Existe duas maneiras para acessar os comandos do GibbsCAM. Uma delas é através dos ícones, outra alternativa é utilizando os menus de ferramentas. No decorrer do treinamento estaremos utilizando as duas maneiras.

Menu Arquivo

Novo

Ao clicar no comando Novo o GibbsCAM apresentará um quadro de diálogo semelhante à figura abaixo, para o usuário definir o nome e o diretório de salvamento do arquivo.

Diretório de salvamento do arquivo

Nome do arquivo a ser salvo.

Extensão do arquivo

Abrir

No comando abrir o usuário deverá selecionar o diretório e a extensão do arquivo desejado. O GibbsCAM permiti a abertura de diversas extensões (SAT, DWG, IGES, SolidWorks, Autodesk Inventor IPT e IAM, Solid Edge, CATIA, UGS, Pro-E...). Veja na figura abaixo.

Fecha Este comando fecha o arquivo que estiver em uso e mantém o GibbsCAM aberto.

Fecha Janela

Este comando fecha o quadros de diálogo que estiver aberto e ativo. Como sabemos o GibbsCAM permite o usuário estar executando um comando e ao mesmo tempo abrir um outro quadro de diálogo de qualquer comando e alterar os parâmetros desejados para este.

Salvar

Comando comum de salvamento, onde o usuário irá definir apenas o diretório de salvamento e o nome do arquivo.

Prévia da visualização do arquivo

Propriedades do material bruto

Extensão do arquivo

Salvar Como

O usuário estará salvando uma cópia do arquivo aberto. Neste caso também terá que definir um diretório e um nome diferente para este arquivo.

Salvar Cópia

Este comando permite o usuário salvar o arquivo e definir qual a versão do GibbsCAM ele quer salvar, ou seja, o usuário pode escolher uma versão anterior.

Salvar Especial

Este comando habilitará 3 opções de salvamento que são elas: - Resumo Grupo Trabalho

- Resumo Lista Ferramentas

- Resumo Operações

Estas opções são informações do arquivo aberto como: tipo de ferramentas, condições de cortes, dados da operação, coordenadas, etc. Toda vez que abrirmos um arquivo no GibbsCAM, aparecerá um menu com o nome do arquivo, onde encontraremos estas informações, elas podem ser salvas em arquivo textos através do comando Salvar Especial.

Preferências

No menu Preferências teremos o ajuste das varáveis e opções de trabalho de todo o software.

Definição Comunicação

Neste quadro de diálogo denominado Definição da Comunicação, o usuário deverá definir os parâmetros de comunicação com a máquina. Muitas vezes é necessário consultar estes dados no manual da máquina CNC.

Extensão Arquivo

Neste quadro de diálogo podemos observar algumas das extensões com que o GibbsCAM trabalha. Podemos modificar a extensão existente, por exemplo, o campo "Pós" por default ele utiliza a extensão NCF podemos alterar para TXT. Desta forma quando gerar um arquivo de código, este será salvo com a extensão TXT. Outro exemplo, arquivos Parasolid possuem algumas extensões, portanto podemos colocar a extensão x_t e/ou xmt.

Arquivo

Neste quadro de opções podemos ajustar o tamanho em que o arquivo é salvo, salvamento automático de quanto em quanto tempo e se o GibbsCAM criará um backup.

Gráfico

Neste quadro de opções o usuário terá alguns ajustes para definir a visualização gráfica do GibbsCAM. Estas alterações não refletem na qualidade dos caminhos de usinagem. Algumas delas apenas melhoram a performance da máquina, principalmente quando se esta trabalhando com sólidos. Veja na figura abaixo as definições dos valores.

Com esta opção, após salvar o arquivo, este abrirá mais rapidamente, porém ocupa mais espaço em disco.

Esta opção faz com que o arquivo ocupe menos espaço em disco após o salvamento, porém é mais lento para abri-lo.

Permite ativar o salvamento automático e definir o tempo para este salvamento.

Permite salvar arquivos backup.

Caminho do CutData. Arquivo MATERIAL.txt

Quando selecionado será perguntado se deseja substituir o arquivo NC gerado com o mesmo nome.

Usinagem

Este quadro de diálogo permite definir o desvio cordal máximo na usinagem de uma curva. Curvas são usinadas conforme pequenos segmentos lineares que não podem ultrapassar este valor. Quanto menor for este valor, mais bem acabada ficará a peça, porém maior será a linguagem de máquina.

Define o grau de precisão e “concordância” com o qual são desenhadas as splines.

Distância da aproximação para seleção de objetos.

Tolerância de Desvio para Sólido e Superfície.

Esta opção visualiza apenas

Esta opção visualiza as linhas das arestas e das faces do modelo.

Controla o brilho dos planos de trabalho.

Permiti um shading mais suave.

Com esta opção selecionada a ferramenta será apresentada proporcional ao tamanho do bruto.

Permite visualizar o inserto da ferramenta e o suporte.

Permite desenhar ferramenta criada.

