Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

ppra - estaleiro - itajai - , Notas de estudo de Cultura

Estaleiro - PPRA

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 24/04/2013

CaciPerere
CaciPerere 🇧🇷

4.6

(83)

74 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe ppra - estaleiro - itajai - e outras Notas de estudo em PDF para Cultura, somente na Docsity! 0 SESMT Agosto-2010 a Julho-2011 INDICE 1 1. DOCUMENTO BASE.................................................................................................... 4 1.1 1.1. DADOS DA EMPRESA.............................................................................................. 4 1.2 1.2. CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA....................................................................... 4 1.3 1.3. AVALIAÇÃO E RELATÓRIO..................................................................................... 4 1.4 1.4. DATA DA VIGÊNCIA................................................................................................. 4 1.5 1.5. ACOMPANHAMENTO............................................................................................... 4 1.6 1.6. TURNOS E HORÁRIOS DE TRABALHO................................................................ 4 1.6.1 1.6.1 DIURNO.................................................................................................................... 4 2 2. INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 4 3 3. OBJETIVO...................................................................................................................... 5 4 4. CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO ANUAL. .................................................... 5 5 5. ORGANIZAÇÃO............................................................................................................ 5 5.1 5.1. ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES............................................................. 5 5.2 5.2. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA..................................................................... 5 5.3 5.3. RESPONSABILIDADE Da chefia.............................................................................. 5 5.4 5.4. RESPONSABILIDADE DO COORDENADOR........................................................ 5 5.5 5.5. RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES................................................. 6 6 6. INTEGRAÇÃO............................................................................................................... 6 6.1 6.1. INTEGRAÇÃO INTERNA......................................................................................... 6 6.2 6.2. INTEGRAÇÃO EXTERNA........................................................................................ 6 6.3 6.3. PARTICIPAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS.................................................. 6 7 7. DOCUMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REGISTROS......................................... 7 8 8. TREINAMENTO DE PESSOAL................................................................................... 7 9 9. ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO............................................................. 7 10 10. Método de Avaliação Quantitativa................................................................................ 8 10.1 10.1. INSTRUMENTAÇÃO............................................................................................... 8 11 11. mapa de risco E FUNÇÕES POR SETORES............................................................... 9 12 12. PSIMT – PROGRAMA DE SEGURANÇA INDUSTRIAL E MEDICINA DO TRABALHO................................................................................................................................... 9 13 13. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................................. 9 14 14. Uso de EPI’s por Função............................................................................................... 9 15 15. PERIODICIDADE E FORMA DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO PPRA ......... 9 16 16. MEDIDA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, COLETIVA E TREINAMENTOS......... 10 16.1 16.1. EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL......................................... 10 16.2 16.2. DESCRIÇÃO DOS EPI’S – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL FORNECIDOS AOS COLABORADORES................................................................................... 