Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Língua Inglesa A presente apostila foi especialmente elaborada para, Provas de Língua Inglesa

ingles para concurso publico

Tipologia: Provas

2013

Compartilhado em 15/01/2013

fer-oliveira-11
fer-oliveira-11 🇧🇷

6 documentos

1 / 46

Documentos relacionados


Pré-visualização parcial do texto

Baixe Língua Inglesa A presente apostila foi especialmente elaborada para e outras Provas em PDF para Língua Inglesa, somente na Docsity! Língua Inglesa A presente apostila foi especialmente elaborada para que você tenha uma idéia geral da gramática e dos textos ingleses freqüentes. Trata-se de um guia útil para aperfeiçoar ou iniciar seus conhecimentos com a língua. Aqui vão algumas dicas: 1° Estude de uma a duas horas por dia, mas não se empenhe nos estudos muitas horas seguidas. A mente também precisa de descanso. 2° Não vá para casa com dúvidas, esclareça-as na aula com seu professor. 3° Adquira um bom dicionário. 4° Se você pensar que o inglês é uma língua chata e difícil, ela realmente assim se tornará para você. Procure relaxar, estude-a com carinho, pois com certeza no futuro ela lhe abrirá muitas portas. 5° Aceite o inglês como ele é; se para falarmos “anotar” alguma coisa dizemos write down, usando uma palavra que nada acrescenta, não perca o tempo brigando com isso, a expressão não vai mudar por vontade sua. 6° Imite o professor e os nativos sempre que puder. 7° Se não entender uma palavra ou expressão tente adivinhá-la pelo contexto, chute mesmo! Afinal, o que você tem a perder? 8° Esforce-se por pensar diretamente em inglês. Se precisar traduzir um texto, não o faça palavra por palavra, mas sim entendendo o sentido geral e tomando cuidado com falsos cognatos. Seguindo essas dicas você com certeza terá grande sucesso nos seus estudos. Então, o que estamos esperando? Mãos à obra! Introduction A língua inglesa é estruturalmente fácil, porém, em um primeiro momento, pode soar estranha para quem nunca teve um contato mais íntimo. Além disso apresenta algumas particularidades e diferenças bem acentuadas com relação ao português. Leia por gentileza as seguintes observações: 1° - Saber os seguintes termos será muito útil ao longo do seu curso: Noun: substantivo = palavra com que se designa um ser ou objeto = house, door, car, sky, water Adjective: adjetivo = palavra que qualifica o substantivo a que está ligado: blue, wonderful, hot Verb: verbo = palavra que designa os processos, o estado, a ação, os fenômenos: to rain, to go, to be, to pretend, to run Preposition: preposição = partícula que estabelece a relação entre dois termos da frase: in, at, on, with, for, through Adverb: advérbio = palavra que indica tempo, lugar, quantidade: here, there, yesterday, very Conjunction: conjunção = palavra que liga termos ou orações: who, that, which 2° - Embora haja algumas exceções, o ADJETIVO, quando acompanha o SUBSTANTIVO, vem antes dele: Pretty woman Blue house Green curly hair 3° - Quanto mais parecida for uma palavra inglesa com uma da língua portuguesa, maior deve ser a sua desconfiança. Verifique sempre num bom dicionário os falsos cognatos: Tenant: não é tenente, mas sim inquilino Fabric: não é fábrica, mas sim tecido Realize: não é realizar, mas sim perceber 4° - Alguns verbos estão acompanhados de preposições. Estas podem mudar completamente o sentido do verbo, o que geralmente causa confusão se seguirmos o sentido literal: Put out: apagar Look for: procurar Run out of: acabar 5° - As expressões idiomáticas são uma constante em inglês. Verifique sempre no dicionário se o sentido lhe parecer estranho: Once in a blue moon: não é “uma vez numa lua azul”, mas sim, raramente, muito de vez em quando. To have cold feet: não é “ter pé frio”, mas sim, não ter coragem para fazer algo. 6° - As instruções são dadas em inglês no caderno de exercícios. Aprenda-as antes de fazer os exercícios: Complete these sentences: complete as frases Write: escreva Fill in: complete Write questions/sentences: faça perguntas/frases Which is right?: qual é a correta? Put (in)...: coloque Answer the questions: responda as perguntas Look at the pictures: olhe as fotos/figuras Choose: escolha 1. O verbo there to be (haver, existir) tem apenas duas formas there is para o singular e there are para o plural. There is not (there isn’t) e there are not (there aren’t) são usados para as formas negativas e is there? Are there? para as interrogativas: There is a book on the table. (Há um livro sobre a mesa) There are many books on the table. (Há muitos livros sobre a mesa) There isn’t any bread. There aren’t mountains in Nauru. Is there a cat under the sofa? Are there big cities in The Philippines? 