Anteprojeto-Gestão Estratégica nas Organizações

Anteprojeto-Gestão Estratégica nas Organizações

Unidade Madureira

Metodologia Científica

Daurea Regina da Silva Trotta

Gabrielle Silva de Sousa Turma:AD071N

TEMA:

Administração Estratégica

DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A gestão estratégica nas organizações.

INTRODUÇÃO:

A problemática deste estudo é tentar identificar quais as vantagens da gestão estratégica nas organizações. E para isso levantam-se duas sugestões; a primeira de que a estratégia pode vir a identificar os pontos fortes e fracos da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do mercado; e a segunda de que a estratégia pode vir a trazer benefícios e condições de sucesso para a organização.

Podemos sugerir também que a estratégia poderia vir a ter um objetivo amplo como identificar meios para a organização alcançar seus objetivos, desafios e metas direcionando-os para a visão organizacional. E para o alcance desse objetivo sugerem-se possíveis objetivos específicos como: a estratégia talvez possa vir a escolher como deslocar, realocar, ajustar e reconciliar de modo sistemático os recursos; provavelmente analisará o ambiente interno e externo, utilizando das competências da organização para orientar o comportamento da mesma; e possivelmente virá a desenvolver a amplitude de negócio, a qualidade dos resultados, os recursos aplicados e as fronteiras organizacionais.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pois com ela fundamento e conheço todas as informações com base em referências científicas de diversos autores.

JUSTIFICATIVA:

A escolha desse tema foi impulsionada pelas várias situações propostas em sala, pois através de estudos foi comprovado que cada vez mais as empresas necessitam estruturar uma boa estratégia para o alcance dos seus objetivos e metas.

REVISÃO LITERÁRIA:

Citação Direta Breve:

Barney e Hesterly dizem: “O objetivo final do processo de administração estratégica é permitir que a empresa escolha e implemente uma estratégia que gere vantagem competitiva” (2007, p.10)

Concordo com os autores, pois a estratégia tende a aprimorar os métodos da organização para obtenção de lucro, logo se bem implementada aumenta o lucro, e aumentado o lucro aumenta também o valor da empresa no mercado em que atua gerando vantagem competitiva, portanto posso concluir que ao fazer uma estratégia a empresa busca vantagens competitivas.

Citação Indireta:

Barney e Hesterly (2007) ressaltam que a estratégia é uma teoria com suposições e hipóteses sobre como a competição no setor tende a evoluir e como essa evolução pode ser explorada na obtenção de lucro.

Concordo com os autores, pois a estratégia é um processo teórico que trabalha a partir das oportunidades vistas no mercado aproveitando essas oportunidades para gerar lucro. Quanto mais apuradas forem as suposições e hipóteses maior a probabilidade de que a empresa obtenha vantagem competitiva.

Citação Direta Longa:

Chiavenato e Sapiro dizem:

O planejamento estratégico é um processo de formulação e execução de estratégias organizacionais para buscar a inserção da organização e de sua missão no ambiente onde ela atua e tem como produto o plano para ação. Por sua vez, a estratégia define a estrutura organizacional e os processos internos no sentido de alcançar efeitos altamente positivos sobre o desempenho organizacional. (2009, p.51)

Concordo com a definição dada pelos autores, pois quando uma empresa faz seu planejamento estratégico ela mexe em toda sua estrutura, vários administradores e estrategistas comprovam que uma boa estratégia facilita e cria novos métodos de trabalho afim de alcançar sua missão estabelecida.

Citação Indireta:

Chiavenato e Sapiro (2009) ressaltam que a estratégia por si só não basta, ela deve ser bem implementada e bem executada e para isso a empresa pode utilizar programas e projetos específicos para alocação, avaliação e controle de recursos.

Concordo com a opinião dada pelos autores, pois a estratégia é um plano a ser seguido e se esse plano não for bem implementado não gerará bons resultados, por mais que a estratégia seja boa, se executada de modo errado não alcançará os objetivos propostos.

Citação Direta Longa:

Oliveira diz:

Estratégia é definida como um caminho, ou maneira, ou ação formulada e adequada para alcançar, preferencialmente de maneira diferenciada e inovadora, as metas, os desafios e os objetivos estabelecidos, no melhor posicionamento da empresa perante seu ambiente, onde estão os fatores não controláveis. (2010, p.185)

Concordo com o autor, pois toda estratégia é uma ação que modifica a empresa; e um dos objetivos da estratégia é fazer a empresa andar em direção aos objetivos; quanto mais inovadora a estratégia melhor pois assim a empresa melhorará e surpreenderá seus concorrentes no mercado.

Citação Indireta:

Oliveira (2010) ressalta que estratégia é um instrumento administrativo econômico, facilitador e otimizador das interações da empresa com seus fatores externos (mercado em que atua) e que também tem forte influência sobre os fatores internos (ambiente de dentro da organização).

Concordo com o autor, pois a estratégia é como uma opção inteligente, e viável para empresa e através dela podemos, torná-la competitiva, superar a concorrência, otimizar a exploração das possíveis oportunidades (fatores externos), reduzir os problemas de processo e otimizar os recursos (fatores internos).

RESULTADOS ESPERADOS:

Ao final deste anteprojeto espero descobrir a finalidade da gestão estratégica nas organizações; identificando seus objetivos e vantagens para as empresas de hoje e entendendo como a estratégia age dentro de uma organização.

REFERÊNCIAS:

Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva, 1ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. p.3-22.

Chiavenato, Idalberto e Sapiro, Arão. Planejamento Estratégico: Fundamentos e Aplicações, 2ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier/ Campus, 2009. p.29-56.

Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia e Práticas, 28ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. p.179-227.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

Atividades do Anteprojeto

Abril

Maio

Junho

Julho

Coleta de

Dados

18/04

Análise e Interpretação de dados

25/04

Redação

Final

13/06

Entrega do Anteprojeto

04/07

Aprovação do Anteprojeto

11/07

Comentários