Slide disjuntores

Slide disjuntores

Materiais Elétricos Disjuntores

Definição

Os disjuntores são dispositivos destinados à proteção de circuitos de distribuição. Em sua grande maioria são dispositivos termomagnéticos, equipados com disparadores térmicos (que possui uma característica considerada de longa duração) e disparadores eletromagnéticos (instantâneos).

O disjuntor é um componente essencial na atualidade e um importante mecanismo de segurança no interior de uma casa. Sempre que a fiação elétrica recebe corrente muito elevada o disjuntor corta a energia até que alguém possa resolver o problema. Sem os disjuntores (ou, como alternativa, os fusíveis), a eletricidade doméstica seria impraticável, devido ao perigo potencial de incêndios, danos resultantes de problemas na fiação elétrica ou falhas de equipamento

Um elemento é movimentado por uma força externa (alavanca) acionando um bloco de contatos principais e outro de contatos auxiliares, ao mesmo tempo que comprime um jogo de molas de abertura. Ao fim do curso dos contatos, uma trava mantém o mecanismo de posição de contatos principais fechados e molas de abertura comprimidas.

Um comando de abertura, direto ou através de disparadores, irá retirar a trava liberando o mecanismo que provocará a separação brusca de comandos fechados por efeito de liberação das molas comprimidas de abertura. A interrupção de corrente que ocorre na abertura tem um valor máximo que é chamado de capacidade de interrupção.

Funcionamento

Utilizado em redes de alimentação e distribuição, os disjuntores de potência são interruptores que devem ter altas capacidades de interrupção, tendo em vista os valores de curto-circuito que costumam ocorrer em subestações, quadros gerais e distribuição.

Pode-se definir a capacidade de interrupção pela corrente presumida de um curto circuito no local da instalação do disjuntor. Para corrente alternada, considera-se o valor eficaz da componente simétrica “Ik”.

Para proteção de circuitos que alimentam cargas com características predominantemente resistivas, como lâmpadas incandescentes, chuveiros, torneiras e aquecedores elétricos, além dos circuitos de tomadas de uso geral.

Para proteção de circuitos que alimentam especificamente cargas de natureza indutiva que apresentam picos de corrente no momento de ligação, como microondas, ar condicionado, motores para bombas, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas.

Para proteção de circuitos que alimentam cargas altamente indutivas que apresentam elevados picos de corrente no momento de ligação, como grandes motores, transformadores, além de circuitos com cargas de características semelhantes a essas.

Referências http://eletronicos.hsw.uol.com.br/search.php?term s=disjuntor&media=image http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfjqAAJ/disjunt ores

Comentários