2. Ao se referir a idade, use sempre o verbo to be: She´s 19 years old. I´m in my sixties. Lesson 02 Artigo Indefinido A: um, uma → usado antes de palavras no singular que comecem com som consonantal: a horse, a door, a mouse, a pen, a university. An: um, uma → usado antes de palavras no singular que comecem por som vocálico: an apple, an hour, an office, an artist. Usa-se a / an antes dos nomes das profissões: I am a teacher. She’s an engineer. Não é usado antes de substantivos no plural. Nesse caso coloca-se some: a boy → some boys Present Continuous Descreve, geralmente, uma ação que está acontecendo agora, no momento da fala. É formado com as formas do presente do verbo to be mais a forma terminada em -ing do verbo principal. Corresponde ao gerúndio em português: Verbo to be + verbo principal acrescido de ing → I am working = estou trabalhando The birds are flying in the sky. She’s speaking English. It’s raining a lot in Japan now. They’re not playing the video-game at the moment. A forma negativa é feita com o acréscimo de not ao verbo auxiliar to be e a interrogativa invertendo-se o verbo auxiliar to be e o sujeito: I am not watching tv. She’s not writing a letter. Are you working hard? What are they looking at? Is Peter going to Greece next summer? Observações: 1. Nos verbos terminados em e omite-se esta letra antes do acréscimo de ing: lose →losing; make → making 2. Nos verbos curtos terminados em c-v-c (consoante+vogal+consoante) dobra-se a consoante final antes do acréscimo de -ing: stop → stopping; get → getting 3. Alguns verbos nunca são usados no present continuous. São eles: like, prefer, love, hate, want, need, know, mean, understand, believe, remember, forget, depend. Nesse caso, deve-se usar o simple present: I don’t remember his name (não me lembro do nome dele) Notes: Lesson 3 Simple Present Descreve um fato, estado permanente ou ação que acontece com freqüência no presente. A forma básica do presente dos verbos principais na afirmativa é a mesma do infinitivo (aquela forma que você encontra no dicionário) sem o to (to smoke → smoke) com exceção das 3as pessoas do singular (he/she/it) que levam um “s”: I get up at 7 everyday. She gets up at 7 everyday. Nas frases negativas do presente usa-se do not = don’t, para I, You, We, They e does not = doesn’t, para He, She, It. O verbo principal seguido do auxiliar sempre fica no infinitivo sem o to: I don’t like coffee. She doesn’t like coffee. Mary and John don’t eat meat. They’re vegetarian. As frases interrogativas são formadas colocando-se do ou does no início das perguntas sendo precedidos apenas por pronomes interrogativos. O verbo principal sempre fica no infinitivo sem o to. Nas respostas curtas, do-don’t, does-doesn’t substituem o verbo principal: Do you like hamburguers? Does it often rain in Bahamas? What time do you usually go to work? Where do you go to school? Do you speak English? Yes, I do. Does she enjoy parties? Yes, she does. Does he take the 10:00 am train? No, he doesn’t. Certos substantivos têm um plural irregular. Alguns deles, terminados em f ou fe, fazem o plural retirando-se o f e acrescentando-se a terminação –ves. Outros possuem forma própria. Compare: Leaf – leaves wife – wives Loaf – loaves life - lives Thief – thieves knife - knives Man – men goose – geese Woman – women mouse - mice Child – children ox - oxen Foot – feet deer - deer Tooth – teeth sheep – sheep Exceções: handkerchiefs, roofs, proofs, cuffs Lesson 5 Possessive Pronouns Possessive Adjectives: Vêm sempre antes dos substantivos a que se referem. São invariáveis, concordam com o possuidor e não com a coisa possuída. São eles: my (meu), your (seu), his (dele), her (dela), its (dele/dela), our (nosso), their (deles/delas): My name is Philip. Elton John is a famous singer. His songs are beautiful. We are from France. Our city is Paris. Possessive Pronouns: Nunca são seguidos de substantivo. São eles: Mine, yours, his, hers, its, ours, theirs: Whose book is that? It’s mine. Podem ser sujeito da frase: This is my book. Where is yours? Mine is in the bookcase. Genitive Case (‘s): É usado quando o possuidor é pessoa ou animal. Expressa a posse no sentido amplo, podendo também ser usado com expressões de