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INFOMERCIAL - UMA NOVA LINGUAGEM COMUNICACIONAL : O CASO POLISHOP, Notas de estudo de Jornalismo

Este trabalho consiste na busca de uma literatura adequada para compreender como o Infomercial, um programa de TV norte-americano surgiu e como ele chegou no Brasil. Qual a sua trajetória e como ele pode ser classificado dentro das diversas categorias de programas televisivos hoje existentes. A informação presente em sua linguagem verbal serve de apoio para perceber que estamos diante de uma nova linguagem comunicacional, utilizada pela empresa Polishop para a divulgação e vendas de produtos.

Tipologia: Notas de estudo

2015
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Baixe INFOMERCIAL - UMA NOVA LINGUAGEM COMUNICACIONAL : O CASO POLISHOP e outras Notas de estudo em PDF para Jornalismo, somente na Docsity! LUCILENE MELLO DE OLIVEIRA INFOMERCIAL - UMA NOVA LINGUAGEM COMUNICACIONAL: O CASO POLISHOP UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO SÃO PAULO, 2011 LUCILENE MELLO DE OLIVEIRA INFOMERCIAL - UMA NOVA LINGUAGEM COMUNICACIONAL: O CASO POLISHOP Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade Nove de Julho – UNINOVE, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo. Profª. Drª Rosângela Paulino de Oliveira SÃO PAULO 2011 Agradecimentos Agradeço a Deus e Nossa Senhora pela realização de mais um sonho. Agradeço ao meu marido Luiz Henrique, pelo amor, companheirismo e incentivo. Agradeço a minha mãe Maria do Socorro, exemplo de perseverança e luta. Sem o seu apoio eu não teria conseguido. A minha irmã Rosy Mello pelas palavras de ânimo nos momentos difíceis. Aos amigos, que contribuíram com carinho e orações. A minha orientadora Rosângela Paulino de Oliveira pela paciência, respeito e carinho com que conduziu esse trabalho. Meus professores do curso, em especial a professora Larissa Perfeito Redondo pelo incentivo na escolha do tema e os professores Alexandre Barbosa, Andréia Alevato e Carol Sotilo pelo apoio. Muito obrigada a Equipe Polishop, em especial a Rogério Nogueira que apoiou, incentivou e colaborou com a coleta de dados. Pablo Mateo, por estimular a busca na compreensão do infomercial. Djeimes de Paula pelas nossas longas conversas sobre o assunto. Aos diretores, produtores, editores e equipe técnica pela convivência e aprendizado. Seja como for, a pesquisa tem por função tornar o instrumento comunicativo mais compreensível e conhecido para quem o quiser utilizar para uma finalidade específica, de modo a facilitar o seu uso. Lazarfeld RESUMO Este trabalho consiste na busca de uma literatura adequada para compreender como o Infomercial, um programa de TV norte-americano surgiu e como ele chegou no Brasil. Qual a sua trajetória e como ele pode ser classificado dentro das diversas categorias de programas televisivos hoje existentes. A informação presente em sua linguagem verbal serve de apoio para perceber que estamos diante de uma nova linguagem comunicacional, utilizada pela empresa Polishop para a divulgação e vendas de produtos. Palavras-chave: Infomercial, Televisão, Jornalismo, Polishop. 11 No quarto e último capítulo, encontramos uma análise do infomercial brasileiro e do infomercial americano, o que nos ajuda a entender de que forma é construída a mensagem que chega até nós. Espera-se que esse trabalho venha suprir a necessidade de um conteúdo sobre o tema, já que existe pouca coisa escrita sobre o assunto ou como se verá na pesquisa, há muita informação divulgada, mas talvez faltasse uma organização do material. 12 1 Breve histórico do Infomercial 1.1 Origem O infomercial é um programa de TV com origens no marketing. Mas precisamente no marketing direto, que usa mídias de propaganda para obter uma resposta mensurável, ou seja, determinar número de ligações e de vendas. Também chamado DRTV (Direct Response Television – Televisão com resposta direta) 1. Quando surgiu, a DRTV foi introduzida no mercado de bens e serviços como forma dos fabricantes ou atacadistas se aproximarem do consumidor, sem a necessidade de passar pelo mercado de varejo. Para entender melhor DRTV é preciso buscar suas origens, no marketing direto. Bird (1991) dá uma simples definição que facilita entender o conceito, marketing direto é “Qualquer atividade promocional que crie e explore um relacionamento direto entre você e o seu cliente ou comprador como indivíduos” 2. No caso da televisão, essa resposta direta é buscada por meio da propaganda com a finalidade de chegar ao público e realizar uma venda. O marketing direto teve início em 1872 com a publicação do primeiro catálogo de reembolso postal pela empresa Montgomery Ward & Company, um dos maiores varejistas dos Estados Unidos. Justamente por esse histórico, quando se fala de marketing direto é comum às pessoas relacionarem com mala-direta. Realmente não está incorreto, mas suas ferramentas além de televisão e mala-direta compreendem ainda a venda porta a porta, os impressos como jornais e revistas, o rádio, o telefone e o outdoor. O objetivo é conquistar, fidelizar e identificar clientes em potencial, divulgando uma marca ou produto ao público alvo específico. Porém o marketing direto compõe uma estrutura maior que é o marketing, definido por Kotler (1993) como “processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” 3. Em síntese, o Marketing vai pensar nas necessidades do consumidor e buscar obter lucros por meio de sua satisfação. Quando os comerciais de resposta direta surgiram na TV, eram filmes de pouco orçamento e considerados classe B na Indústria publicitária. Com o passar do tempo ele tem 1 Definição do glossário da Associação Brasileira de marketing direto DRTV (Direct Response TV): televisão com resposta direta, com geração de vendas imediatas. É um processo de venda de produtos ou serviços utilizando a televisão, através de comerciais, programas de longa duração (infomerciais) ou canais dedicados exclusivamente a vendas, com foco no produto ou serviço, mostrando seu preço e com um call to action para realizar a venda imediata. Disponível em: http://www.abemd.org.br/Glossario.aspx Acesso20/09/201. 