10 16.3 16.3. FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI’s.................................................. 11 16.4 ............................................................................................................................................. 16.5 16.4. TREINAMENTOS..................................................................................................... 12 16.5.1 16.4.1. TREINAMENTO ADMISSIONAL........................................................................ 12 16.5.2 16.4.2. TREINAMENTO ESPECÍFICO............................................................................. 12 16.5.3 16.4.3. TREINAMENTO PERIÓDICO.............................................................................. 12 17 17. MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS ............................................. 12 17.1 17.1. FUMOS DE SOLDAGEM......................................................................................... 12 17.1.1 17.1.1. EXPOSIÇÃO.......................................................................................................... 13 17.1.2 17.1.2. MEDIDAS DE CONTROLES EXISTENTES....................................................... 13 17.1.2.1 17.1.2.1. EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual utilizados pelos soldadores.. 13 Este PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais foi elaborado atendendo aos requisitos legais e considerando que o Estaleiro Itajaí S.A tem como atividade principal a construção naval. Todas as ocorrências tais como: testes com novos produtos, equipamentos, métodos de trabalho ou qualquer outro tipo de mudança que envolva riscos ambientais, serão documentadas e anexadas ao programa. Este relatório será revisado anualmente. O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve estar articulado como disposto nas demais NR’s – Normas Regulamentadoras e servirá ainda como indicador para o PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional previsto na NR-7. 3. OBJETIVO O PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais tem como objetivo geral a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores. Através do controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, levando em consideração a proteção do meio ambiente. 4. CRONOGRAMA DO PLANEJAMENTO ANUAL. Vide Anexo 1 5. ORGANIZAÇÃO 5.1. ATRIBUIÇÃO DE RESPONSABILIDADES Considerando que a Empresa, possui o SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o PPRA será coordenado pelo Engenheiro de Segurança, e as atividades serão desenvolvidas por colaboradores que ele designar para o desempenho de tarefas específicas deste programa, sob a sua orientação. 5.2. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA • Dar suporte para o desenvolvimento do PPRA; • Delegar responsabilidades e autoridade; • Alocar recursos financeiros necessários à execução do PPRA; • Supervisionar a execução das atividades deste programa. 5.3. RESPONSABILIDADE Da chefia • Supervisionar os colaboradores para assegurar que os procedimentos corretos de trabalho estão sendo observados; • Assegurar que os equipamentos e máquinas estejam em funcionamento adequado; • Garantir a ordem e limpeza no seu setor de trabalho; • Comunicar aos seus subordinados as informações sobre os riscos ambientais e procedimentos de controle; • Orientar seus colaboradores quanto à segurança e orientá-los quando necessário; • Manter o coordenador da empresa informado sobre as questões de segurança e saúde de seu setor para que possa ser apresentado à direção da empresa. 5.4. RESPONSABILIDADE DO COORDENADOR • Manter a documentação do PPRA devidamente atualizada; • Assegurar que todos os colaboradores recebam treinamento adequado para as funções que desempenham; • Solicitar os recursos financeiros disponíveis para a execução das atividades deste programa; • Solicitar a contratação de serviços ou aquisição de materiais necessários, em particular os EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual recomendados pelo SESMT e/ou coordenador do programa. 5.5. RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES • Relatar ao seu superior imediato fatores ou situações que considerarem de risco; • Relatar ao seu superior imediato o acidente ocorrido; • Seguir todas as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa; • Só usar máquina, equipamento e qualquer material, somente se autorizado por seu superior; • Seguir os procedimentos de sua tarefa conforme treinamento recebido; • Utilizar o EPI - Equipamento de Proteção Individual fornecido pelo SESMT. 