tempo: The king’s crown is made of gold. The cat’s tail is long. Yesterday’s party was great! Se forem dois ou mais os possuidores de uma mesma coisa, apenas o último leva o apóstrofo: Sara and Janice’s car is blue. Se o objeto é possuído separadamente, cada um é seguido de ’s: Eistein’s and Newton’s discoveries were very important. Se o possuidor for plural, coloca-se apenas o apóstrofo: The flowers’ petals are red. Substantivos compostos seguem as regras dos substantivos comuns: My sister-in-law’s house is enormous. Em alguns casos é comum a omissão do elemento possuído. Isso acontece em geral com lugares já mencionados ou subentendidos. Entre eles estão house, shop, cathedral, college, office, restaurant: We’re going to have a sandwich at McDonald’s. (fast food restaurant) See you at Mary’s! (house) Quando o possuidor é coisa, usa-se a construção com of: The legs of the table. She’s going to change the cover of the book. Notes: Lesson 6 Simple Past Expressa uma ação terminada e realizada num passado definido (isto é, em geral vem acompanhado de advérbios como yesterday, last night, last month, last year, two days ago, when, while). Todos os verbos em inglês pertencem a uma das duas conjugações: ou são regulares ou são irregulares. Os regulares formam o passado com o acréscimo de -ed enquanto os irregulares possuem uma forma própria para o passado. Assim, são regulares verbos como: Work → worked Mary worked at Coca-Cola Company in 1998. Travel → travelled They travelled to Jamaica last year. Dance → Danced We danced all night long. E são irregulares: Begin → began The game began earlier last night. Fall → Fell The boy fell off the tree this morning. Buy → Bought I bought a book for my cousin Ana two days ago. Para uma lista completa de verbos irregulares veja o apêndice dessa apostila. Há apenas uma forma no passado para todas as pessoas. Para se formar uma frase no passado interrogativo usa-se o auxiliar did (invertendo-o com o sujeito); para formar uma frase negativa usa- se did not = didn’t. O verbo principal fica no infinitivo sem o to: Did Morris walk 100 miles yesterday? Did you receive the letter? They didn’t like you at all. Her parents did not approve of her boyfriend. Observações: 1. Verbos que terminam em y precedidos de consoante mudam para –ied: Cry → cried 2. Verbos que terminam em y precedidos de consoante apenas recebem o ed: play → played 3. O verbo to be, por ser anômalo, não segue o mesmo modelo de conjugação dos outros verbos no passado. Lembre-se de que as interrogativas são formadas mediante inversão sujeito-verbo e as negativas com o acréscimo de not. Tem no passado a seguinte conjugação: What O que? Qual? What’s your name? Where Onde? Where did you go? When Quando? When did she arrive? Why Por que? Why do you ask? How Como? How are you? Who/Whom Quem? Who sold the cat? Whose De quem? Whose car is that? Which O que? Qual? (seletivo) Which one do you want? How pode ter diversas combinações com adjetivos ou advérbios que lhe conferem significados distintos: How many? Quantos? How many cars do you have? How much? Quanto? How much money do you have? How much does it cost? How often? Com que freqüência? How often do you come here? How far? Qual a distância? Quão longe? How far will you go? How long? Quanto tempo? Qual o comprimento? How long does it take you to go home? How long is that river? How wide? Qual a largura? How wide is it? How old? Quantos anos? How old are you? How tall? Qual o tamanho (estatura)? How tall are you? How high? Qual a altura? How high is that building? Observações: 1. What refere-se a um número ilimitado de elementos: What would you like to have? 2. Which é seletivo e se refere a um número limitado de elementos: Which do you prefer? Coffee or tea? 3. Quando a pergunta é feita sobre o sujeito da oração, não se usa verbo auxiliar. Who é usado para pessoas e what para coisas: Who broke that window? The boys did. Who understands Japanese? Sachiko does. What broke the window? A stone broke it. What happened? A collision between two cars. 4. Whom é usado no inglês formal e se refere ao objeto direto ou indireto da oração. Por isso, também formal é o uso de whom precedido de preposição: Whom did you meet? To whom did you give the letter? 