Quando selecionada a opção "Mostra Suporte Ferramenta" podemos habilitar também a verificação deste suporte, no. caso de choque ou interferência.

Linha de entrada tangente ao arco.

Linha de entrada perpendicular ao arco.

Habilita material restante para fresamento.

Quando habilitado, se o desvio cordal de uma linha com mesmo ponto final for menor do que 0,0001. Criará um único movimento linear.

O caminho da ferramenta será calculado a partir da linha de centro da ferramenta incluindo sobre metal especificado. A compensação será zero.

O caminho da ferramenta será calculado a partir da aresta da ferramenta. A compensação será o diâmetro da ferramenta.

O caminho da ferramenta está na geometria final e não inclui sobre metal. O offset de compensação deve ser o diâmetro da ferramenta mais o sobre metal.

Interface

Neste quadro de diálogo é possível o usuário definir qual o tipo de interface ele deseja trabalhar

Janela Permiti o usuário definir o tamanho da área gráfica do GibbsCAM.

Define o tamanho máximo da janela.

Permite capturar a janela.

Desfaz todas as modificações realizadas.

Ajusta as opções de comando de teclado para MAC ou

Windows. Ajusta as opções de menu para

MAC ou Windows.

Ajusta o nível da interface do

GibbsCAM.

Solid Surface

Nível 0 - interface mais simples; Nível 1 - não possui Solid Import, Nível 2 - interface completa.

Abre o arquivo com a interface ajustada, de acordo com a necessidade da e peça.

Abre o arquivo com a última interface carregada, ou atual..

Habilita a transparência das janelas de diálogos.

Especifica a % de transparência das janelas de diálogos.

Com esta opção os quadros de diálogos secundários seguem os quadros de diálogos principais, quando estes são arrastados.

Com esta opção marcada as janelas sempre aparecem no mesmo lugar.

Habilita e desabilita “âncora” dos quadros de diálogos.

Seleção

Este item é usado com seleção de faces. Quando selecionado paredes ou fundos todas as faces dentro destas tolerância serão selecionadas.

Pós Processador

Neste quadro de opções o usuário pode controlar se estes parâmetros serão escritos no Código - G, ou não. Todos os campos que estiverem marcados aparecerão no programa gerado.

Imprimindo

Podemos controlar as opções do fundo de tela para a impressão tanto do ambiente de geometria e sólidos, quanto do ambiente de simulação.

Definição Diretório Fonte

Nesta opções é definido o diretório padrão das fontes utilizadas pelo software, a grande maioria dos usuários pode ignorar esta opção, pois este caminho é definido automaticamente na instalação do GibbsCAM.

Calibração Digitalização

O usuário pode com esta opção configurar uma mesa digitalizadora e utilizá-la no lugar do mouse para a entrada dos dados de coordenadas e comandos.

Opções Licença em Rede

Neste opção teremos alguns parâmetros e ajustes para usuários que utilizam licença em rede.

Wizard Furos

Dados Furo

Neste quadro de opções estão os valores defaults utilizados nas furações, principalmente no processo do assistente de furos. Para saber qual o significado de cada campo, tecle Ctrl + B e a passe o mouse sobre o campo desejado. Assim o GibbsCAM irá colocar um breve comentário da finalidade do determinado campo.

Tabela Parafusos

Com esta tabela o usuário pode criar ou alterar os valores padronizados ou de maiores utilização. Após a definição destes valores quando utilizarmos o assistente de furos o dimensional da furação é definida automaticamente, basta escolher qual o valor do parafuso.

Tabela Rosca

Esta tabela tem a mesma finalidade do item anterior, porém a tabela citada acima se refere a furos com alojamento e neste caso os parâmetros os quais os usuários podem criar ou alterar se referem a roscas.

Material

O quadro de diálogo de materiais é um banco de dados com informações e sugestões de Avanço de Corte, RPM em função do material definido para a peça a ser usinada. Este banco de dados pode ser editado, ou ainda o usuário pode apagar e/ou acrescentar novos dados, como por exemplo: Família de Materiais, Grupo de Aço, entre outros parâmetros.

Lista de Família de Materiais.

Lista de Grupo de Materiais.

Lista de Materiais existente no Grupo selecionado.

Edita e Cria novos Aços.

Lista de Aços Detalhada.

Comunicação

Com esta opção o usuário poderá escolher o arquivo desejado e a máquina para a qual estará transmitindo as informações, pois uma vez gerado o Código - G podemos fazer á transmissão diretamente do computador, desde que haja uma conexão da máquina CNC com uma das portas serial do computador.

Observação: anteriormente verificamos o quadro de diálogo de Definição

Comunicação, é necessário que este parâmetros estejam corretos para o perfeito funcionamento desta troca de dados.

Importar

Além de abrirmos os arquivos nativos do GibbsCAM (VNC), ou abrir arquivos de outros softwares já citados anteriormente, podemos também importar uma geometria dentro de um arquivo. Basicamente as extensões que podemos importar são as mesmas que podemos abrir.