6. INTEGRAÇÃO 6.1. INTEGRAÇÃO INTERNA Este documento é parte complementar dos programas: )a PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional previsto na NR – 7; O PPRA articula-se principalmente com o PCMSO de modo a se complementarem, pois enquanto o PPRA tem foco no ambiente de trabalho o PCMSO tem foco na saúde do funcionário. O PCMSO – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional será desenvolvido pelo Médico do Trabalho e estará sendo articulado com o PPRA. Caso seja identificado um possível agente de risco ambiental, o Médico do Trabalho deverá ser informado a fim de otimizar o conjunto de exames e acompanhamentos necessários para a adequada avaliação e prevenção da saúde do funcionário. Conseqüentemente, caso sejam encontrados nos exames periódicos indícios de desvios na saúde dos colaboradores, estes estarão sinalizando quais serão as prováveis áreas de riscos. Deste modo maximiza-se o uso de informações disponíveis em prol de uma efetiva prevenção de ocorrência de desvios de saúde, através de um bem sucedido controle de riscos ambientais. 6.2. INTEGRAÇÃO EXTERNA Conforme estabelecido na legislação em vigor NR-9 – PPRA 9.2.2.2. “O documento-base e suas alterações deverão estar disponíveis de modo a proporcionar o imediato acesso às autoridades competentes”. 6.3. PARTICIPAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE RISCOS A participação dos colaboradores no processo de identificação de situações de riscos e de medidas de controle será estimulada através do diálogo contínuo com seu superior imediato. Durante a etapa de reconhecimento de riscos e priorização de ações, será considerada a percepção de riscos dos colaboradores. Cada funcionário será informado dos riscos de acidentes do trabalho e os relacionados com sua atividade por ocasião de sua contratação e durante os treinamentos recebidos, bem como através de orientação de seu superior imediato. 7. DOCUMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REGISTROS Os documentos relativos ao PPRA estarão arquivados no SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho pelo período estabelecido pela norma em vigor. Os seguintes documentos deverão estar arquivados: • Alterações físicas no ambiente de trabalho; • Procedimentos escritos contendo normas de segurança; • Relatório de inspeções internas; • Registros dos treinamentos recebidos. 8. TREINAMENTO DE PESSOAL Os colaboradores deverão receber treinamento de forma a assegurar que todos estejam informados sobre os cuidados na execução de suas atividades e no manuseio de materiais e equipamentos com os quais irão trabalhar. 9. ESTRATÉGIA E METODOLOGIA DE AÇÃO A NR – 9 estabelece os parâmetros e diretrizes gerais a serem observados para a execução do PPRA que tem como propósito alcançar os seguintes objetivos: • Antecipação dos Riscos Ambientais Decorrentes da implantação de novos equipamentos, funções ou modificações nas instalações ou lay- out no processo produtivo. • Reconhecimento dos Riscos Ambientais. Referente ao processo produtivo, local de trabalho e às condições de exposição. • Avaliação Qualitativa e Quantitativa Realizada quando necessário, comparando-se com os dados anteriores. • Interpretação dos resultados e julgamento profissional com proposição de medidas de controle • Avaliação do desenvolvimento do PPRA Deverá ser feito monitoramento periódico dos níveis de ruído e temperatura no setor de produção e/ou caso haja alguma modificação ou surgimento de novas funções e equipamentos nas instalações físicas da empresa. Não ocorrendo alteração no prazo de 1 ano, deverá ser feita uma análise para avaliar o desenvolvimento e realizar os ajustes necessários e estabelecer novas metas e prioridades para o estabelecimento. 16. MEDIDA DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, COLETIVA E TREINAMENTOS. 16.1. EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Os colaboradores deverão receber obrigatoriamente o EPI - Equipamento de Proteção Individual requeridos para as atividades e riscos a que estão expostos. A empresa deverá fazer a distribuição e o controle dos EPIs, através de ficha individual, conforme modelo abaixo: 16.2. DESCRIÇÃO DOS EPI’S – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL FORNECIDOS AOS COLABORADORES Item Equipamento de Proteção Individual – EPI Marca C.A. 1 Calçado de Segurança c/ biqueira de Aço. Marluvas 9.016 2 Capacete de Segurança com jugular. Indacol 10.750 3 Cinto de segurança Carbografite 10.631 4 Luva de couro JGB 9.616 5 Luva de couro p/alta temperatura JGB 10.222 6 Luva de malha OVD 12.502 7 Luva nitrílica p/agentes químicos Promat 1.713 8 Máscara de segurança Carbografite 7.072 9 Máscara de segurança Air Safety 5.758 10 