5. Why é usado para fazer perguntas, Because para respondê-las: Why did you lie to her? Because I had to. 6. Whose (de quem) tem uma estrutura diferente do português. É seguido pelo substantivo em inglês: Whose car is that? Whose house did he buy? 7. No inglês informal as preposições geralmente vêm no final da frase em perguntas interrogativas: What is that for? Where is your family from? Who are you looking at? 8. Muitos dos pronomes acima são usados nas relative clauses. Para maiores informações veja o capítulo correspondente nesta apostila. Notes: Lesson 8 Artigo Definido Só existe uma forma “the” (o, a, os, as) que é usada quando está claro a que pessoa ou coisa nos referimos. É empregado antes de substantivos masculinos ou femininos, singulares ou plurais: the sky, the boys, the girls, the rain, the clouds. What’s the name of this street? My office is on the first floor. What’s the time? Com nomes de canais, rios, mares e oceanos: The Atlantic Ocean The Nile The Suez Canal Não usamos the com as palavras television, breakfast, lunch, dinner, next e last: What did you do last summer? What time do you usually have dinner? Do you like to watch television? Também não usamos the diante de nomes de lugares (continentes, países, cidades, ilhas): France is a very large country. China is in Asia. Mas usamos the em nomes como Republic (república), States (estados), Kingdom (reino): The Irish Republic The United States of America The United Kingdom Em geral não se usa the diante de nomes de ruas, edifícios, aeroportos, universidades, castelos, estações e lugares dentro de uma cidade: Kevin lives in Newton Street. Times Square is in New York. Lesson 10 Modal Verbs Há certos verbos em inglês que exigem uma atenção especial. São os auxiliares conhecidos como defectivos, anômalos ou simplesmente modais. São eles: can, could, may, might, shall, should, ought to, must, mustn’t e needn’t. Apresentam as seguintes características comuns: 1. São seguidos do verbo principal no infinitivo sem o to. Exceção: ought to. 2. Não tem formas de particípio ou infinitivo. Se preciso, são substituídos por expressões verbais de sentido equivalente. 3. Não levam “s” na 3a pessoa do singular do presente. Portanto, a mesma forma é usada para todas as pessoas. 4. Formam a interrogativa e a negativa da mesma forma que o verbo to be. Abaixo segue a tabela com os respectivos modais: Modal Expressa Tempo Forma substituída Can Could Habilidade Capacidade Permissão informal Pres. Fut. Pass. Cond. To be able to To be allowed to May Possibilidade Permissão formal Pres. Fut. To be possible To be allowed to Might Possibilidade mais remota Pres. Pass. Cond. Shall Indicar futuro Pedir opinião Fut. What do you think of? Should Ought to Conselho Recomendação forte Pres. Fut. To be advised to Must Obrigação Dedução Conclusão lógica Pres. Fut. Have to Mustn’t Proibição Needn’t Não obrigação Não necessidade Can (poder, saber, ter capacidade ou aptidão para): Indica habilidade em se fazer alguma coisa, capacidade, permissão ou pedido informal. Tem como forma negativa cannot = can’t. Para formar a interrogativa basta invertê-lo com o sujeito da frase: Superman can fly, but we can’t. This machine can work non-stop for hours. Can I help you? Can I smoke here? Could (podia, poderia): é o passado e condicional do verbo can. Pode ser usado na interrogativa como forma de fazer pedidos educados: Could you bring me a glass of water, please? Forma negativa: could not = couldn’t. They couldn’t help the old man. May ( poder, ter licença ou permissão para). É usado em linguagem mais formal para fazer pedidos. Indica também a possibilidade de certa ação ocorrer. Sua forma negativa é may not. May I come in, teacher? It may rain tomorrow. They may not come. Might: (poder) Indica a possibilidade de a ação ocorrer, no entanto com intensidade menor, mais fraca: It might rain tomorrow. Shall: Assim como will, é o auxiliar do futuro. No entanto é apenas usado com as primeiras pessoas (I e We): I shall be late tomorrow. (=I will be late tomorrow) I think we shall win. (=I think we will win) Pode também ser usado para pedir uma opinião. Nesse caso equivale a um implícito “você acha que é uma boa idéia...” It’s warm today. Shall I open the window? Shall I phone you this evening? Yes, please. Should/Ought to (dever, deveria): Expressam conselho, recomendação forte, obrigação moral. Formas negativas: shouldn’t (should not) e oughtn’t to (ought not to): You should stop smoking. You ought to stop smoking. We should help the poor. You oughtn’t to say that to him. Must (dever, ter que): expressa obrigação, no presente e no futuro: We must go to the bank today. We