Extensão do arquivo a ser importado

Diretório de salvamento do arquivo

Seleção da Máquina Recebe / Envia Arquivo

Tipo do Arquivo Recebe Arquivo Envia Arquivo

Barra de Processamento

Seleção do Arquivo

Após selecionar a extensão desejada e definir qual arquivo será aberto, o

GibbsCAM apresentará um quadro de diálogo permitindo o usuário escolher quais objetos e dados deseja carregar nesta importação. Observe que na importação podemos definir a escala dos objetos a serem inseridos e se estes objetos serão conectados ou não. Entenderemos melhor esta opção de conectado quando estivermos aprendendo a parte de criação de geometrias.

Opções para inserir os objetos já conectados

Definição de qual plano será inserido o arquivo

Definição de quais objetos serão inseridos

Definição dos grupos de trabalhos dos objetos

Escala de inserção do arquivo

Exportar

A extensão default do GibbsCAM é "VNC", mas podemos exportar os arquivos do GibbsCAM em SAT, DXF, IGES, TXT, Parasolid, STL.

Imprime

Neste comando teremos 5 opções de impressão são elas: - Resumo Grupo Trabalho

- Resumo Lista Ferramentas

- Resumo Operações

- Pós
- Desenho
Imprime  ResumoPor exemplo, se desejar imprimir o resumo de operações, clique

Para as 4 primeiras opções é necessário executar o comando e depois entrar no menu no menu com o nome do arquivo, escolha a opção Resumo de Operações e agora acesse o menu Arquivo Imprime Resumo de Operações. Este procedimento é válido para todas as opções, exceto para a opção Desenho. As propriedades de impressão devem ser definida na propriedade de sua impressora ou plotter.

Arquivos Recentes Com este comando podemos acessar os últimos arquivos abertos.

Sair Este comando fecha o GibbsCAM.

Menu Edita

Desfaz

Desfaz o último comando executado. Podemos acessá-lo através da tecla de atalho Ctrl + Z.

Corta Corta os objetos selecionados. Podemos acessá-lo através da tecla de atalho Ctrl + X.

Copiar Copia os objetos selecionados. Podemos acessá-lo através da tecla de atalho Ctrl + C.

Colar

Cola os objetos copiados ou recortados anteriormente. Podemos acessá-lo através da tecla de atalho Ctrl + V.

Seleciona Tudo

Seleciona todos os objetos existentes. Podemos acessá-lo através da tecla de atalho Ctrl +A.

Seleciona

No menu Seleciona existem submenus com diversas opções para seleção de objetos. Veja a lista destes comandos abaixo.

- Pontos - Todos Pontos

- Conectores

- Terminadores

- Linhas

- Todas Linhas - Avanços

- Rápido

- Círculos

- Todos Círculos

- Compl. Raio

- Compl. Faixa Diâmetro

- Curvas

- Dimensões

Texto - Por Profundidade

- Por Referência

- Por Nome

- Por Comentário

- Sólido - Superfície

- Arestas

- Paredes a Partir das Arestas Selecionadas

- Todos os Perfis

- Faces a Partir dos Perfis Selecionadas

- SC Atual

- Arrasta Mouse

Deseleciona Tudo Deseleciona todos os objetos que estiverem selecionados.

Deseleciona

Este comando possui as mesmas opções do comando Seleciona, mas com a função inversa, como já diz o próprio nome "deseleciona".

Inverte Seleção

Ao acionar este comando os objetos que estiverem selecionados serão deselecionados e seu inverso também é verdadeiro.

Insere Linha

Quando o usuário estiver utilizando o comando de geometria experta para criar suas geometrias ele pode utilizar este comando para acrescentar uma linha desejada em qualquer posição da tabela.

Apagar Linha

No comando anterior podemos inserir uma linha na tabela de construção de geometria experta, já com este comando podemos apagar uma linha indesejada.

Use Outra Intersecção

Permiti mudar a intersecção entre os objetos, através da tabela de geometria experta.

Reverte Todas Linhas

Com este comando podemos inverter a ordem das linhas na tabela de geometria experta.

Refaz Todas Operações

Este comando permite o usuário atualizar todas as operações de uma só vez sem se preocupar com a seleção que foi realizada para criar cada uma desta. Vamos citar um exemplo:

Falando de torno, se o usuário fez um furo de ∅ 10mm em seguida criou um desbaste deixando um sobre metal para acabamento, caso ele altere o valor da ferramenta para um

∅ maior.

ou menor ao clicar em Refaz Todas Operações, automaticamente o GibbsCAM irá reconhecer que existe uma diferença de material em função da ferramenta anterior, por tanto os caminhos serão alterados automaticamente, sem a necessidade do usuário ter que selecionar as geometrias ou ainda ter que atualizar operação por operação.

Menu Vista

Topo Vista de topo do modelo, utiliza o plano XY.

Frente Vista frontal do modelo, utiliza o plano XZ.

Direita Vista lateral do modelo, utiliza o plano YZ.

Comentários