Baixe Dicionário de acordes cifrados - violão - guitarra - piano - órgão e outros e outras Notas de estudo em PDF para Química, somente na Docsity! DICIONÁRIO
DE ACORDES
CIFRADOS
harmonia aplicada à música popular
violão - guitarra- piano «orgão
e outros instrumentros
AS
Alma Chediar
10º edição
revisada
MAGRO (MPB-4)
+ +. Um livro que deve estar na mesa de trabalho de todo músico que se preza. Instrumentista, com-
positor ou arranjador... .
ROSINHA DE VALENÇA
Finalmente nossos músicos terão em mãos uma obra completa que será de grande utilidade, ... .
GILSON PERANZZETTA
+ «Os músicos têm agora, um trabalho que enfoca o dia-a-dia... .
MAURO SENISE
Esse “Dicionário de Acordes Cifrado:
e empregarmos as cifras. .. .
«nos mostra com clareza todas as formas de escrevermos
NIVALDO ORNELAS
O presente livro é um dado importante na literatura brasileira... .
DINO (7 Cordas)
. Nós, que vivemos da e para a música, só temos a agradecer e recomendar a obra de Almir para
todos os que desejam crescer musicalmente.
RAFAEL RABELLO (7 Cordas)
Este livro trata com a devida profundidade assuntos que, apesar de básicos, até o momento não ha-
viam sido condensados em uma única obra. .. . Destina-se tanto a iniciantes quanto a profissionais.
JAQUES MORELEMBAUM
««« «este livro é fruto de pesquisa do que há de mais moderno, e por conseguinte mais objetivo, em
termos de grafia musical.
RICARDO SILVEIRA
Este trabalho é da extrema u!
idade para estudantes de música na área da harmonização popular,
JAMIL JOANES
vejo nesse trabalho uma janela aberta para quem quer estar a par do que faz e poderá fazer har-
monicamente na execução de um instrumento. . . .
BETH CARVALHO
Esta obra de Almir Chediak é, sem dúvida, a melhor e mais minuciosa que pude apreciar, Almir, você
é um grande brasileiro.
WALTEL BRANCO
Almir, sempre que leio sobre harmonia fico em dúvida com detalhes como: usar uma escala, cifra,
omitir uma nota. O teu livro é perfeito, pois não deixa dúvida sobre o que eu citei, parabéns.
ANTONIO ADOLFO
Este trabalho do Almir Chediak é muito profundo e foi elaborado durante o tempo necessário para
se conhecer bem os caminhos da harmonia. ...
NELSON ÂNGELO
«todos nós seremos beneficiados por este nobre e paciente “DICIONÁRIO DE ACORDES CI-
FRADOS”....
ANDRE DEQUECH
istem inúmeros livros sobre esse assunto no mercado americano, mas eles se propõem spenas
a doutrinar. Um dos grandes méritos desse trabalho é que ele se propõe a discutir a questão.
Aos amigos e músicos que cola
boraram direta ou indiretamente
para que este trabalho fosse reali-
zado e a todos os estudantes de
música em geral.
Agradecimentos especiais a Jan
Guest cujo apoio foi imprescindível
à realização deste trabalho.
INTRODUÇÃO
Há quase tantas maneiras de escrever cifras quantos são os manuscritos de
partituras e até mesmo edições de melodias cifradas e livros didáticos. Em ma-
téria de cifragem não me parece ter-se chegado até hoje a um sistema amplamen-
te adotado e, portanto, racional.
O que a cifra pretende é dar ao executante uma idéia exata da harmonia, seja
para acompanhamento ou para improviso, permitindo-lhe não só a leitura fácil
e descontraída (libertando, assim, a mente para as nuances de interpretação),
mas também o impulso criativo individual. Isto, porque o acorde, representado
pela cifra, não é um grupo de 3, 4 ou 5 notas separadas pela terça como muitos
acreditam e sim, uma gama inteira de 7 ou mais notas, de uso simultâneo ou su-
cessivo e em posição não estabelecida. Fica por conta do executante escolher a
combinação de sons, dentre o número infinito de possibilidades.
Na última década a música brasileira conquista os continentes e também a
presença da música do mundo se faz sentir aqui, de maneira crescente.
Como decorrência e por necessidade, o músico brasileiro tem que se sujei-
tar, entre outras coisas, à linguagem internacionalmente adotada do simbolismo
em cifras.
O presente dicionário de Almir Chediak, além de oferecer numerosas opções
para a execução de um determinado acorde, traz também o sistema de cifragem
acima referido, implicando num conflito óbvio mas inevitável com a maioria das
publicações anteriores do género, em nosso país.
»> Cabe, aqui, mais uma observação. Na verdade são poucos os músicos que, ao
harmonizar uma melodia, se dão conta de que cada acorde tem a sua função
dentro da harmonização. O som de cada acorde não depende de ser lá menor, ré
menor ou dó menor, mas depende de sua função. Isso quer dizer que cada acor-
de tem uma localização (o grau da escala ende é construido) e um papel: prepa-
ra, resolve ou retarda e quando resolve, pode fazé lo com maior ou menor força
e assim por diante.
Para saber harmonizar é indispensável a análise funcional e este livro, além de
mostrar os acordes com sua estrutura isolada, apresenta, também, as suas fun-
ções, usando cifras analíticas acopladas às cifras práticas e dissertando sobre o
uso funcional dos acordes com abundantes exemplos em cada situação.
Desejo que ele alcance e beneficie os estudiosos e os músicos já formados, em
geral, não só pelo enriquecimento de seus recursos técnicos, mas também pela
assimilação do sistema universal de notação em cifras — objetivo aliás, sem dú-
vida alguma, deste trabalho.
IAN GUEST
Jan Guefo
PREFÁCIO
Aproveitando tratar-se de um Dicionário de Acordes, o presente livro é, tam
bém, uma tentativa de racionalizar e uniformizar o sistema de cifragem, levando
em consideração as diferentes correntes nacionais e internacionais em uso. Para
que o mesmo se torne compreensível, o leitor encontrará uma breve explanação
das estruturas harmônicas,
Nele veremos as posições mais usadas dentro da variedade quase sem limites
que a combinação de notas oferece para construirmos os acordes
Nas construções das posições foram observadas as notas que formam os
acordes e a disposição das mesmas.
Cada acorde é representado por seu símbolo (cifra), por sua notação em
pauta e pela representação gráfica da posição dos dedos no braço no violão.
A cifra que representa o acorde é o sistema predominantemente usado em
notações harmónicas-em música popular para qualquer instrumento.
No decorrer deste trabalho, veremos aproximadamente 300 posições organi.
zadas em diferenres tipos de acordes, tendo como exemplo à nota fundamental
O transporte para as demais posições sobre as 11 notas restantes deverá ser
feita pelo aluno (vide transposição de acordes, pág. 40)
Nos instrumentos de teclados, os acordes serão tocados usando as mesmas
notas da cifra em posição de livre escolha.
Os acordes foram divididos em 4 categorias: maiores, menores, 72 da domi.
nante e 79 diminuta.
Tomando como base o sistema tonal, pode-se dizer que a terceira e quarta
categorias são açordes preparatórios e que pedem resolução.
Às escalas dos acordes mostradas neste dicionário são de grande importân-
cia: indicam as notas básicas do acorde, assim como outras notas que enrique-
cem a sonoridade.
Algumas dessas notas não são necessariamente indicadas na cifragem, por
serem subentendidas na mesma.
As escalas dos acordes são de grande proveito, como pesquisa, na área da
improvisação.
Na parte 3, os acordes relacionados ao sistema tonal são apresentados em
pequenas progressões, obedecendo a uma ordem didática.
Acima de cada grupo de acordes foi indicado o grau em que os mesmos se
encontram, dando ao aluno uma visão geral das possibilidades de seu uso.
Uma vez que os acordes, em determinados graus, tém o seu som caracteris-
tico, também as progressões devem ser aproveitadas no treino da percepção har-
múónica,
As 43 marchas harmônicas modulantes, anexas ao dicionário de acordes, são
situações e caminhos harmônicos de ocorrência fregiiente, na maioria das mú-
sicas por todos conhecidas. As marchas harmônicas, além de aplicar os acordes
contidos no dicionário, proporcionam um treino de encadeamentos de acordes.
A parte 4 apresenta um quadro prático que classifica os acordes em 4 catego-
rias, para dar uma visão geral sobre o material harmônico utilizado no acompa-
nhamento da música popular. O apêndice mostra a análise harmônica de progres-
sões de acordes e de músicas harmonizadas, dando ao leitor conhecimento para
que harmonize outras músicas.
Todos os acordes representados na pauta são lidos na clave de sol que foi
omitida para melhor aproveitamento de espaço.
Para uma boa assimilação dos textos, é desejável o conhecimento dos funda-
mentos da teoria da música.
Espero que o presente dicionário seja de uso proveitoso para a escolha de
bonitas progressões de acordes no processo da harmonização, nunca se esque-
cendo de que o critério final, na escolha, será, prezado leitor, o seu bom gosto.
ALMIR CHEDIAK
ALMIR CHEDIAK E UM LIVRO PIONEIRO PARA
OS MÚSICOS DO BRASIL
Por João Máximo — Jornal do Brasil
Um livro pioneiro. Há muito esperado por instrumentistas, arranjadores e
compositores. E que chega ds livrarias com o “aprovo" entusiasmado de Tom
Jobim, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Antônio Adolfo,
Wagner Tiso, Toquinho, Carlos Lyra, Edu Lobo, Caetano, Gil e incontáveis ou-
tros importantes conhecedores do assunto. ...
- Todo esse apoio se explica. Almir Chediak, 34 anos, violonista, compo-
sitor, arranjador, estudioso de música, é professor de muitos desses grandes no-
mes da música popular. E também de Moreno, filho de Caetano, e de Pedro,
filho de Gil. .