haven’t got any money. Must I clean the windows too? Yes, they are very dirty. Must not = Mustn’t: Expressa proibição: Children mustn’t play with matches. You mustn’t touch the pictures. Needn’t: expressa a não necessidade; não é preciso fazer isso: I needn’t clean the windows. They aren’t dirty. You needn’t go to the bank today. I can give you some money. Você também pode dizer: I don’t need to clean the windows... You don’t need to go to the bank... http://www.photos.com/en/search/close-up?eqvc=2433123&oid=11884433 Lesson 11 Comparison of adjectives Na tabela abaixo temos os graus de comparação dos adjetivos: Comparativo Inferioridade Igualdade Superioridade Less...than As...as – So...as/as...as(neg.) -er...than/more...than 2. Na negativa, as formas contraídas são haven’t e hasn’t. 3. As short answers são formadas com o auxiliar have: -Have you ever been abroad? -Yes, I have. -No, I haven’t. Usos do Present Perfect 1. Expressar uma ação que aconteceu num passado recente, porém não determinado. O importante não é quando algo aconteceu, mas a comunicação do fato em si e os seus reflexos no momento presente: I have painted the room. 2. Uma ação que acabou de acontecer, caso em que se usa o advérbio just. Outros advérbios comumente usados neste caso são already, yet, ever, never: He has just arrived. He has already painted the room. Has she washed the car yet? You haven’t washed the car yet. Have you ever been to Moscow? I have never been to Moscow. 3. Expressar uma ação repetida em várias ocasiões de um passado indeterminado: I have lost my keys several times. 4. Indicar que uma certa ação ou estado tem se desenvolvido desde (since...) certo momento do passado, ou há certo tempo (for...), até o momento presente. Ação que começou no passado e continua até o momento presente: Brazil has been a Republic since1889. Brazil has been a Republic for more than one hundred years. Mary’s learned ballet since she was a child. Lesson 13 Diferenças entre o Present Perfect e o Simple Past O simple past é usado com alguma palavra/expressão que denote tempo definido, tais como yesterday, in 1945, last year, etc. I saw Paula yesterday. We didn´t have a holiday last year. Também se usa o simple past com os interrogativos When e What time: When did you go? What time did she arrive? E com a palavra ago: They met 5 years ago. Se não houver tempo definido, use o present perfect: Have you ever seen a camel? Has she got dressed yet? Lesson 14 Present Perfect Continuous Tempo verbal formado com: To have + particípio passado do verbo to be + verbo principal no gerúndio (-ing): I have been doing Indica que uma certa ação ou estado iniciado no passado continua se desenrolando no momento presente. É comum, nesse caso, expressar também desde quando (since...) ou há quanto tempo (for...) essa ação está se desenvolvendo: It has been raining since yesterday evening. (Está chovendo desde ontem à noite – a ação começou no passado e ainda está se desenvolvendo). Às vezes o Present Perfect e o Present Perfect Continuous são equivalentes: They’ve lived here for ten years. (Eles moram aqui há dez anos) They’ve been living here for ten years. (Eles estão morando aqui há dez anos). Em alguns casos indicam idéias bem diferentes: I have painted the room. ( O quarto está pintado. Ação completa) I have been painting the room. (O quarto ainda está sendo pintado. Ação em andamento) Lesson 15 Past Perfect Tempo verbal formado pelo auxiliar to have + past participle do verbo principal. Expressa uma ação que aconteceu antes de outra no passado simples (de duas ações passadas é a que acontece em primeiro lugar). É comum vir acompanhado de conjunções como before, after, when: When I called up Sue, Ralph had just left. (Isto é, Ralph saiu antes de eu chamar Sue.) They had already cooked dinner before I got there with a pizza. ( isto é, o jantar já estava pronto quando cheguei com a pizza) Veja o seguinte exemplo: Sarah arrived at the party. 6. Would é o auxiliar do condicional em inglês. Pode ser o passado de will em alguns casos ou então ter um uso idiomático. É seguido do infinitivo sem o to: He said he would visit his family at Christmas. (Ele disse que visitaria a família no Natal). I would be with you now if he hadn’t made that mistake. (Eu estaria com você agora se ele não tivesse feito aquela trapalhada.) Would you like to come with us? (gostaria de vir conosco? – Nesse caso é usado para fazer convites) 7. O condicional perfeito é formado com would + have +verbo principal no past participle. Usado em orações condicionais (if clauses) ou como o passado de would: I would have helped you if I had time. (Teria te ajudado se tivesse tempo). I would have been there if you had asked me to. (eu teria ido lá se você tivesse pedido). 