Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional na Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro

Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional na Escola Agrícola...

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

FABIANE CHARLENE DE SOUSA MAGALHÃES

LEONARDO MONTEIRO CORREA

MANOEL JÂNIO DOS REIS MARTINS

Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional na Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro

Augusto Corrêa - Pará

2013

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

FABIANE CHARLENE DE SOUSA MAGALHÃES

LEONARDO MONTEIRO CORREA

MANOEL JÂNIO DOS REIS MARTINS

Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional na Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro

Universidade Federal Rural da Amazônia, como requisito para obtenção de nota do curso Licenciatura em Computação, 2º semestre.

Orientador: Prof.º Magno Lapa

Augusto Corrêa - Pará

2013

FABIANE CHARLENE DE SOUSA MAGALHÃES

LEONARDO MONTEIRO CORREA

MANOEL JÂNIO DOS REIS MARTINS

Descrição e Análise de Práticas de Gestão Organizacional na Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro

Projeto Integrador Disciplinar I apresentado a Universidade Federal Rural da Amazônia, como requisito para obtenção de nota do curso Licenciatura em Computação, 2º semestre.

Orientador: Prof.º Magno Lapa

Aprovado em:

Banca Examinadora:

_______________________________________ - Orientador

Prof.º Magno Lapa

Augusto Corrêa - Pará

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O referente trabalho vem apresentar as praticas das disciplinas: Fundamentos da Educação a Distância, Introdução a Computação, Inglês Instrumental, Matemática para Computação, Fundamentos Filosóficos e Históricos da Educação, Sociologia das organizações, Metodologia Cientifica, Álgebra Linear, Computadores e Sociedade, Algoritmo e Programação, Fundamentos da Informática na Educação, Arquitetura de computadores, Rede de Computadores, Didática para o Ensino da Computação, Estatística Aplicada, Projeto Integrador Disciplinar I realizada pelos alunos da Licenciatura em Computação, a partir da visita com entrevista feita na Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro que fica localizada na periferia do Município de Bragança.

Essa pesquisa foi realizada na referida instituição por esta ser a única escola do nordeste paraense a atender exclusivamente alunos oriundos da área rural agrícola, por possuir este diferencial, além das disciplinas do núcleo comum, estão inseridas outras do núcleo agrícola como: Agricultura, Cooperativismo, infraestrutura, Agro indústria e zootecnia, disciplinas essas que fazem jus ao nome da escola denominada pela população da cidade de “Escola Agrícola”. Diferente das demais escolas, o funcionamento do turno da Escola Agrícola constitui-se em apenas um denominado de Integral, isto é, os alunos entram na escola pela manhã às 7h e saem às 16h30min, fazendo quatro refeições incluindo café da manhã, merenda, almoço e merenda novamente.

É justamente essa metodologia diferenciada que chama a atenção na organização desta escola, que é uma forma de incentivo a agricultura familiar, mas que na verdade ainda não é a solução de um problema do município, já que a maioria dos filhos dos pequenos produtores prefere sair do campo e buscar trabalho na cidade, mesmo tendo recebido um ensino diferenciado cujo objetivo é o de colocar em pratica nas comunidades o que aprenderam na Escola Agrícola.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

A Escola Agrícola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edgar de Sousa Cordeiro, está localizada na Rua do Trilho/SN, no Bairro da Vila Sinhá, Município de Bragança. O prédio é próprio, constituído de quatro salas de aula, diretoria, secretaria, sala de vídeo, laboratório de Informática, refeitório, banheiros dos alunos, banheiro dos professores, sala de leitura, além disso, a escola conta com uma área reservada para as praticas agrícolas, como por exemplo, o plantio de feijão caupi, que é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar no município.

O corpo técnico e administrativo é formado da seguinte forma: Diretor, Vice-diretor, secretário, auxiliar administrativo, coordenador pedagógico.

O corpo docente é formado por dois professores de Língua Portuguesa, ambos com formação superior em letras, uma professora de Ciências, com formação superior em Ciências Biológicas, uma professora da disciplina História, Estudos Amazônicos e Ensino Religioso, com formação superior em História, um professor de Artes, com graduação em Letras e Artes, uma professora da disciplina Geografia, graduada em Geografia, dois professores da disciplina Matemática, ambos graduados e pós-graduados em Matemática, uma professora de Informática, graduada em Letras e pós-graduada em Mídias na Educação, um professor das disciplinas Agricultura, Cooperativismo, Infraestrutura, Zootecnia, Agroindústria, com graduação em pedagogia e formação Técnica em Agropecuária e Agricultura Familiar. Observamos que na sala de informática, há recursos tecnológicos como computadores, Datashow, retroprojetor e programas educacionais que são utilizados por professores e Alunos.

A construção desta escola surgiu da necessidade dos pais e dos alunos que estudam nela, pois os mesmos são da zona rural e desenvolvem suas atividades agrícolas, e buscam na escola uma educação que venha melhorar ainda mais essas práticas do dia-a-dia e levar esses conhecimentos à localidade onde moram.

O número de alunos matriculados delimita-se em 160 alunos, divididos em quatro turmas. A matrícula é feita a partir da 5ª série ou sexto ano, sendo que a Escola Agrícola não pode aceitar alunos com transferências vindos de outros estabelecimentos de ensino devido ás disciplinas do núcleo agrícola, já que não existem em seus currículos. O critério da avaliação segue o mesmo do sistema nacional de quatro avaliações e duas recuperações, com a nota mínima equivalente a 5,0.

As metodologias diferenciadas desenvolvidas nesta escola recebem parceria da Secretaria Municipal de Educação e da EMBRAPA.