Aos 17 anos, começou a lecionar. E não parou mais. O livro que lança
agora deve-se muito à sua experiência como professor, ele e os alunos ressen-
tindo-se de uma obra como esta, inexistente no Brasil
Seu dicionário de acordes parte de uma pesquisa feita em Boston, Esta
dos Unidos, pelo Berklee College of Music, que estudou a harmonia de grandes
músicos de jazz, como Duke Ellington e Charlie Parker, por exemplo. pondo-as
ao alcance do estudante. E nesse sentido e livro de Almir é pioneiro: nunca
se fez no Brasil um estudo de harmonia aplicado à música popular.
— Foi uma adaptação e não uma cópia do que se ARONEHO DEFHIAR TO
mesmo em relação à padronização das cifras. Usei 80% do sistema adotado por
eles e as outros 20% eu os trouxe para nossa realidade. .
-- «A túltima parte oferece ao aluno 51 músicas populares harmonizadas e
analisadas, composições que vão de Tom Jobim e Cartola a Rita Lee e Novos
Baianos, passando por Gil, Caetano, Milton, Edu, Luis Gonzaga, Johnny Aly,
Garoto, Marcos Valle, Toquinho & Vinícius, o próprio Almir, autor de música
para filmes e de peças várias para o seu instrumento.
Sempre gostei de ensinar — diz ele. - E acho que isso tem de ser feito
com métodos, com apuro técnico. Há muito de errado, de empírico, no apren-
dizado do violão. Este é o único instrumento em que há uma postura para o
homem e outra para a mulher. Outro dia, fui com o Caetano comprar um mé-
todo para o filho dele, Moreno, meu aluno. O vendedor nos ofereceu um, dizen-
do ser muito bom, “com postura tanto para homem como para mulher”. Ao que
Caetano observou: “Então deve ser um livro de boas maneiras...” Sou contra
o empirismo. Tudo se consegue com o estudo. 4 criatividade não está desvin-
culada da teoria. Se Tom Jobim não soubesse o que sabe, não criaria as músicas
que cria
AS CIFRAS DECIFRADAS NO DICIONÁRIO
DE CHEDIAK
Por Ana Maria Baiana — Jornal O Globo
Endossado por muita gente boa — alguns alunos seus, inclusive, como Carlos
Lyra, Nara Leão e Gal Costa — Almir Chediak está lançando um livro absoluta-
mente precioso: “Dicionário de Acordes Cifrados”. Almir é violonista, compo-
sitor e acima de tudo professor: seu trabalho vai muito além do simples método-
tocar-violão e realmente ensina (inclusive subvertendo algumas regras do jogo,
2 compreender a noção de harmonia e da própria estrutura do fazer musical.
Entre muitos depoimentos ilustres apresentando o livro - Tom, Egberto, Gil,
Edu, Caetano, Paulo Moura — quem define bem o trabalho é o pianista André
Dequech (atualmente no grupo Alquimia): “As sete notas musicais são 12 e tém
42 nomes. Como todo o ensino, a didática musical se baseia na premissa de que
o aluno deve aceitar a imposição de conceitos absurdos pelo simples fato de que
o professor um dia os aceitou. O trabalho de Almir Chediak é, entr outras coi-
sas, uma crítica aos sistemas de cifragem atualmente em uso.”
a do instrumentista, com pditos e arranjador SIVUCA sobre o
livro “DICIONÁRIO DE ACORDES CIFRADOS” — HARMONIA APLICADA
À MÚSICA POPULAR, DE ALMIR CHEDIAK, publicado no jornal “O Cata-
mbar editado. pela Divisão de Música do Instituto Municipal de Artes e Cul-
tura — Rio Arte.
UNIFICAÇÃO DAS CIFRAS NO BRASIL:
UM LIVRO FUNDAMENTAL
O Dicionário de Acordes Cifrados — Harmonia Aplicada à Música Popular,
de Almir Chediak, é absolutamente necessário ao ensino do jovem músico bra-
sileiro, porque somos carentes desse tipo de trabalho. O fato da primeira edição
do livro ter se esgotado tão rapidamente — 20 dias após a publicação - e de
hoje, quatro meses depois, já se estar esgotando a segunda, mostra o grande in-
teresse dos estudantes de música e músicos em geral pela obra.
Os jovens músicos brasileiros, no meu entender, precisam de estudo discipli-
nado para saberem, cada vez mais, em que terreno estão pisando. Acho que a
nossa juventude precisa estudar seriamente para melhorar a qualidade de sua
criação musical, porque estamos passando por um processo de descaracteriza-
ção que pode acabar com a música popular brasileira, nossa linda música. Feliz-
mente veio o livro do Almir que instrumentaliza teoricamente aqueles que levam
a sério o avanço qualitativo dessa coisa tão importante que é a cultura musical.
Sob o ponto de vista da prática o livro propõe a padronização da cifra no
Brasil. A não padronização da cifra é, inclusive, um problema internacional. O
fato de cada um cifrar como quer muda as convenções de leitura de pais para
país, de região para região, de músico para músico, resultando numa confusão
danada. A cifra foi criada para simplificar. dar mais liberdade ao músico e não
para complicar. Se você chega num estúdio de gravação e encontra uma cifra
uniforme, o trabalho rende mais, ao passo que se uma pessoa cifra de um jeito e
outra de outro, é o caos.
A unificação das cifras não é importante só para os iniciantes, mas também
para mim que milito nessa profissão há tanto tempo e espero em futuro próxi-
mo, graças ao Dicionário de Acordes, poder chegar com um monte de orques-
trações ao território do Acre, ou em qualquer ourra parte do Brasil, e as pessoas
que estudaram pelo método do Almir compreenderem prontamente o que quer
dizer. Bom seria se hoje você, nordestino. você do Rio Grande do Sul, você de
Mato Grosso, soubessem que sua leitura de cifra é a mesma daqui do Rio e de
todas as partes do mundo, como acontece com a escrita musical. Sempre tive o
desejo de ver a padronização das cifras não só em termos brasileiros, mas tam-
bém em termos internacionais.
Sob o ponto de vista harmônico, os exemplos desenvolvidos no livro são
absolutamente corretos — além de corretos, honestamente analisados — uma
vez que Almir teve contatos com a grande maioria dos autores das 51 músicas
usadas como exemplo e soube respeitar as harmonias originais de todos eles.
Quero ressaltar à parte de andlise harmônica funcional apresentada no livro,
no meu entender da maior importância para que o músico possa assimilar teo-
ricamente o que acontece na harmonia de uma música e aplicar esse conheci-
mento na harmonização de outras músicas, já que existe sempre uma relação
harmônica entre as comp ões musicais No início do Dicionário de Acordes
são apresentadas as escalas dos acordes, cada um deles tendo a sua gama de seis,
sete ou mais notas disponíveis para enriquecimento harmônico ou improviso,
num mundo musical que se abre, mudando, também, todo um conceito sobre
o acorde, já que antes o acorde era visto como se fosse composto de apenas
trés ou quatro notas.
A escala de acordes é um mundo novo onde sentimos que música não é só
dó-ré-mifá-sol.lá-sidó. É uma terceira dimensão no senso visual da coisa. De
maneira que lendo, analisando e pesquisando o livro de Almir Chediak, eu,
SEVERINO DIAS DE OLIVEIRA, o SIVUCA, os convido a conhecer UMA
DAS OBRAS MAIS IMPORTANTES DESSA NOSSA DECADA.
