Como fazer um artigo de revisão sistemático

Como fazer um artigo de revisão sistemático

Castro A. Revisão sistemática com ou sem metanálise. São Paulo: AC; 2001.

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O Que é Necessário para Fazer uma Revisão Sistemática

Aldemar Araujo Castro

O objetivo deste capítulo é esclarecer quais são os recursos, conhecimentos e habilidades necessárias que o revisor principal deve possuir para realizar com sucesso uma revisão sistemática. O capítulo também orienta no levantamento dos condições necessárias para a execução da revisão sistemática.

O conteúdo deste capítulo está dividido em três partes: a) A importância de determinar o que é necessário para fazer uma revisão sistemática b) O que é necessário? c) Próximo passo: formulação da pergunta de pesquisa

Para o melhor aproveitamento deste manuscrito é desejável a leitura do texto, abaixo que não se encontra na internet.

Cook DJ, Sackett DL, Spitzer WO. Methodologic guidelines for systematic reviews of randomized control trials in health care from the Potsdam Consultation on Meta-Analysis. J Clin Epidemiol 1995 Jan;48(1):167-71.

3.2 A importância de determinar o que é necessário para fazer uma revisão sistemática

O conjunto de recursos (tangíveis e intangíveis), conhecimentos e habilidades necessários para fazer a revisão sistemática tem que ser considerado antes do seu início. O sucesso da revisão depende da disponibilidade destes recursos, bem como do compromisso do revisor principal. Assim, a identificação de tais recursos ajuda o revisor a determinar qual o grau de ajuda que ele irá necessitar para produzir a revisão sistemática.

Na Colaboração Cochrane todo revisor está ligado a um Grupo Cochrane de Revisão. O grupo possui um grupo editorial responsável pela produção do módulo das revisões, que são editadas pelo grupo, para difusão Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas

(em inglês, CDRS). Além de garantir que a revisão seja editada apropriadamente, esta estrutura reduz a pressão sobre os revisores, uma vez que o grupo editorial é coresponsável por fornecer os seguintes tipos de apoio:

a) condução da busca sistemática para estudos relevantes e coordenação da distribuição dos estudos potenciais para os revisores; b) estabelecimento de padrões específicos e procedimentos para fazer a revisão dentro do grupo de revisão.

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O principal recurso solicitado do revisor é seu próprio tempo (Clarke, 2001). A maioria dos revisores contribui durante seu tempo livre porque esta atividade é vista como parte do esforço para se manter atualizado em sua área de interesse. A quantidade de tempo necessária depende do assunto, do número de estudos, dos métodos usados (que determinam, por exemplo, o esforço para obter informações não publicadas), da experiência do revisor e do tipo de apoio oferecido pelo grupo editorial. A carga de trabalho associada com a realização de uma revisão é, portanto, muito variável. No entanto, entender quais são as tarefas e o tempo necessário para cada uma delas ajudará os revisores a fazer esta estimativa.

Além do tempo os outro recursos necessários são:

a) segundo revisor, possivelmente um pesquisador assistente, para selecionar os estudos, avaliar a qualidade dos estudos selecionados, extrair os dados e realizar a análise. Esse trabalho em conjunto com um segundo revisor ajuda a evitar vieses.

b) equipamentos (computadores e aplicativos); c) suprimentos e serviços (telefone, fax, papel, impressão, fotocópias, ferramentas audiovisuais e outros) d) recursos financeiros. Várias entidades financiam revisões sistemáticas e cada vez mais a importância de apoiar este tipo de estudo vem sendo reconhecida. Estas entidades podem ser agências de fomento à pesquisa, instituições responsáveis pela avaliação tecnológica ou envolvidas na elaboração de diretrizes para prática clínica.