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO

Os conceitos básicos dessa disciplina são explanados na disciplina história, onde são repassados aos alunos a história e evolução da educação. Também servindo de suporte no desenvolvimento das metodologias pedagógicas em sala de aula.

Na Escola Agrícola, as mudanças ocorridas ao longo do tempo dentro do processo educacional são notáveis, o próprio uso dos recursos tecnológicos pode ser citado como uma espécie de evolução nesse processo.

INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO

Essa disciplina norteia os princípios básicos da aula de informática, em que o aluno precisa incialmente ter um conceito e conhecimentos do que é de fato um computador, e como a escola disponibiliza aos alunos o acesso a informática, essa interação acontece nas aulas de computação propriamente dita.

MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO

Nas aulas de matemática, diversas vezes o laboratório de informática é utilizado como reforço dessa disciplina, portanto, além de saber a matemática, o aluno precisa ter noção de como utilizá-la nos computadores.

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

A disciplina EAD, contempla os estudos dos alunos fora da sala de aula, isso podendo ocorrer em suas residências ou outro local de estudos devidos para a realização das tarefas da escola com ou sem auxilio da informática que é o caso do alunado da Escola Agrícola.

METOLDOLOGIA CIENTÍFICA.

As tarefas e trabalhos da escola exigem normas que são direcionadas pelos professores na ora da elaboração. Essas normas de como elaborar e apresentar faz parte da disciplina Metodologia Científica.

ALGEBRA LINEAR.

Como um componente da matemática, essa disciplina auxilia nessa matéria nas turmas de 8ª série.

INGLÊS INSTRUMENTAL.

No Ensino Fundamental maior (5ª a 8ª série ou 6º a 9º ano), a disciplina Inglês faz parte da grade curricular. Sendo assim, além do auxilio da disciplina propriamente dita, o Inglês Instrumental auxilia também nas aulas de informática, uma vez que os nomes das peças e programas são em sua maioria em língua inglesa.

COMPUTADORES E SOCIEDADE,

A noção desta disciplina é presente nas aulas de informática, onde seus conceitos são explanados durante a aprendizagem demonstrando a tecnologia e seu uso e importância em meio à sociedade.

ALGORITMO E PROGRAMAÇÃO

Nas aulas de reforço, principalmente na matemática são utilizados os jogos dos computadores como ferramenta para as atividades, e sabemos que a disciplina Algoritmo e Programação é o componente fundamental na construção destes jogos.

FUNDAMENTOS DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.

Os conceitos básicos desta disciplina estão presentes também nas aulas de informática, onde são desenvolvidas as atividades da escola e onde a aprendizagem também se faz através dos computadores.

ESTATÍSTICA APLICADA

Essa disciplina por ser um componente da matemática é utilizada tanto em sala de aula como nas aulas de reforços no laboratório de informática, auxiliando os alunos nas tarefas que envolvem cálculos, porcentagens e gráficos.

ARQUITETURA DE COMPUTADORES

Nas aulas de informática existem tarefas de provas para verificar os conhecimentos dos alunos quanto ao computador e seus componentes como programas e peças que o compõem. Assim, a disciplina Arquitetura de Computadores é presente nesta tarefa e leva os alunos a um melhor entendimento sobre o funcionamento dos microprocessadores.

DIDÁTICA PARA O ENSINO DE COMPUTAÇÃO

O bom desempenho de uma aprendizagem utilizando o computador exige uma didática especifica, e um bom conhecimento de quem ensina acerca de computadores. Nas aulas de informática realizadas na Escola Agrícola, são utilizados programas do Linux Educacional.

SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES

Os ensinamentos desta disciplina estão presentes nas aulas das disciplinas história e ensino religioso, as quais demonstram como a sociedade constrói sua forma de vida e se adapta a essa forma mediante as suas necessidades, bem como, o modo em que a sociedade está organizada.

REDES DE COMPUTADORES

O processo de língua e linguagem é fundamental para a comunicação. Pode-se dizer que é essa a função da disciplina rede de Computadores, isto é, criar mecanismos para que haja comunicação, o que é comum nas aulas de língua portuguesa na escola. A questão prática da rede de computador é desenvolvida na sala de informática da escola, na qual as maquinas são interligadas e seu funcionamento é um ponto que é explicado aos alunos.

PROJETO INTEGRADOR DISCIPLINAR I – INICIAÇÃO CIENTIFICA

Nas atividades extraclasses, está presente quase sempre a pesquisa de campo, o conhecimento do real problema, a fim de encontrar soluções. Portanto, a prática da disciplina Projeto Integrador Disciplinar está nesse tipo de atividade.

CONCLUSÃO

Ao longo dessa pesquisa, foi possível observar a importância da Escola Agrícola para sua clientela, que apesar das dificuldades com transporte consegue chegar à escola e aproveitar as práticas agrícolas.

Todavia, o principal problema da organização que ficou aparente é a questão da tomada de decisões estarem centrada na gestão, mesmo quando em sua ausência, o que acaba gerando atraso em diversas situações na escola. Para contornar esta situação, a equipe gestora deve reorganizar-se e fazer a divisão de tarefas e buscar meios e parcerias de incentivo as famílias dos alunos, para que novas técnicas agrícolas sejam inseridas nas comunidades.

REFERÊNCIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14724 – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Elaboração – Apresentação – Rio de Janeiro, 2006.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PICANÇO, Alessandra de Assis. Construindo novas educações. In: PRETTO, Nelson De Luca. Tecnologia e novas educações. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 216- 230.

OLIVEIRA, Ramon de. Informática Educativa . Campinas, SP : Papirus, 1997.

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