(Parte 1 de 2)

OXIGENAÇÃOOXIGENAÇÃO Profª Maria Gorete de SouzaProfª Maria Gorete de Souza

Terminologias UtilizadaTerminologias Utilizada

PerfusãoPerfusãoPassagem do sangue através de uma áreaPassagem do sangue através de uma área

Oximetria de Oximetria de pulsopulso

Formas não invasivas para avaliar a oxigenação aproximada, Formas não invasivas para avaliar a oxigenação aproximada, utilizando sensor com luz infravermelha para determinar a utilizando sensor com luz infravermelha para determinar a porcentagem de hemoglobina que está combinada com o oxigênioporcentagem de hemoglobina que está combinada com o oxigênio

AerossolAerossolPequenas gotas de líquido, solução com uma fase gasosa e uma Pequenas gotas de líquido, solução com uma fase gasosa e uma sólida ou líquidasólida ou líquida

BronquíolosBronquíolosVias aéreas estreitas que conduzem o ar para dentro dos ductos Vias aéreas estreitas que conduzem o ar para dentro dos ductos alveolares e alvéolosalveolares e alvéolos

BroncoespaBroncoespa smosmo

Estreitamento dos bronquíolos provocado pela contração dos Estreitamento dos bronquíolos provocado pela contração dos músculos lisos nas vias aéreasmúsculos lisos nas vias aéreas

AlvéolosAlvéolosEstruturas esféricas, tipo saco, nos pulmões, por meio das quais as Estruturas esféricas, tipo saco, nos pulmões, por meio das quais as trocas gasosas acontecemtrocas gasosas acontecem

OXIGENIOTERAPIAOXIGENIOTERAPIA ConceitoConceito

Consiste na administração de oxigênio Consiste na administração de oxigênio para corrigir e atenuar deficiência de para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia.oxigênio ou hipóxia.

OXIGENIOTERAPIAOXIGENIOTERAPIA Objetivo: prevenir ou evitar hipóxia.Objetivo: prevenir ou evitar hipóxia.

O Oxigênio é uma droga terapêutica e O Oxigênio é uma droga terapêutica e deve ser usado com cautela. deve ser usado com cautela.

O Oxigênio é altamente combustívelO Oxigênio é altamente combustível

Fatores que Interferem na Fatores que Interferem na OxigenaçãoOxigenação

Obstruções (tumores, atelectasia, traumatismo Obstruções (tumores, atelectasia, traumatismo torácicos); torácicos);

Alterações no sistema nervoso e cardíaco.;Alterações no sistema nervoso e cardíaco.; Enfisemas,consolidações pulmonares.Enfisemas,consolidações pulmonares.

OXIGENIOTERAPIAOXIGENIOTERAPIA Lembrar que:Lembrar que:

O O2 é essencial à vida;O O2 é essencial à vida;

O O2 é um gás inodoro, insípido, transparente O O2 é um gás inodoro, insípido, transparente e ligeiramente mais pesado do que o ar;e ligeiramente mais pesado do que o ar;

O O2 em altas doses causa toxicidade.O O2 em altas doses causa toxicidade.

O O O22 necessita de um fluxômetro e um necessita de um fluxômetro e um regulador de pressão para ser liberado;regulador de pressão para ser liberado;

A determinação de gases arteriais é o melhor A determinação de gases arteriais é o melhor método para averiguar a necessidade e a método para averiguar a necessidade e a eficácia da oxigenoterapia;eficácia da oxigenoterapia;

Podem ou não existir outros sinais de hipóxia Podem ou não existir outros sinais de hipóxia como a cianose.como a cianose.

-ASSEGURAR UM ADEQUADO SUPRIMENTO ASSEGURAR UM ADEQUADO SUPRIMENTO DE OXIGÊNIO (ODE OXIGÊNIO (O2 2 ).).

Não permitir fumar no local - colocar avisos de "NÃO FUMAR".

• Cuidado com aparelhos elétricos que podem emitir faíscas.

• Transportar o cilindro com cuidado, pois na queda pode provocar explosão (o ideal é que seja canalizado).

Cheque o nível de oxigênio de cilindros portáteis antes de transportar um paciente para garantir que há oxigênio suficiente.

