unidades de medidas

unidades de medidas

(Parte 2 de 12)

9,525 - 8 = 1,525 m

Como o diâmetro pedido é 8 m, é necessário fazer a subtração para saber quanto do material deverá ser desbastado. Portanto, você deverá desbastar 1,525 m no diâmetro.

Para ver se você entendeu o que acabamos de explicar, faça os cálculos propostos no exercício seguinte.

Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2Exercício 2

Na gaveta do ajustador mecânico existem chaves de boca, limas e brocas com medidas em polegadas. Transforme as medidas em polegas para milímetros:

Chaves de boca deChaves de boca deChaves de boca deChaves de boca deChaves de boca de

Solução: 7

Solução:

Tente vocŒ tambØm

AULA1

Limas de 8", 10" e 12"Limas de 8", 10" e 12"Limas de 8", 10" e 12"Limas de 8", 10" e 12"Limas de 8", 10" e 12"

Brocas de Brocas de Brocas de Brocas de Brocas de 1

Transformando milímetros em polegadasTransformando milímetros em polegadasTransformando milímetros em polegadasTransformando milímetros em polegadasTransformando milímetros em polegadas

Para transformar uma medida em milímetros para polegadas, você vai precisar aplicar mais alguns de seus conhecimentos de operações aritméticas e simplificação de frações. Esse processo de transformação de medidas tem os seguintes passos:

Parece difícil? Vamos a um exemplo, transformando 12,7mm em polegada fracionária.

A fração resultante é:

Portanto, 12,7 m = 1/2".

AULA1

Tente vocŒtambØm Reforce o que você aprendeu no exercício a seguir.

Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3Exercício 3 No almoxarifado de uma empresa mecânica existem os seguintes materiais:

a)a)a)a)a) Solução:19,05· 128 =
‚ 25,4=

Transformando polegada fracionária em decimalTransformando polegada fracionária em decimalTransformando polegada fracionária em decimalTransformando polegada fracionária em decimalTransformando polegada fracionária em decimal

Vamos supor agora que o desenho que você recebeu tem as medidas em polegadas fracionárias e o seu instrumento de medida está em polegada decimal. Nesse caso, você vai ter de fazer a conversão das medidas. Para isso, basta apenas dividir o numerador da fração por seu denominador. Como exemplo, vamos converter 3/4" para polegada decimal. Efetuando- se a divisão 3 ‚ 4 = 0,75. Esse resultado corresponde a 0,750".

Faça os cálculos a seguir para reforçar seu aprendizado.

Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4Exercício 4 Converta as seguintes medidas para polegada decimal.

Solução: 1 ‚ 16 =

Tente vocŒ tambØm

AULA 1

Teste o que vocΠaprendeu

Transformando polegada decimal em fracionáriaTransformando polegada decimal em fracionáriaTransformando polegada decimal em fracionáriaTransformando polegada decimal em fracionáriaTransformando polegada decimal em fracionária

Para converter polegada decimal em fracionária, basta transformar a polegada decimal em uma fração na qual o numerador é o valor que você quer converter, multiplicado por 10, 100, 1.0 etc.

O denominador é o número que você usou na multiplicação (10, 100, 1.0 etc.), dependendo do número decimal a ser convertido. Após a montagem da fração, procede-se à sua simplificação.

Por exemplo, se você quiser converter 0,5" (cinco décimosdécimosdécimosdécimosdécimos de polegada) em polegada fracionária, você terá:

Simplificando, você terá:

Se você tivesse 0,625" (seiscentos e vinte e cinco milésimosmilésimosmilésimosmilésimosmilésimos de polegada), sua fração seria:

Faça o exercício a seguir.

Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5Exercício 5 Converta as seguintes medidas para polegada fracionária:

Agora que você já estudou as unidades de medida mais utilizadas na área da

Mecânica e as possibilidades de transformação que elas oferecem, vamos fazer mais alguns exercícios para que você fique ainda mais por dentro do assunto.

Lembre-se de que essas unidades de medida geralmente apresentam números decimais, ou seja, com vírgula. Você não pode esquecer que, quando são realizados cálculos com esse tipo de número, muito cuidado deve ser tomado com relação à posição da vírgula.

Releia toda a lição e faça os exercícios a seguir. São problemas comuns do diaa-dia de uma empresa mecânica. As respostas de todos eles estão no final do livro. Corrija você mesmo os exercícios e, após fazer uma revisão na lição, refaça aqueles que você errou.

Tente vocŒ tambØm

AULA1

Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6Exercício 6

O inspetor de qualidade precisava calcular o comprimento da peça abaixo. Qual foi o resultado que ele obteve?

Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7Exercício 7 Qual é o diâmetro externo x da arruela desta figura?

Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8Exercício 8 Qual é a medida da cota D no desenho abaixo?

AULA1

Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9Exercício 9

Determine a cota x x x x x do seguinte desenho.

Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10Exercício 10 Determine a distância A no desenho a seguir.

Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1Exercício 1

Determine o número de peças que pode ser obtido de uma chapa de 3 m de comprimento, sendo que cada peça deve ter 30 m de comprimento e que a distância entre as peças deve ser de 2,5 m.

(Parte 2 de 12)

Comentários