HI
Vi
VI
ÍNDICE
Convenções Gráficas para o Emprego dos Acordes 22
PARTE 1
Estrutura dos Acordes
Acorde 25
Cifras 25
Formação do acorde
a.) tríade 27
b.) tétrade 28
c.) acorde invertido 29
Estrutura dos acordes 29
Sinais usados em cifras 30
Intervalos a partir da nota fundamental e os acordes onde os
mesmos se encontram 31
Notas implícitas numa cifra para a formação do acorde ou
para improviso (Escala de acordes) 32
Opções de notação em cifras 36
Dobramento, triplicação e supressão de notas no acorde 37
Transposição de acordes 40
PARTE 2
Dicionário de Acordes
Acordes em posições fáceis
a,) categoria maior 49
C7($3) sétima com 9º menor e 13º 93
C7 (49) sétima com 93 aumentada 94
c7 (5) sétima com S2 aumentada e 92 aumentada 95
9 a (dS étima € a q a
er Gm) ou C7 Gg) sétima com 92 aumentada é
114 aumentada ou sétima com 5
diminuta e 92 aumentada 95
A sétima e 44 96
C7(9) sétima e 43, com 92 [ Bb/c ou Gm7/c] 96
CY (13) sétima e 42 coma 13º [Gm7 (ig ] 97
CY ((4) sétima e 44 com 98 e 134 97
CJ (b9) sétima c 42, com 9! menor 98
.) categoria 74 diminuta
Cº ou Ci sétima diminuta 99
Cº (b13) sétima diminuta com 132 menor 99
Cº (1M) sétima diminuta com 72 maior [B/ç ] 99
HI Acordes especiais
a
b
c
d
-) acordes resultantes de notas de passagem 101
.) acordes hibridos 109
-) baixo pedal 110
«) acordes pedal 110
IV Posições especiais 111
PARTE 3
Exercícios de Progressões Harmônicas
1 Progressões modulantes formadas por acordes do mesmo tipo
a
-) categoria maior
(D)lkiclFIBblete 121
(2) |: C (add9) | F (add9) | Bb (add9) | etc. 121
(3) li C(s) | E($5) | Bb (45) | etc, 121
(4) | €6 | F6 | Bb6 | etc. 121
(5) E C$ 1 FÉ | Bbg | ete. 121
(6) |: C7M | FIM | Bb7M | etc. 121
(7) li CIM(9) | EIM(9) | Bb7M (9) | ete. 121
(8) IE C7M (6) | E7M(9) | Bb7M | ete. 122
(9) | CIM ($i) E ETM Gi) | Bb7M GIL) letc. 122
E CIM( M(2)1 9 :
(10) | € Ci) LE7 1 Cêy) Bb7M Gi) teto. 122
(11) | CIM (85) | E7M (85) | Bb7M ($5) | ete. 122
b.) categoria menor
(1) | Cm | Em | Bbm | etc. 122
(2) |: Cm(add9) | Em (add9) | Bbm (add9) Lete. 122
(3) |: Cm6 | Em6 | Bbm6 | ete. 122
(4) Cm$ | Em$ | Bbm | etc 122
(5) | Cm7 | Em7 | Bbm7 | etc. 122
(6) [E Cm7 (9) | Em7 (9) | Bbm7 (9) | etc. 122
(7) Ik Cm7 (11) | Em7 (1) | Bbm7 (1) | ete. 122
(8) E Cm7 (4) E Em7 Gp | Bbm7 (7) | ete. 123
(9) IE Cm7 (b5) | Em7 (b5) | Bbm? (bS) | ete. 123
(10) |: Cm(7M) | Em (IM) | Bbm (IM) lete 123
(1) | cm (bt) I Em (19) | Bbm CM) | ete. 123
€.) categoria 74 da dominante
(1) |: C7 4 7 | Bb7 | ete 123
(2) | C7(9) | E7(9) | Bb7(9) | cte, 123
(3) | C7(13) | F7(13) | Bb7(13) | etc. 123
(4) E CT) | ETC) | BT) | etc. 123
(5) IE C7(b9) | E7(b9) | Bb7 (9) | etc. 124
(14)
(15) |
(16) E:
(17) |k
E C7 (Bt) | ET
(7 |k
(8) Ik
(9) Ik
(10) Ik
(11) E
(12)
(13)
b9 by
p13) | Bb7 Cgi
C7(b2) | F7(h9) | Bb7(b9) | ete. 124
C7(49) | F7 (49) | Bb7 (49) | etc, 124
cr(ÃS) 1 ET ÇES | BT (ÃO) | eto. 124
9 7 (9 + ;
CD EE) | Bb7 ÇÃO) | etc. 124
C7(bs) | F7(bS) | Bb7(bS) | etc. 124
cr ET | Bb7(bÊ) | etc. 124
ci l FZ Bb) | etc. 124
c7(9) | 3 (9) | Bb$(9) | etc. 125
749 RT (O 7(9
GG) ESG) | BMJ G3) | etc. 125
C7 (9) | F7(b9) | Bbj (b9) | ete. 125
c4 | F4 | Bbg | etc. 125
) | ete. 124
d.) progressões formadas por acordes invertidos
«) Ik
(2) Ik
(3) E
(4) |
(5) E
(6) |:
(7)
(8) |
(9) |:
(10) |
(11) E
Cie | Fija | Bbip | ete. 125
C7Mtg | FIM/A | Bb7M/p | etc. 125
Cla | Fig | Bbjp | etc, 125
C7Mig | FIMG | Bb7M/p | cre. 125
Cmigp | Em/ap | Bbm/pp | etc. 125
Cm/g | Em/e | Bbm/p | etc. 126
Cm7/g | Em7/e | Bbm7/p | ctc. 126
Cm/gp | Emigp | Bbm/ap | etc. 126
C7g | FTA | Bb7/p | ete. 126
Cri | File | Bb7jp | cte. 126
Cio | Figo | Bbiap | etc. 126
e.) categoria 73 diminuta
«Dk
(2 k
Co | Fc | Bbo | etc. 126
Co(bi3) | Fo(bia) | Bbo(bi3) | etc 126
2 Ta
(3) [im? Lov7 !oigm Eva) | Tm? ] 165
LvSOTW Ivo! q
(4) [ tm? ví Moda ! vago! im? | 166
; vi TSM! vio! T
(5) [im7 ví oviigm ! v7 o)! im? | 167
E LT ETA
(6) [im7 ví tomo !vráo! mr | 168
IV Acordes de resolução com seus respectivos dominantes e os
acordes que os precedem 169
V Progressões harmônicas com acordes de 74 da dominante e
seus substitutos
1) Progressões harmônicas com acordes de 72 da dominante:
a.) tonalidade maior 171
b.) tonalidade menor 172
2) Progressões harmônicas com acordes substitutos da 72 da
dominante:
a.) tonalidade maior 173
b.) tonalidade menor 174
3) Progressões harmônicas com acordes diminutos. 175
VI Progressões por marchas harmônicas modulantes
(9) 1 CM | Dm7G7 | CIM | Cm7 F7 | ete. 176
(2) Il com IG] G7 | C)C7 | et 180
(3) | Cm7 |: Dm7(b5) 67 | Cm7(b5) F7 | ete, 182
(4) 1 Cm7 |: 64 (b9) G7 (9) | C7 (b9) C7(b9) | etc. 185
(5) |: Dm7 G7(b9) | Cm7 F7(b9) | etc. 186
(6) |: Dm7 G7(49) | Cm7 F7(49) | etc. 187
(7) l:Bo Cm7 | Cgo Dm7 | etc. 188
(8) | C7M |: Dm7 G7(b5) | Cm7 E7(bS) | ete, 189
(9) IE DbT (FIN) CIM | BT($1I) BbIM | ete. 190
(10) IE CIM C7 | FIM | Bb7M BT | ete. 193
au)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)
47)
(18)
(19)
(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(5)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)
(2)
(3)
(34)
:CM | C)C7 | FIM | Fj F7 | ete. 197
Cm7 |: Db7 Cm? | B7 Bbm7 | etc. 200
: C9M F7 | Bb7M Eb7 | etc. 203
: C7M Cm6 | Bb7M Bbm6 | etc. 206
: CIM F7(%9) | BIM E7 (49) | etc. 207
: Cm6 Bº | Bbm6 Aº | etc, 208
:Cm7,g F4º | Bbm7;p Eº | etc 209
:G7(13) G7(bl3) | CIM C6 | F7(13) F7(bI3) |
Bb7M Bb6 | etc. 210
: Dm7 (9) |67(13) G7(b13) | Cm7(9) | E7(13) F7(013) |
Bbm7(9) | etc. 212
:C7(13) C7(b13) | Cm7 E7(b9) | Bb7 (13) Bb7(b13) |
Bbm7 Eb7(b9) | etc, 213
:C7(13) C7 (613) | F7 (9) E7 (69) | Bb7 (13) Bb7(bI3) |
Ebj (9) Eb7 (b9) etc. 214
:Cm(8) Cm(7M) | Cm7 Cm6 | Bbm (8) Bbm(/M) |
Bbm7 Bbmó | etc. 215
:C(8)C7M | C6CIM | CH(B)CHIM | C46CH7M | etc. 218
:Cm Cm, | Am7(b5) D7(b9) | Gm Gm |
Em7 (b5) A7(b9) | ete. 220
:CE7p | Am C7g | FATE | Dm FT | ete. 222
: CIM C6 | Cm7 F7(9) | BbIM Bb6 | etc. 224
:CIM C6 | Dm7 G7(9) | Eb7M Eb | cte. 225
:CrMjp Eb? | Bb7Mp Db? | AMB |
Gb7M,pp Aº | etc, 226
:Cop Eb | Dm? Db7(&11) | ete, 227
:C7 Fam6 | Bb7;p Em6 | etc 229
:CIM | Fm7 B7 | EJM | Bbm7 Eb7 | etc. 230
:C7M | Fm7(bS) B7 (b9) | E7M | Bbm? (b5) Eb7 | ete. 233
:CIM | Bm7(bS) E7 | AJM | Gam7(bS) C&7 | ct. 234
:C Em/g | Am Amjg | Fgm7 (65) B7 | EGampp |
Câm Cémyg | Bbm7(bS) Eb7 | etc. 236
(35)
(36)
(37)
(8)
(39)
(40)
141)
(42)
(43)
vIL
[E C7M | Fém7 (65) B7 | Em Emp | Cm7(b5) F47 |
| 87M | Em7 (65) Bb7 | Ebm Ebmypp | Cm7 (b5) F7 lete. 239
|: C7 (89) Gb7 (13) | E7 (13) B7(9) | Bb7 (89) E7(13) I
| Eb7(13) A7(9) | cte 243
:C7(13) FA7(9) | E3 (9) B7 | Bb7(13) E7(9) |
| EbJ(9) AT | cte. 244
IrCjy Ebm6 | Bbjp Dbmé | etc. 245
[Cj Cmyeo ! Bbm Bbm | etc. 246
lc et) F7(9) | BbIM (FIL) Eb7(9)
|: Cmó;gp D7 | Bbmójpo C7 | etc. 248
:G7p C | ATcy D | ete 249
[E CIM Ab7 | Db7M AT | ete. 250
Progressões diversas
a.) acordes de 78 construídos sobre cada nota da escala
maior (progressão diatônica) 251
b.) progressões formadas por dominantes consecutivas
(progressões modulantes) 251
c.) progressões formadas por acordes diminutos de passa-
gem ascendentes e descendentes 251
d.) progressões contendo diminutos de passagem ascen-
dentes, descendentes c auxiliares 252
e.) progressões com acordes dominantes e suas resoluções
na tonalidade maior 252
f.) progressões usando acordes invertidos (tonalidade
maior) 252
E.) progressões de acordes com dominantes e suas reso-
luções na tonalidade menor 253
h.) progressões usando acordes invertidos 254
vor
Definições
a) tonalidade 254
b) harmonia 254
c) modulação 254
etc.
247
Músicas a serem analisadas: Tigresa, O Barquinho, Você é Linda,
Se Eu Quiser Falar com Deus, Samba de Uma Nota Só 306
SubV7 parao Im e Imé como acorde inicial e Il cadencial
do bII que não aparece — Prá Dizer Adeus 310
Dominantes consecutivos e Acorde diminuto com o baixo
pedal e Empréstimo modal — Wave 311
Diminuta auxiliar: Fº e Diminuto alterado; Abº(b13) e
EM) — Corcovado 313
Empréstimo modal — Garota de Ipanema 314
II cadencial secundário e Dominante parao Ilm e
Modulações — Euea Brisa 315
Músicas a serem analisadas: As Rosas não Falam, Luz do Sol,
Teletema, Drão, Odara, Sem Fantasia 316
Modulação por 42 justa acima | e Dominante secundário para
Ilm Ilm IV V7 Vim e Dominante auxiliar — Se Todos
Fossem Iguais a Você 323
Músicas a serem analisadas: Minha Namorada, Viola Enluarada,
Desafinado, Travessia 324
Acalanto e Prelúdio em Dó Maior e Canaã 330
V — Músicas a serem Harmonizadas e Analisadas. 334
Índice Alfabético de Palavras e Expressões Técnicas Usadas
neste Livro 338
Bibliografia 339
Agradecimento 340
Pareceres 341
CONVENÇÕES GRÁFICAS PARA O EMPREGO DOS ACORDES
Na montagem dos acordes usam-se alguns sinais, a seguir enu-
merados, para indicar:
O — cordas que devem ser tocadas, sendo a nota mais grave o
baixo (bordão) do acorde.
+«— — pestana, serve para prender duas ou mais cordas com um
mesmo dedo,
Algarismos romanos — indicação de casa,
1,2,3,4 — dedos da mão esquerda, que correspondem ao indi-
cador, médio, anular e mínimo, respectivamente.
Ex. 1 Ex.2 Ex.3
Gráfico do braço do violão
cordas soltas
990000
Mi La Re Sol Si Mi
1
n
MI
<—
traste
casas
Iv
v
vi notação na
dot
nin | EEE
cá o &— EE < cor!
cordas pauta e =
soltas A — e
anota-
das na
pauta Obs. — A clave de|Obs. — Subentende.
eo sol está subenten-|se que os dedos 2 e
vo dido 3 estão na casa II
À colocação dos dedos que formam a posição do acorde dá-se o
nome de digitação.
Devemos dizer que um determinado acorde poderá ser digitado
de maneiras diferentes, sendo que a forma mais correta dependerá da
posição do acorde anterior e/ou posterior ao referido acorde.
22 * Almir Chediak
PARTE 1
ESTRUTURA DOS ACORDES
HI Formação do Acorde
a) tríade
Triade é o agrupamento de três sons. A tríade pode ser perfeita
maior ou menor, diminuta ou aumentada.
A tríade perfeita maior se caracteriza pela terça maior e quinta
Justa; a menor pela terça menor e quinta justa; a diminuta pela terça
menor € quinta diminuta (superposição de duas terças menores); a au-
mentada pela terça maior e quinta aumentada (superposição de duas
terças maiores).
c Cm ۼ ou qdim C($s)
maior menor diminuta aumentada
O cel
ES Es aa dm ne
*.A cifragem “o” ou “dim” se refere ao acorde diminuto (ver pág.
99) e geralmente inclui a nota da 74 diminuta.
tríade com nota acrescentada
Cladd9) Cm(add9)
-e e na -e
Obs. — add9 quer dizer 94 adicionada à triade
Estrutura dos Acordes e 27
by tétade
“éuade é o aprapamento de quatro sos
Ds demais aconds de cinco, seis ou mais sons, são acordes de
artes
siim
5
== com de
Exemplo
tétade com
acrescentada
aq
posição
para
vilão
LE]
Es
8.
OBSERVAÇÕES
Coma sabemos, o piano é o instrumento mais comp
Coccução de qualquer aconte, em qualquer posição. Agora. no
Eos do vilão, com menores possiililade técnicas temos que
O do demos acordes, como rimos no exemplo acima, caso em.
omitida a quinta justa.
É pleto para à
O uso de parênteses, a cifra, é recomendado para separar visut
mente son básico (rmiade, trade) e as notas acrescentadas.
Usa-se também 0 parênteses em casos, tais como: C(&5). CS)
Ci?) te
28 + Almir Chedisk
Sins Usados em Cifras.
25, 6,M,9, 41)
categoria menor
m 65,6, 7, 1M,
categoria 78 da dominante
45
da,
45,79, 9,49, 411
13
aorta 7 dimento
o ou dim, (7M,9, 11,613)
30 + Almir Chediak
6) acorde invertido
Os acordes de primeia, segunda e terceira inversão mostrados
te trabalho são denominados acordes invertidos. Na primeira inver
So, a terça va para 0 baixo; na segunda, ai a quinta e na terceira. a
/ eita do acorde invertido é representada em forma de fração
o nurerador indica 0 acorde, e o denominador, à nota do baixo
2tinveisão “3 inversão
E
Atonde pefeitomaior 18 inversão
Stnobuxo “2 nobaxo
emenoro seuestado tereno baixo
fundamental
CIGCmIG Cnh Coto
e Nos têmades
IV Estrutura dos Acordes.
Tomando como base o sistema tonal os acordes foram dimdidos
em 4 categorias: mor. menor, 7 da dominante e 74 diminuta
Ok seordes males se caracteriam pela terça malor e nunca
possuem a sétima menor, os menores, pela terça menor; as de 72 da
“om. ela terça malor e sétima menor. sendo que à terça deste acorde
Pode er precedida (suspensa) pela quarta; 0s diminuto, pela terça
menor, quinta diminuta e sétima diminuta
de TA da dom,
oco
c Cm
menor diminuto
co
a
Estrutura dos Acordes é 29
VI Intervalos a Partir da Nota Fundamental (Ex: Dê) e os Acordes
Onde us Mesmos se Encuntram.
Ds | 4 |runtonens | dor recta
ato | 2 |semnde menos | co /69,c7/a9. ta
ne EE
va | 83 [rosemeno | deontermenes e ritos
+ re | acontsde 4 emenores
n Eta [orem ompenm
Ie E
su | 3 [enero | plana a
Rr mimo [C/E CITRS) CM 2
Ena. E E
vo | v6 [ustemeno [cry
ema [4 [6 |rmsameor Jos ns cnacraa
TO ses | mo [Mime co
| | [or fiámenmo [tortas
Estrutura dos Acordes e 31
VII Notas Implíias numa Cia para Formação do Acorde ou para
Improviso (Escala de Acordes)
Para maiores esclarecimentos leia ante a pág 35
a) Categoria maior
Acordes. Nota implícitas.
c,c6,6; -
M CNO), CMS)
cm
cin MGG
cm, Cy
(MO Cm, Em) —
c [EE
) categoria "4 da dominante
eres, cm(ss)
ex, cr(o
cas cs
c(adao)
em Cn, Cm 6)
Cm? (6. Cm (1)
MS sms DT
Cm (98), Cm) E
32 0 Almir Chediak
rqueagro
€º (ia, €º (nº (9),
em
1 den dço
Cito)
Cr)
ot
Estrutura dos Acordes + 33
Escala de acorde É um conjunto de notas disponiveis, que ama
A ad senta, pera formar harmonia cu ínha de improviso
os acodes com rotações altmatõos le. CP, E7(411])
E “têm a mesma posição no violão, mas pertencem a diferentes esca-
bre acordes
&) Relação dos acondes com motações ltematsas enormônicas
D) Sistemática de cifragem dos acordes de dominantes alterados
(88) compatível (8
ósy pes)
rey 13
nois 15
(699) não admitem (9)
E) Os acondes que pertencem a uma mesma escala são intercambi
ei A oras da escoa são implécits nos respectivos aco
E Os múmeros nas cifras representam as notas de d
ni aque bre
As notas entre parênteses na pauta não devem er na formação
e econles e no improviso ô devem ser usada de pavagem,
lt Os meros sobre s nota ds excl sãos intraos a pd
ota fundamental, Ay notas brancas são do aconte, er
) significa nota disonante (de tensão
Estrutura dos Acordes e 35
E
VIE Opções de Notação em Cifras. e Supressão de Notas no Acorde
px. Dobramento Trip
Como foi dito, a cifra ainda não está mundialmente padroniza
ds por ist o leitor poderá encontrar em autos trabalhos um mesmo
acosãe anotado de maneiras frentes Em quaqur inves é posção de todos 0 sado, pese
E T | =
pe E Exemplos: Acorde de 3 sons -€
cs, cas 9 cum Dobramento da Dobrameno da
em = Dobramemto Tundamenta
Cmajr cre em era ]
eme o com Cs] res
EO miss [cyicaras
== Fi
== =
Dobramento da quinta
Justa tplicação.
da fundamental
vim
E
o aa E
Ge ci es ra actas Pa seta RÃO feia =
“ão a idade de tuna or ds mare ts Doe E
36 + Almir Chediak Estrutura dos Acordes + 37
mami EE
Duplcação da
Duplicação da fundamental é
ain justa da quinta fusta
Dobramento da Terça
asse er prado apo eli
Oem Bom Sino
ar
nemplo de acorde com fundamental ea trça dobrada ETM
de
E
E
Acorde alterado rn
qánéto
Supressão da quinta
Acorde de CM)
E
Supressão da
quinta justa
Supressão da
quinta justa
pos Cio
ó É posfol formar este acorde no violão, suprimindo-e no
a, dee e pen ação Dom am qu
(a nona lerada ps quinta diminuta é compativel com a quim.
a menta é viceea € à nona menor é conpar—l com à nona
38 e Almir Chedisk Estrutura dos Acontes + 39
O
X Transposição de Acordes (para violão)
Nos exensplos usaremos sempre o mesmo desenho de acorde, to
mando como modelo os acordes de (E), cujo baixo é eo sobre a sex.
a voltar o (A), com o baixo na quinta corda solta e o(D), com
o baixo na quarta corda solta
“Na nomenclatura dos acordes, com referência à nota fundamen-
(a, 40425 udicar os nomes das notas dentro da tonalidade, como,
eemplo, não unlizar Lá 4 na tondidade de Fá maior ou Solb
Ea tonalidade de Sol maior (ide pág 46).
"Para melhor efeito visa, os números que representam os dedos.
sesão substituídos pelo sinal” 6, e na pauta será anotada apenas à
ota fundamental do acorde (haixo ou bordo)
a) Acordes maiores com o baixo na 68 corda
E F FeouGh c
HERO E
LELIS
40 + Almir Chediak
b) Acordes maiores com o baixo na 5% corda.
a AgouBh B e
Geosad a Asou o B
E Grs Db: D Deo Eb
q
Estrutura dos Acoídes e 41
Geouah
céu D Deh E
42 € Almir Chedisk
6) Acordes maiores com o baixo na 4 corda
» Death E r
Estrutura dos Acordes é 43
FroGh S Grouab A
AsouBh B e CéouDh
van EN x! xil
44 0 Almir Chediak
Sestenidos (e bem (0) encontros ns tonalidades mas
Quantos
Tonalidade | Quantos Quais
Do E
Sol 18 [ué
Ré 2 | Fás Dos
u 3e | Fás Dos Soié
Mi 48 | Pas Do Solé Re
si se | Pás DO% Solé Ré Lof
ras 6% | Pás DO Solé Reg Lis mig
Dos Tê | Pás DOS Solê Ré% Lao Mid Si
Do o |-
Fá 1b
sb 2
Mid E
Lib ad |SibMib Láb Red
Réb Sb |Sib Mib Láb Réb Solb
Solb 6b | Sib Mib Lib Réb Solb Dób
DOb 7b [Sib Mib Láb Reb Solb Dob Fáb
= Ud onda maio He 0 ea PIO eo a Ta nor
o unica or mesmos sedentes
conde nativo e anta
O relato de um acode maior é um acorde menor ice; estes acor
dr não seporados por ntenlo de terça menor. Vea
De menor
Dó-m-5ot Léo.
TIC (tutto ) am
=
Os — Os condes reaiospoauem de notes comam entre ee.
O emtireatio de um conte muto é tmb um acode menor e rice
ua: ne acodor são separados por mero de tra mao. Voos
Seo
Dom Mi-sat-st
E Qâmtimiatho ) Em
= ==
Ob — 04 aconds entire poauem, também, duas notas comuns entr
der
46 6 Almir Chediak
No present dicionário os acordes modelo estoem Dô, paras.
pe Voam: desoease o acoede aa a dita ou para
bo doidão end bandos cds io
ar anent, obtendo mim, edema aeee
a code penas a cla que vepeeenta a funda
Maio ou bordão) é mudada.
o e temo um core em DO (C7) e queremos o
ve ee Em DO sustenido (CÊ 7) leramae todas as notas una
o er eres, então, qu 0 () continua, mudando apenas à
“di fundamental que, anteromente, ra () pestndo ser
No eanspore dos acoedes imeridos, mude a letra do nume
Ae repssena a undamenta, e o denominador que repreteta
ta do tao
o temos uma cla de um acorde nverido queremos abr
4 ta poção, no Vilão, procuramos incllment abr s ese
tá om ter, quina ou etima no baixo, Por exemplo: Gg
com o bixo em 8) Sé a terça de So logo, rate de am cor
e eça no baixo end asim, acorde bádo do dono
CE (Do com a terça no tino), Obsena-se que em determinadas
reslantes do movimento do Baixo, um acurde pode te
nota como tax, além da terça, quit ama (17
97,99, 102, 104, 108 e 109). Rr
- c+7 cmo DIA
EE =
Estrutura dos Acordes e 45
PARTE 2
DICIONÁRIO DE ACORDES
O O
(ad49) simboliza mona adicionada a uma trade inda
98 adiciona
. + ces
* caso) + Col) e COM) COMp
vin ul
com 68
casas) c6 o
Ani piões mas ads.
S6 * Almir Chest Dicionário de Acordes é 57 |
o >
com 68 e 94 |
o coa o
Dicionário de Acordês + 59
58 e Almir Cheia
am cso eso cem eme one
com 7º maior
“em “em “em “em ei *ciniG
. cu com 72 maior e 68
* emo como como,
“com 73 maior e S4 aumentada
com 78 maior e 9%
COMES CMESD CMES CMGNE emo) * como) emo)
IN
2
=ta— E = == =E—
== == == ==
* Inca sa pçs ma vas.
tda a posições mi ads.
62 6 Almir Chedink
Dicionário de Acordes * 63
com 78 maior é 14 aumentada
cmo) crmoys como) CIMGyE
eméim era
vi
EE
E —
e &
cm) Cons maço cmg cim(én)
64 * Almir Cheke
eme) cupaije O) am
Triade menor
+
o É e
É &
de HS aumentada
Mg) CMCg IS
val
=ÉE=
“nica as posições mas ads
66 * Abi Chedik
Dicionário de Acordes e 67
menor com 7% e 8 diminuta
[Ebmíc]
maços)
LEsmic)
ER)
==
E
[Ebmic)
[Ebmle)
Emaços) Cmaços)
vm, x
bo dê
E= ==
=
Gi doa
determinados acordes resultante do morimento do baixo (ver
pé. 45,96,97, 99, 102, 104, 108 e 109)
+ Indica as ponçõs mas usadas
menor com 73 e 1
ema)
ema) cara
== EE
E EEE
menor com 78, 98
Cm)
=
* Indica posições mas ad
Dicionário de Acordes * 77
6 o tie Cn
mr ars ia
; e cm) mts cm)
con mem comem
: S8— É
— 8 - e
É e E
Cmçm) * emp)
Indica a porções mais usadas.
78 * Almir Chediak
menor com 73 maior e 98
mp em)
in
-
Dicionário de Acordes * 79
E
) categoria tríade com quarta 4) categoria 74 da dominante
a
var
m
sétima com 3 no baixo, sétima com 5º no baixo
CE
* Anda as posições mas ada
82 6 Almir Chediake
*cno
sétima com 7% no baixo
como
* Indica a posições mas aa.
84 e Almir Chedik
“cm
van
sétima com S4 diminuta ou 11% aumentada
eos
ou ces,
oêm
vi
Dicionário de Acordes * 85
cxos) cxosye
m
sétima com 98 é 118 aumentada
z Go
India as posições mas usadas
86 e Almir Chediake
sétima com 118 aumentada e 13%
oca
=
Obs — Esta posição é usada com frequência quando a nota é a
fundamenta; neste caso podese usar a 58 corda sola, excluindo assim
ouso da pestana, Vejamos:
ant
Dicionário de Acordes e 87
[Bic] tBic1
co co |
==
|
|
|
sétima e 48 com 134 sétima e 4%, com 9% e 13%
sima e 48 com 9%
EBbic] tomic [Bbic] 1Gm1 Cc] .
“ao “ao cão cas cio cus
Obs D Lei, também a pág 76
Indica poções ma vd.
96 é Almir Chi nisso |
sima e 4, com 98 menor 6 categoria 78 imita
7 dimina
. cias rodo!
Mostramos abaixo o mesmo acorde com uma das notas alerada
em um tom acima (diminuto alicrado)
tBcl
era ecom em
cle
Nas citas de acordes de 78 diminuta, as notas acrescentadas
não aparecem necessariamente
Ana a posições mais ads.
dna poções mi sas
98 é Almir Chedisk Dicionário de Acúndes + 99
Obs. — As disonâncias disponíveis num aconde de 78 diminuta são
motas um tom acima ou um semitom abaixo de qualquer uma das 4
notas do aconde
Na verdade existem 3 acordes de 74 diminuta os demais são in-
versões ou desdobramento dos mesmos. a saber:
|) Co pas pesa?
E
3 DEPSAvBO
O circulo “oº na cifra do acorde de 78 diminuta simboliza o cir.
culo fechado resultante da superposição das 3 terças menores que
Constituem o acorde diminuto, fato pelo qual cada uma das 4 notas.
pode ser à fundamental de um novo acorde diminuto (usando os mes
mos sons)
Ex
Deo.
N
O
L
Ni
100 + Almir Chediak
—— pu rs
A ser daremos mais alguns exemplos
tazo
Ga
»
te30n
FIG
pa
o
ut Acordes Especiais
a) acordes resultantes de notas de passagem
nes, acordes são encontrados nomabnente em determinados
sets harmônicas, sendo que alguns levam irgem espe.
Tor exemplo os acordes de Em? (05) e E TM quando de pasa
eso se cado também da seguinte macia respectiva
EEN E£e Am Vejamos
[tem7 09]
ami
Dicionário de Acordes e 101
a
teres)
cas creia
cenas)
E , (teprça —
eres, cs) mermo 'cm7
Cm(8)
4 4 |
e * e e -
o »
. (de passagem) (de passagem)
peca Em( adoo) Em fãs) Em(,£o)
Fra Emas
= E
»&
104 6 Almir Cheia Dicionário de Acordes + 105.
u »
Couplicação da
(de passagem) ——a, ritação
EC) Eles) E Bbmó
| g
*
& = É e =
= z >
»
. (de page)
cmtt) cmg) Cmt) onças) comes)
8 e e + $
106 + Almir Chedisk Dicionário de Acordes + 107
art
EGO EC anti) Enbo)
w
2
= HE
= = = a
z = =
eme Diaiisya Bm Em7(9) Evo) ngm
Dicionário de Acordes + 117
Ea(9) E(es)
PARTE 3
EXERCÍCIOS DE PROGRESSÕES HARMÔNICAS
== ==
=s-
E
Tv
ame Am? Ame) DIA
a
a
Ee ==
+= = ==
po = 2 =
E
HIS é Almir Chediak
Daremos, a seguir, progressões de acordes obedecendo a alguns
principios de harmonia, que servirão de base pata à harmonização de
música popular, € também como demonstração para o emprego dos
acordes dados neste dicionário
1 Progrssães Modulantes Formadas por
Acordes do Mesmo Tipo
Abaixo seguem progressões de acordes com movimentos de
tuo em quartas ascendentes ou quintas descendentes, Tratase de
progressões de estrutura constante (modulante).
À sucessão de acordes de 78 da dominante se processa na se-
dência do ciclo das quintas
a categoria maior
D BCE Tm LES Lab IDo IG BETA ID IG
3) Fº C(ada9) | F (0469) | Bb (aa4o) | Ed (add) | Ab (add) |
| Db ada) | Fe (ad4) TB (ada) | E (adido) 1 A dá) |
| Diaddo) 1 G (add)
3 EE C(as) LF(AS) EBh(aS) |ED(AS) I Ab(ES) [Divas |
Fobtas) | Bias) DE(ES) LA (ES) IDUSS) [Gta
4) Fico [6 Limbo LEM6 | ado | Db6 IGh6 [H6 [E [6 |
1De Got
SD DECS LES DOS IES LAOS | DOS UPAS [BS DESTAS
ID$ loga
9
n
FE COM LED LBNTM [ EM |
ABM E DITM LESIM |
Cio TEM LATM [DIM IGIM ST
ECO) FETO) | BSM O) LENTM(9) ASTM)
9 mi (4) mi s
> Tornado) E GU) E BIM(O) | ENIO) AMC | 9 E CMGI 1 eorGO 1 Bonn 1 Emi |
Eat 1 GM) Gm?) | Cm (| sm (1 Bm (8 1 Em
o PQ ice ça Eee 1 Am? GD | Dm O Gm
ABM CGL | DOM GI) | GOIM CEI | BMG! Ce
LAG | DIM GR | GIN Ce) 9 E CNTOS) | EMOS | Bem?) | tom?) |
FEDMGSI LAN GD | DIM (AT) ú É Gems) É Com (68) | Eem7(6S) | Bros) |
10 ECO LENÇO DBNÇãO ESTAGIO | É EMT) 1 Am (8) | Dm (5) | Go (68)
CABO É DSI EG | BINGO | .
apa EA Cd 10) TE Cm NO [Em CM 1 Bm CN) Et CN) Gem (10 |
FEM LAG | DIM) | GM fm OM, Em CM TBM | Em O) Lam 7) |
men)
o fem (rg 1 pao | paquçe 1 a) )
TENTE) 1 DON (ES) ) mM) LED) Ita) Ita! om,
ES ANS 1 DIEESE) Ad mm tremeçã LR LBtm O IBC Im |
E Cem 1 EsmÓN IM) Em 1 AmC 1
by categoria menor 1Dm Cp IGm CP cd
1) 8:Cm [Em [Bbm [Ebm |Gém [Cê [Fgm [Bm [Em | 10 e Cm CG Dem) | Bom) 1 Em |
rm E GemO) 1 Coml 1 rem) 1 amldo 1
2) 15 Cra(adoo) | Fm(addo) | Bbm (addo) | Ebm(addo) | TEM Lam) | Dm CM) E Gu CM)
| Gom(ad6) | Cêm(addo) | Fm (ada) | Bm addo) | 9 659 1 Dm (GS E om() sd
' m (044)
| Em asd 1 Am 046) | Dm 0d) 1 Gm (809) nai a
3) 1:Cn6 | mó | Bbmó | Eomó | Gom6 |Cómó | Péme | a
[mó | Em6 | Amó | Dm6 | Gm6 “1 (Progressões formadas por dominantes consecutivos)
à Uicns 1 Enó [Bbm | bed | GlnS | Cho | Fim Di ECO LE? 187 EST ago Leo Loo Lo LE az |
Bm | Em$ | AmG | Dmg | Gmg as TESE ;
(9) EETO9) 1 BW7 O) EMT (9) | Ab7(9) IDb7(9) |
9 frCm Fm | Deo Lo? [Gm Icon Homo! Bmo | EGO) | BT) 1 ETA) ATO) | DIO) | GI
mi 1 Am m:
6) EE Cn769) [Em [Bbm (9) | Em (9) | Gem?) | » Pope | at, rem Leva tara 1
| Com76, | Fim) | 7) | Bm?) 1a | LOM Veto 3 1
(9) 1 Gm?)
» DIF, , , é
DE man LEMA | Bbm7 Qi) | Em | DE CGL ETOD | BIC | ESTG 1 AIG) |
LDNIMO) GTM (9) IBM (O) TETMÇ) TATM(O) DTM (9)!
tomo
Exercícios de Progressõs Harmônicas e 121
>
EECIM O) | ETMÇO) | BSTM(O) | ESTM(O) LADTM(O)
1097
or)
E Gem) | Cem? | Fsm7() | Bar) |
Cm | AMI É Dr) | Gr)
122 6 Almir Cheia
1 om) 1a
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13) 1 E7GS LAT |
Exerícios de Progressões Harmônicas « 123
E SS
o
E
14) EE LO) [ELO EB) ESTO) LAO DÃO) | |
Le cr) | F709) | 8709) 1 ESTA) | A7G9) | o ro vm 1 a LA
per) | 99) DT 1 EMOS) 1 ATOS) | LATO LO LEO AO DLO GO) |
|
1 DT 1709)
189 DE CG ERG LB ELG) 1 AGE
1 D6R GD 1 GOLE 1 DLC 1 ERG 1 AGO 1
1DEG GL
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é Peep LES LG
LATE
LET LAT
1007 IG
LTS GTA
16) TE C7O9) 1 ETC) 185709) | ERC) 1 AdE (69) |
1 DRT) | GR) | BIC | E3 09) | ATOS) |
| DECO) 16309) “1
1 Boca | Ps 1 Bh | Eds | Aba | Dos Go |
pose DES DA | De | Gs E
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8) TE CIÇE) | ET(SS) | BOTS | ESTG) 1 AMT) |
E DI7 (60) | GH (89) | B7(89) | 7669) | A7(9) |
[769 | 6769)
4) progressões formadas por acordes invertidos.
1) tríade maior com 3º no baixo
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9 Pop EE) GD ET ÊDIAT É
[ond Ion GD IBÉD É INDI
1 Eco | Ace | Dire 1 Gp À
rodo Logp a
2) 78 maio com 38 no baixo
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E DRI | GhMjao | BM | ETMiGa | ATMiC& |
| DIMjes | GTM
vo Ter LDO LO LE Go LAG!
pon TÉO TG LEG IAG!
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1) ECOS | ETOS) | 85765) | ESTOS) | ATOS) |
E DOT MRS) | GTS) | B7COS) LET) [ATOS |
tres 19705) +
de Cj | Ele | Bbyr | Ega | Abro | Dbjas | Ghjoo 1
LBjra LEjo LA DIA [Gio d
4) 78 maior com Sº no baixo
de Como | EMC | BIMGE 1 ESIM/o | ADM |
DOT | ESTMICa | BTMjré | EM | AIM |
TDI | GM
5) tríade menor com 3º no baixo
1: Comes [Emas | Bbmjos | Ebmico |Gêmia [Cêmie |
Crema | Bmjp | Emi | Amic | Dmjr | Gm
3 GOD LEGO LEIO ET LAT QÕ
1 Dor 1 or 1 TO
GDI A
13) De CET DBO] ESZ IAM | DM [GA IB |
FESPALIDI IG
Enxereícios de Progressões Harmônica * 125.
124 e Almir Chediak
6). triade menor com S4 ag baixo,
Tecmo [me |Bbmyr | Ebmiso |Gómppe | Comics |
DEemice | Bmjrs | Emjo | Amir | Dmja | Gmjp “E
7), menor com a 78 com no baixo
té cmi | Emije | Bbm | EbmT/oy | Gêmea |
Num toldo, o condes podem sr tônico não daóncos ato.
co quando são formados por roque pertencem à a cd”
Redação ds acordes dtânicos tomando como exemplo à tontidde
mei com tas RESPECTIVAS CIPRAS ANALÍTICA. VEJAMOS?
CM mo mo WMO Vi 7 MD Mim
dedo
Comics | Esmlica | Bmijre | Emija | Amp | E
E Dema | Gmijo + a pronto eim s ações são de tônico rlçã, dominante ppa
. Eid do [emdução O ne e de ão |
menor com 72 no bolso Yo. podendo e tutdo e Vi O no poi
omanre é abs pelo Vi er O ando |
HeCmjas E Emo [Bbmjas | Ebmjos [Gemprs [Com |
Demo bmja | Emo | Amic | Dme | Gmyp St
9) sétima com 3º no baixo
te LET Bjo ESTIG TAbTIC 1DS7jp 16H
187ne Etica ATics | Dra 1G7jp “À
pc dução mma € 0 Ta add estudo plo
O conde não ditôico tm ds menos uma not sra à ton
rol onde e e ente e
Ache não did: peelmene são ecodes de empréstimo moda (so é,
emprestados de tonalidade cu dominios nani vecndaros,
ade dominante com moeda”
ds (A fnaldde omni fo perl) de melo É a de d menor ei
10) sétima com Sº no baixo
Ca LF DB ESTjmo LAT | Db |
o
jo | Bigre LET LA LDA 1G%o À
O Bd cdr on med 8 me rs e RS.
TIVÁS CIFRAS ANALÍTICAS. “
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ii or rural eo mt que So dê! à tl menor mec”
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HO dominante do 4 gras é chamado primário, dominante dr demais cor
VESLASI DPI GS:
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DADE | DS CI) TG (II) | BIB) |
DECO ACO | DOI) GOI) dd
Relação do cond complementares: MET DYTIZM
Ds mom
mes ecodes ão de empréstimo modal em embar tonaóades.
Oss O MIT eo BILM ao deado o Um? (5) € Vl 9,
etmemenie, com fundam iodo mm ento
ão domat nda pode ni precaddo pedo cens. fer pé
1 Pequenas Progressões em Todas as Tonalidade
OBSERVAÇÕES
a) Or mimuros romanos sore ou acordes intimo ars de ecl onde o
Eno 18 encenados oh els used p 7 A panbuçã de um aconde preparo no decore de uma pogresão ar
ee ent ade em en harmônica a de uma rogo
com ecoção do pe, neo
126 6 Almir Chedisk
9 19,
Pa Lã
vim [vim favom | v7 | am vm [mimo [avi | v7 | am
em | am | em | 6 | em em | Em | EM | 6 | cm
EM | Dm | BM | 7 | EM em | am [mm | o | em
BIN | Gm7 | EM | 7 | Bom Bm | Dm? | EM | ET | om
Es | Cm7 | ab | e | EM Es | Gm? | asim | 7 | gsm
ao | Emo | DbIM | EST | AvIM AvIM | Cm7 | DbIM | Es? | asim
DeIM | Bbm? | GhM | Ab? | DOM DWIM | Em7 | GhiN | Ab | Dom
Dem? | BIM | cam | Fem Es | Am? | BM | €s7 | Fem
mm | Gem? | EM | Fe | sm Bim | Dem | EM | Fe | BM
Em | Cem | am | Br | EM Em | Gem | am | 7 | EM
am | Em | om | é | am am | cem | Dim | E | am
Dim | Bm? | GM | 7 | DM om | Fem | cm | 47 | pm
cm | Em | cm | 7 | cm om | em | em | 7 | cm
136 6 Almir Chedisk Exerícios de Progrssões Harmônicas e 137
m 19
2
1 nim? mM mm tm? vz mM
em Em7 em em Em a em
EM am EM em am o EM
mom Dm Be Bom Dm m BM
Es Gu? Em EM Gm 7 EM
asim em asim asim Cm Em abr
Dem Emo DIM Dem Em abr Dem.
com | Mm | GM com | Bom? Dh7 com
em Dem Bm sm Dem? Fe Bm
em | com EM EM Gem ” Em
am | cem am am cómo E am
DIM Fem DIM DM Em a pm.
cm Bm? om om Bm D7 cm
38 6 Almir Chedisk Exereícios de Progressões Harmônicas * 139
19 19
2a —
vm [mms | vim | vr | im tm | um im
cm | em | am | co | cm cm | im cm
em [am | om | co | em em [am | om | o | rm
mm | om? | cm | e | mm mm | Dm | ca | é | mem
em | cor | cor | mo | em eu | Gm? | em | mr | em
amu | cm | mo | 7 | am avmu | cm | mm? | sr | asim
Don | emo | mm? | ao | Dem Deu | Em? | Emo | A | Dom
Feu | am? | Dam | co | rem Es | nem? | Goo | cm | rem
em | Dam? | Gem? | e | um em | Dem | com | Em | em
em | Gem | cm | 7 | em em | Gem? | Fm? | 07 | em
am | com | tem | 87 | am am | cem | em | é | am
om | tm | tm | 47 | om om | tem | tm | 4 | pm
om | am | tm | 17 | om om | om | am | Do | cm
140 + Air Cet Enerecios de Progress Harmônica 141
sen
19 b) onde menos
»
1 v ww 1 E
tm | vom | im
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cm | com | cm
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Em | ces | im
» ' » »
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B e E a
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E a A E
Em | ves | tm
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am | eo | am
D A o »
Dm? | are | Dm
o D c c
LO LO Gm | mom | cm |
Obs 1 Tocar também
UM um DM
HOM Gm? CMACIM BBIM COM,
PI TM IM TM IM
Dom c7u)
Obs 3 Essa progressão soa bem com o aconte de 73 nupE AR PE.
142 6 Almir Chediak Enereícios de Progessões Harmônicas + 143 I
3»
im [ums | tm?
coo | Dar | Cmt
Em | Gm76s) | Em
Bom? | Cm7(os) | Bm
Em? | Em705) | Emo
Gem | Asm7OS) | Gm
Com? | Dam?) | Cém
Fem | Gom7(08) | Pam
om? | coros | tm
Em | Fom6S) | Em
am? | Bans) | Am?
mr | Emos) | Dm?
Gm? | amos | Gm?
3
E
tm | ars | VT | tm?
cm | Dos | 76) | cm
Em? | Gm) | Cro) | Em?
Bbm? | Cm7(bs) | F769) | Bom?
Ebm? | Em(bS) | Bo7(b9) | Eom?
Góm? | Asmi(os) | D$T9) | Gm?
Cóm? | Dém(bs) | Gs7(b9) | Cêm7
Fm? | Gêm?(bs) | Cet) | Fé]
jm? | Com) | FANS) | Bm?
Em7 | Fem) | BIO) | Em
Amt | Bm7OS) | E7OS) | Am |
Dm? | Es) | 4709) | Dm
Gm | ams | DIOS) | Gn7
144 Almir Chediak
Exereícos de Progressões Harmônicas + 145
im | ivm tm7
cm? Em? cm
Em? Bbm? Em?
Bbm? | Eb? | Bom?
Em? | Adm? | Em?
Gem | Cm | Gm
Com? | Fm? | com
Fem Bm? Fem
Bm Em? Bo?
Em Am Em?
am Dm Am
Dm? Gm? Dm?
Gem cm Gm?
“o tem ns em com 68
146 6 Almir Cheia
9
a
tor | tvmr | v7as | am
cm? Em? | co | cm
Em | Bm? | cito) | Em?
Bom? | Em? | 09) | Bom?
Eb? | Am? | Boo) | Emo
Gm | Com | Dao | cam
Com | Fem | como) | com
Fm | Bm? | co6o) | Emo
Bt |) Em? | Fo) | bm?
Em | Am | BO) | Em
am | Dm | Emo) | am
dm? | Gm | ato | pm
Gm | cm | meo | cm
Exercícios de Progressõs Harmónicas + 147
19
tm? | bMLTM | bit | v7(o9) | tm?
Car | EM | ASIM | G709) | Cm7
Em? | ASIM | DWIM | 0769) | Em?
Bbm? | DSIM | GMIM | F7(69) | Bbm?
Dem? | Fem | BM | As7(69) | Dem
Gem? | BM | EM | Dent) | Gem
Cem | EM | AM |Ge709)| Cém?
sm? | Am | DIM | certo) | Fóm?
Bm? | DIM | GM | Foo) | Bm?
Em? | Gm | cm | Bro) | Em
am | cm | FM | ET) | Am
Dar | EM | BM | 769) | Dm7
Gm? | Bem | EM | DIGO) | Gm?
Exercitar também: Im, BILTM, BVITM, Um? (65),
MDIm? ES
156 e Almir Chediak
»
2 —
mm |vrGiy| nm? | v7ces)
em | A761)| Dm? | G7(89)] cm
EM | DIOIM| Gm | CS) EM
BM | GOI] Cm? | EMC) BM
EM | COI] Em? |B7(E9) Rom
ASTM | FIOS) | Bbm? [EM CSS) | ASTM
DIM | Bb7G13)) Ebm? | Abr(ES)] DOM
Fem |Denbia) Gm? |can(es)| Fem
BM [GH] Com? |Fe(ES)| BM
EM | CoGin) Em? | 87 (49) EM
AM [ESGIM| Bm? | E7(ES)| AM
DIM | BIGID| Em |A7(ES)| DIM
cm | EGIM| Am? |DI($9)| GM
Obi O acodes de sta + quinta aumentada ou tim é dia teem
menor to ensrtnco so, posuem mermo rotas mas
Cem à áifeenter ecl. rã pel qual na preparação de um.
Pad sas asim com 2 quinta menta x [69/03] COM
“de um menor ut é Nm com
djs 1 3 Pino ab rc quand pe
Ex: LEG GIN NC
158 e Almir Chediak
mM vz v7 um
em » o em
em o e [o]
BM m Bom
EM pm m7 EM
AIM Bo E7 AIM
Dom Es ab Dem
Fem ce cm Fem
BM cm Fa E]
em “| po m EM
Am m E am
DIM E a DIM
cm A? D7 em
Obs. — Os acordes de 74 da dominante poderão ser tocados
com 98 ejou 139,
Exerefeios de Progressões Harmônicas + 157
3
a SS
um [ovo favm | v7 | am
em [o [em | o |em
Eve | EMT | AbIM | 7 | EM
As | as | Doi | EMT | asim
Dei | DST | GM | AM | DM
em | Fe | em | co | rem
em | e | em | Em | em
em [e [am | | em
am | [om |» | am
om | mm [cm | a | om
om | o [cu] | cm
om Os aonde V7 e SAB ne pd, 178) ode vi pcs
Pai sen,
Eee tm VÍ TM VT IM Um sei
CM Gn7 CO FIM G7 CM Dm7 Db7(SIN) CM
Exerícios de Progressões Hamônicas e 159
s
dE dE q, O» o. À
im | vr | | vs | im im | vr [uma] vo | im
cm | E [am | co | cm cu |» [Es | o | cm
EM at Dm? aq Em EM e Am7 o FM
em | o | Go | 7 | mm mm] é [mo | | mm
em | or | cor | mo | mom mos | me | ar | a | ma
mom | cr | tm | emo | am MECIraIEm
Dem [87 | tm | am | om Dem | [emo | ar | Dem
rem | am | Dem | co | tem co | 7 | tomo | om | com
em | va | com | no | am om | am | Der | em | um
em | om [cem | m | em em | vm | com | m | em
am | com [em | 7 | am am | om | com | o | am
om | tm ar | om om | cm [tem | a | om
cm [mm [emo | mm | cm cm | e [am | | cm
Obs — Togue tombém (11 VÍTVIm? Um7 Ob Toque também (174 VÍ Tm? Vin?
To 1 Tm o
160 6 Almir Chedisk
Exerícis de Progressões Harmônics e
9 b) tonalidade menores
»
a a —a —
em [ovo foi) vo | am tm? | vz | iva | vz | tm
cm [em mm) |em cm | rom | Em | or0m | cm?
em [mo [em | o | em Emo | F709) | Bom | creo) | Em?
me | 7 | a | 7 | mom Bbm? | Bo7(69) | Em? | F709) | Bbm?
cone | as | DIM | mo | EM | Em? | Ew7(oo) | Adm? | Bb7too) | Ebm?
arm | De7 | Go | ut? | avi Gómo | certo) | Com? | Det) | Gem?
cem | rs? | am | Gs | com Com? | certos) | sm? | cen) | com
[em | m | em | co | cem Es | Pero) | ta? | conto | rom?
em [e [am | ro | am do? | 87669) | Em? | 54709) | Bm?
em wo [om) m | em Emo | Er) | Am? | 1709) | Em?
AM D GM E AM E Am? | AT(9) | Dm7 | E7(9) | Am?
ow | o [em | » | om Dar | Dre) | Gm? | are | Dm?
em fole) m|em Gm | creo) | em? | prego | Gn?
ms
Obs. Trena, também, Im? V7(813] Um (65) W7[613) im?
On? A7(b13) Dm?(65] 7513] Cn7
162 6 Almir Chedink Exerícios de Progressões Hanmôicas e 163.
» 3
a a a a
tm | voos | voos | im imo [vt | mom | vos | tm
em | DTGIM | Grom | cm cm | as | Doom | creo) | cm
Em | G701 | Cro | Em? emo | om | com | como) | Em?
Bbm? | 7013 | F7O9) | Bm Bo? | Ch | BM | F7Q9) | Bom?
Eb? | E7OI3 | Berço) | Emo Dem? | 87 | EM | Ae) | Demo
Gem? | AsTÓSIS) | DEM) | Gem? Gem | 67 | am |De69)| Gm?
Cem | Ds76bim| Goa) | cm com | a | vim |Ge()| cm?
Fem | 687615] ceras) | ram? Em | 7 | Gm | certo) | Em?
Bm? | CerQI3| E=769) | Bm? em | 6 | cm |Fe6s)| tm?
Emo | FeTOI| BOM | Em em | Co | EM | 769) | Em?
Am | Boi | E709) | am am | 7 | sim | Emo) | am?
Dm | ETOIS | ares) | Dm Dm? | 87 | EM | A7G9) | Dm
Gm | ati | DOM | Gm Gm7 | Es | asim | DI) | Gm?
Obs. — Domine indiidual autor)
vÊ Bum
ab7 DSIM
Enerícios de Progressões Harhônicas 165
Eca) a a a
tm7 | v7 | bviim | voces) | tm? imo | ov7 [buiiom | voos) | tm?
cm | em | amu | Got) | cm cm | Em | Bom | 6769) | Cm7
Em? | Ab | DWIM | Cr689) | Em? Em? | 7 | EM | 709) | Em
om? | Db7 | GhM | F7(59) | Bom? Bbm? | EST | AM | E7(69) | Bbm?
Dem? | F$7 | BM | As7(59)| Dema Ebm7 | Ab? | D5M | Bo7(69) | Ebm?
Gm? | 87 | EM |De(s)| Gem? Gem? | Ce | FEM | Derçto) | Gm
Cm? | 7 | am |Go(s)) com Com? | Fe | BM |G57(9)| Com
Fem? | 47 | om | censo) | Fam Fem? | 87 | EM | Cr709)) Fem
Bm? | D7 | GM [Fs(9)| bm Bm | E [AM [Eo(o)| Bm
Em | 6 | cm | mr) | Em Em? | 47 | DM | 09) | Em
Am | CO | EM | Er(9) | am? Am | 7 | Gm | E76o) | Am
Dar | 7 | BSM | A7() | Dm? Da7 | 67 | cm | art | Da?
Gn7 | Bs | EsM | D7(s9) | Gm? Gm | cr | em | Doo) | Gm
Obs. — Dominante individual aeiar
tim7 VT Pim motos) VÍfED mo viu
166 + Almir Chodiah, Exercícios de Progressões Harmônicas e 167
VI Progresões por Marchas Harmônicas Modulantes.
ara harmônica modlnte é repetição de cê de condes
Tons em dieenos posições é no decore: da progreo deve €
aluno obervar à continuidade harmônica, mesmo porque, de outra
maneira, sera desagradável para o ouvido.
eme mo VS Ti tr E Tm
9) VEM NDM7 GT 1 CMI CMT FT IBM 1 Bom
ADM IG 067 LESTM 1 Fam B7 1 EM 1 Em AT 1
uma *
em my po 4 Tim
PM NCIS UEM 1 Bm7 ET UAM! AMT DT
VEM 1 Gm7CO LEME 1 Em7 67 1 EST! EST AMT!
voos
Ob = Quedo um ande de da eme rr ms de
e eescentar é mona (9) ou a décima tecer [17
»
SE-
==
E =
e
Exercícios de Progressões Harmônicas + 177
ED) eres em7(o) Fa
=
Ef=
178 6 Almir Chedink
» dem Go Ie | EE Im
PESZEM AMZ AS7 | DOZ DR? | GH] GH? |
LEZEMIAÇAT | DJ DT
m7
m
Obs — O acorde 6 [7 temo sentido do cdencit
qu cu)
180 e Almir Chegisk
334) E Em7 de Dm7 (65967 | Cm (OS) E? | Bbm? (55) Eb7 |
[Am (65) Db7 | Fem (5987 | Em (OS)AT
dy Bm EE Cem? (05) 87 | Bm? (OS) E7 | Am? OS) DT |
E GMT ST 1 EMT | Ebm7 SAS? Sd
emas Cm7 665)
3
emos) Fm
emos)
val
de des
182 € Almir Chedisk
dE
co
Cm (os)
Cm (9)
cre)
e e de
—-
com
Exercícios de Progessõs Harmônicas e 181
mes Foo) CMOS) Pro
Rr
Cm (os) Fm
de =| de dE
RO
Emos) ATOS) cms 79)
emos) Eros)
Cm (os) Eri)
184 6 Almir Chest
—
Sa do DMI) | Cm7 FT) | Bom7 EMT) |
| Gem? 087689) | Fem? 8709) | Em7ATOS) CI
ms CemiEé7(bo) | Bm7E7O9) | Am7D7 OS) |
E Gm? C7 (89) | Em B7 (99) | Dema 64709) “1
o Na peeaação da única menos, o cad V7 pode vi en
ão pr 09) elo (UV? 1 o cn vs
oe A 65) no acoede UBS) cadeia tam
e cônra n esela do acorde de relação
em 709) Cm? reto)
E
E,
4) HCm7 56] (69) 67 (89) | CJ (69) 7 (59) [FZ (69) E7 (69) 1
E BPZ(O9) Bb7 (69) | ED] (69) Eb7 (09) | AD] (69) Ab7 (59) |
DOG (09) De? (69) 1 GD] (69) G67 (89) | 17 (69) 87 (69) |
E ESODETOS) | AZOMATIS) | DJ (89) D7 (99) «1
Obs — Na progresão acima 89) tem 0 sentido de
o 67 189)1
Aron par uma tô menor.
cio) cre Ge) cr
Enereícios de Progressões Harmónicas 185
6a) do Dm7GI(E9) | Cm7F7(E9) | Bbm? Ei (69) |
| Gem? Cam7 (89) | Fem? B7 (89) | Em7 A7(69)
dE Com? $7(89) | Bm7E7(89) | Am7D7(49) |
1 Gm? C7(69) | Em? 87 (89) | Dem? G87(89) “E
=
Enxereícios de Progresões Haimônicas + 187
osso Los
FE Cm CC) 1 EM DEZ ET BOM | 86] Bo |
VESTE EDÊ ES” | AIM | AB] Ab | DEM | DS De7 |
EGMIM EG] Gb? | BM 1 B7B7 | EM | EÇE7 |
Fam DADA? E DIM | DED7 | GM 1 iG
E)
Exercícios de Propressões Harmónicas e 197
196 * Almir Cheia
O) creo)
eo)
== 3 de
e)
co 08
Siri Exerícis de Progressões Harmônicas e 199
e
13) a) Hm [5 Db7 Cm? [87 Bbm? 1 A7 Ab? | G7 Gb |
[7 Em? | EST Dad
dy Elm? E: C7 Bm BO Am? | AT Gm | Gb? Em? |
[7 Eb DO Domo “d
Oba. — O sub 7 deve conter a (11) ou a [9] ou a [13] ou qualquer
uma dessas combenações,
Der(e1n) C De7GIn)
DMI lg
cmi(ã
dmg
=
=
DH7(9) em
DH7(9)
e
DW7(9) Cm7(9) Cm7(9)
h 4h
200 * Almir Chegisk
Dic) Cm (9) DC) MTO)
202 e Almir Chedink
do É +8— >$
Enereícios de Progressões Harmônica é 201
13) a) De CM EDU BSM EMT 1 ABM DO7 | GSM 67 |
HEIM AT | DIM G7 51
DAE BM ED | AIM DT | GIM CT | FIM 7 |
FESPM Ab7 | DO7M Gh7 +
Obs. — Nesta progressão o acorde de 78 da dominante soa bem com
mona (9) ejou a décima terceira (15)
Exercícios de Progresões Hammónicas e 203