(Parte 1 de 2)

Corpo humano Ciências 22\10\2012

Os Sentidos do corpo

 Visão, Audição, Paladar, Tato e Olfato: os cinco sentidos humanos.

O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interpretação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

Os tecidos do corpo

TECIDOS: EPITELIAL CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO ADIPOSO Tecido Epitelial ‐ é formado por várias camadas de células semelhantes e bem unidos. Está presente na pele, realizando também a delimitação das cavidades internas, bem como formação dos órgãos e glândulas. Na pele, recebe o nome de Epiderme. Tecido conjuntivo ‐ apresenta como característica uma material entre as células, a substância intercelular. Há vários tipos de tecido conjuntivo e em cada um deles, as células e a substância intercelular assumem papéis diferentes: Tecido Conjuntivo Propriamente Dito – (Derme) substância intercelular gelatinosa. Tecido Adiposo – Contém células que acumulam gordura (adipócitos).

TECIDO CONJUNTIVO ÓSSEO Tecido Conjuntivo Ósseo – Substância rica em sais minerais de  cálcio e fibras de colágeno, o que torna  o osso rígido e resistente.

TECIDO CONJUNTIVO CARTILAGINOSO Tecido Conjuntivo Cartilaginoso ‐ consistência firme, porém flexível. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. A cartilagem é encontrada no nariz, nos anéis da traqueia e dos brônquios, na orelha externa, na epiglote, algumas partes da laringe e também entre as vértebras, amortecendo o impacto dos movimentos sobre a coluna vertebral.

TECIDO CONJUNTIVO SANGUÍNEO Tecido Conjuntivo Sanguíneo – Substância intercelular líquida (plasma). Constituintes celulares: Hemácias (responsáveis pelo transporte de oxigênio), Leucócitos (responsáveis pela defesa do corpo) e as plaquetas (responsáveis por impedir as hemorragias).

TECIDO MUSCULARFormado por células capazes de se contrair e, assim, diminuir de tamanho.Existem três tipos de tecido muscular: Tecido Muscular Estriado Esquelético – Músculos presos aos ossos, músculos da face, da língua e do diafragma. São voluntários, ou seja, podemos controlá‐los. Tecido Muscular não estriado ou liso – encontrado em diversos órgãos ocos (tubo digestório, bexiga, útero). São involuntários, ou seja, não podemos controlá‐los. Tecido Muscular Estriado Cardíaco – Encontrado no coração. Músculo involuntário.

TECIDO NERVOSO O tecido nervoso é sensível a vários tipos de estímulos que se originam de fora ou do interior do organismo. Ao ser estimulado, esse tecido torna‐se capaz de conduzir os impulsos nervosos de maneira rápida e, às vezes, por distâncias relativamente grandes. Trata‐se de um dos tecidos mais especializados do organismo animal. É formado principalmente por células nervosas chamadas neurônios

As células do corpo

O corpo humano possui aproximadamente 10 trilhões de células responsáveis por vários tecidos, dos músculos do nosso corpo. Os seres vivos diferem dos da matéria bruta porque são constituídos de célula, sendo a menor parte do ser vivente com forma e funções definidas. A célula do corpo humano é responsável para realizar as funções de um ser vivo, como nutrição, produção de energia e reprodução. As principais células do corpo humano existentes são divididas e denominadas como: No sangue chamada de monócito, eritrócito e outros, no cérebro célula de Shawn ou dendrítica ou neurônio, no osso osteoblasto, no músculo células de sarcômero ou fibroblastos, nos olhos cones ou bastonetes. Também temos as adipócitos, células glandulares endócrinas, exócrinas e merócrinas, mioblasto cardíaco, ilhotas de Langherans, e muitas outras.

Estrutura geral das células

As células do corpo humano são divididas em três partes, Membrana plasmática, Citoplasma e Núcleo. A membrana plasmática é composta de lipídios e proteínas atraídas por hidrofóbicas não covalentes sua estrutura é flexível, porém não resistente e permite que a célula mude de forma e tamanho. O citoplasma é todo o conteúdo celular compreendido pela membrana plasmática, composto por um coloide aquoso chamado citossol. Além de servir de meio reacionário, é onde se localizam as mitocôndrias e o citoesqueleto, este mantendo a consistência e a forma da célula. O núcleo é a região onde se localiza o material genético e todas as células vivas possuem um núcleo ou necleóide onde o genoma é armazenado. Para saber mais sobre as inúmeras células do corpo acesse o site Células e saiba mais.

Células procarióticas

A definição dessa célula no corpo humano está englobada a todos os organismos de domínios da Bactéria e Archaea, não possuem ribossomos e seu DNA a fluidez de suas membranas fosfolipídios não tem capacidade de formar tecidos. A função da célula procariótica é formar o corpo humano, pois todos os procariontes são unicelulares, serve também para guardar o DNA e administrar a entrada e saída de substância na membrana plasmática semipermeável.

Células Eucarióticas

Também chamada de eucélulas as eucarióticas são mais complexas que as procarióticas e possuem membrana nuclear individual e vários tipos de organelas. A parede celular é envolto e rígido que prende a célula de bactérias. Muitas células são eucarióticas e mais especificamente as que possuem um núcleo individualizado separado do citoplasma. Essa célula do corpo humano é responsável e tem a função de armazenar a informação genética do corpo e regular reações que ocorrem nas células.