8. Will e Would também são usados para fazer pedidos. Would é mais formal que will: Will you open the door, please? (Você quer abrir a porta, por favor?) Would you open the door, please? (poderia fazer o favor de abrir a porta?) Lesson 18 Imperative O imperativo afirmativo em inglês, usado para dar ordens ou fazer pedidos, é formado com o infinitivo sem o to para todas as pessoas, exceto a 1a pessoa do plural que usa o auxiliar Let us = Let’s. O imperativo negativo é formado acrescentando-se o auxiliar do not = don’t ou let us not =let’s not: Go home! (Vá pra casa!) Come here please! (venham aqui por favor!) Please don’t go! (por favor não vá!) Don’t kill him! (não mate-o!) Let’s have some fun! (vamos nos divertir!) Let’s not disturb him. (não o atrapalhemos) The light is green, let’s cross the street. ( O sinal está verde, vamos atravessar a rua) Lesson 19 Infinitive and Gerund O infinitivo é a forma original do verbo tal qual se encontra num dicionário. Pode aparecer na frase com ou sem o “to”. O gerúndio é o verbo com a terminação –ing. O infinitivo com “to” é de uso mais amplo aparecendo após a grande maioria dos verbos, adjetivos, advérbios, nomes, pronomes, etc: I expect to be there. This car is hard to park. She knows where to find the keys. Também pode indicar propósito, finalidade: They went there to buy something = They went there in order to buy something. Use o infinitivo sem o “to”: 1. após modal verbs (can, could, must, etc.) 2. após os auxiliares do-does-did-will-would 3. após had better, would rather, rather than 4. após as preposições but e except: She did nothing but complain. 5. após os verbos make e let: You make me feel brand new. Let me help you! O gerúndio é usado como substantivo nas funções de sujeito, objeto indireto ou objeto indireto (após preposição use sempre o gerúndio): 1. Swimming is his favourite sport. 2. He likes swimming. 3. They were prevented from swimming. É usado também após os verbos go e come indicando atividade física, e na expressão go shopping: We’re going riding this afternoon. When are you going shopping? As soon as we get our salary. Sempre use o gerúndio após os verbos abaixo: Admit Understand Avoid Excuse Appreciate Finish Consider Keep Delay Mention Fancy Mind Deny Miss Detest Practice Dislike Resist Enjoy Risk Escape Quit Da mesma forma com os verbos de percepção: Feel See Observe Notice Hear Watch Atente para o uso das seguintes expressões abaixo. Algumas vêm acompanhadas de infinitivo (com ou sem o “to”), outras de gerúndio: 1. Had better (’d better): é melhor, seria melhor - sem o “to” (expressa conselho) You’d better tell me the truth. Had she better try again? You’d better not leave late. 2. Would rather (’d rather): preferir We’d rather stay home. Would you rather watch tv? I’d rather not see her now. 3. Used to: costumava; indica ação habitual no passado: I used to love you. Did he use to play tennis as a child? That: usada para pessoas e/ou coisas: I met a woman that can speak 6 languages. An aeroplane is a machine that flies. Quando essas três conjunções são o sujeito da frase subordinada, elas são obrigatórias. Quando são o objeto, são opcionais. Compare: Jim was wearing a hat that was too big for him. (that = sujeito da frase) The people (who) we met were very nice (who = objeto direto) Na última frase não poderíamos omitir “who”. Lesson 22 Prepositions Preposições são palavras usadas com nomes para mostrar sua relação com outras palavras da sentença. A seguir, apresentamos as principais preposições em inglês e seu uso: Time Place In Meses: In January Cidades: In London Anos, séculos: in 1995 Estados: In Arkansas Estações: in winter Países: in Nicaragua Partes do dia: in the morning, in the afternoon, in the evening Continentes: In Asia On Dias da semana: on Sunday Ruas, avenidas, praças: on Portugal Avenue Datas (mês +dia) on April the 3rd Determinadas datas: On Christimas day At Horas: at 7 Endereços (rua +número): at 456 Lincoln St. Certos feriados: At Christmas Lugares públicos: at the club, at the airport, at a party Na dúvida, as sugestões abaixo podem ajudá-lo a resolvê-la, mas lembre-se: o uso nem sempre