Resumo do texto Educação Superior em Serviço Social o aprofundamento mercantil da formação profissional a partir de 2003

Resumo do texto Educação Superior em Serviço Social o aprofundamento mercantil...

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

TURNO VESPERTINO

DISCENTE DANIELLA FERREIRA BEZERRA

DISCIPLINA UNIV.PROJ.DE CURSO E PROJ.ETICO POL.DA PROFISSAO

PEREIRA, L.D. Educação Superior em Serviço Social: o aprofundamento mercantil da formação profissional a partir de 2003. In: Revista Serviço Social e Sociedade, n° 96. Ano XXIX, Novembro de 2008.

Resumo do texto: Educação Superior em Serviço Social: o aprofundamento mercantil da formação profissional a partir de 2003

O presente texto de Dahmer descreve e analisa as diversas formas do processo de mercantilização do ensino superior, que teve um relevante aumento entre os anos de 1980 e 1990, destacando também que foi nesta mesma época que a modalidade de educação à distância começou a se expandi.

A autora argumenta sobre o aprofundamento da mercantilização da educação superior no Brasil, a partir dos anos 1990, e destaca as conseqüências, principlamente as influencias negativas, dessa expansão mercantilista.

Larissa demonstra em seu texto o surgimento dos cursos de Serviço Social na modalidade de Educação à Distância, fazendo uma analise critica de como esta nova modalidade de ensino pode impactar o perfil profissional defendido pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).

O presente texto da Dahmer é divido em: A transfiguração da educação superior, de direito a “serviço” e Mapeamento dos cursos de Serviço Social criados a partir de 2003: o aprofundamento mercantil da formação profissional a partir de 2003.

Em suma, pode-se concluir que o texto de Larrisa tem como objetivo central demonstrar algumas questões e novos desafios para a formação profissional em Serviço Social.

Comentários