Funções importantes do nosso corpo

Sangue

Coração

Vasos sanguíneos

Rins

Sangue

O sangue que percorre nossas artérias e veias através do sistema circulatório e possui extrema importância para nossa vida. Quando observado por meio de um microscópio, é possível verificar sua constituição se dá por um líquido amarelo, chamado plasma, onde flutuam um aglomerado de células brancas e vermelhas, água, proteínas, glicose e sais minerais.

Características, funções e componentes do sangue. 

Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada.

A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto.

No corpo de uma pessoa saudável, a distribuição destes glóbulos ocorre da seguinte forma: Para cada quinhentos glóbulos vermelhos existem somente um glóbulo branco. Estes não possuem um formato definido, contudo, possuem tamanho superior se comparados aos vermelhos. Sua função em nosso corpo é tão importante quanto a dos glóbulos vermelhos, embora ocorra de forma bastante diferente. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os. A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença

Coração

O coração e um músculo com várias cavidades localizado no centro do tórax; sua função é bombear sangue oxigenado para todo o corpo. O sangue oxigenado, vindo dos pulmões, flui das veias pulmonares para o átrio esquerdo, depois para o ventrículo esquerdo, e, finalmente, através da aorta, para todas as partes do corpo. O sangue desoxigenado, retornado dos tecidos do corpo, flui da veia cava para o átrio direito, depois para o ventrículo direito, através da artéria pulmonar, para os pulmões, de forma a ser reoxigenada. Quando o coração está em repouso bate sessenta e nove vezes por minuto, mas a freqüência cardíaca pode atingir mais de duzentos batimentos por minuto durante os exercícios físicos, excitação ou em situações de estresse.

Vasos sangüíneos

São de três tipos básicos: artérias, veias e capilares.

Artérias: são vasos de parede espessa que saem do coração levando sangue para os órgãos e tecidos do corpo. Compõem-se de três camadas: a mais interna, chamada endotélio, formada por uma única camada de células achatadas; a mediana, constituída por tecido muscular liso; a mais externa, formada por tecido conjuntivo, rico em fibras elásticas.

Veias: são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das veias, como a das artérias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes arteriais. Além disso, diferentemente das artérias, as veias de maior calibre apresentam válvulas em seu interior, que impedem o refluxo de sangue e garante sua circulação em um único sentido.

Capilares sangüíneos: são vasos de pequeno calibre que ligam as extremidades das arteríolas às extremidades das vênulas. A parede dos capilares possui uma única camada de células, correspondente ao endotélio das artérias e veias.

Rins

Funções dos rinsAlém de excretar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. Abaixo estão listadas as principais funções renais:Eliminar substâncias tóxicas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e creatinina;Manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo humano, tais como: sódio, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, bicarbonato, hidrogênio, cloro e outras;Regular o equilíbrio acido-básico, mantendo constante o pH sanguíneo;Regular a osmolaridade e volume de líquido corporal eliminando o excesso de água do organismo;Excreção de substâncias exógenas como por exemplo medicações e antibióticos;Produção de hormônios: eritropoietina (estimula a produção de hemácias), renina (eleva a pressão arterial), vitamina D (atua no metabolismo ósseo e regula a concentração de cálcio e fósforo no organismo), cininas e prostaglandinas.

Os alimentos e a vida

Comer é um dos maiores prazeres da vida. O sabor dos alimentos colocados pelo criador como recadinhos de amor podem nos trazer muita satisfação. Neste ponto, porém, cabe um alerta: as delícias da comida podem ser usadas para o nosso beneficio ou para nossa destruição! Há uma profunda verdade no ditado popular: “você é o que você come”.

Usar alimentos em estado mais natural possível:

  • Feijão em geral;

  • Cereais integrais (ou semi-integrais): arroz integral, aveia, triguilho, centeio, trigo em grão, cevadinha, fubá, quirera, paiço, trigo sarraceno, milho-verde, macarrão integral, farinhas integrais, produtos feitos à base de cereais integrais;

  • Saladas: verduras, legumes, de preferencia crus. Usá-los em grande quantidade;

  • Castanhas em geral, amendoim, azeitonas, pinhão.

  • Frutas em abundância. Procurar também não comer muitas variedades na mesma refeição;

  • Sementes de abóbora, gergelim, girassol, jaca, etc.

Evitar gorduras saturadas:

  • Manteiga, margarina, banha, toucinho e gorduras hidrogenadas;

  • Creme de leite e nata;

  • Alimentos em geral que usem bastante óleo ou gordura;

  • Frituras e salgadinhos;

  • Refogados onde o óleo fique frigindo.

Obs.:É comprovadamente melhor para saúde reduz ao mínimo possível óleos e gorduras adicionadas aos alimentos. Para satisfazer as necessidades deácidos graxos, adote alimentos oleaginosos (castanhas, sementes, azeitonas, etc.)

PIRÂMIDE ALIMENTAR

Você sabe o que é uma pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.

Os grupos da Pirâmide Alimentar são:

(Parte 1 de 2)

Comentários