FATEC - Controle da qualidade I (57Pg)

FATEC - Controle da qualidade I (57Pg)

(Parte 7 de 15)

As saídas da análise crítica pela direção devem incluir quaisquer decisões e ações relacionadas a:

a) melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade e seus processos ; b) melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente c) necessidades de recursos

Como alcançar os objetivos:

Instituir ações relativas a, pelo menos: • melhoria do sistema de gestão da qualidade e de seus processos;

• melhoria do produto com relação aos requisitos do cliente;

• necessidades de recursos.

Requisito 6. 1 - Provisão de recursos

A organização deve proporcionar os recursos necessários para todas as atividades do sistema de gestão da qualidade, inclindo: a) implementar e manter o sistema de gestão da qualidade e melhorar contínuamente sua eficácia b) aumentar a satisfação dos clientes mediante o atendimento aos seus requisitos

R.Andreucci Guia de Aula - CQ-1 Teoria Jan/ 2007 25

Como alcançar o objetivo

· considerar a dotação oportuna dos recursos necessários, em face das oportunidades e restrições;

• realização de orçamentos cuidadosos; planejamento estratégico; • uso de sistemas de informações gerenciais;

• consideração do uso de recursos naturais e seu impacto no ambiente; planejamento de recursos futuros.

Requisito 6.2.1 Generalidades

O pessoal que executa atividades que afetam a qualidade do produto, deve ser competente com base em escolaridade, treinamento, habilidades e experiência apropriados.

Objetivos:

Atingir os objetivos da qualidade através das pessoas e seu envolvimento ético e estimular a inovação, mesmo entre o pessoal subcontratado ou temporário.

Como alcançar os objetivos

• identificar as necessidades de competência para cada atividade do processo-, • selecionar as pessoas com base na escolaridade, treinamento, habilidades e experiência aplicáveis.

• Definir responsabilidades e autoridades;

• Facilitar os canais de comunicação entre as pessoas de todos os níveis da empresa; Criar condições para a inovação;

• Facilitar o envolvimento no estabelecimento de objetivos e tomada de decisões;

• Assegurar a possibilidade de trabalho em equipe; • Usar avaliações periódicas da satisfação das pessoas.

Requisito 6.2.2 - Competência, Conscientização e Treinamento

A organização deve:

a) determinar as competência necessárias para o pessoal que executa trabalhos que afetam a qualidade do produto ; b) fornecer treinamento ou tomar outras ações para satisfazer essas necessidades de competência; c) avaliar a eficácia das ações tomadas d) assegurar que seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como elas contribuem para atinger os objetivos da qualidade ; e e) manter registros apropriados de instrução, treinamento, habilidades, e experiência.

Objetivos:

Identificar a competência necessária as pessoas que executam atividades que afetam a qualidade e proporcionar o treinamento adequado para satisfazer estas necessidades.

Assegurar que as pessoas que executam atividades que afetam a qualidade do produto estejam devidamente preparadas para tal.

R.Andreucci Guia de Aula - CQ-1 Teoria Jan/ 2007 26 Como alcançar o objetivo

· Identificar competências;

• Identificar as necessidades de treinamento através da avaliação periódica das pessoas e de seus deslocamentos na empresa (admissão, transferência, promoção, plano de carreira)

• Fornecer treinamento ou tomar outras ações para satisfazer as necessidades de competência;

• Avaliar a eficácia das ações tomadas; • assegurar que as pessoas estão conscientizadas da relevância e importância de suas atividades e como elas contribuem para o cumprimento dos objetivos da qualidade;

• manter registros apropriados de escolaridade, experiência, treinamento e habilidades.

A organizaçâo deve determinar, fornecer e rnanter a infra-estrutura necessária para obter a conformidade aos requisitos do produto. Infra-estrutura inclui, por exemplo: a) estrutura , local de trabalho e instalações facilidades associadas; b) equipamento de processo, hardware e software; c) serviços de apoio, tais como transporte ou comunicação.

Objetivos Atingir a conformidade do produto.

Como alcançar o objetivo:

Definir adequadamente: - o espaço de trabalho e as instalações associadas;

- equipamento, hardware e software; - serviços de apoio, especialmente a manutenção dos equipamentos e outros recursos envolvidos;

Marque um "X" na alternativa mais correta.

1. Se um funcionário da Organização reclama de que suas atribuições não estão sendo feitas de forma adequada por falta de tempo e em razão do último corte de pessoal na empresa, neste caso: a) a empresa deve substituir o funcionário, pela sua incapacidade de administrar as suas atribuições b) a administração da empresa deve avaliar seu sistema da qualidade e prover meios para que o funcionário cumpra suas atividades de forma adequada.

c) a empresa deve contratar mais pessoas para auxiliar o funcionário d) NDA

2. Quais das alternativas abaixo representa "recursos " como elemento da qualidade ? a) computador b) cronograma de trabalho c) normas técnicas d) todas as alternativas são corretas.

R.Andreucci Guia de Aula - CQ-1 Teoria Jan/ 2007 27 · Requisito 6.4 - AMBIENTE DE TRABALHO

A organização deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho necessário para obter a confomidade aos requisitos do produto.

Objetivo:

Identificar e administrar os fatores humanos e físicos do ambiente de trabalho para que estes ajudem a obtenção da conformidade com os requisitos do produto.

Como alcançar o objetivo:

Analisar e planejar as atividades componentes dos processos, incluindo: - segurança pessoal e dos equipamentos (EPI) , incluindo os equipamentos de proteção necessários;

(Parte 7 de 15)

Comentários