Fundação, alicerce, radie

Fundação, alicerce, radie

FUNDAÇÃO – ALICERCE

Fundação – A fundação ou alicerce é um termo utilizado na engenharia para designar as estruturas responsáveis por transmitir as solicitações das construções ao solo. Baldrame, alicerce, chame como quiser, como se fosse do “pé”, A RAIZ da casa. Lembrando que “vigas” são iguais às colunas, só que ficam na horizontal, o baldrame é o conjunto de vigas interligadas que se sustenta sobre a fundação. Ela que evita a rachaduras e fixuras na parede.

O tipo de Fundação adequado para sua obra pode ser definido levando em consideração a carga do edifício, tipo de solo, profundidade do lençol freático, tipo de fundação das edificações vizinhas, etc. Blocos e baldrames são classificados como fundações diretas ou fundações rasas. As vigas baldrames travam os blocos de fundação que são construídos sobre as fundações profundas e são responsáveis pela transmissão da carga dos pilares para as fundações profundas. Pode ser dispensada a execução das fundações profundas quando as cargas do edifício forem baixas. Sua execução prevê a Escavação do terreno, posicionamento das formas e Armação e Lançamento de Concreto . As dimensões dos blocos de fundação e também das vigas baldrames bem como seu posicionamento, devem ser calculadas pelo projetista de fundações.

Infra-Estrutura – Água, energia, luz, banheiro, local para armazenar os materiais de construção e segurança é o mínimo para começar sua obra. Você precisa criar um barraco para guardar o material, água para fazer o cimento, os trabalhadores precisam ligar os equipamentos.

Gabarito – É processo e definir o local onde a casa será estabelecida. Por meio deste processo é possível saber onde serão edificadas as bases, bem como as paredes do imóvel.

Quando falamos em fundação os dois sistemas mais utilizados para fundação são:

Estacas com vigas baldrame (em alguns casos sapata)

  • Vigas Baldrame – Feita e ferro de aço e envolvida em concreto, com vigas de aproximadamente 0,20 x 20 cm ou 0,30 x 0,30 cm são feitas nos locais onde irão subir parede.

  • Estacas ou furos – São buracos feitos no solo com profundidade geralmente entre 0,80 a 3,00 ficam geralmente nas quinas das vigas baldrames, variando conforme a carga das paredes. O objetivo dele é dar firmeza às vigas baldrame impedindo o afundamento da estrutura. Marcado com círculo vermelho na imagem.

  • Sapatas – São estruturas de ferro envolvidas por concreto posicionadas feita em locais estratégicos, com uma área maior que a das vigas baldrame, geralmente utilizadas para edificações com pavimentos superior, maior carga. Elas são feitas em cima das estacas com o objetivo de aumentar a área de aderência ao solo, consequentemente, quanto mais peso da edificação maior a área para distribuir a carga e evitar o afundamento da estrutura.

 

Vigas Baldrame, estacas, brocas.

 

O fundo do furo deve ser compactado!!! Use uma escora de madeira ou um soquete.

Furar – Compactar o Fundo do buraco – Colocar coluna de Ferro – Colocar Concreto

Radier

É uma laje de concreto sobre o solo com uma malha de ferro trançada (barras longitudinais) sobre toda a área da edificação com o objetivo de distribuir o peso da residência.

Além de apoiar sua casa, o radier já funciona como contrapiso e calçada. Mas o radier só pode ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo. Se o solo tiver 2 tipos de solo, eles podem se comportar de forma diferente e sua casa começar a ceder em uma parte. Enfatizamos se uma parte for firme e a outra fraca, o radier não pode ser utilizado. Não esqueça de instalar os tubos de esgoto e os ralos antes de concretar o radier.

 

Malha de concreto com cimento embaixo de toda a casa e não só embaixo das paredes.

 

Impermeabilização

É uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens.

Água infiltrada nas superfícies e estruturas afeta o concreto, sua armadura (“ferragem”), as alvenarias e os revestimentos. O ambiente fica insalubre (umidade, fungos e mofo), diminuindo a vida útil da edificação, sem falar no desgaste físico e emocional do proprietário ou usuário que sofre com a má qualidade de vida causada pelos problemas existentes no imóvel.

Quando feita de forma correta, com produtos e serviços adequados, por empresas idôneas, os custos de uma impermeabilização atingem, na média, 2% do valor total da obra. Se forem executados apenas depois de serem constatados problemas com infiltrações na edificação já pronta, a impermeabilização ultrapassa em muito este percentual, envolvendo até valores em torno de 10% do custo total da obra.

Material a base de petróleo (pixe) que é impermeável ele impede que a água suba pelas paredes, deixando o pé da parede preto (mofo), verde (lodo), que crie bolhas na pintura e evitando que o reboco  caia.

Produtos para impermeabilização de baldrame:

Produto para impermeabilização

 

VEDAPREN

Baldrame IMPERMEABILIZADO

Você pode passar o produto com uma brocha ou uma vassoura de pelo macio. Aplicar 3 camadas conforme exemplo.

Existem produtos para impermeabilização de parede também (vedapren parede) indicado para fachadas que recebem muita água (chuva) por exemplo CENTRO-OESTE (Brasília, Tocantins, etc…) . É indicado passar sobre o reboco, antes da pintura, algum produto similar.

Existem produtos com a mesma função de várias marcas: Vedacit, Igoflex, MSet verifique a a qualidade e o custo benefício e mande bala.

Quanto gasto na fundação de uma casa?

Para calcular a fundação de uma casa, você deve somar toda a área em m³ desta, esta será preenchida por concreto. Daí se calcula a quantidade de Cimento, Areia, Brita, Ferro/Aço e Aditivos Impermeabilizantes. Lembre-se que como os furos são redondos para calcular a área em m³ de uma circunferência você precisará usar a formula  (PI*((LarguraDoBuraco/2)^2))*Profundidade. Considere a profundidade do buraco,  a quantidade sapatas e absorção do solo em relação ao cimento.

Por exemplo: Na imagem abaixo a área das vigas baldrame estão marcadas em verde e em roxo os furos. Adquirindo nossa planilha você conseguirá calcular muito mais fácil, e com maior precisão. Só a economia em calcular corretamente supera o valor da planilha.

Calculo da Fundação, Paredes, Vigas

Quais Produtos uso na fundação da casa?

Cod

Produto

Unidade

Quantidade

Valor

Subtotal

Imagem

1

Colunas Prontas Aço – 6 metros

Planilha

0,00

0,00

2

Barras Ferro 5/16 – Laje e outros detalhes

Planilha

0,00

0,00

3

Gaiolas – Sapatas

Planilha

0,00

0,00

4

Impermeabilizante 18 KG

Planilha

0,00

0,00

5

Cimento

Planilha

0,00

0,00

16

Areia Lavada Fina

Planilha

0,00

0,00

17

Areia Lavada Média

Planilha

0,00

0,00

18

Brita

Planilha

0,00

0,00

19

Arame

Planilha

0,00

0,00

20

Prego

Planilha

0,00

0,00

21

Vedacit – Impermeabilizante

Planilha

0,00

0,00

22

Sarrafo 15 cm – Madeira

Planilha

0,00

0,00

23

Tábua 0,25 – Madeira

Planilha

0,00

0,00

Conheça sobre a estrutura de aço que garante a solidez da obra.

Fonte: Custo da Construção – http://www.custodaconstrucao.com/

Comentários