Slides Sobre O Desenvolvimento Motor - Go Tani - Gallahue

Slides Sobre O Desenvolvimento Motor - Go Tani - Gallahue

(Parte 1 de 2)

Desenvolvimento motor do Desenvolvimento motor do nascimento à fase adultanascimento à fase adulta

Prof. Cláudio M. F. LeiteProf. Cláudio M. F. Leite

ComportamentoComportamento motormotor aoao longolongo dada vidavida

SeresSeres humanoshumanos apresentamapresentam a capacidadecapacidade dede interagirinteragir comcom o ambienteambiente atravésatravés dosdos movimentosmovimentos.. EstaEsta capacidadecapacidade sofresofre alteraçõesalterações aoao longolongo dodo ciclociclo dede vidavida dodo indivíduoindivíduo devidodevido àsàs característicascaracterísticas::

dodo IndivíduoIndivíduo (crescimento,(crescimento, maturação,maturação, capacidadecapacidade física)física) dodo AmbienteAmbiente ((espaços,espaços, superfícies; sócio-culturais)) dada TarefaTarefa ((objetivos, as regras e equipamento))

ComportamentoComportamento motormotor aoao longolongo dada vidavida ORGANISMO

Movimento x Habilidade motoraMovimento x Habilidade motora

Involuntário Voluntário Movimento

Habilidade motora

HabilidadeHabilidade motoramotora::

MovimentoMovimento voluntáriovoluntário realizadorealizado dede formaforma a atingiratingir umauma metameta comcom máximamáxima certezacerteza e o mínimomínimo dede esforçoesforço e tempotempo.. (SCHMIDT; WRISBERG, 2001)(SCHMIDT; WRISBERG, 2001)

AçõesAções complexascomplexas e intencionaisintencionais que,que, atravésatravés dada práticaprática,, sese tornamtornam organizadasorganizadas e coordenadascoordenadas dede formaforma a alcançaremalcançarem objetivosobjetivos predeterminadospredeterminados comcom máximamáxima certezacerteza e mínimomínimo

Habilidade motoraHabilidade motoraFases de desenvolvimentoFases de desenvolvimento

GALLAHUE; OZMUN, 2005GALLAHUE; OZMUN, 2005

Movimentos RudimentaresMovimentos Rudimentares

São as primeiras formas de movimentos voluntários Ocorre do nascimento aos 2 anos

Possuem uma seqüência de aparecimento altamente previsível, que é consistente em condições normais, porém o momento das mudanças é dependente do ambiente e do indivíduo.

SãoSão asas primeirasprimeiras formasformas dede exploraçãoexploração voluntáriavoluntária dodo ambienteambiente

Movimentos RudimentaresMovimentos Rudimentares

Movimentos RudimentaresMovimentos Rudimentares Estabilizadores

Manipulativos Locomotores

MovimentosMovimentos rudimentaresrudimentares:: 1 –– 2 anosanos::

-- EstabilizadoresEstabilizadores:: sustentaçõessustentações sentadosentado

1.Controla cabeça em linha reta com o tronco final do 1o. mês

MovimentosMovimentos rudimentaresrudimentares:: 1 –– 2 anosanos::

-- EstabilizadorEstabilizador:: sustentaçõessustentações dede pépé 1. Ficar de pé 10 – 12 meses

MovimentosMovimentos rudimentaresrudimentares:: 1 –– 2 anosanos::

LocomoçãoLocomoção:: ArrastarArrastar –– engatinharengatinhar -- caminharcaminhar

1.Arrastar-se 6 meses 2.Engatinhar 9-1 meses 3.Caminhar11 –15 meses

MovimentosMovimentos rudimentaresrudimentares:: 1 –– 2 anosanos::

-- ManipulaçãoManipulação:: alcancealcance –– preensãopreensão –– solturasoltura

1.Alcançar 4 –5 (final) meses 2.preender 5 –14 meses 3.Soltar 12 –18 meses

Movimentos RudimentaresMovimentos Rudimentares

Inter-relação entre as habilidades. Ex.: engatinhar X controle tronco; andar x ficar de pé

Associada a maturação e crescimento mas a estimulação socio-ambiental desempenha papel importante (GALLAHUE; OZMUN,2005;TANI et al. 1988)

Encaminhamento precoce de crianças a creches e escolas (BENDA,1999)