segue a regra geral. Use in para indicar “dentro de alguma coisa”: In the box In the fridge In a shop In a garden In France Use on para indicar contato: On a shelf On a plate On the grass Use at para indicar um lugar definido. Nesse caso, seu sentido é o de “junto a”, “na”: At the bus stop At the top At the bottom Outras preposições: About: sobre, a respeito de: Tell me about your life. Above: acima de: John’s apartment is above Mara’s. Across: através de, do outro lado: The dog swam across the river. After: depois de: She always arrives after 9 o’clock. Against: contra: The motorbike was against the wall. Among: entre (vários): The pencil was among the books. Around: em volta de: They travelled all around the world. Before: antes de: She never arrives before 7 o’clock. Behind: atrás de: Tim is behind Peter. Below: abaixo de: Mara lives below John. Beside: ao lado de: The earphones are beside the monitor. Besides: além de: Besides English, she can also speak Russian. Between: entre (dois): He was sitting between the two old ladies. Beyond: além de: The valley is beyond the mountains. But: exceto: Everybody went to the party, but Philip. By: por, junto, ao lado de: Let’s rest by the fireplace. They live by the sea. Down: abaixo, para baixo Up: acima, para cima Their house is halfway down/up the hill During: durante: He was in the army during the war. For: a favor de: He who’s not for us is against us. For: por, para, há (tempo) The train for Moscow leaves at noon. Fresh air is good for health. They’ve lived here for ages. From: de (origem): Where are you from? In front of: na frente de: Peter is in front of Tim. Inside/outside: dentro de/fora de:Let the dog sleep inside/outside. Instead of: em vez de: You should be studying instead of playing video-games. Into: para dentro, em: The cars disappeared into the mist. Like: como: What’s that like? Near: perto de: The post office is near the cathedral. Off: para fora (de uma superfície): Marky fell off his bike. Out of: para fora de: Take these books out of the box. Over: sobre, acima de, por cima de: There were over 1.000 people in the concert Throw the stone over the wall Since: desde: I’ve known her since 1995. Through: através de: The soldiers walked through the forest. Till/until: até (tempo): The book won’t arrive till tomorrow. To: para: People say that Teresa will go to France next week. Towards: para, em direção a: The nasty boy threw the stone towards the window. Under: em baixo de: the cat lays under the bed. With/without: com/sem: Go with us! I can’t live without you. Within: dentro de : The noise came from within the stable. Observações: 1. Assim como em português, em inglês também temos regência verbal. Assim, preste atenção aos seguintes verbos e às preposições regidas por eles: Accuse of Aim at Apologise to somebody for Apply for (a job) Approve of Ask for Believe in Blame somebody/something for Break into Bump into Care about Care for Collide with Concentrate on Congratulate someone on/ compliment someone on Consist of Crash into Cut into Depend on Die of Divide into Drive into Explain/Describe something to somebody Fill with Present perfect Have/has taken Have/has been taken Past perfect Had taken Had been taken Modal auxiliary Can/could/must/etc... Modal+be+past.part. Exemplos: Voz ativa Voz passiva My father is a builder. He builds the house. The house is built (by my father). My father built the house. The house was built. My father is building the house. The house is being built. My father was building the house. The house was being built. My father will build the house. The house will be built. My father would build the house. The house would be built. My father has built the house. The house has been built. My father had built the house. The house had been built. My father could build the house. The house could be built. Compare estes outros exemplos: Somebody cleans this room everyday. This room is cleaned everyday. Martin washed his car yesterday. His car was washed yesterday. The maid will do the dishes later. The dishes will be done later. The room looks nice. Somebody has put it away. It has been put away. The room looked nice. Somebody had put it away. It had been put away. She is making a cornmeal cake now. The cornmeal cake is being made now. She was making the cornmeal cake when I arrived. The cornmeal cake was being made when I arrived. Observações: 1. Verbos com dois objetos podem ter duas construções