sistema eletrico automotivo

sistema eletrico automotivo

(Parte 5 de 5)

O comburente é o elemento que excita a combustão. Temos como elemento comburente o oxigênio presente no ar atmosférico. Num motor de combustão interna a explosão, é necessário que haja uma proporção exata da massa de ar admitido em relação a massa de combustível.

O calor é o elemento responsável para iniciar a combustão da mistura ar e combustível. Na realidade, a própria combustão gera calor, mas é sempre necessário que se dê um início para essa combustão. É aí que entra o sistema de ignição, encarregado de gerar uma centelha (faísca) elétrica de alta tensão para iniciar esse processo.

Exigências impostas à Vela de Ignição

Como funções básicas, uma Vela de Ignição deve:

» Introduzir a energia de ignição na câmara de combustão e, através da faísca elétrica entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar-combustível.

» Deve suportar as altas pressões periodicamente desenvolvidas na câmara de combustão, como também resistir aos ataques químicos que se desenvolvem principalmente sob altas temperaturas.

» A vela de ignição deve também transferir o calor absorvido na câmara de combustão de uma maneira precisa e regular. A vela de ignição deve trabalhar em uma faixa de temperatura ideal, de acordo com a potência específica do motor, daí a necessidade de se conhecer o correto índice térmico de uma vela de ignição.

» Com isso evitamos que o motor se danifique por excesso de temperatura, e não tenha seu funcionamento irregular por temperaturas não adequadas.

A vela é o último estágio do sistema de ignição. É nela que é produzido a centelha que irá inflamar a mistura fortemente comprimida na câmara de explosão. Devido aalta taxa de compressão, a vela deve suportar altas pressões (em torno de 8 a 10 kgf/cm2) nos motores a gasolina e ainda assegurar uma erfeita vedação da câmara. Além do mais, as velas trabalham em condições de temperaturas extremas.p Velas de ignição - parte I

Abaixo, um quadro comparativo sobre as condições de funcionamento de uma vela nos diferentes tempos do motor.

Posição da vela no motor Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. A gama térmica ou índice térmico da vela é a medida da quantidade de calor dissipado.

Com isso, temos dois tipos de velas em relação a sua gama ou índice térmico: as velas frias e as velas quentes.

Velas frias: Tem capacidade de maior dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com alta potência específica.

Velas quentes: Tem menor capacidade de dissipação de calor, o que favorece o funcionamento de motores com baixa potência específica.

O que diferencia uma vela quente de uma fria é o tamanho da superfície do seu isolador. Quanto maior for a superfície, mais quente é a vela, ou seja, maior a sua capacidade de reter calor.

Para um melhor rendimento do motor e maior durabilidade dos componentes, sempre utilize a vela com gama ou índice térmico adequado para o seu carro.

Utilize velas frias se você utiliza o veículo constantemente com o motor trabalhando em

condições severas

Velas de ignição - parte I

Quando é selecionada uma gama térmica incorreta

• Quando a gama térmica é elevada demais, - a temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.

• Quando a gama térmica é baixa demais, - a temperatura da vela aumenta demais e provoca uma combustão anormal (pré-ignição); causa fusão dos eletrodos da vela assim como também trava ou desgasta o pistão.

A figura ao lado mostra os detalhes de uma vela de ignição e a porcentagem da dissipação de calor (no caso, 81%).

O gráfico abaixo mostra a temperatura no pé do isolador de uma vela Bosch Super.

Temperaturas muito baixa podem provocar a carbonização da vela e o seu oposto pode provocar a pré ignição.

É de extrema importância que se utilizem velas adequadas devido a sua faixa de temperatura. Velas de ignição - parte IV

Aproveitando que já entramos nesse tópico, iremos falar agora sobre a ponta ignífera da vela, também conhecido por eletrodo. Essa aparência refletirá se a vela é adequada ou não, assim como o estado do motor. Veja a figura abaixo:

Observação: A linha limítrofe entre as regiões de carbonizamento e o funcionamento otimizado (450c) chama-se temperatura de autolimpeza da vela.

Como vimos na página anterior, é de extrema importância que se utilizem velas adequadas devido a sua faixa de temperatura.

A seguir, mostraremos como analisar o estado de uma vela e verificar quais são as condições do motor. Clique na figura para maiores detalhes.

1- Vela com aspecto normal

O pé do isolador apresenta-se amarelado-cinza ou marrom-claro. Motor em boas condições - índice térmico da vela está correto.

Velas de ignição - parte V

O pé do isolador, os eletrodos e a cabeça da vela cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).

Causas - Carburador regulado com mistura rica

- Filtro de ar sujo

- Afogador automático com mau funcionamento

- Afogador manual puxado por longo tempo - Uso de combustível fora da especificação

- Motor funcionando em baixa rotação por tempo prolongado

- Ponto de ignição atrasado

- Uso de vela incorreta

- Vela muito fria para o tipo de motor.

Efeitos - Falhas de ignição

- Motor falha em marcha lenta

- Dificuldades de partida a frio.

Soluções – Regulagem correta do carburador e do ponto de ignição - Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado

- Substituir o filtro de ar

- Acelerar o motor (rodando com o veículo) lentamente até a carga total (rotação máxima), para queimar os resíduos de carbono - Evitar que o motor funcione por muito tempo em marcha lenta, especialmente quando estiver frio - Utilizar vela correta para o tipo de motor.

O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa, brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.

Causas - Em motores de 2 (dois) tempos

- Óleo em excesso na mistura

- Em motores de 4 (quatro) tempos

- Óleo em excesso na câmara de combustão

- Guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos.

Efeitos - Dificuldade na partida

- Falhas de ignição

- Motor falha na marcha lenta.

Soluções - Em motores de 2 tempos, usar a proporção correta de mistura

- Em motores de 4 tempos, retificar o motor

- Trocar as velas

Velas de ignição - parte VI

Resíduos amarelado-escuros no isolador. O pé do isolador coberto por uma fuligem amarelo-clara, aspecto de fosca a brilhante.

Causas Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo.

Efeitos Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornarse-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículo em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções - Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado

- Torna-se necessário trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

O pé do isolador apresenta-se parcialmente vitrificado e de cor amarelo-marrom.

Causas - Aditivos antidetonantes no combustível, como tetraetila e tetrametila de chumbo

- A vitrificação denuncia a fusão dos resíduos sob condições de forte aceleração de veículo.

Efeitos Se o pé do isolador chegar a temperaturas muito altas, os resíduos de chumbo tornarse-ão condutores elétricos, fato que pode ocorrer com veículos em alta velocidade, causando falhas de ignição.

Soluções - Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado

- Torna-se necessário trocar as velas, pois é inútil tentar limpá-las.

Camada de cinza grossa no pé do isolador, na câmara de aspiração e no eletrodomassa, de estrutura fofa e até cheia de escórias.

Causas Aditivos do óleo ou do combustível deixam resíduos incombustíveis na câmara de combustão (pistão, válvula, cabeçote) e na própria vela. Isso ocorre especialmente em motores com um consumo de óleo acima do normal, ou quando se utiliza combustível de qualidade inferior.

Efeitos Perda de potência do motor, decorrente de ignições por incandescência e danos ao motor.

Soluções - Aconselha-se averiguar a qualidade do combustível que está sendo utilizado

- Trocar as velas

- Regular o motor

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