Vivência = exploração ambiental: O professor manipula o espaço e instiga a exploração (BARELAet al. 2008)

-Distribuição de objetos no espaço

-Tipo de piso

Fases de desenvolvimentoFases de desenvolvimentoMovimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais

Movimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais estabilizadoresestabilizadores LocomotoresLocomotores

•Equilíbrio dinâmico

•Equilíbrio estático

•Movimentos Axiais

•Andar •Correr

•Saltar

•Saltito

ManipulativosManipulativos

•Alcançar, segurar e soltar

•Lançar

•Receber

•Chutar

Habilidades Motoras Básicas (OLIVEIRA; PEROTI JÚNIOR; TANI, 2008)

Movimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais InicialInicial

ElementarElementar

-primeiras tentativas (pouco controle) - Maturação insuficiente

-aumento do controle, sem fluência -aquisição de sincronia espaço-temporal

MaduroMaduro

-bom nível de controle -fluência e eficiência = (ou similar) adulto

EstabilizadoresEstabilizadores

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

Equilíbrio estático:Equilíbrio estático: Apoio reduzidoApoio reduzido

EstabilizadoresEstabilizadores

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos) estabilização estabilização axial: axial: rolamentorolamento

EstabilizadoresEstabilizadores

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

Equilíbrio Estático:Equilíbrio Estático: Apoio invertidoApoio invertido

EstabilizadoresEstabilizadores

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

Equilíbrio Dinâmico:Equilíbrio Dinâmico:

Caminhada Caminhada direcionadadirecionada

LocomoçãoLocomoção

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

CorrerCorrer

LocomoçãoLocomoção

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

Salto horizontalSalto horizontal

ManipulaçãoManipulação

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

QuicarQuicar

ManipulaçãoManipulação

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

ArremessoArremesso

ManipulaçãoManipulação

MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

RecepçãoRecepção

ManipulaçãoManipulação MovimentosMovimentos fundamentaisfundamentais:: CriançaCriança ((2 –– 7 anos)anos)

ChutarChutar

Movimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais

O alcance do estágio maduro apesar de relacionado ao avanço da idade cronológica, não depende dela, mas de crescimento, maturação e vivência/estimulação.

Os estágios dos movimentos fundamentais podem variar entre os movimentos.

Correr = maduro Rebater = Elementar

Apoio invertido = Inicial GALLAHUE; OZMUN, 2005; TANI et al. 1988

Movimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais

Programas de instrução podem aumentar o desenvolvimento dos padrões motores fundamentais, além do nível atingido apenas pela maturação. Além de ser mais efetivo do que um programa de brincadeiras livres, mesmo quando realizado

Crianças têm pleno potencial para atingir o final do estágio fundamental em todas as classes de movimento. Mas não é verificado em muitas crianças e adultos. GALAHUE; OZMUN (2005)

Práticas orientadas são inadequadas ou inexistentes. OLIVEIRA et al. (2008)

Movimentos FundamentaisMovimentos Fundamentais

O tamanho, forma, e textura do objeto utilizado, e as características da tarefa podem influenciar dramaticamente o desempenho dos movimentos fundamentais PAYNE E ISAACS, 1995;

OWINGS et al. (2003):TR x Recepção em crianças

BARREIROS et al. (2008): Diâmetro do Lápis, preensão e padrão gráfico.

Fases de desenvolvimentoFases de desenvolvimento

Movimentos especializadosMovimentos especializados

RefinamentoRefinamento e acoplamentoacoplamento dosdos movimentosmovimentos fundamentaisfundamentais resultandoresultando nono surgimentosurgimento dede novosnovos padrõespadrões motoresmotores (GALLAHUE(GALLAHUE;;OZMUN,OZMUN,20052005))..

Movimentos especializadosMovimentos especializados

+ = FundamentaisFundamentais EspecializadosEspecializados

FundamentaisFundamentais EspecializadosEspecializados Movimentos especializadosMovimentos especializados

EspecializadosEspecializados Movimentos especializadosMovimentos especializados

EspecializadosEspecializados Movimentos especializadosMovimentos especializados

EspecializadosEspecializados Movimentos especializadosMovimentos especializados

MovimentosMovimentos especializadosespecializados::

-- EstágioEstágio dede transiçãotransição:: 7 –– 1010 anosanos -- EstágioEstágio dede aplicaçãoaplicação:: 1 –– 1313 anosanos

-- EstágioEstágio dede utilizaçãoutilização aoao longolongo dada vidavida:: 1414 anosanos emem diantediante

Dependente dos movimentos fundamentais, porém não é necessário estar no estágio maduro em todos para se chegar à fase motora especializada.