2 (BIRD,1991; p.23) 3 (KOTLER, ARMSTRONG, 1993; p.2). 13 sido usado como um meio de anúncio por uma larga escala de companhias. Algumas empresas, tanto nos Estados Unidos como no Brasil têm utilizado o modelo na atualidade com o formato de reality shows, pequenos documentários, programas de entrevistas para lançar produtos e adequá-los no mercado. Na época da revolução Industrial, o aumento de produtividade, provocado pelas linhas de montagem desenvolvidas por Ford, gerou um aumento de produção e os produtos começaram a se acumular nos estoques. A necessidade das empresas de eliminar esse excedente, fez com que o mercado procurasse formas alternativas de vendê-los aos consumidores. Nesse momento histórico em que a Televisão ainda buscava uma linguagem própria e estava sendo implantada é que houve o estabelecimento do infomercial. A TV foi utilizada como ferramenta de Marketing e usada por vendedores para oferecer produtos às pessoas no conforto de suas casas. 1.2 Vendas na TV O pioneiro dessa linguagem de resposta direta na televisão são os Estados Unidos. Nas décadas de 50 e 60 a maioria dos produtos vendidos pela TV eram os de uso doméstico, produzidos tecnicamente de forma simples e eficaz que terminavam com um número de telefone para ligar. As demonstrações eram feitas por camelôs e vendedores ambulantes. Nesse período havia um número crescente de pessoas que assistiam e compravam os produtos. O veículo emplacava um sucesso atrás do outro. Era pela televisão que os comerciantes podiam mostrar as novidades do setor e fazer as demonstrações. Um dos pioneiros em vendas na TV foi Daniel Rubin, que em 1946 começou a vender Modelos Padrões da Flórida diretamente na televisão. Sua contribuição foi um marco: ele usou a televisão para trazer o vendedor ambulante da esquina para as casas. Rubin sabia que ninguém conseguiria superar os vendedores que trabalhavam nas ruas de Atlantic City (...) convidou os vendedores para irem ao seu escritório em Nova Yorque, onde filmou suas ações para comerciais de resposta direta. (WITEK, 1994; p.5) O comentarista esportivo norte-americano Bill Stern foi um dos primeiros a participar desses comerciais de resposta direta nos Estados Unidos. Em pouco tempo começam também a fazer parte celebridades e logo em seguida algumas estrelas em declínio, atletas, atores e músicos. Os produtos vendidos eram dos mais variados como: coletâneas de discos, livros, aparelhos de cozinha e ferramentas. 16 A Polishop começou o negócio de DRTV seguindo a tradição do mercado brasileiro, utilizando vídeos americanos com dublagem e legenda. Com o tempo começou a fazer seus próprios infomerciais em língua portuguesa, entendendo que os vídeos produzidos na língua natal do telespectador ajudavam a criar melhor identificação com o público. Uma empresa brasileira e globalizada, a Polishop atua hoje em vários países da América Latina, África Europa e mais recentemente no mercado norte- americano e a experiência de gravar seus infomerciais com apresentadores falando a própria língua do local já virou uma regra. Tem-se a ideia de que a empresa é norte-americana, mas ao contrário, ela é brasileira e nos últimos anos tem entrado em outros países levando um produto diferenciado e inovador criado a partir de modelos propostos por outra cultura. A universalização do Inglês, portanto, não significa automaticamente a homogeneização dos modos de falar, escrever e pensar, ou ser, agir, sentir, imaginar e fabular. Ainda que a forma pela qual esteja ocorrendo à globalização do capitalismo leve consigo essa tendência, ainda que a ideia de aldeia global implique essa conotação, é inegável que as mais diversas modalidades de organizar a vida e o trabalho, as heranças e as tradições, as façanhas e as derrotas, ou os trabalhos e os dias, continuarão a produzir e a desenvolver as diferenças, as diversidades e as polifonias. (IANI, 2000; p.141) A preocupação da Polishop é produzir seus “infos” (abreviação usada pelos profissionais da área de televisão), buscando a qualidade do material e dos envolvidos em todo o processo: departamento de marketing que posiciona o produto, roteiristas, diretores, apresentadores, produtores e equipe técnica. Os produtos também são diferenciados, ao invés de oferecer os tradicionais produtos de baixo custo comum em infomerciais, a empresa tem buscado a parceria com grandes marcas nacionais e internacionais, criando uma mudança de hábito. A abertura de mercado criada pela globalização tem facilitado essas parcerias . Hoje uma empresa Italiana, por exemplo, tem fábrica e assistência técnica em vários países e não limita suas vendas somente ao seu país de origem. Tudo faz parte de uma totalidade onde não é mais possível agir sozinho. Pertencemos a um mesmo lugar, somos cidadãos do mundo. 