CST em Gestão de Qualidade

2ª Série Sistemas de Gestão – Normas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Vivenciar diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Aplicar as teorias e os conceitos na solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

Helton Forti Faculdade Anhanguera de Bauru

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Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Produção Acadêmica

• Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas, nas Etapas de 1 a 3. • Plano de Melhoria para a empresa ITR Soluções em transporte, na Etapa 4.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

• entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• caso haja citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10 com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

• nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina, cidade e data da entrega.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://w.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

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Após desenvolver esse desafio, o grupo compreenderá como as organizações buscam resultados com eficiência na Qualidade Total e como participar ativamente do desenvolvimento de um plano de Melhoria de Qualidade.

A empresa ITR Soluções em Transporte está com sérias dificuldades em seu processo de qualidade, sabemos que, o diferencial em um mercado competitivo é ter qualidade superior perante aos concorrentes do setor, sendo assim, o seu grupo é convidado ao desafio para uma assessoria empresarial, em outras palavras, serão os responsáveis pela solução na busca da qualidade desejada por esta empresa. Com o desenrolar das etapas o grupo irá perceber através de pesquisas e debates, como levar a empresa ITR atingir um nível superior em qualidade ao ponto desta empresa ser futuramente certificada pela International Organization for Standardization (ISO).

A equipe deverá analisar o principal problema da ITR, relacionado ao atraso nas entregas e assim, desenvolver os meios para resolvê-lo por meio do uso de diversas ferramentas de controle, elaborando no final um Plano de Melhoria da Qualidade. O uso das ferramentas ajudará na análise e na busca de soluções para os problemas expostos.

Com a finalização do desafio o grupo estará apto a identificar e compreender quais as dificuldades e quais os caminhos para que todas as organizações busquem o resultado pautado nas normas de qualidade.

Objetivo do desafio

Identificar por meio das ferramentas, como desenvolver um Plano de Melhoria de

Qualidade para empresa ITR Soluções em Transporte, para que esta se torne apta a passar por uma inspeção na certificação de Qualidade Total.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente à Globalização / Histórico da evolução da qualidade, sua revolução e seus princípios / Gestão da qualidade: conceitos gerais/ Melhoria contínua de processos (Kaizen).

Esta atividade é importante para que vocês compreendam a definição de qualidade, toda sua história de evolução, seus princípios e como é atuação do processo de melhoria contínua dentro da qualidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar em diversas fontes as definições de qualidade, bem como pesquisar as definições e significados dos termos do processo de melhoria contínua Kaizen, Just in time e Kanban. Desenvolver um resumo para auxílio do ultimo passo (04) de no mínimo duas páginas.

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Passo 2 (Aluno)

Ler o artigo abaixo, para compreender a aplicação do processo de melhoria contínua na prática.

1. INSTITUTE KAIZEN. Os sete princípios Kaizen. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0ByBaTKyxhB-QaDR2c0xuTnpITWc Acesso em: 21 de out. 2012.

Passo 3 (Equipe) Responder as questões abaixo, fortalecidas pela leitura do Passo 01 e 02.

1 – Qual a importância na aplicação do Processo de Melhoria Contínua nas empresas? 2 – Quais foram os benefícios recebidos pela empresa AMTROL-ALFA com a aplicação do processo de melhoria contínua?

Passo 4 (Equipe)

Organizar o material desenvolvido no Passo 1, 2 e 3 e estruturar um relatório de 3 a 5 páginas, (conforme informações do item “padronização”). Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Ciclo PDCA/ Análise e solução de problemas e suas ferramentas.

Esta atividade é importante para que você conheça como é a Estrutura PDCA e as ferramentas do Modelo de Gestão da Qualidade e os 08 critérios de excelência da qualidade. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos:

Passo 1 (equipe)

Pesquisar, no site a seguir, sobre o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), e descrever uma análise explicando a filosofia de funcionamento do mesmo, a partir dos 1 fundamentos e dos oito critérios da excelência:

Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Disponível em: w.fnq.org.br. Acesso em: 21 out. 2012.

Passo 2 (equipe) 1. Ler as informações abaixo que retratam um problema da empresa ITR Serviços em Transporte.

Problema ITR Serviços em Transporte.

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“A empresa ITR Serviços em Transporte é uma das maiores transportadora de produtos comprados em site e-commerce, nestas empresas, o prazo de entrega é o diferencial no setor.” Diante disso, a ITR tem que preservar o compromisso com a qualidade e rapidez de entrega ao cliente comprador. A ITR com o passar dos meses está pagando multas pelo atraso de entrega e com isso sua qualidade perante seus clientes (lojas e-commerce) está sendo afetada.

2. Propor após pesquisas e com base nas explicações dadas em sala sobre a ferramenta da qualidade PDCA uma solução para o principal problema da empresa:

3. Desenvolver um resumo explicando como aplicar o PDCA pode resolver a questão de atrasos.

Passo 3 (equipe)

Pesquisar em diversas fontes a explicação e 02 exemplos de folha de verificação. Essa ferramenta é de extrema importância para o controle de qualidade. Desenvolver com a devida explicação um exemplo de FOLHA de VERIFICAÇÃO aplicável e para empresa ITR, mostrando quais são os possíveis motivos do atraso a serem verificados.