OXIGENIOTERAPIAOXIGENIOTERAPIA MÉTODOS PARA LIBERAÇÃO DE OMÉTODOS PARA LIBERAÇÃO DE O2:2:

O oxigênioO oxigênio pode ser liberado para o pode ser liberado para o paciente por, cateter nasal, cânula nasal paciente por, cateter nasal, cânula nasal máscara facial, ventilador mecânico, máscara facial, ventilador mecânico, capacete rígido(pediatria).capacete rígido(pediatria).

Halo pediátricoHalo pediátrico

Forma de Forma de administração de administração de oxigênio em oxigênio em

crianças pequenas, crianças pequenas, especialmente em especialmente em neonatos que neonatos que necessitam de necessitam de concentração concentração variável de variável de oxigênio.oxigênio.

-Taxas de fluxo acima de 5l/min Taxas de fluxo acima de 5l/min geralmente não são usadas devido ao geralmente não são usadas devido ao ressecamento da mucosa.ressecamento da mucosa.

São empregados quando o paciente requer uma São empregados quando o paciente requer uma concentração média ou baixa de oxigênio concentração média ou baixa de oxigênio (cateter simples e tipo óculos).(cateter simples e tipo óculos).

Pode ser desconfortável e causar trauma às Pode ser desconfortável e causar trauma às mucosas respiratórias.mucosas respiratórias.

-Pode ocorrer distensão gástrica, porque o fluxo Pode ocorrer distensão gástrica, porque o fluxo de gás pode ser maldirecionado para dentro do de gás pode ser maldirecionado para dentro do estômago.estômago.

-Periodicidade de troca.Periodicidade de troca.

Cateter Nasal SimplesCateter Nasal Simples

1.1.Lavar as mãos e preparar o material;Lavar as mãos e preparar o material; 2.2.Explicar o procedimento ao paciente;Explicar o procedimento ao paciente; 3.3.Proceder a higiene das narinas e da pele ao redor;Proceder a higiene das narinas e da pele ao redor; 4.4.Verificar se há desvio nasal;Verificar se há desvio nasal;

5.5.Medir o cateter (da ponta do nariz até o lóbulo da Medir o cateter (da ponta do nariz até o lóbulo da orelha – marcar com esparadrapo);orelha – marcar com esparadrapo);

6.6.Lubrificar o cateter com anestésico;Lubrificar o cateter com anestésico;

7.7.Introduzir o cateter lentamente;Introduzir o cateter lentamente;

8.8.Fixar o cateter no nariz;Fixar o cateter no nariz;

9.9.Adaptar o cateter ao intermediário já conectado ao Adaptar o cateter ao intermediário já conectado ao umidificador e com o fluxo de oxigênio umidificador e com o fluxo de oxigênio pré-estabelecidopré-estabelecido.. ..

Cateter Nasal Tipo ÓculosCateter Nasal Tipo Óculos Cateter Nasal Tipo ÓculosCateter Nasal Tipo Óculos

Cateter Tipo ÓculosCateter Tipo Óculos

Colocar as presilhas do cateter nas narinas Colocar as presilhas do cateter nas narinas do paciente e sob o queixo;do paciente e sob o queixo;

Pode ser colocado um algodão entre a Pode ser colocado um algodão entre a extensão e as orelhas para melhorar o extensão e as orelhas para melhorar o conforto;conforto;

Apertar a extensão para que o cateter fique Apertar a extensão para que o cateter fique fixo.fixo.

Máscara facial simplesMáscara facial simples: para concentração baixa : para concentração baixa de oxigêniode oxigênio

-A máscara deve encaixar bem no rosto.A máscara deve encaixar bem no rosto.

-O paciente pode ter dificuldade para mantê-la na O paciente pode ter dificuldade para mantê-la na posição.posição.

-Por causa da pressão e da presença de umidade Por causa da pressão e da presença de umidade pode haver ruptura da pele.pode haver ruptura da pele.

-Dificulta comer e falar.Dificulta comer e falar.

-Devido ao risco de retenção de CODevido ao risco de retenção de CO2 2 essa máscara não essa máscara não dever ser utilizada com fluxo inferior a 5l/min.dever ser utilizada com fluxo inferior a 5l/min.

-Bolsa reservatório permite que o ar seja misturado Bolsa reservatório permite que o ar seja misturado com 100% de oxigênio para a próxima inalação.com 100% de oxigênio para a próxima inalação.