17 2 Da informação à persuasão 2.1 Pensando informação A informação é um fato conhecido ou comunicado acerca de algo ou de alguém. Produzida pelo indivíduo e passada a outro pela comunicação, faz com que as pessoas se relacionem e partilhem ideias. A informação pode estar relacionada com assuntos banais e ou ir mais longe, como um vazamento de informações confidenciais de um governo, por exemplo. Expostos para a sociedade pode levantar discussões, revoltas e mobilizações capaz de tirar políticos de seus cargos e até mudar o rumo de uma nação. O exemplo mais recente foi WikiLeaks4 que deixou vazar ou “foi usado” para provocar o vazamento de relatórios sigilosos da diplomacia americana em 2011. Formada por jornalistas de vários países o WikiLeaks luta para manter a liberdade de expressão na internet. A discussão ainda não acabou, se haverá uma lei para regulamentar as publicações da internet ou uma censura, ainda não se sabe, mas o fato é que o objeto precioso de toda essa questão é a informação. Quando Adorno e Horkheimer observaram os fenômenos sociais ocorridos na sociedade norte-americana entre nos anos 30 e 40 e o crescente interesse da massa pelos mass media (TV, radio e impresso) eles concluíram que a exposição das pessoas a uma avalanche de informações causava uma disfunção narcotizante, ou seja, o indivíduo não conseguia ter nenhuma reação diante da quantidade de conteúdos despejados sobre eles, era como se as pessoas utilizassem um narcótico. Imaginem eles hoje pensando a sociedade pós- moderna, em que muitas outras tecnologias e a interatividade foram acrescentadas ao dia a dia do cidadão? Com mais um detalhe, hoje com a internet, a sociedade participa da produção da informação, seja em blogs, redes sociais, fórum de discussões e outros. E ao contrário do que se pensava, surgem atualmente várias manifestações sociais através da Internet, que possivelmente nos levará a uma mudança social em todo o mundo. Isso nos faz ver que a cultura é dinâmica, gira o mundo, muda a forma. Os meios de comunicação como televisão, rádio, impresso e internet foram criados pelo homem e são alimentados por ele. Assim como uma rede social, é o espaço onde pessoas com afinidades e interesses se igualam e consequentemente geram um encontro de ideias e oposições. O excesso de informação pode sim paralisar a ação das pessoas, mas com certeza, em um dado momento haverá um movimento maior, que mudará o rumo das coisas, com ações e 4 Organização que publica em seu site, mensagens trocadas entre diplomatas, documentos e informações confidenciais. 18 transformações. Aí reside o seu caráter. É por isso que, a informação, é tão temida pelos poderosos, ao passo em que é buscada pela sociedade. 2.2 Todo discurso publicitário é informativo O infomercial é um misto de informação e comercial transmitido pela TV. Um “info” editado e pronto para ir ao ar, tem duração de quinze a trinta minutos. Nele espera-se do telespectador uma resposta direta ao consumo do produto apresentado. Para Kotler “o comportamento de compra do consumidor é influenciado por quatro fatores psicológicos principais: motivação, percepção, aprendizado e crenças e atitudes” 5 Onde: Motivação - é o que leva uma pessoa a satisfazer uma necessidade, é o motivo que determinará a escolha de um produto. Percepção - é como as pessoas recebem e organizam as informações e com isso formam uma imagem do mundo. Aprendizado - são as mudanças de comportamento de um indivíduo com base em suas experiências e atitudes Crenças - as ações e o aprendizado de uma marca irão determinar a imagem que a pessoa faz de um produto, se a imagem é boa a pessoa estará mais suscetível a aceitá-la. E por fim Atitudes é o que leva uma pessoa a gostar ou não de uma religião, música, alimento, roupas e outras coisas. Geralmente se esquece que os consumidores são muito mais sedentos por informação útil do que muitos publicitários pensam. Muitas vezes ficamos tão concentrados em vender aquilo que temos que nos esquecemos que fatos de utilidade pública com frequência fazem o melhor trabalho de vendas. (BIRD 1991; p. 157) Portanto é pela informação, que o indivíduo terá a ação de reação diante da mensagem. Os profissionais envolvidos no processo de produção tem que estar atentos às mudanças culturais para sugerir novas informações que ajudarão nas decisões dos consumidores/telespectadores, já que a cultura como foi dito é dinâmica. Mas o que seriam essas informações? O infomercial traz na sua essência a informação de um produto: como ele funciona, o que ele pode fazer por você e com isso sugerindo um comportamento, ou atitude, que o indivíduo deverá incorporar ao seu dia a dia, a partir do momento que o adquire. Pode 5 (KOTLER, ARMSTRONG, 1993; p.92). 21 como comercial gravado, mas o merchandising ao vivo ainda está presente nas emissoras de TV. Esse Merchandising, ou simplesmente “merchan” é aquele em que durante o programa ao vivo, o apresentador chama a atenção do telespectador e se dirige para um balcão, onde tem um produto exposto e uma pessoa para falar dele. A apresentação é feita e termina com uma oferta de venda. São propagandas de um minuto e trinta a dois minutos, feitas dentro de um programa de televisão com o objetivo de vender produtos. Essa talvez seja a maneira mais antiga de se fazer vendas na TV e geralmente não se encontra citações. Na década de 50 , quando foi instituída a televisão no Brasil, a propaganda era feita ao vivo, assim como a programação, pois ainda não existia vídeo-tape (equipamento utilizado para gravação) que só chegou no país na década de 60. Castelo (2010) cita que quem fazia esses anúncios era a “garota-propaganda” 7. As moças de boa aparência e fotogênicas deviam falar bem, ter veia artística para convencer, boa vontade para permanecer na TV e fazer a propaganda em vários horários. Só não deviam se arrumar de mais ou exagerar no visual, para não tirar a atenção do produto. Nas duas últimas décadas o merchandising foi apresentado por atrizes e atores pouco conhecidos na TV e com uma atuação maior em teatro, celebridades, ou até mesmo por vendedores que conheciam bem o produto. As mulheres com o passar do tempo começaram a ser chamadas de merchandete e um programa de TV recebia no período de duas a três horas cerca de 10 a 15 garotas-propaganda, que ficavam nos bastidores a espera da sua vez para apresentar o produto enquanto o programa acontecia. A pouco mais de dois anos, a Rede Bandeirantes e a TV Record resolveram mexer no formato e contrataram jornalistas, algumas recém- formadas, para apresentar os anunciantes. Portanto hoje, uma única repórter apresenta todos os produtos nos programa de TV dessas emissoras. Porém a Rede Gazeta e a Rede TV ainda mantém o formato tradicional, em que as responsáveis pelo produto entram ao vivo na programação junto com o apresentador do programa. 