Movimentos EspecializadosMovimentos Especializados EstágioEstágio dede transiçãotransição –– 7 à 1010 anosanos

Início da tentativa de combinação dos movimentos fundamentais

Aumento no interesse por práticas mais complexas (esportes, lutas, danças)

Movimentos EspecializadosMovimentos Especializados EstágioEstágio dede AplicaçãoAplicação -- 1 à 1313 anosanos..

Reconhecimento real do seu potencial motor; Melhora da performance; (+)

Interesse na prática esportiva e de treinamento;

Melhor execução de técnicas esportivas específicas. (+)

Crescimento Crescimento AdolescênciaAdolescência

- Estatura - Massa

-Idade em anos

Meninos Meninas

Adaptado de Malina e Bouchard (1991)

EstágioEstágio dede aplicaçãoaplicação:: 1 –– 1313 anosanos

“A“A satisfaçãosatisfação cognitivacognitiva e experiênciasexperiências aumentadasaumentadas possibilitampossibilitam aoao indivíduoindivíduo fazerfazer numerosasnumerosas decisõesdecisões dede aprendizagemaprendizagem,, e decisõesdecisões baseadasbaseadas emem umauma variedadevariedade dede fatoresfatores relacionadosrelacionados a tarefatarefa,, indivíduoindivíduo e ambienteambiente”” (GALLAHUE(GALLAHUE;; OZMUN,OZMUN, 20052005))..

ExEx.:.: GarotoGaroto 1212 anos,anos, 165165cm,cm, boasboas capacidadescapacidades coordenativas,coordenativas, gostogosto porpor atividadesatividades coletivascoletivas.. PossibilidadePossibilidade:: BASQUETEBASQUETE

UtilizaçãoUtilização aoao longolongo dada vidavida:: 1414 anosanos emem diantediante

ÁpiceÁpice dada performanceperformance motoramotora

ProcuraProcura porpor áreasáreas específicasespecíficas dede interesse,interesse, necessidades,necessidades, disponibilidade,disponibilidade, habilidadeshabilidades e experiênciaexperiência anterioresanteriores

UtilizaçãoUtilização dodo repertóriorepertório motormotor adquiridoadquirido aoao longolongo dada vidavida

AtividadesAtividades cotidianas,cotidianas, recreação/lazer,recreação/lazer, altoalto rendimentorendimento esportivoesportivo

MovimentosMovimentos especializadosespecializados

IntervençãoIntervenção é fundamentalfundamental principalmenteprincipalmente nana transiçãotransição:: auxiliarauxiliar e potencializarpotencializar a ampliaçãoampliação dede acoplamentosacoplamentos

VariasVarias habilidadeshabilidades == mesmosmesmos objetivoobjetivo MesmaMesma habilidadehabilidade == váriosvários objetivosobjetivos

EvitarEvitar especializaçãoespecialização e restriçãorestrição dodo repertóriorepertório motormotor (( ))

EspecializaçãoEspecialização precoceprecoce x iniciaçãoiniciação precoceprecoce

Fases de desenvolvimentoFases de desenvolvimento

E aíaí finalizafinaliza o desenvolvimentodesenvolvimento

Finaliza?!Finaliza?!

0 Desempenho

Comportamento motor ao longo da vidaComportamento motor ao longo da vida Desenvolvimento

Idade

Comportamento motor ao longo da vidaComportamento motor ao longo da vidaConcluindo Concluindo

DesenvolvimentoDesenvolvimento motormotor

AlteraçõesAlterações nasnas formasformas dede movimentomovimento

OcorreOcorre emem fasesfases específicasespecíficas desdedesde antesantes dodo nascimentonascimento:: reflexosreflexos →→ movmov.. VoluntáriosVoluntários especiaizadosespeciaizados

DependemDependem dede crescimentocrescimento,, maturaçãomaturação e ExperiênciasExperiências motorasmotoras (prática)(prática)

Periódicos Capes:Periódicos Capes: http://novo.periodicos.capes.gov.br/http://novo.periodicos.capes.gov.br/