Além destes recursos prévios, alguns conhecimentos podem ser necessários para realizar uma revisão sistemática. Os conhecimentos necessários são:

a) método da revisão sistemática, que é o assunto desse livro nos capítulos 4 a 12. b) inglês; c) estatística; d) epidemiologia clínica, principalmente os fundamentos dos ensaios clínicos aleatórios; e) informática; f) tema da revisão sistemática para que o projeto e a revisão tenha um sentido clínico. As habilidades necessárias ao revisor são: a) redigir o projeto da revisão sistemática em inglês; b) utilizar programas de computadores (processador de texto, correio eletrônico e o RevMan); c) elaborar a estratégia de busca nas bases de dados; para o uso apropriado das diversas bases de dados pode ser necessário o apoio de um especialista na elaboração e execução das estratégias de busca; d) acessar as bases de dados e utilizar as estratégias de busca; e) selecionar os estudos baseados nos critérios de inclusão e exclusão da revisão sistemática; f) coletar os dados de cada estudo primário de acordo com o projeto da revisão sistemática; g) analisar os dados (qualitativamente e quantitativamente [análise estatística]) e apresentá-los. Na análise estatística pode ser necessário auxílio de um estatístico para sintetizar os resultados dos estudos incluídos e realizar a análise de sensibilidade; h) interpretar os resultados;

Castro A. Revisão sistemática com ou sem metanálise. São Paulo: AC; 2001.

Manuscrito ainda não finalizado!http://w.metodologia.orgPágina 4 de 132 i) redigir a revisão sistemática em inglês; j) atualizar e aprimorar a revisão sistemática.

Esse conjunto de recursos, conhecimentos e habilidades serão decisivos para a realização de uma revisão sistemática de forma otimizada. O revisor principal deve fazer uma autoavaliação de dispõe destes itens e qual o grau de auxílio que irá necessitar.

Uma vez determinados o que você possui os recursos, conhecimentos e habilidades necessários para fazer a revisão sistemática, o título da revisão pode ser registrado. Primeiramente é registrado o título e uma vez finalizado o projeto, este é enviado para o grupo de revisão para ser avaliado. Depois da aprovação pelos editores, o projeto é incluído no módulo do grupo de revisão e publicado na base de dados de revisões sistemáticas na Biblioteca Cochrane. Assim, outros pesquisadores com interesse sobre o mesmo tema podem tomar conhecimento de que aquela revisão está em andamento. O projeto não é incluído no módulo do grupo de revisão a menos que haja o firme compromisso para execução da revisão em tempo razoável e de sua atualização uma vez terminada.

As informações sobre o registro do título da revisão são discutidas no capítulo 5

(avaliando a necessidade da revisão sistemática), mas antes é preciso saber elaborar cuidadosamente a pergunta de pesquisa, assunto que é o tema do próximo capítulo (capítulo 4 - formulação da pergunta de pesquisa).

Clarke, 2001.

Clarke M, Oxman AD, editors. Cochrane Reviewers' Handbook 4.1 [updated March 2001]. in: Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2001. Disponível em: URL: http://www.cochrane.dk/cochrane/handbook/handbook.htm

Clarke M, Oxman AD, editors. The logistics of doing a review. Cochrane Reviewers' Handbook 4.1 [updated

March 2001]; Appendix 3a. in: Review Manager (RevMan) [Computer program]. Version 4.1. Oxford, England: The Cochrane Collaboration, 2001. Disponível em: URL: http://www.cochrane.dk/cochrane/handbook/handbook.htm

Versão prévia publicada:

Este capítulo faz parte de uma série de manuscritos que originou o curso, aberto e gratuito, de revisão sistemática e metanálise disponibilizado pela UNIFESP Virtual. (URL: http://www.virtual.epm.br/cursos/metanalise

Data da última modificação: 21 de outubro de 2001.

Como citar este capítulo:

Castro A. O que é necessário para fazer uma revisão sistemática. In: Castro A. Revisão sistemática com e sem metanálise. São Paulo: AC; 2001.

Disponível em: URL: http://www.metodologia.org

Conflito de interesse: Nenhum declarado.

Fonte de fomento: Nenhuma declarada.

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Sobre o autor:

Aldemar Araujo Castro Mestre em Cirurgia Vascular pelo Programa de Pós-graduação em Cirurgia Vascular, Cardíaca, Torácica e

Anestesiologia da Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina, São Paulo, Brasil.

Endereço para correspondência:

Aldemar Araujo Castro Rua Pedro de Toledo 598

04039-001 São Paulo (SP), Brasil

Fone/Fax: +1 5575 2970

Correio eletrônico: aldemar@metodologia.org URL: http://www.evidencias.com/aldemar

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