Máscara de segurança MAS 368 11 Máscara de solda. Ledan 3.702 12 Óculos de Segurança Kalipso 10.346 13 Óculos de segurança ampla visão Silo 1.871 14 Protetor Auditivo modelo plug Ultraplug 10.043 15 Protetor Facial Ledan 3.473 16 Uniforme Rafagui 16.3. FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI’s Numeração ____ Calça ____ Camisa ____ Calçado ____ Óculos de Grau ____ Protetor Auricular ____ _______________ Nome:_________________________________________________Matrícula _________________ Função:_____________________________ Seção : ______________Depto: _________________ Declaro ter recebido GRATUITAMENTE conforme a Norma Regulamentadora NR 6 - 6.2 o EPI – Equipamento de Proteção Individual abaixo relacionado, bem como, a orientação quanto à necessidade de utilizá-lo, de acordo com a NR 6 – 6.6.1 c), em toda a área do Estaleiro. Reconheço também estar ciente da OBRIGATORIEDADE DE SEU USO de acordo com as NORMAS DE SEGURANÇA DO ESTALEIRO e as EXIGÊNCIAS LEGAIS estabelecidas na NR 6 – 6.6.1 b). Estou ciente que deverei: 1 - Responsabilizar-me pela sua guarda e conservação (NR 6 – 6.7 b); 2 - Solicitar que seja substituído IMEDIATAMENTE em caso de quebra ou desgaste pelo uso (NR 6 – 6.7 c); 3 – Autorizar a empresa a descontar de meu pagamento, o valor do EPI que for perdido ou usado para outros fins e tenha se danificado; 4 – Devolvê-lo quando cessar a necessidade de seu uso ou quando do meu desligamento da empresa; Ciente e de acordo: _________________________ Itajaí, _____ de ______________ de ______ Qtd Nº do C. A. E. P. I. – Equipamento de Proteção Individual ENTREGA DEVOLUÇÃO Descontar DATA VISTO DATA VISTO VISTO 16.4. TREINAMENTOS Todos os colaboradores receberão treinamentos admissionais e periódicos, visando garantir a execução de suas atividades com segurança. 16.4.1. TREINAMENTO ADMISSIONAL O treinamento admissional será ministrado em horário normal de trabalho abrangendo os seguintes tópicos: • Informações sobre os riscos inerentes a função que irá desenvolver; • Uso adequado dos EPI’s - Equipamentos de Proteção Individual; • Informações sobre os EPC’s - Equipamentos de Proteção Coletiva existentes no local de trabalho. 16.4.2. TREINAMENTO ESPECÍFICO De acordo com a atividade que o funcionário irá exercer ele receberá o treinamento específico para a função, com o objetivo de garantir a segurança na realização dessas atividades. • TEC - Trabalho em Espaço Confinado; • PEA - Plano de emergência em casos de Acidentes: • PEL - Plano de emergência quando dos lançamentos das embarcações. 16.4.3. TREINAMENTO PERIÓDICO São aqueles realizados no decorrer do ano com a finalidade de ATUALIZAR OS COLABORADORES com as normas e procedimentos que devem ser adotados e seguidos. 17. MONITORAMENTO DA EXPOSIÇÃO AOS RISCOS Emitir Ordens de Serviço sobre segurança do trabalho, alertando os trabalhadores sobre os riscos existentes nos locais de trabalho, a forma de prevenção e os equipamentos de proteção necessários para neutralizar seus efeitos. 17.1. FUMOS DE SOLDAGEM Cuidados especiais deverão ser tomados durante as operações de soldagem, tendo em vista que, durante o processo de soldagem desprendem-se vapores de gases das peças em fusão seja da superfície da peça, do eletrodo, do revestimento do eletrodo, de materiais que envolvem a peça, por exemplo, óleos. 22. PeR – plano de emergência em REPAROS Vide Anexo 10 23. PROGRAMA DE USO DE BATEIRA NAS ÁGUAS DO RIO ITAJAÍ-AÇÚ Vide Anexo 11 24. TEC – TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO Vide Anexo 12 25. pprps – programa de prevenção de riscos em prensas e similares Vide Anexo 13 26. FORMA DE REGISTROS E DIVULGAÇÃO DOS DADOS Deverá ser mantido pelo empregador um registro de dados, estruturado de forma a constituir um histórico técnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA. Os dados deverão ser mantidos por um período mínimo de 20 anos. O registro de dados deverá estar sempre disponível aos trabalhadores interessados ou seus representantes e para as autoridades competentes. O PPRA será arquivado no Setor de Segurança do Trabalho. 27. DISPOSIÇÕES FINAIS Transcrevemos abaixo o texto de acordo com as NR’s – Normas Regulamentadoras vigentes no momento. 27.1. DAS RESPONSABILIDADES 27.1.1. Do empregador I - Estabelecer, implementar e assegurar o cumprimento do PPRA, como atividade permanente da empresa ou instituição. 27.1.2. Dos trabalhadores I - Colaborar e participar na implantação e execução do PPRA; II - Seguir as orientações recebidas nos treinamentos oferecidos dentro do PPRA; III - Informar ao seu superior hierárquico direto ocorrências que, a seu julgamento, possam implicar riscos à saúde dos trabalhadores. 