2.4 Persuasão Persuasão é a arte de convencer pessoas. Para alguns intelectuais o termo é sempre visto de forma pejorativa. Principalmente em se tratando de meios de comunicação de massa. Mas o fato é que a persuasão já havia sido citada pelos filósofos gregos Sócrates e Platão e fundamentada por Aristóteles há pelo menos 400 a.C., Aristóteles inclusive vai dizer que a 7 (CASTELO, 2010, p.7 apud RAMOS, 1985:71). 22 retórica, conjunto de regras para se falar bem defendendo argumentos, pode tanto ser usada para o bem ou para mal dependendo da pessoa que a usa. É certo que aí é preciso discutir outros conceitos, como moral e verdade, mas esse é um assunto para outra discussão. Como o objeto de estudo deste trabalho é o infomercial me deterei apenas nas técnicas que regem essa linguagem. O infomercial como foi escrito anteriormente, tem suas bases no marketing direto, portanto as técnicas de resposta direta são utilizadas como meio de fazer o consumidor ligar e adquirir o produto no momento em que está ocorrendo a ação (propaganda) na televisão. E é dos especialistas de marketing que vem o modelo de planejamento da mensagem que conteria, por assim dizer, uma fórmula de persuadir, partindo do princípio de que você já tenha a resposta desejada do seu público. Essa fórmula é a estrutura AIDA (sigla em Inglês para as palavras “Atenção, Interesse, Desejo, Ação”), por meio desse esquema o comunicador deve atrair a Atenção, provocar o Interesse, estimular o Desejo e passar à Ação ou Aquisição. Mas não se pode com isso dizer que esse é um modelo perfeito que dará certo sempre. “É necessário que haja uma necessidade latente por aquilo que você está oferecendo, caso contrário nunca conseguirá vende-lo” 8 e para que haja essa necessidade é preciso que se pense como um produto será posicionado, de forma que se consiga atingir o interesse do público por aquilo que ele já necessita e ainda não sabe. Existem formas de se mudar um comportamento, não ocorre do dia para a noite e envolve questões culturais, sociais e psicológicas e são essas características que determinarão as escolhas de um indivíduo. O homem é o resultado cultural em que foi socializado. Ele é herdeiro de um longo processo cumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e invenções. (LORAIA, 2006; p.45) 8 (BIRD, 1991; p.260) 23 3 Produção do Infomercial 3.1 Do Produto à avaliação dos resultados O produto é a peça chave do infomercial. Ele é o show! A compreensão da mensagem dependerá do planejamento dessa etapa, em que as necessidades do consumidor e o que ele precisa de fato, têm que ser analisadas com cautela para se chegar um bom resultado. Para Kotler “Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo.” 9. Para a execução de um infomercial, o produto é pensado sob vários aspectos e muitos profissionais fazem parte do processo. O início do planejamento é pelo departamento de marketing, que posiciona o produto e decide sobre os aspectos da apresentação. É nessa etapa que se pensa a estrutura de apresentação do produto e como ele deve ser oferecido ao telespectador. Quais os seus benefícios, o público alvo, quanto vai custar, qual o brinde que fará parte da oferta, a forma de pagamento e a apresentação. Mas, antes de qualquer coisa é preciso pensar como o consumidor. A forma mais adequada é fazer uma lista de perguntas que ele supostamente fará enquanto assistir o infomercial e respondê-las, como por exemplo: Este produto funciona? Preciso realmente dele? Uma vez respondidas todas as objeções, definido o formato e levantado todas as informações é que se passa para a etapa seguinte. Com o posicionamento feito pelo marketing, entra em cena o roteirista, que irá estruturar as ideias pensadas. Ele deve pensar na estrutura de DRTV para criar uma mensagem persuasiva, levando em conta a A-I-D-A. Atenção, Interesse, Desejo, Ação, como já visto anteriormente. Os diretores, produtores, apresentadores, cenógrafos e equipe de design, envolvidos na criação recebem o roteiro e começam a preparação de todos os elementos que farão parte do infomercial. Os produtores pensam: custo, local de gravações e avaliação dos participantes do vídeo como: pessoas para depoimento, entrevistados, especialistas, modelos, atores e equipe de apoio como: contra- regra, cozinheira e assistentes, figurinistas, cabeleireiros e maquiadores. Também selecionam a equipe técnica como cinegrafistas, técnicos de áudio e som, diretor de imagem e outros que participarão de todo o processo. Para os apresentadores, é o momento de conhecer o produto e aprender tudo sobre ele, inclusive como demonstrá-lo e testá-lo. É preciso lembrar que o telespectador não poderá tocar o produto, então esse domínio sobre o manuseio do mesmo é necessário, afim de que o 9 (KOTLER, 1993; p 3). 