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CST em Gestão de Qualidade

2ª Série Sistemas de Gestão – Normas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. Vivenciar diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação. Aplicar as teorias e os conceitos na solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

Helton Forti Faculdade Anhanguera de Bauru

Helton Forti

CST em Gestão da Qualidade – 3ª Série - Sistemas de Gestão - Normas

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Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.

Compreende tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações. Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Produção Acadêmica

• Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas, nas Etapas de 1 a 3. • Plano de Melhoria para a empresa ITR Soluções em transporte, na Etapa 4.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: • organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 5 participantes;

• entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão: • em papel branco, formato A4;

• com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

• fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

• espaçamento de 1,5 entre linhas;

• caso haja citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10 com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; • com capa, contendo:

• nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

• nome e RA de cada participante;

• título da atividade;

• nome do professor da disciplina, cidade e data da entrega.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://w.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Helton Forti

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Após desenvolver esse desafio, o grupo compreenderá como as organizações buscam resultados com eficiência na Qualidade Total e como participar ativamente do desenvolvimento de um plano de Melhoria de Qualidade.

A empresa ITR Soluções em Transporte está com sérias dificuldades em seu processo de qualidade, sabemos que, o diferencial em um mercado competitivo é ter qualidade superior perante aos concorrentes do setor, sendo assim, o seu grupo é convidado ao desafio para uma assessoria empresarial, em outras palavras, serão os responsáveis pela solução na busca da qualidade desejada por esta empresa. Com o desenrolar das etapas o grupo irá perceber através de pesquisas e debates, como levar a empresa ITR atingir um nível superior em qualidade ao ponto desta empresa ser futuramente certificada pela International Organization for Standardization (ISO).

A equipe deverá analisar o principal problema da ITR, relacionado ao atraso nas entregas e assim, desenvolver os meios para resolvê-lo por meio do uso de diversas ferramentas de controle, elaborando no final um Plano de Melhoria da Qualidade. O uso das ferramentas ajudará na análise e na busca de soluções para os problemas expostos.

Com a finalização do desafio o grupo estará apto a identificar e compreender quais as dificuldades e quais os caminhos para que todas as organizações busquem o resultado pautado nas normas de qualidade.

Objetivo do desafio

Identificar por meio das ferramentas, como desenvolver um Plano de Melhoria de

Qualidade para empresa ITR Soluções em Transporte, para que esta se torne apta a passar por uma inspeção na certificação de Qualidade Total.

ETAPA 1 (tempo para realização: 5 horas)

Aula-tema: A importância da Gestão da Qualidade e contextualização frente à Globalização / Histórico da evolução da qualidade, sua revolução e seus princípios / Gestão da qualidade: conceitos gerais/ Melhoria contínua de processos (Kaizen).

Esta atividade é importante para que vocês compreendam a definição de qualidade, toda sua história de evolução, seus princípios e como é atuação do processo de melhoria contínua dentro da qualidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar em diversas fontes as definições de qualidade, bem como pesquisar as definições e significados dos termos do processo de melhoria contínua Kaizen, Just in time e Kanban. Desenvolver um resumo para auxílio do ultimo passo (04) de no mínimo duas páginas.

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Passo 2 (Aluno)

Ler o artigo abaixo, para compreender a aplicação do processo de melhoria contínua na prática.

1. INSTITUTE KAIZEN. Os sete princípios Kaizen. Disponível em: https://docs.google.com/open?id=0ByBaTKyxhB-QaDR2c0xuTnpITWc Acesso em: 21 de out. 2012.

Passo 3 (Equipe) Responder as questões abaixo, fortalecidas pela leitura do Passo 01 e 02.

1 – Qual a importância na aplicação do Processo de Melhoria Contínua nas empresas? 2 – Quais foram os benefícios recebidos pela empresa AMTROL-ALFA com a aplicação do processo de melhoria contínua?

Passo 4 (Equipe)

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