OFICINA: Número Natural: conceito e representação.

OFICINA: Número Natural: conceito e representação.

Ensino da Matemática no 1º Grau I Profa. Claudianny A. Noronha

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA 2010.2

DISCIPLINA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 1° GRAU I

TURNO NOTURNO

ALUNA: DANIELLA FERREIRA BEZERRA

OFICINA: Número Natural: conceito e representação.

Hoje você vai desenvolver uma atividade que poderá ajudá-lo a refletir sobre o ensino aprendizagem do conceito e representação do número.

1ª ETAPA: Refletindo sobre situações da sala de aula

Com seu grupo, analise a seguinte situação e responda às questões a seguir. A classe de Antônio, Bento e Carlos têm 30 alunos. Eles estão em diferentes estágios de aprendizagem matemática, como mostra a tabela.

Antônio

• não sabe contar.

• não conhece qualquer registro.

Bento

• sabe recitar a seqüência numérica de 1 a 30.

• não conhece o registro numérico de 1 a 30.

Carlos

• sabe enumerar objetos de uma coleção com até 30 objetos.

• conhece o registro numérico de 1 a 30.

A esses alunos foi proposto o problema abaixo.

Em sua classe há mais meninas ou meninos? Explique como você fez para descobrir. Agora escreva quantas meninas há em sua classe.

  1. Você considera que as três crianças têm condições de descobrir se na classe há mais meninas ou meninos?

Não, considero que somente Carlos saibadescobrir se na classe há mais meninas ou meninos, pois ele é o único dos três meninos que possui a noção de numerosidade, com capacidades básicas de raciocínio para transferência de quantidades. O Antonio, não será capaz de resolver as questões, pois as mesmas exigem que o aluno tenha noções de registros numéricos e saiba contar e o Antonio, ainda não possui estas habilidades. O Bento, apesar de saber recitar a seqüência numérica de 1 a 30, não tem noção de registro numérico, ou seja, não tem noção de quantidade e para resolver as questões é preciso ter noção de quantidade.

• Em caso positivo, como cada um desses meninos poderia fazer para resolvê-lo?

• Em caso negativo, identifique qual deles não teria condições de resolver o problema, justificando sua resposta.

2ª ETAPA: Utilizando o livro didático

Escolha um livro didático da Educação Infantil ou anos iniciais do Ensino Fundamental e pesquise um exemplo de atividade que atenda a cada um dos itens especificados abaixo, voltados para a compreensão do número. Especifique a referência do livro didático adotado, sem esquecer de mencionar: título, autor, ano de publicação, ano/série a que está voltado e editora.

    1. dizer (recitar) a seqüência dos nomes dos números;

    2. construir uma coleção de objetos com a mesma quantidade de elementos de outra coleção dada;

    3. enumerar os objetos de uma coleção;

    4. construir uma coleção, sabendo a quantidade de objetos que ela deve ter;

    5. identifica o sucessor de um número;

    6. ler e registrar quantidades;

    7. comparar e ordenar quantidades.

Agora troque sua atividade com outro grupo da sala, para que este avalie se a atividade escolhida pelo seu grupo está pertinente ou não ao objetivo dado.

Respostas da etapa 2, com o anexo das atividades em seguida:

Analise do Item “b” do exercício 1 da atividade 1 em anexo: Ao concluir que o nome do pai tem 7 letras, a criança tem a noção de que antes do 7 vem o 6 e assim por diante, identificando o sucessor de um número.

Analise do Item “a” do exercício 1 da atividade 1 em anexo: A criança ler e registra a quantidade de números que tem o seu nome.

Exercício 2 da atividade1 em anexo: a criança enumera os objetos de uma coleção e constrói uma coleção, sabendo a quantidade de objetos que ela deve ter.

Exercício 5 da atividade 2 em anexo: incentiva a criança a comparar e ordenar quantidades, a enumerar os objetos de uma coleção e também a ler e registrar quantidades.

Exercício 6 da atividade 2 em anexo: a criança constrói uma coleção, sabendo a quantidade de objetos que ela deve ter.

3

Comentários