26 Bourdieu, a “busca do sensacional”, que leva ao sucesso comercial, que por sua vez está atrelado a índices de audiência. ”17 Na busca pela audiência, muitos noticiários acentuam o sensacionalismo, os escândalos que causam indignação da população, catástrofes naturais, crimes passionais, futilidades da vida de artistas. Transformando assim a notícia em moeda de valor. O Jornal Nacional, um dos mais importantes do país, não foge aos limites comerciais, William Bonner relata que o noticiário pode ter ”trinta e um minutos, 33,35...” [sic] e que a variação de tempo está ligada ao conteúdo de cada programa, versus, “volume de comerciais” e são esses dois fatores que determinarão o tempo de edição em cada dia.18 Em televisão o uso da linguagem verbal está ligado à linguagem não verbal, ou seja, a imagem. Televisão é onde texto e imagem se complementam para tornar compreensível uma mensagem. Portanto os recursos técnicos para captação de imagem, a edição criativa, as entrevistas e depoimentos e a qualidade do produto final são de suma importância como atrativo para chamar a atenção do telespectador, em qualquer material gravado. 3.4 Análise do Infomercial Para a análise do infomercial foi utilizado o recurso da decupagem19. No apêndice é possível acompanhar os detalhes do infomercial brasileiro e americano, a divisão de cenas e os textos que as acompanham. Possibilitando a verificação da linguagem verbal e da linguagem visual utilizada para a construção do vídeo. O infomercial escolhido foi do produto Air Climber. O motivo da escolha é o fato desse material estar veiculando em várias emissoras, com grande repercussão de vendas. O vídeo em específico, não teve a participação de apresentadores do quadro fixo da Polishop, o que permitiu focar a análise apenas na mensagem construída e não entrar nos detalhes da apresentação, que sem dúvida levaria a outros questionamentos sobre o preparo de apresentadores para a gravação dos vídeos. Elementos que não caberiam nessa análise no momento. 17 (BOURDIEU, 1997; p.74) 18 (BONNER, 2009; p.24). 19 Decupagem é um termo técnico usado em televisão para compreender o planejamento de um vídeo, como foi pensado a divisão de cenas e planos e como se ligam uns aos outros por meio de cortes. 27 3.5 Semelhanças e Diferenças estabelecidas entre ambos Nos infomerciais, explora-se todos os tipos de formatos para produzir a mensagem, tudo vai depender da informação que será passada e a melhor forma para que isso seja compreendido pelas pessoas. Na análise do infomercial do produto Air Climber utilizou-se os seguintes formatos: documentário, depoimento, interativo, narração em off, dublado e testemunhal segundo as definições de Aronchi para formatos e sua utilização nos gêneros. O documentário é usado para passar confiança ao telespectador; o depoimento que é um formato de reportagem, aproxima as experiências do entrevistado com a pessoa que assiste. A parte interativa ficaria então por conta dos pedidos de telefone e chamadas de site. A narração em off, também utilizada em documentários e reportagens, funciona para explicar e chamar atenção para pontos chave da comunicação. A dublagem do programa norte-americano aqui apresentado, é traduzida para a língua portuguesa e um dos pontos interessantes para se observar, é que não há prioridade para a sincronização da voz com a do apresentador, justamente porque o que importa é a mensagem. Por fim o formato testemunhal que aparece nos dois infomerciais analisados “no qual um artista, personalidade ou convidado dizem ter usado determinado produto e atestam sua qualidade”. 20 As variações dentro desses formatos seriam o programa “transmitido ao vivo” ou “gravado ao vivo”. A Polishop atualmente produz as duas versões quando se trata de infomercial. Os infomerciais transmitidos ao vivo, entram nos canais 24 horas e consistem em um programa feito no estúdio no ato dos acontecimentos e das ações. Esse tipo de recurso é utilizado para atender a demanda de lançamento de produtos durante todo o ano. Após a realização desse programa, ocorre uma fase de pós-produção em que são inseridos os GCs, trilha sonora e o vídeo é finalizado dentro dos limites estabelecidos para o info, que são dois blocos de 15 minutos. Essa forma de fazer infomercial só é observada no Brasil . Nos demais países precursores da linguagem o vídeo é somente gravado. No programa ao vivo o apresentador tem que ter desenvoltura para fazer a demonstração e o show do produto acontecer em frente às câmeras, como observa Aronchi (2004) quando se refere a esse tipo de programa “é nos estúdios que a performance dos apresentadores se transforma em uma 20 (ARONCHI, 2004; p. 169 - 176) 28 espécie de ação teatral”.21 A Polishop conta hoje com cinco apresentadores fixos na sua programação e colaboradores e especialistas que participam de alguns programas quando o produto é segmentado. Nos dois infomerciais analisados neste trabalho a apresentação ocorre com especialistas. Na versão gravada em externa ou fora do estúdio, que é o caso do Air Climber, todos os blocos e depoimentos, são gravados separados e depois editados para se cumprir o processo de finalização. De um modo geral é possível notar uma dinâmica muito grande no trabalho de edição incluindo, GCs, trilhas, e uma edição cuidadosa para gerar atenção. Em relação à estrutura observam-se as seguintes diferenças: O infomercial norte- americano é composto por quatro blocos que inclui apresentação, depoimentos e narração off, com a presença de três CTAs (Call to action) 22 de dois minutos e dezoito segundos e dois CTAs de versão curta. O infomercial brasileiro inicia-se com uma abertura que inclui depoimentos e narração off, depois segue com um bloco de depoimentos e apresentação e apenas e dois CTAs. As regras não são rígidas em relação à sequência, porém é preciso manter os CTAs, o bloco e o tempo, que é de quatorze minutos e cinquenta e sete segundos. Outra questão interessante de se observar é com relação à comunicação feita nos dois vídeos. No infomercial norte-americano a apresentadora Brenda DyGraf, uma personalidade do fitness, apresenta o Air Climber como forma correta de praticar exercícios, já que o problema das articulações e do impacto sempre foram preocupantes para quem gosta de se exercitar. No infomercial brasileiro a abordagem é diferente, os maiores experts em fitness do país, se reúnem para criar o mais completo programa, capaz de transformar o Air Climber em uma máquina de resultados, mais rápidos e poderosos como narra o locutor. A oferta é construída priorizando perfis diferentes e com a promessa de perder peso e conquistar o corpo que sempre quis. São 6 programas: Bun thigh sexy, Xtreme ABS, Powerful body, Combat, Life & health e Happy Hour training, que agregam valor ao produto. A linguagem verbal fala por si só, porém a linguagem não verbal é a que reforça e cria uma imagem mental. Ou como diz Ogilvy (2011), em televisão “O que você mostra é mais importante do que o que você diz”.23 Na análise dos dois vídeos, percebe-se grande quantidade de informações que são passadas pela linguagem não verbal que compreende as imagens e os GCs. O bloco único do programa tem sete minutos e quarenta e dois segundos e se observa: 21 (ARONCHI, 2004; p 160) 22 Termo em inglês usado para designar chamada de ação. Uma edição por volta de 2 minutos com as informações chave do produto. 23 (OGILVY, 2011; p. 202). 31 que assistem respondem diretamente ao estímulo, ou seja, o locutor diz “Ligue agora” e é nesse momento exato que toca o telefone. Mas essa teoria apenas, não daria conta de outras reflexões, para complementar a análise foi escolhido o estudo a respeito da influência da mídia no pensamento do cidadão ou então a hipótese de agendamento ou agenda setting. Formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, ela surge em 72 e entende que existe uma cadeia articulada que divulga certa informação e esse agendamento da memória influencia o receptor em longo prazo, interferindo no seu dia a dia como agente modificador da realidade. A Agenda Setting - pauta de fixação (tradução literal), ou ainda agendamento como chamamos no Brasil, teoriza que a mídia exerce influência sobre o público. O principal postulado dessa teoria é que ocorre uma transferência de saliência, ou seja, a mídia seria capaz de propor questões de relevância a partir de suas notícias para a agenda pública, influenciando a percepção do coletivo, para as questões que são importante no dia a dia. Isso se dá quando ela, a mídia, seleciona um assunto para a pauta do dia e deixa outro de lado, reforçando o que é lembrado e colocando no esquecimento os demais assuntos. O cidadão então passaria a conversar sobre esses temas no dia a dia com seu grupo de referência24. Portanto é a mídia quem escolhe temas que serão de interesse coletivo, atuando como modificadora e formadora de opinião a respeito da realidade. Segundo Maxwell (1968) “O processo de agenda setting é um processo de construção social através do qual, indivíduos chave interpretam sinais da mídia e do seu meio-ambiente para determinar a saliência de um tópico.” 25 Noelle Neumann26 alerta para a dimensão desse agendamento “a hipótese do agenda setting não defende que os mass pretendem persuadir”, mas faria sim, uma lista do que seria interessante discutir em cada momento. Essa teoria foi proposta em um estudo inovador sobre o papel da mídia na campanha presidencial de 1968 na Carolina do Norte, em Chapel Hill. Os pesquisadores entrevistaram eleitores indecisos durante uma campanha presidencial e concluíram que a mídia posicionou a agenda para a opinião pública, estabelecendo uma relação de causa-efeito. 24 Grupo de referência é um termo utilizado na Psicologia aplicada à comunicação. É qualquer grupo que sirva de comparação (ou referência) e forneça informações para um indivíduo na formação dos seus valores, atitudes e comportamentos. Existem dois tipos de grupos de referência: grupo de contato –aqueles que fazem parte do dia a dia de outro e tem um contato direto; grupo de aspiração - aqueles que não têm contato direto, mas de alguma maneira tem um influência positiva sobre outro indivíduo. 25 (McCOMBS, 1968; pag. 06) 26 Desenvolveu a hipótese espiral do silêncio, que complementaria a hipótese de agendamento. (Shaw, 1979; 96,101 apud WOLF, 1995:144). 32 Embora a hipótese de Agenda Setting, seja utilizada na mídia jornalística e mais comumente em análise de campanhas políticas, esse trabalho propõe que a publicidade como geradora de informação também sofre influências de agendamento tanto quanto influencia como formadora de opinião, um alimenta o outro. Exemplo: Um assunto preocupante para a sociedade é a obesidade que traz problemas de saúde. Uma vez que esse assunto tenha sido pautado pela mídia, passa a fazer parte das discussões cotidiana das pessoas. Um produto de ginástica como o Air Climber que será vendido com o intuito de oferecer ao cidadão: perda de peso de forma divertida, cuidar da saúde melhorando o folego e a disposição, ter um corpo bonito e com músculos definidos e tudo isso com a assinatura de profissionais sérios, certamente irá atrair a atenção do consumidor. Existe um questionamento dessa teoria acerca da capacidade da publicidade agendar temas, pois uma propaganda de 30 segundos não poderia ser analisada pela teoria agenda setting, já que o seu tempo é tão curto que ela não seria capaz de apresentar uma informação. Como o infomercial é um programa que tem 30 minutos de veiculação, com duas apresentações de um de 15 minutos apresentando informação, é possível perceber que se está diante de um formato da televisão em que caberia a análise de agendamento. Outro ponto importante é a quantidade de vezes que o infomercial passa na televisão. Informação junto a empresa Polishop, dá conta de que a exibição de diversos infomerciais ocorrem simultaneamente em 37 canais, ou seja um infomercial pode ser exibido em vários canais ao mesmo tempo influenciando diretamente a opinião do público a cerca do produto e dos temas apresentados. O autor da teoria, dirá também que a aplicabilidade se dá em “propagandas de sucesso que viram propagandas em série” 27, para ele, isso refletiria a popularidade entre consumidores, ou seja, o infomercial tem uma lista extensa de produtos de sucesso, só para citar os mais recentes: Grill George Foreman28 lançado em 1995, nos Estados Unidos, tem hoje presença global em 100 países, sendo o Brasil um dos grandes campeões de venda. Quando o produto se tornou um caso de sucesso, a frase “a gordura sai e o sabor fica” era constantemente repetida em conversas com amigos e motivo de brincadeiras entre as pessoas. O sonho de consumo de muita gente era ter um grill, mas não qualquer um, e sim, o George Foreman. O caso Juicer Walita também passou pelo mesmo processo. A centrífuga, onde frutas, vegetais e legumes são processados inteiros virou uma febre, com direito até a faltar estoque 27 (McCOMBS,1968; p.19) 28 Leia artigo Bruno Loureiro Gomes – A história do George Foreman Grill (fonte on-line) 33 do produto. A frase de efeito para divulgação era ”Mais suco! Mais rápido e com a fruta inteira!” Muitas mães preocupadas com a saúde dos filhos foram em busca do produto, que preparava os inusitados sucos naturais de maçã e de abacaxi entre tantas outras frutas, sem precisar coar. Os atletas também lançaram mão do recurso, já que era possível fazer uma suplementação alimentar por meio do uso do aparelho. Mais recentemente o Dr. Robert Rey ou Dr. Rey, como é popularmente conhecido, especialista em cirurgia plástica, fez um reality show sobre o tema que é sucesso de mídia em vários países inclusive no Brasil, lançou em parceria com a Polishop o produto Shapewear Bermuda Slim que levam seu nome, divulgados por meio de infomerciais os vídeos podiam ser vistos em vários canais ao mesmo tempo. A visibilidade e curiosidade em torno do assunto foram tanta, que gerou pauta em vários programas de televisão. As pessoas queriam conhecê- lo e saber mais da sua história, já que foi adotado no Brasil quando criança, foi morar nos EUA e hoje é uma personalidade internacional. O Air Climber power system – systema de ginástica para modelar o corpo e perder peso. Considerado pela empresa que o lançou, um sucesso de vendas no verão de 2011, lança mão da seguinte discussão, praticar atividade física é importante, mas tem que ser com prazer e de forma divertida e existem várias formas de se exercitar em um único aparelho que é o Air Climber. É do próprio Maxwell [s.d.] a definição de que o processo de agenda setting pode ser aplicado à publicidade de produtos em geral, especialmente “na publicidade comparativa e na publicidade de abordagem de informação” 29, como é o caso do infomercial que propõe na sua estrutura uma abordagem comparativa, ou seja, durante a apresentação de um produto, o tempo todo se estabelece comparação entre o antes e o depois, os antigos e os novos aparelhos, uma postura incorreta e uma nova atitude de vida. 3.7 Agenda Setting e hipóteses aplicadas ao infomercial Fluxo contínuo de informação – a quantidade de informação que o indivíduo recebe da mídia é tanta que ele esquece boa parte do que é agendado, esse processo recebe o nome de entropia. Assim como ocorre nos infomerciais, vários produtos são lançados no mês. Têm aqueles que vão de encontro à expectativa e necessidades das pessoas e tem aqueles que não 29 (McCOMBS, [s.d]; p.19) 36 4 Considerações finais A hipótese apresentada no projeto era de que muitos produtos não são assimilados por fatores culturais, isso ficou comprovado, mas também se pôde verificar que a comunicação do infomercial e o agendamento, são ferramentas utilizadas pela empresa Polishop em seus infomerciais para atender as necessidades do consumidor e conquistar o seu gosto. Na questão da aproximação dos dois etilos fica comprovada na análise das semelhanças e diferenças estabelecidas entre ambos, em que se observa que o infomercial norte-americano e o Brasileiro mantém estrutura bem parecida que respeita as regras do marketing como: Atenção, Interesse, Desejo, Convicção, Ação. O tempo entre os dois é igual, com quatorze minutos e cinquenta e sete segundos. Ambos utilizam CTAs e blocos, porém o tempo é diferente. Apenas o infomercial americano utiliza narrações em off, no Brasil essas informações complementares aparecem no próprio bloco. Não existe preocupação com índices de audiência, porém busca-se um criar comportamento. Apesar da linguagem persuasiva utilizada na publicidade, a informação jornalística complementa o infomercial , pois traz esclarecimentos sobre o produto e o assunto apresentado. O infomercial prova assim que no Brasil ele pode ser visto como uma nova linguagem comunicacional, já que vai além do que se estabelece como o modelo norte-americano apresentado, não ficando apenas na superficialidade da informação. O agendamento de produtos é utilizado com pesquisas de gostos e opiniões e a partir disso é traçada uma comunicação que vai ao encontro dos interesses do telespectador e do consumidor, já que o infomercial da Polishop é utilizado também como divulgação para tornar o produto conhecido em outros canais de vendas como a internet, a revista, lojas e outros. A televisão brasileira já provou que é competente e criativa, são as novelas exportadas para outros países, os premiados comerciais, as minisséries e as séries, enfim, tem muito material audiovisual de ótima qualidade e profissionais competentes que fazem esta máquina funcionar. Há ainda um número sem fim de estudantes e profissionais se preparando para entrar nesse mercado. Esse trabalho traçou um panorama do infomercial, que é uma fatia importante desse meio de comunicação. Por se tratar de uma nova linguagem e ser pouco conhecida no país, os conceitos apresentados, o material levantado e as referências bibliográficas, servirão de base para situar e analisar esse e outros gêneros que compõem a diversificada grade da televisão. 