28. Considerações Gerais Este programa é de caráter informativo e orientativo e tem por função primordial servir ao Estaleiro Itajaí S.A. e aos seus colaboradores, assim sendo, o mesmo é de manuseio exclusivo da direção da empresa. 29. GLOSSÁRIO TÉCNICO, NORMATIVO E LEGAL a) CA Certificado de Aprovação b) CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes c) CLT Consolidação das Leis do Trabalho d) dB Decibel é a unidade dimensional para medir o ruído e) dB (A) Decibel na escala “A” é utilizada para avaliar exposição a ruído industrial, pois é a que mais se aproxima a resposta do ouvido humano, que é sensível para ruído de altas freqüências f) DDS Diálogo Diário de Segurança g) DORT Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho h) EPC Equipamento de Proteção Coletiva i) EPI Equipamentos de Proteção Individual j) IBUTG Índice de Bulbo Úmido – Termômetro de Globo k) LER Lesão por Esforço Repetitivo l) LTCAT Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho m) LUX Unidade de medida de iluminamento no Sistema Internacional, igual ao iluminamento de uma superfície plana com área de 1 metro quadrado, que recebe perpendicularmente, um fluxo luminoso de 1 lúmem uniformemente distribuído. n) MTb Ministério do Trabalho o) NBR Norma Brasileira de Regulamentação p) NR Norma Regulamentadora q) PEA Plano de emergência em caso de Acidente r) PEL Plano de emergência em Lançamentos s) PER Plano de emergência em Reparos t) PBI Programa da Brigada de Incêndio u) PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional v) PPPA Programa de Prevenção de Perda Auditiva w) PPRA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais x) TEC Trabalho em Espaço Confinado. 30. Habilitação _____________________________________ Messias Jose dos Santos Engenheiro de Segurança do Trabalho Coordenador do SESMT CREA – SC S1 015017-2 SESMT Agosto -2010 a Julho-2011 MAPA DE RISCO 2010 Loc aliz açã o Setores Agente Fonte Geradora Agente Físi co Qu ími co Bio lógi co Er gon ôm ico Aci den tes 1 Portaria X x Postura Incorreta Ergonômico 2 Adm=PCP/CQ/Proj/Planej//CPD X Repetitividade Ergonômico 3 Ambulatório X Bactéria Biológico 4 Vestiários X Bactéria Biológico X Produto de Limpeza Químico 5 Caixa d'Água 40.000 L 6/7 Sub-Estação 1 X Eletricidade Acidente 8 Fabrica Acessório G1 X Ruído Físico X Radiações Físico X Vibrações Físico X Fumos / Gases Químico X Postura Incorreta Ergonômico X Eletricidade Acidente X Transporte de Materiais Acidente Armazenamento Inadequado Arranjo Físico Inadequado 9 Fabrica Tubulação G I X Ruído Físico X Radiações Físico X Fumos / Gases Químico X Eletricidade Acidente X Transporte de Materiais Acidente X Armazenamento Inadequado Acidente X Arranjo Físico Inadequado Acidente 10 Fabrica Mecânica G I X Ruído Físico X Substâncias Compostas Químico X Postura Incorreta Ergonômico X Manuseio e Transporte de Materiais Acidente X Material Cortante Acidente X Corpo Estranho nos Olhos Acidente 11 Almoxarifado I/Compras X Transporte de Materiais Acidente X Queda de Materiais Acidente X Repetitividade Ergonômico 12 Gerência de Produção X Repetitividade Ergonômico 13 Sala de Reunião - Produção X Repetitividade Ergonômico 14 Ferramentaria X Queda de Material Acidente 15 Manutenção Elétrica X Ruído Físico X Postura Incorreta Ergonômico X Eletricidade Acidente 16 Manutenção Mecânica X Ruído Físico X Substâncias Compostas Químico X Queda de Material Acidente X Corpo Estranho nos Olhos Acidente 17 Almoxarifado II X Transporte de Materiais Acidente X Queda de Materiais Acidente 18 Refeitório X Corte, Queimadura e Incêndio Acidente X Levantamento e transporte manual de peso Ergonômico 19 ADE - Associação Desportiva EISA X Levantamento e transporte manual de peso Ergonômico X Bactéria Biológico 20 Sala de Supervisão - Acessórios X Repetitividade Ergonômico X Iluminação / Ventilação Ergonômico 21 Almoxarifado III X Levantamento e transporte manual de peso Ergonômico X Transporte de Materiais Acidente X Queda de Materiais Acidente X Substâncias Compostas Químico 22 Grupo Teste X Queda de material Acidente 23 Elétrica Naval X Queda de material Acidente X Armazenamento Inadequado Acidente 24 Andaime - Transporte X Levantamento e transporte manual de peso Ergonômico X Queda de material Acidente X Armazenamento Inadequado Acidente 25 Centro de Treinamento - Solda X Radiações não ionizantes Físico X Fumos metálicos Químico 26 Cais 1 de Acabamento X Queda de material Acidente 27 Hidrolift X Piso irregular Acidente 28 Estrutura Montagem 1 (Ponteamento e Solda) X Ruído Físico
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved