Reutilização do vidro

Reutilização do vidro

Principais Produtos de vidro consumidos e fabricados no Brasil

  • Vidros para embalagens: garrafas, potes , frascos e outros vasilhames fabricados nas cores branca, âmbar e verde.

  • Os Vidro plano: vidros planos lisos, vidros cristais,vidros impressos, temperados,laminados aramado e coloridos fabricados em vidro comum.

  • Vidros domésticos: tigelas, travessas,copos pratos,panelas e outros produtos domésticos.

  • Fibras de vidros: mantas, tecidos, fios e outros produtos.

  • Vidros técnicos:lâmpadas incandescentes ou fluorescentes,tubos de TV , vidros para laboratórios (borossilicatos), vidros para ampolas,vidros para garrafas térmicas, vidros oftálmicos e isoladores elétricos,fabricados em vidro comum, vidro de chumbo e vidro de formulações especificas.

Reutilização de vidro

O vidro é um material não-poroso que resiste a temperaturas de até 120 ˚C (vidro comum) sem perda de suas propriedades físicas e químicas.Esse fato faz de suas propriedades físicas e químicas.Esse fato faz com que os produtos possam ser reutilizados varias vezes para a mesma finalidade.

A possibilidade de poder levar a esterilizar embalagens de vidro,com alto grau de segurança,tornou a utilização de embalagens retornáveis de vidro bastante difundida. As embalagens retornáveis de vidro são usadas basicamente para armazenar líquidos, como cervejas, refrigerantes e água, e tem suas características físicas e mecânicas normalizadas.

A reutilização indiscriminada de garrafa, potes e outros vasilhames e vidro que não tenham sido adequadamente tratados com lavagem e esterilização. Constitui um risco potencial à saúde da população.

Cabe lembrar que a etapa mais importante da limpeza de embalagens de vidro é a esterilização, feita normalmente a altas temperaturas ( entre 100 e 150˚C). O processo deve exigir o mínimo de contato manual e quando este for necessário deve ser usado uniforme e proteção adequada. É importante enfatizar que somente as embalagens de vidro retornáveis,projetadas especificamente para serem reutilizadas,devem ter essa finalidade.Todas as outras embalagens de vidro devem ser obrigatoriamente quebradas e moídas para serem vendidas as industrias de vidro ou para os outros fins alternativos.

As garrafas retornáveis de vidro, devido à necessidade de resistira repetidos transportes e ações de abrir e fechar, são mais pesadas do que as outras embalagens.A reutilização de produtos de vidro vem sendo uma realidade há algumas décadas.O retorno de um produto de vidro, como, por exemplo, a garrafa de vidro, apresenta vantagens obvias, podendo ser utilizado diversas vezes, sendo necessária apenas uma utilizado diversas vezes , sendo necessária apenas uma limpeza rigorosa e uma tampa nova para permitir recolocar a garrafa no mercado. Porém, um numero muito grande de falhas podem ocorrer,como quebras e falhas no fluxo de embalagens para um novo preenchimento nas unidades de enchimento.Por este motivo, existe uma tendência definida de substituição destas garrafas retornáveis por garrafas de vidro mais leves, destinadas a uma única utilização,tendo sido criadas para isto as embalagens ‘’sem retorno ‘’.

A reciclagem de vidro significa enviar ao produtor de embalagens o vidro usado para que este seja reutilizado como matéria- prima para a produção de novas embalagens.Devido à sua utilização única, o peso das garrafas ‘’ sem retorno’’ pode ser muito menor, devido à exigência em termos de resistência,pois o produto será utilizado apenas em um ciclo.

As embalagens retornáveis apresentam certas vantagens sobre as não- retornáveis, desde que o processo de esterilização dessas seja feito de forma sefura e por pessoal capacitado.

Reciclagem de Vidro

O vidro é 100 % reciclável, não ocorrendo perda de material durante o processo de fusão.Para cada tonelada de caco de vidro limpo,obtém-se uma tonelada de caco de vidro novo. Além disso, cerca de 1.2 tonelada de matéria-prima deixa de ser consumida.

A inclusão de caco de vidro no processo convencional de produção reduz sensivelmente os custos da produção.Em termos de óleo combustível e eletricidade,para cada 10% de vidro reciclado introduzido na mistura, são economizados 2.5% da energia necessária para a fusão nos fornos industriais, devido a diminuição da temperatura de fusão pela introdução dos cacos.

  • Deste modo, há diminuição do uso de matéria primas e da emissão de gases,como o gás carbônico,para a atmosfera.

Caco de vidro : Em cada fábrica de vidro, é gerada internamente uma quantidade de caco que é reutilizada pela própria fábrica,sem qualquer processamento adicional, uma vez que são conhecidas a sua qualidade e a sua composição. O caco de vidro gerado externamente à fabrica tem diversas procedências.A Principal fonte externa é representada pelos consumidores e pelos processadores de todos os tipos de produtos de vidro.

Etapas de preparação dos cacos de vidro

Após o recolhimento do vibro por meio de caminhões, ele é colocado em um alimentador, onde é transportado por uma esteira até atingir um grande imã ao qual metais ferrosos são removidos. Na seqüência, o vidro passa por uma sessão de coleta, onde materiais cerâmicos ou outros tipos de materiais são removidos manualmente. O vidro é então triturado até atingir um tamanho uniforme; após este estágio, este passa por uma esteira transportadora onde um sistema de detecção secundário de metal remove qualquer metal não-ferroso. O material processado é então guardado em tonéis para ser enviado às industrias já na condição de uso.

No caso do lixo domiciliar , a situação é muito complexa, pois nem sempre é possível conhecer a procedência e identificar a composição química de cada vidro encontrado.Neste caso , o procedimento mais adequado é a separação e a classificação do vidro por produto,determinado a seguir o seu destino correto para reciclagem.

Considerando o custo de coleta inicial desprezível, o beneficiamento e o transporte dos cacos às fabricas devem ser considerados como custos operacionais reais e devem permitir que o seu preço final para entrega a fabrica de vidro seja competitivo.Alguns processos de produção do vidro podem utilizar apenas o caco de vidro gerado internamente na própria indústria produtora. No entanto, em outras indústrias de vidro é possível aproveitar uma certa quantidade de caco gerado externamente. ( por exemplo embalagens de vidro).

Uma das principais vantagens apresentadas pelo vidro é que este pode ser reciclado infinitas vezes para a produção de recipientes utilizáveis para os mais nobres produtos.

Outras aplicações para o caco de vidro :

  • Material de enchimento

  • Material abrasivo

  • Matéria-prima para fritas cerâmicas

  • Fabricação de tijolos de vidro

  • Fabricação de microesferas de vidro

  • Fabricação de Lã de vidro

  • Matéria-prima na fabricação de asfalto

  • Fabricação de fibra de vidro

  • Fabricação de bolinhas de vidro

  • Fabricação de espuma de vidro

  • Aplicações artísticas

Tipos de Vidro Encontrados no Lixo Domiciliar

O principal tipo de vidro encontrado no lixo urbano é o de embalagens, como garrafas para bebidas alcoólicas,águas,refrigerantes,sucos,potes e frascos para armazenamento de produtos alimentícios.

Encontra-se o vidro também no lixo domiciliar como parte ou componente de inúmeros outros produtos domésticos, como por exemplo, pratos,tigelas, travessas, panelas, tampas de fogões,tubos de televisão,lâmpadas, entre outros.A composição química destes vidros,normalmente,é bem diferente do vidro comum usado para a produção de embalagens e de vidro plano e,conseqüentemente,é muito difícil, ou quase impossível,separar e reaproveitar o vidro destes produtos.A principio,todo este vidro poderia ser reaproveitado,porém,na prática sua reutilização não é economicamente viável.

Assim, a principal parcela do vidro contido no lixo domiciliar que pode ser reaproveitada é representada por embalagens, como garrafas, frascos, potes e outros vasilhames para produtos alimentícios, cosméticos, etc.

  • Embalagens retornáveis e recicláveis

- garrafas em vidro âmbar de 600 mL e 300 mL para cervejas;

- garrafas em vidro branco e garrafões de vinho em vidro verde de 1000 Ml e 300 mL para refrigerantes

  • Embalagens recicláveis

- garrafas descartáveis one way,em vidro branco,âmbar ou verde para refrigerantes;

- garrafas para suco e águas minerais;

- frascos e potes para produtos alimentícios;

- garrafas em vidro verde e branco para bebidas alcoólicas como vinhos, whisky, conhaque, vodka, etc;

- fracos para cosméticos e medicamentos.

  • Produtos de vidro não-recicláveis

Alguns tipos de vidros não podem ser reciclados,como:

- espelhos

- vidros planos, como vidros de janelas e Box de banheiro;

- vidros de automóveis;

- vidro ‘’cristal’’;

- vidros especiais como lâmpadas, tubos de televisão e válvulas;

- ampolas de medicamentos;

- fôrmas e travessas de vidro temperado, assim como qualquer utensílio doméstico de vidro temperado.

Reciclagem: Uma economia de recursos

Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas na natureza a adição do caco a mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro,tendo como conseqüência uma redução significativa no consumo energético de produçao.

A reciclagem de vidro proporciona:

- redução de custos e limpeza urbana;

- diminuição do volume do lixo em aterros sanitários;

- geração de novos recursos para obras sociais e educacionais;

- implementação de empregos;

- preservação do meio ambiente.

Bibliografia

Lixo municipal -Manual de gerenciamento integrado

Cap 4 PAG 159 a 167

Instituto de pesquisas tecnológicas 2 edição

Autores autônomos : Christopher Wells, Claudia Cristina Castro Gonzalez,Claudio Barbieri da Cunha, Niza Silva Jardim.

https://www.youtube.com/watch?v=Zxz1SUZmW9k&feature=fvwrel Nesse vídeo mostra um triturador de vidro!

Comentários