Por SEED MEC -ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA DEFICIENCIA FISICA

Por SEED MEC -ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA DEFICIENCIA FISICA

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Carolina R. Schirmer

Nádia Browning

Rita Bersch Rosângela Machado

Deficiência Física

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Ministério da Educação Fernando Haddad

Secretário de Educação a Distância Ronaldo Mota

Secretária de Educação Especial Cláudia Pereira Dutra

SEESP / SEED / MEC Brasília/DF – 2007

Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado

Deficiência Física

Ficha Técnica

Secretário de Educação a Distância Ronaldo Mota

Diretor do Departamento de Políticas de Educação a Distância Helio Chaves Filho

Coordenadora Geral de Avaliação e Normas em Educação a Distância

Maria Suely de Carvalho Bento

Coordenador Geral de Articulação Institucional em Educação a Distância

Webster Spiguel Cassiano

Secretária de Educação Especial Cláudia Pereira Dutra

Departamento de Políticas de Educação Especial Cláudia Maffi ni Griboski

Coordenação Geral de Articulação da Política de Inclusão Denise de Oliveira Alves

Coordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de Professores dos Municípios-Polo do Programa

“Educação Inclusiva; direito à diversidade” em

Atendimento Educacional Especializado Cristina Abranches Mota Batista Edilene Aparecida Ropoli Maria Teresa Eglér Mantoan

Rita Vieira de Figueiredo

Autores deste livro: Atendimento Educacional Especializado em Defi ciência Física

Carolina R. Schirmer Nádia Browning Rita de Cássia Reckziegel Bersch Rosângela Machado

Créditos Imagens Fotografi as de alunos: CEDI – Centro Especializado em

Desenvolvimento Infantil, Porto Alegre, RS (w.cedionline.com.br). Fotografi as de produtos com os respectivos sites citados no corpo deste trabalho. Recursos de Tecnologia Assistiva confeccionados por Rita Bersch,

Renata Cristina da Silva, Carolina R. Schirmer e Miryam Pelosi.

Projeto Gráfi co Cícero Monteferrante - monteferrante@hotmail.com

Revisão Adriana A. L. Scrok

Impressão e Acabamento Gráfi ca e Editora Cromos - Curitiba - PR - 41 3021-5322

Ilustrações Ester Costa Quevedo

Alunos da APAE de Contagem - Minas Gerais Alef Aguiar Mendes (12 anos) Felipe Dutra dos Santos (14 anos) Marcela Cardoso Ferreira (13 anos) Rafael Felipe de Almeida (13 anos) Rafael Francisco de Carvalho (12 anos)

O Ministério da Educação desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a transformação do Ensino Regular e da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes e ações que reorganizam os serviços de Atendimento Educacional Especializado oferecidos aos alunos com deficiência visando a complementação da sua formação e não mais a substituição do ensino regular.

Com este objetivo a Secretaria de Educação Especial e a Secretaria de Educação a Distância promovem o curso de Aperfeiçoamento de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, realizado em uma ação conjunta com a Universidade Federal do Ceará, que efetiva um amplo projeto de formação continuada de professores por meio do programa Educação Inclusiva: direito à diversidade.

Incidindo na organização dos sistemas de ensino o projeto orienta o Atendimento Educacional

Especializado nas salas de recursos multifuncionais em turno oposto ao freqüentado nas turmas comuns e possibilita ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.

O curso desenvolvido na modalidade a distância, com ênfase nas áreas da deficiência física, sensorial e mental, está estruturado para:

- trazer o contexto escolar dos professores para o foco da discussão dos novos referenciais para a inclusão dos alunos;

- introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas de Atendimento Educacional Especializado;

- desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no Atendimento Educacional Especializado.

Nesse sentido, o curso oferece fundamentos básicos para os professores do Atendimento

Educacional Especializado que atuam nas escolas públicas e garante o apoio aos 144 municípios-pólo para a implementação da educação inclusiva.

CLAUDIA PEREIRA DUTRA Secretária de Educação Especial ão desenvolve a política de educação inclusiva que pressupõe a da Educação Especial e, nesta perspectiva, são implementadas diretrizes d d l l d f d l

A s autoras deste livro se esmeraram ao ilustrar o que pensam e o que fazem no sentido de dar acesso e garantir o prosseguimento de estudar dos alunos com deficiência física.

D a sofisticação da alta tecnologia ao material facilmente elaborado e criativo de baixa tecnologia, o que se quer demonstrar é que há muito a ser propiciado pelos sistemas educacionais às pessoas com problemas físicos, para que elas possam superar dificuldades, ao se defrontarem com um ambiente escolar e social inadequado às suas necessidades.

O material aqui apresentado e o modo de utilizá-lo em AEE é um convite a arregaçarmos as mangas para colocarmos nossas mãos à obra.

Coordenação do Projeto.

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