Capes acesso livre:Capes acesso livre: http://acessolivre.capes.gov.br/http://acessolivre.capes.gov.br/

Scielo:Scielo: http://www.scielo.org/php/index.phphttp://www.scielo.org/php/index.php GEDAM;GEDAM; http://www.eeffto.ufmg.br/gedam/http://www.eeffto.ufmg.br/gedam/

Revista portuguesa de ciências do desporto:Revista portuguesa de ciências do desporto:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serialhttp://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php/script_sci_serial /pid_1645/pid_1645--0523/lng_pt/nrm_iso0523/lng_pt/nrm_iso

Revista brasileira de educação física e esporte:Revista brasileira de educação física e esporte:

Revista Paulista de Educação Física:Revista Paulista de Educação Física:

http://cev.org.br/biblioteca/periodicos/revistahttp://cev.org.br/biblioteca/periodicos/revista-- paulistapaulista--educacaoeducacao--fisicafisica

Revista da Educação Física/UEM:Revista da Educação Física/UEM:

http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFihttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFi s/issue/archives/issue/archive

Força, flexibilidade e outras capacidades não são nada sem controle!!

PrimeiroPrimeiro

SeSe háhá umauma seqüênciaseqüência normalnormal dede desenvolvimentodesenvolvimento motormotor elaela devedeve serser seguidaseguida poispois::

1)1) PermitePermite atenderatender asas necessidadesnecessidades dosdos alunosalunos

2)2) PermitePermite estabelecerestabelecer objetivosobjetivos realistas,realistas, e métodosmétodos e conteúdosconteúdos apropriadosapropriados

Utilização do Comportamento motor na EF escolar

SegundoSegundo

A adoçãoadoção dede parâmetrosparâmetros maismais objetivosobjetivos (concretos)(concretos) possibilitapossibilita::

1)1) AvaliaçãoAvaliação maismais precisaprecisa dodo estadoestado dodo alunoaluno

2)2) MelhorMelhor acompanhamentoacompanhamento dasdas mudançasmudanças (OLIVEIRA et al., 2008; TANI et al., 1988; TANI et al, 2008); (OLIVEIRA et al., 2008; TANI et al., 1988; TANI et al, 2008);

Utilização do Comportamento motor na EF escolar

TerceiroTerceiro

O estabelecimentoestabelecimento dede intervençõesintervenções motorasmotoras adequadasadequadas e possibilidadespossibilidades concretasconcretas dede acompanhamentoacompanhamento dede mudançasmudanças permitepermite::

1)1) AquisiçãoAquisição dede altoalto rendimentorendimento motormotor

2)2) AltoAlto rendimentorendimento motormotor ≠≠ AltoAlto rendimentorendimento esportivoesportivo

Utilização do Desenvolvimento motor na EF escolar

ReferênciasReferências BásicasBásicas::

GALAHUE,GALAHUE, D..L;; OZMUN,OZMUN, J..C.. CompreendendoCompreendendo o desenvolvimentodesenvolvimento motormotor:: Bebê,Bebê, Criança,Criança, adolescenteadolescente e adultoadulto.. 33eded..,, 20052005..

TANI,TANI, G.. ComportamentoComportamento MotorMotor:: AprendizagemAprendizagem e desenvolvimentodesenvolvimento.. RioRio dede JaneiroJaneiro:: GuabaraGuabara KooganKoogan.. 20052005..

ReferênciasReferências ComplementaresComplementares::BAREIROS,BAREIROS, J.;.; CORDOVIL,CORDOVIL, R.;.; CUNHA,CUNHA, M.;.; FIGUEIREDO,FIGUEIREDO, H.;.; REIS,REIS,

C.. ((20082008)) ConhecimentoConhecimento e aplicaçãoaplicação emem desenvolvimentodesenvolvimento motormotor –– A transposiçãotransposição dede barreirasbarreiras:: EfeitosEfeitos morfológicos,morfológicos, desenvolvimentodesenvolvimento e segurançasegurança infantilinfantil.. (p(p..139139--146146)) InIn:: CORRÊA,CORRÊA, U.. ComportamentoComportamento motormotor:: a intervençãointervenção profissionalprofissional emem perspectivaperspectiva..BENDABENDA ((19991999)) O desenvolvimentodesenvolvimento motormotor e a EFEF escolarescolar.. VerVer.. MinMin.. DeDe EFEF..

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