-Monitorar com cuidado a bolsa reservatório, que Monitorar com cuidado a bolsa reservatório, que deve desinflar um pouco com a inspiração.deve desinflar um pouco com a inspiração.

-Certificar-se que os orifícios laterais estejam Certificar-se que os orifícios laterais estejam abertos.abertos.

-Por causa da pressão e da presença de umidade Por causa da pressão e da presença de umidade pode haver ruptura da pele.pode haver ruptura da pele.

-Dificulta comer e falar.Dificulta comer e falar.

-É similar a máscara de reinalação parcial, É similar a máscara de reinalação parcial, exceto por 2 válvulas de uma via que exceto por 2 válvulas de uma via que impedem que o paciente inspire novamente o impedem que o paciente inspire novamente o ar expirado. ar expirado.

-Por causa da pressão e da presença de Por causa da pressão e da presença de umidade pode haver ruptura da pele.umidade pode haver ruptura da pele.

-Dificulta comer e falar.Dificulta comer e falar.

MÁSCARA DE VENTURI: é o método mais MÁSCARA DE VENTURI: é o método mais seguro e exato para administrar a seguro e exato para administrar a concentração necessáriaconcentração necessária e precisas de Oe precisas de O2. 2.

-Certificar-se que os orifícios laterais estejam Certificar-se que os orifícios laterais estejam abertos.abertos.

-Por causa da pressão e da presença de Por causa da pressão e da presença de umidade pode haver ruptura da pele.umidade pode haver ruptura da pele.

-Dificulta comer e falar.Dificulta comer e falar.

AerossolterapiaAerossolterapia

É a administração de pequenas partículas É a administração de pequenas partículas de água em oxigênio ou ar comprimido, de água em oxigênio ou ar comprimido, com ou sem medicação, nas vias aéreas com ou sem medicação, nas vias aéreas superiores.superiores.

Para este fim são utilizados equipamentos Para este fim são utilizados equipamentos específicos (kit nebulização).específicos (kit nebulização).

Objetivo da terapêuticaObjetivo da terapêutica

Promove o alívio de processos inflamatórios, congestivos e Promove o alívio de processos inflamatórios, congestivos e obstrutivos;obstrutivos;

- Umidificação - para tratar ou evitar desidratação - Umidificação - para tratar ou evitar desidratação excessiva da mucosa das vias aéreas;excessiva da mucosa das vias aéreas;

-Fluidificação - para facilitar a remoção das secreções Fluidificação - para facilitar a remoção das secreções viscosas e densas;viscosas e densas;

Deposição de medicação diretamente na via aérea;Deposição de medicação diretamente na via aérea;

- Administração de mucolíticos - para obter a atenuação - Administração de mucolíticos - para obter a atenuação ou resolução de espasmos brônquicos;ou resolução de espasmos brônquicos;

-Administração de corticosteróides - ação antiinflamatória Administração de corticosteróides - ação antiinflamatória e anti-exsudativa;e anti-exsudativa;

-Administração de broncodilatadores.Administração de broncodilatadores.

Obstrução inflamatória aguda subglótica ou Obstrução inflamatória aguda subglótica ou laríngea;laríngea;

- Afecções inflamatórias agudas e crônicas das - Afecções inflamatórias agudas e crônicas das vias aéreas;vias aéreas;

- Sinusites, bronquites, asma brônquica, - Sinusites, bronquites, asma brônquica, pneumonias e outros;pneumonias e outros;

- Pós-operatório.- Pós-operatório.

Material necessárioMaterial necessário

Copinho para Copinho para nebulização;nebulização;

Intermediário;Intermediário;

Máscara de tamanho Máscara de tamanho adequado;adequado;

Fonte de O2 ou ar Fonte de O2 ou ar comprimido;comprimido;

Fluxômetro de O2 ou de Fluxômetro de O2 ou de ar comprimido;ar comprimido;

Seringa de 5ml; Seringa de 5ml; Agulha;Agulha;

Soro fisiológico;Soro fisiológico;

Medicação prescrita;Medicação prescrita;

Papel toalha; Papel toalha; Bandeja.Bandeja.

