Apostila de Gestão e Empreendedorismo

Apostila de Gestão e Empreendedorismo

(Parte 1 de 10)

Profa. Letícia Batista Magalhães Alves professoraleticiabma@hotmail.com Fevereiro de 2013

CURSO: Engenharia de Controle e Automação (Mecatrônica) SÉRIE: 9º semestre DISCIPLINA: Gestão e Empreendedorismo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 4 horas

Empreendedorismo. Comportamentos e atitudes empreendedoras. Planos de Negócios. Empreendedorismo Corporativo.

Permitir que os estudantes de quaisquer áreas de conhecimento possam adquirir conhecimentos sobre os fundamentos da gestão e do empreendedorismo.

Estimular a busca por autoconhecimento e percepção de si mesmo, através de questionamentos colhidos da experiência concreta individual e coletiva.

Conhecimento dos principais comportamentos e atitudes normalmente observados em Empreendedores de sucesso.

Conhecimento do processo de criação de um novo empreendimento e do desenvolvimento do Plano de Negócio como apoio.

Conhecimento dos comportamentos e atitudes frequentemente encontrados em empreendedores corporativos. Conhecimento introdutório ao estudo da Liderança Empreendedora.

Conscientização da importância de praticar na vida os conteúdos adquiridos no curso, para que as competências mencionadas nos objetivos gerais deste plano sejam plenamente desenvolvidas.

Estimular o desenvolvimento de comportamentos e atitudes empreendedoras nos alunos.

EMPREENDEDORISMO; Definições e histórico de empreendedorismo;

Discussão em classe “Empreendedorismo pode ser aprendido ?”

Estudo das mais freqüentes e consagradas1 competências e comportamentos dos empreendedores de sucesso: Perseverança;

Iniciativa;

Criatividade;

Protagonismo;

Energia;

Rebeldia a padrões impostos;

Capacidade de diferenciar-se;

Comprometimento;

Capacidade incomum de trabalho;

Liderança;

Orientação para o futuro;

Imaginação;

Proatividade;

Tolerância a riscos moderados;

Alta tolerância a ambigüidades e incertezas.

Planos de Negócios:

O que é e para que serve;

Estrutura do Plano de Negócios;

Pesquisa de Mercado;

Planejamento de Marketing;

Planejamento Financeiro;

Plano de Gestão empresarial;

Desenvolvimento de um Plano de Negócios.

Empreendedorismo Corporativo:

Definição e conceitos;

Diferenças e semelhanças entre Empreendedorismo corporativo e de start-up;

Aplicação empresarial.

1 Conforme Dolabela, Fernando, Pedagogia Empreendedora, Ed. Cultura, 2003, 1ª ed., pág. 58

V – ESTRATÉGIAS DE TRABALHO É essencial para que os objetivos deste plano sejam alcançados:

Estudos dinâmicos (não lineares) do conteúdo, aproveitando as oportunidades de aprendizado destacadas pelos alunos;

Aulas expositivas dialogadas e abertas, propensas ao desenvolvimento da criticidade dos alunos;

Análise de casos que exprimam o conteúdo estudado, na prática;

Seminários e debates em classe;

Observações de comportamentos dos alunos, do professor, de pessoas com as quais trabalham, de familiares, etc., associando-os com os comportamentos empreendedores;

Dinâmicas de grupo que estimulem reflexões sobre as competências;

Jogos cooperativos, principalmente para o desenvolvimento da consciência ética e social;

Vídeos, filmes, artigos e textos que estimulem a reflexão sobre si mesmo, seus objetivos e sua vida atual.

Todos os professores desta disciplina deverão entrar em contato com o Líder (marcio@marciorangel.com.br) para que recebam instruções freqüentes, conversem com outros professores e tirem suas dúvidas.

(Parte 1 de 10)

Comentários