Plano de Aula Geometria 7º Ano

Plano de Aula Geometria 7º Ano

Curso: Licenciatura em matemática Disciplina: Metodologia de Ensino de Matemática na Educação Básica I Professor: Micheli Roloff

PLANO DE AULA: INICIO GEOMETRIA ESPACIAL Rafael Borini Martins Costa Borini1

TURMA: 7º ano/6ª série Objetivos Gerais: Identificar as formas geométricas espaciais presentes na sala de aula Objetivos Específicos: Realizar a construção dos sólidos geométricos e identifica-los, realizar a planificação do sólido para realizar a montagem, noção de proporção. Conteúdo: Formas geométricas espaciais

Estratégia

No início da aula vou verificar se os alunos trouxeram os materiais solicitados.

(Deixar preparado material reserva, pois alunos podem não trazer). Depois de ter sido realizada a checagem dos materiais um questionamento será feito para os alunos: “Quais são as formas geométricas espaciais que temos na sala de aula?”. Esta pergunta poderá gerar outra pergunta por parte dos alunos: ”Professor o que é isso?” ou “Professor o que é uma forma geométrica espacial?”.

Com ou sem o questionamento por parte dos alunos, irei passar uma noção de o que é um sólido geométrico, explicando conceito das três dimensões (altura, largura, comprimento).

Tempo até começo da atividade aproximadamente 15 minutos, Destinado à verificação dos materiais e noção de 3D. Após estas etapas será realizada uma atividade de modelagem matemática.

Atividade: Realizar a construção de uma miniatura de algum objeto da sala de aula, utilizando o material solicitado.

O corpo amostral do trabalho será os objetos da sala e com isso utilizar essa construção para a introdução do conteúdo de formas geométricas espaciais.

1 Aluno da Turma LM11, distarnish91@hotmail.com

Possíveis Objetos a serem representados: Mesa, Cadeira, Carteira, Quadro, Apagador,

Ventilador, Suporte de Janela, Garrafa de água, porta, lâmpada. Com esses objetos já é possível abortas vários dos sólidos geométricos especiais, como: cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, cone.

Durante a atividade todo o questionamento dos alunos será compartilhado com os demais alunos, já que muitas vezes os alunos tem dúvida, mas não perguntam por medo de serem ridicularizados.

Esta atividade pode ser realizada juntamente com o professor da Disciplina de Arte, já que ambas as disciplinas abordam o mesmo tema,

Materiais: Cartolina, tesoura sem ponta, cola, régua, compasso, lápis, caneta, borracha.

Avaliação

Realizada de forma processual, durante as etapas de construção, a forma como a criança escolheu para construir o gráfico e o resultado da atividade que é a construção do seu gráfico, além das regras de convívio social, onde possa trabalhar com interação sem atrapalhar o trabalho dos demais alunos.

Referência

CAVALCANTE L. G., SOSSO, J. VIEIRA F., POLI E. Para Saber Matemática 6ª série. São Paulo. Saraiva. 2ª Ed. 2007

Sólidos Geométricos – Moldes para imprimir, recortar e montar com a turma. Disponível em: < http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2009/02/solidos-geometricosmoldes-para.html >. Acesso em: 2 Nov 2012

Sólidos Geométricos para recortar e montar!. Disponível em: < http://espacoeducarliza.blogspot.com.br/2009/03/solidos-geometricos-para-recortar-e.html >. Acesso em: 2 nov 2012.

ANEXO O anexo será apenas usado caso os alunos apresentem dificuldades em realizar a planificação do objeto que eles escolheram representar. E apenas como esboço da planificação não para recortar.

Comentários