Cuidados especiaisCuidados especiais

Anotar a frequência cardíaca antes e após o Anotar a frequência cardíaca antes e após o tratamento (se uso de broncodilatador); tratamento (se uso de broncodilatador);

Realizar ausculta pulmonar antes e depois; Realizar ausculta pulmonar antes e depois;

Regular o fluxômetro CPM.Regular o fluxômetro CPM.

Manter o cliente em posição fowler ou Manter o cliente em posição fowler ou semi-fowler (maior expansão diafragmática); semi-fowler (maior expansão diafragmática);

Orientar para que respire lenta e profundamente Orientar para que respire lenta e profundamente pela boca;pela boca;

Um nebulizador utiliza o princípio de Um nebulizador utiliza o princípio de aerossol para suspender uma quantidade aerossol para suspender uma quantidade de gotas de água do tamanho desejado de gotas de água do tamanho desejado ao ar inspirado.ao ar inspirado.

Substâncias usadas:Substâncias usadas:

-Mucolíticos: SF, água destilada.Mucolíticos: SF, água destilada.

-Broncodilatadores: adrenalina, Broncodilatadores: adrenalina, isoproterenol, fenoterol, salbutamol, isoproterenol, fenoterol, salbutamol, terbutalina, ipratrópio,...terbutalina, ipratrópio,...

-Corticóides Corticóides

Oximetria de pulsoOximetria de pulso Oximetria de pulsoOximetria de pulso

O que é?O que é?

Consiste na monitorização continua do Consiste na monitorização continua do nível de saturação do oxigênio no sangue nível de saturação do oxigênio no sangue periférico e do pulso, contribuindo para periférico e do pulso, contribuindo para uma vigilância mais eficaz dos pacientes.uma vigilância mais eficaz dos pacientes.

A Oximetria de Pulso também pode ser A Oximetria de Pulso também pode ser chamada de Oximetria não Invasiva.chamada de Oximetria não Invasiva.

No que consiste a Oximetria?No que consiste a Oximetria?

O aparelho mede com a luz infravermelha O aparelho mede com a luz infravermelha que atravessa os tecidos do dedo ou do que atravessa os tecidos do dedo ou do lóbulo da orelha, o percentual de oxigênio lóbulo da orelha, o percentual de oxigênio periférico, o que reflete a concentração de periférico, o que reflete a concentração de oxigênio existente no sangue.oxigênio existente no sangue.

Quais são as Indicações?Quais são as Indicações?

1.1.Distúrbios respiratórios para avaliar Distúrbios respiratórios para avaliar presença de hipóxia agudapresença de hipóxia aguda

2.2.Paciente de risco: convulsivos, Paciente de risco: convulsivos, cardiopatas, choque, TCE com alteração cardiopatas, choque, TCE com alteração de consciênciade consciência

3.3.Internados para avaliar resposta clínica Internados para avaliar resposta clínica ao tratamento.ao tratamento.

Como Avaliar os resultados?Como Avaliar os resultados?

Considerada baixa, quando em ar ambiente Considerada baixa, quando em ar ambiente for menor que 95%for menor que 95%

Se menor que 90%, em ar ambiente, é sinal Se menor que 90%, em ar ambiente, é sinal de hipóxia importante, em pacientes com de hipóxia importante, em pacientes com sofrimento respiratório ou agudamente sofrimento respiratório ou agudamente doentesdoentes

Menor que 85% por mais de uma hora, Menor que 85% por mais de uma hora, sobretudo se em oxigenioterapia, indica sobretudo se em oxigenioterapia, indica necessidade de avaliação imediata. (possível necessidade de avaliação imediata. (possível intubação traqueal).intubação traqueal).

Atenção com alguns cuidadosAtenção com alguns cuidados

Luz exagerada no ambiente - pode falsamente elevar Luz exagerada no ambiente - pode falsamente elevar a oximetria.a oximetria.

Movimento do paciente - considere a oximetria apenas Movimento do paciente - considere a oximetria apenas quando a extremidade estiver em repouso por mais de quando a extremidade estiver em repouso por mais de um minutoum minuto

Conexão apertada ou alguém fazendo pressão no Conexão apertada ou alguém fazendo pressão no dedo do paciente - pode baixar os resultadodedo do paciente - pode baixar os resultado

(Parte 1 de 2)

Comentários