Passo 4 (Equipe)

Organizar o material desenvolvido no Passo 1, 2 e 3 estruturar um relatório de 03 a 05 páginas, (conforme informações do item “padronização”). Entregar para o professor da disciplina.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Instrumentos facilitadores dos processos de gestão da qualidade - Fluxograma / Diagrama de Causa x Efeito / Pareto / FMEA / QFD / CEP / Six Sigma.

Esta atividade é importante para que você conheça como são as formas e modalidade de gestão da qualidade e como é aplicada. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos:

Passo 1 (Aluno)

Ler o artigo de Mariane, Celso Antônio. Método PDCA e Ferramentas de Qualidade no Gerenciamento do Processo Industriais: Um estudo de caso. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0ByBaTKyxhB-QcUdoWUdRR3Jtbms >. Acesso em: 21 out. 2012.

Passo 2 (Equipe)

Desenvolver com base na leitura do artigo do passo 01 e nas explicações em sala sobre as ferramentas da qualidade, e as informações do quadro abaixo, o Diagrama de Causa e Efeito,

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Pág. 6 de 6 depois construa utilizando o MS EXCEL o Diagrama de Pareto e apontar quais as causas a serem priorizadas na melhoria. De acordo com pesquisas internas temos as possíveis causas para o atraso de entrega.

Causas Horas de atraso no mês

Multa a cada hora de atraso

Atraso do motorista 08 R$ 30,0

Falta de conhecimento do local de entrega 04 R$ 30,0 Atraso da mercadoria pela empresa contratante 03 R$ 30,0 Erro na escolha do veículo para entrega 05 R$ 30,0

Passo 3 (Equipe)

Ler o artigo GRIMAS, Washington. Fluxograma. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0ByBaTKyxhB-QZUtCSWdqUDRsckU acesso em 21 out. 2012. Responder as perguntas do estudo de caso 1. Qual a importância do FLUXOGRAMA para o desenvolvimento de negócios empresariais? 2. Agora desenvolva um FLUXOGRAMA adequado a nossa empresa ITR Soluções em Transporte.

Passo 4 (equipe)

Organizar o material desenvolvido no Passo 1, 2 e 3 estruturar um relatório de 03 a 05 páginas, (conforme informações do item “padronização”). Entregar para o professor da disciplina. Diante das informações das etapas anteriores comece apartir de agora elaborar o Plano de Melhoria para empresa ITR Soluções em Transporte. Apoiem nos conteúdos da disciplina tratados em sala de aula e suas pesquisas, este plano será para o passo 04 da Etapa 04.

ETAPA 4 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: Interpretação e aplicação da norma NBR ISO 9001:2008 / Interpretação e aplicação da norma NBR ISO 14:001:2004 / Aplicação das normas de modo integrado.

Esta atividade é importante para que você compreenda o que significa as normas

ISO, como ela é aplicada nas empresas e como será aplicada em nossa empresa de estudo. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (equipe)

Pesquisar em diversas fontes qual é o significado, diferenças e exemplos de empresas certificas com a ISO 9001, ISO 14001, ISO 19001, ISO 20.

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Passo 2 (Equipe)

Conversar com a equipe e discutir que para chegar a Qualidade Total e posteriormente a Certificação de Qualidade ISO, a empresa deve passar pelo processo de Melhoria Contínua, uma etapa do processo acontece com o 6 sigma, após da leitura do artigo desenvolver um resumo de uma página para auxílio no Plano de Melhoria de Qualidade e responder a questão abaixo

Morando, Guilherme H.F. Gestão da Qualidade; Seis Sigma na 3M do Brasil. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0B8rh1YUBwACtRW5oOGJKWllSRTg acesso em 2 out. 2012.

Qual a importância dos 6 sigma para o desenvolvimento da Qualidade Total nas empresas?

Passo 3 (Equipe) Elaborar o relatório final, tendo como proposta o fato que a empresa ITR Soluções em Transporte está com o objetivo de qualidade total e uma certificação futura neste aspecto, você e sua equipe devem propor aos gestores o Plano de Melhoria de Qualidade, mostrando:

1. Onde estão as dificuldades da empresa. 2. Qual é o prejuízo tomado com os atrasos a cada mês. 3. Mostrar a solução de cada causa de atraso. 4. Como solucionar a questão de atraso. 5. Como obter a excelência na qualidade dos serviços através das ferramentas. 6. Quais os procedimentos e ideias para excelência em qualidade.

Utilize todos os materiais desenvolvidos durante a atividade para fundamentar a proposta da equipe. Entregar para o professor da disciplina.

Livro Texto da disciplina:

CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total: No Estilo Japonês. 8ª ed. São Paulo: INDG, 2004, v.1.

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