Plano de Ensino-ciencia

Plano de Ensino-ciencia

Plano de Ensino – 1º bimestre

Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Avaliação

  • Compreender que a ciência não é um conjunto de conhecimentos definitivamente estabelecidos, mas que se modifica ao longo do tempo, buscando sempre corrigi-los aprimorá-los;

  • Diferenciar hipótese, teoria e lei;

  • Compreender que o movimento é relativo;

  • Conceituar velocidade, deslocamento e aceleração;

  • Caracterizar o movimento retilíneo uniforme e o movimento retilíneo uniformemente variado;

  • Resolver problemas do movimento uniforme (MU) e do movimento uniformemente variado.

  • Ciência, tecnologia e sociedade;

  • O cientista estuda o mundo;

  • O movimento com velocidade constante;

  • O movimento com aceleração.

  • Aula expositiva dialogada;

  • Fichamento de citação;

  • Estudo dirigido;

  • Exercícios de fixação;

  • Discussão dos exercícios indicados;

  • Pesquisa individual ou em duplas.

  • Participação;

  • Pesquisa em sala;

  • Exercício de verificação da aprendizagem.

Plano de Ensino – 2º bimestre

Objetivos

Conteúdos

Metodologia

Avaliação

  • Conceituar força;

  • Enunciar as leis de Newton;

  • Resolver problemas que envolvam os conceitos das leis de Newton;

  • Diferenciar massa de peso;

  • Conceituar energia;

  • Entender o conceito de trabalho;

  • Resolver problemas que envolva os conceitos de energia, trabalho, potência, energia cinética e máquina simples.

  • Força;

  • As Leis de Newton;

  • Gravitação;

  • Máquinas simples, trabalho e energia.

  • Aula expositiva dialogada;

  • Fichamento de citação;

  • Estudo dirigido;

  • Exercícios de fixação;

  • Discussão dos exercícios indicados;

  • Pesquisa individual ou em duplas.

  • Participação;

  • Pesquisa em sala;

  • Exercício de verificação da aprendizagem.

Comentários