na passiva: They asked me many questions. A) I was asked many questions. B) Many questions were asked to me. 2. Em português não se faz voz passiva com verbos transitivos indiretos. Em inglês, porém, isso é bastante comum: Someone is shooting at him. → He’s been shot at. The manager called off the meeting. → The meeting was called off. 3. Muitas frases em inglês começam com sujeito indeterminado (Dizem que...; espera-se que...; acredita-se que...) especialmente com verbos como say, think, know, expect, believe, report, hope, presume, prove, understand, consider, etc. Quando isso acontecer, teremos duas formas na passiva: (Voz ativa) They believe that the old castle is haunted. (Voz passiva) 1. It is believed that the old castle is haunted. 2. The old castle is believed to be haunted. No primeiro caso o pronome It será o sujeito da passiva. No segundo caso o sujeito da oração subordinada será o sujeito da voz passiva. O verbo da oração subordinada passa para o infinitivo com “to” ou para o infinitivo perfeito (to have + past. part.). O infinitivo perfeito é usado quando o tempo do verbo da oração subordinada for anterior ao tempo do verbo da oração principal: People say that he had too many enemies. He is said to have had too many enemies. Lesson 24 Direct and Indirect Speech No discurso direto, nós temos as palavras exatamente como são ditas pela pessoa que fala e geralmente indicadas entre aspas ou travessão. No discurso indireto, quando relatamos as palavras ditas por alguém, mantemos o mesmo significado, mas com uma forma diferente. Say e tell são os verbos usados nesse tipo de estrutura. Veja nas tabelas a seguir as principais mudanças a serem feitas para converter o discurso direto em indireto: Mudança nos tempos verbais Discurso direto Discurso Indireto Simple Present Simple Past Present Continuous Past Continuous Simple Past Past Perfect Present Perfect Past Perfect Simple Future Simple Conditional Simple Conditional Conditional Perfect May Might Can Could Past Continuous Past Continuous Past Perfect Past Perfect Could Could Might Might Should Should Ought Ought Exemplos: Ringo said, “I study hard to pass my exams”. Ringo said he studied hard to pass his exams. Anthony said “I am going downtown now”. Anthony said he was going downtown then. Emilia said “I didn’t buy that dog!” Emilia said she hadn’t bought that dog. I said “I have lived here for ages”. I said I had lived there for ages. The boys said to his friends “we’ll win the match!” The boys told his friends that they would win the match. I said to my girlfriend “love can tear us apart”. I told my girlfriend that love could tear us apart. Observações: Appendix Numbers: Abaixo está a relação dos números cardinais e ordinais em inglês. Compare: Cardinal Ordinal 1 One 1o First 2 Two 2o Second 3 Three 3o Third 4 Four 4o Fourth 5 Five 5o Fifth 6 Six 6o Sixth 7 Seven 7o Seventh 8 Eight 8o Eighth 9 Nine 9o Ninth 10 Tem 10o Tenth 11 Eleven 11o Eleventh 12 Twelve 12o Twelfth 13 Thirteen 13o Thirteenth 14 Fourteen 14o Fourteenth 15 Fifteen 15o Fifteenth 16 Sixteen 16o Sixteenth 17 Seventeen 17o Seventeenth 18 Eighteen 18o Eighteenth 19 Nineteen 19o Nineteenth 20 Twenty 20o Twentieth 21 Twenty-one 21o Twenty-first 22 Twenty-two 22o Twenty-second 30 Thirty 30o Thirtieth 40 Forty 40o Fortieth 50 Fifty 50o Fiftieth 60 Sixty 60o Sixtieth 70 Seventy 70o Seventieth 80 Eighty 80o Eightieth 90 Ninety 90o Ninetieth 100 One (A) Hundred 100o One hundredth 101 One Hundred one 101o One hundred-first 200 Two Hundred 200o Two hundredth 300 Three Hundred 300o Three hundredth 1,000 One (A) Thousand 1,000o One thousandth 1,000,000 One Million 1,000,000 One millionth 1,000,000,000 One Billion 1,000,000,000 One billionth Percebe-se facilmente que os números ordinais são formados com o acréscimo do sufixo th. No entanto, tome cuidado pois alguns números mudam a grafia: twelfth, ninth. Observação: É muito comum, principalmente nos Estados Unidos, o uso do sistema imperial de pesos e medidas que difere consideravelmente do sistema métrico decimal. Assim, caso você precise fazer alguma conversão, abaixo seguem as principais medidas: Weights and measures 1 inch (polegada) = 2.54cm 1 yard (jarda) = 0.9144m 1 mile (milha) = 1.609km 1 foot (pé) = ± 30cm 1 ounce (onça) = 28.35g C° ↔ F° = Tc/5=Tf-32/9 1 pound (libra) = 0.4536kg 1 pint ( - ) = 0.5683 dcm3 1 gallon (galão) = 4.546 (BrE)/ 3.785 (AmE) dcm3
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved