistema de encaixotamento;

Sistema de codificação; Paletizadores;

Sistema de inspeção e detecção de furos;

Sistema de controle de peso;

2. LINHA DE ENVASE – METILO ORANGE A Metilo Orange possui uma linha de envase constituída por:

01 – Posicionador de garrafas; 02 – Transportador pneumático;

03 – Monobloco Rinser-Enchedora-Tampadora;

04 – Alimentador pneumático de tampas;

05 – Carbonatador;

06 – Transportador de garrafas cheias;

07 – Empacotadora;

08 – Transportador de pacotes;

09 – Conjunto paletizador;

Descrição: Como a Metilo Orange não utiliza garrafas retornáveis, as garrafas vindas diretamente do produtor são dispostas no Posicionador de garrafas (01), a

Conjunto paletizador (09);

partir da qual entram na produção pelo Transportador pneumático (02) até a etapa de envase propriamente dita. Isto ocorre no Rinser-Enchedora-Tampadora (03), um equipamento que acumula a função de, respectivamente, lavar, preencher e tampar as garrafas, sendo as tampas provenientes do Alimentador pneumático de tampas (04) e o refrigerante do Carbonatador (05). Já finalizadas as garrafas seguem pelo Transportador de garrafas cheias (06), até a Empacotadora (07), onde os pacotes de 8 unidades são formados e de lá levados pelo Transportador de pacotes (08) até o

3. DESCRIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS PARA O ENVASE:

01 – Posicionador de garrafas

Consiste em um disco principal giratório e inclinado, em cuja periferia estão dispostas as peças seletoras de garrafas. Estas peças seletoras têm a forma de gabaritos dos frascos e estão ligadas a funis para caída dos mesmos. O tamanho do equipamento é em função do número de seletores que necessitamos para atender a produção e a altura da garrafa. Sobre o disco principal, existe um outro disco, denominado de distribuidor, que gira em sentido contrário ao principal para melhorar a repartição de frascos e, portanto, o carregamento dos citados seletores. As garrafas mal posicionadas nos seletores são devolvidas a zona de carregamento por sopro de ar. Assim se assegura que todos os frascos que cheguem à zona de caída estejam perfeitamente posicionados. A forma especial dos gabaritos seletores faz com que só possam descer aos funis, garrafas com seus gargalos para cima. Para melhorar a estabilidade das garrafas, existe na esteira transportadora de saída um sistema de sucção à vácuo. A capacidade de produção pode variar de 9000 a 20 garrafas por hora.

02 – Transportador pneumático

Transporta as garrafas de uma etapa a outra. Geralmente são aptos para trabalhar com garrafas de PET e de vidro, sendo construídos integramente em aço inox com pés tubulares em aço inox com reguladores de altura para nivelamento dos transportadores.

03 – Rinser-Enchedora-Tampadora;

Os vasilhames chegam até a máquina guiados pelo transportador e são recebidas por um conjunto de estrelas com pinças em aço inox sincronizadas que transferem as garrafas de um bloco para outro presas pelo gargalo.

Rinser: É uma estrutura construída em aço, de rinser rotativo com 10 pinças pegadoras de garrafas construídas em aço inox. Válvula de enxágue em aço inox que somente libera o jato com presença de garrafas.

Enchedora: Possui 10 dispositivos em aço inox para pegar a garrafa pelo gargalo e posicionar a mesma nas válvulas (sem pistões). Possui tubo de alimentação e de distribuição de produto, tanque anelar e todos os elementos que entram em contato com o produto construídos em aço inox 304 polido sanitário. As 10 válvulas de enchimento são do tipo isobarométrica de alto desempenho com centralizador de garrafas. A abertura das válvulas é por sistema pneumático de controle automático.

Tampadora: A Torre tampadora possui 5 cabeçotes tampadores-roscadores do tipo torquimétrico magnético para ajuste do torque com sensor de presença de tampas.Todo o conjunto encontra-se preparado para um determinado diâmetro de tampa rosca plástica.

• Tempo de esguichamento: 1 seg e 2 seg • Comprimento: 2.140 m

• Peso aproximado: 4.500 kg

04 – Alimentador pneumático de tampas;

Local onde as tampas são armazenadas e enviadas para a tampadora.

Podem existir diversos modelos, que trabalham com diferentes tipos e tamanhos de tampa, sendo capaz de produzir até 50.0 unidades/h. Devem ser de aço inoxidável polido sanitário grau alimentício. O equipamento é controlado automaticamente por sensor de presença instalado no classificador de tampas da enchedora.

05 – Carbonatador;

Como dito anteriormente, existem diversos modelos, com funções acopladas, como a de desaerador. A empresa Metilo Orange possui um sistema pré-mix composto por desaerador, misturador e carbonatador construídos integralmente em aço inox 304, com desaerador de água a temperatura ambiente em 3 recipientes verticais de aço inox e misturador de água e xarope. Pré-carbonatação com fluxômetro que injeta CO² na tubulação de alimentação ao tanque carbonatador. Tanque carbonatador construído em aço inox, com polido sanitário, com controle automático de nível, válvula pneumática de entrada de produto, manômetro, termômetro, válvula de segurança e sistema automático de alimentação de CO2. O conjunto inclui sistema de lavagem para sanitização (CIP) integrado no tanque carbonatador. Produção: de 2.0 até 5.0 litros/hora.

Exemplos de carbonatadores:

06 – Transportador de garrafas cheias;

Funciona da mesma forma que o Transportador pneumático;

07 – Empacotadora;

É a máquina com a unidade formadora de pacotes: é uma estrutura tubular em aço carbono SAE 1020 jateada e pintada com pintura epóxi com alimentador automático de filmes e túnel para encolhimento do filme com resistências elétricas. Há controle de temperatura, turbina de ar para obter uma distribuição homogênea do calor dentro do túnel, uma esteira transportadora dos pacotes tipo malha em aço carbono galvanizado e um resfriador de pacotes na saída da máquina.

08 – Transportador de pacotes;

Tem a mesma funcionalidade dos itens 6 e 2.

09 – Conjunto paletizador;

Máquina paletizadora com plataforma construída com perfis de SAE 1020 e chapa antideslizante, com escada de acesso, fundo epóxi antióxido e tinta epóxi azul, onde se encontra localizado o operador da máquina e sobre esta se encontra instalado a esteira introdutora de caixas, a estação giratória das mesmas, a mesa formadora de camadas com seu correspondente braço introdutor montado sobre guias e rolamentos blindados. A automatização total da maquina encontra-se controlada por um CLP, instalado no quadro de comando elétrico. Todos os movimentos são controlados pelo programa da maquina, o qual está dimensionado e preparado para atender todas as possibilidades de caixas e os diferentes arranjos de paletizado. Produção nominal: 1.650 caixas/hora.

4. LISTA DE FORNCEDORES:

A linha de envase da empresa Metilo Orange foi criada baseada no layout que a empresa ZEGLA disponibiliza montar para seus clientes. Assim como ela, existem diversas outras empresas que com seus departamentos técnicos de engenharia e de consultoria elaboram projetos e layouts para outras empresas, levando em conta o melhor aproveitamento dos processos de envase, o tamanho da empresa do cliente, o tipo de produção e a qualidade final que se espera do produto, unindo eficiência e produtividade para o melhor resultado e lucro.

No entanto, mesmo com o layout o mais específico para o cliente é possível que o cliente deseje modificar algum dos equipamentos, daí a necessidade de se conhecer fornecedores secundários, capazes de suprir as necessidades específicas de um cliente.

Segue a lista de fornecedores de equipamentos para a empresa Metilo Orange , com os principais equipamentos que fornecem.

1º Fornecedor: ZEGLA Site: http://www.zegla.com.br/

Av. José Serafim Fedatto, nº 277 - Bairro Borgo. Tel: (5) (54) 345-3868, Bento Gonçalves/RS zegla@zegla.com.br

Vende desde acessórios para as máquinas até layouts completos para empresas de bebidas, assim como equipamentos específicos: enchedoras, pasteurizadores, tanques, tampadores etc.

Vende algumas máquinas para empresas de bebidas como: enchedoras, rotuladoras, rinser, etc.

3º Fornecedor: I.G. MÁQUINAS Site: http://www.igmaquinas.com.br

Rod. SP 360 Km 144, nº 2970 - Bairro das Posses. Tel: 3892-3450, Serra Negra/SP igmaquinas@uol.com.br

Vende máquinas principalmente para empresas de águas minerais e carbonatadas, como rinser, enchedoras, tampadoras e carbonatadores.

4º Fornecedor: HENAC Site: http://www.henac.com.br/

Vende equipamentos para empresas que trabalham com líquidos, líquidos viscosos, pastas e cremes, tais como máquinas envasadoras e dosadoras.

5º Fornecedor: ENGAFBRAS Site: http://www.engafbras.com.br

R. Carlos Mariani, nº 9 - Bairro Rio Branco. Tel: +5 (54) 3226-4921, Caxias do Sul/RS carlospaz34@hotmail.com

Vende e fabrica máquinas e equipamentos para indústrias engarrafadoras em geral, como enchedoras, rosqueadoras e rinser, por exemplo.

OBSERVAÇÃO: Até a finalização deste trabalho, nenhuma das empresas contadas disponibilizou informações quanto ao custo, prazo de entrega, garantia dos equipamentos ou outros dados semelhantes. Tais informações também não estavam disponíveis em seus sites.

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://www.krones.com.br/Boletim/Edicao68/materia4.htm http://www.krones.com/en/industries/non-alcoholic-beverages.php http://www.bsdobrasil.com/Site/newslist/newslist.aspx?Id=692 http://www.zegla.com.br/ http://www.igmaquinas.com.br/rinser.html http://www.neife.com.br/ http://www.henac.com.br/produtos/liquidos.php http://www.engafbras.com.br/produtos/

Comentários