37 Por ser a TV uma paixão e o jornalista um curioso por todos os acontecimentos presentes na sociedade é que foi realizada a análise deste conteúdo apresentado. Nenhuma ideia é absoluta ou fechada, mas toda colaboração é importante para a compreensão e o desenvolvimento dos fenômenos que compõem cada cultura. 38 Referências a) Livros ARONCHI DE SOUZA, José Carlos. Gêneros e Formatos na televisão brasileira. São Paulo:Summus,2004. BIRD, Drayton. Bom senso em Marketing Direto. Tradução: Antonio Carlos Rodrigues Serrano; revisão técnica José Augusto Nascimento. São Paulo: McGraw-Hill: Makron,1991. BONNER, Wiliam. Jornal Nacional Modo de Fazer. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2009. BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Tradução: Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1997. CHALHUB, Samira. Funções da linguagem. Editora Ática, 2006. FILHO, Ciro Marcondes. Televisão: a vida pelo vídeo. São Paulo: Editora Moderna, 1988. IANNI, Otavio. Teoria da globalização. São Paulo: Civilização Brasiliense, 2000. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Tradução: Alexandre S. Martins; revisão técnica Mauro Calixta Tavares. São Paulo: Editora Prentice-Hall do Brasil Ltda, 1993. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000. MATTELART, Michéle; Armand. Tradução Luiz Paulo Rouanet. História das teorias da globalização. São Paulo: Edições Loyola, 2008. 41 GOMES, Bruno Loureiro. A história do George Foreman Grill. 27/11/2009. Disponível em:<http://brunogomes.posterous.com/a-historia-do-george-foreman-grill> Acesso: 22/09/2011 MACHADO, JORGE. Roteiro de Cinema. Manuais on line. Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/manuais/vocabulario.htm Acesso: 12/11/2011 MARTHE, Marcelo. O bazar eletrônico. Acervo Digital da Revista Veja. 19/09/2007. EDIÇÃO 2026. Pag. 139. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx> Acesso: 04/06/2011 OLIVEIRA, Sérgio Luis Ignácio. Desmistificando o Marketing. São Paulo. Novatec. Disponível em: <http://www.livrariacultura.com.br/imagem/capitulo/11009867.pdf> Acesso em 13/03/2011 SAMBRANA, Carlos. O homem por trás da Polishop. Revista Isto é Dinheiro 25/02/ 2011. EDIÇÃO: 647 Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/5887_O+HOMEM+POR+TRAS+DA+POLISHO P> Acesso: 13/03/2011 SILVA, FLORA. Retórica aristotélica. Nota Positiva. 11/01/2007. Disponível em: <http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/re toricaaristotelica.htm> Acesso: 15/09/2011 VALENÇA, Cavalcante Eduarda. Linguagem Midiática: O caso Polishop. Disponível em: <http://www.artigonal.com/marketing-e-publicidade-artigos/linguagem-midiatica-o-caso-polishop- 3636784.html> Acesso em 13/03/2011 42 WARD, Montgomery. Site. Disponível em:< http://www.wards.com/home.jsp> Acesso: 03/06/2011 43 Glossário ÁUDIO – é a parte sonora de um filme ou programa de TV. DECUPAGEM - Planificação do filme ou vídeo, incluindo todas as cenas, posições de câmara, lentes usadas movimentação de atores. DUBLAGEM - Inclusão de diálogo, narração, canto, etc. sobre uma imagem filmada anteriormente. CLOSE-UP - Plano que enfatiza um detalhe. Primeiro plano ou plano de pormenor. Tomando a figura humana como base, este plano enquadra apenas os ombros e a cabeça de um ator, tornando bastante nítidas suas expressões faciais. DESFOCAR - Câmara muda o foco de um objeto para outro. FUSÃO - Fusão de duas imagens, a 1ª sobrepondo-se à 2ª. Serve para mudar de cena ou enfatizar a relação entre elas GC - abreviatura de Gerador de Caracteres. Usado para reforçar uma informação do off ou da imagem LAYOUT- Apresentação visual de um projeto. LOGOTIPO- forma como o nome da marca é representado graficamente. OFF - Vozes ou sons presentes sem se mostrar a fonte emissora. PACK SHOT- é uma imagem estática ou em movimento de um produto, geralmente incluindo a sua embalagem e rotulagem. Utilizados para retratar o produto em publicidade ou outros meios de comunicação. É um importante estímulo para vendas. PLANO MÉDIO - Plano que mostra uma pessoa enquadrada da cintura para cima. PRIMEIRO PLANO - Posição ocupada pelas pessoas ou objetos mais próximos à câmara, à frente dos demais elementos que compõem o quadro. 46 Livre-se do estresse. Ganhe flexibilidade. Mais fôlego Mais disposição. Simples e divertido. Preserva as articulações. Graças ao exclusivo sistema air flow – o ar flui entre essas duas câmaras blindadas que impulsionam as pernas, aceleram a queima de gorduras e tonificam os músculos em um movimento constante, ritmado e muito fácil de fazer. Close no produto sendo usado com passagem para uma imagem em computação gráfica que percorre o interior do aparelho, como em um gráfico, para entender a tecnologia. GC - tecnologia Air Flow Air Climber power system é uma solução completa e robusta que já vem pronta para usar. Imagens dos depoentes fazendo atividade no aparelho. Corta para imagem de alguém retirando o Air Climber da caixa já montado para o uso. GC – Suporta até 130 Kg. Ligue agora e peça seu Air Climber power system completo. GC - Air Climber power system Receba um incrível Air Climber, mais esse computador de treinamento que monitora o tempo de exercício, o número de passos e mostra na hora as calorias que você já perdeu e mais, as poderosas body cords que trabalham braços e pernas em sincronismo perfeito. Imagem em close do produto com vários CDs ao lado. Imagem do computador de treinamento e pessoas usando o produto em um cenário com logotipo do mesmo. Close das calorias marcadas no aparelho e imagem das body cords – primeiro sendo usadas e depois em close. GC – computador de treinamento. Veja os resultados em tempo real. Body cord E nesta oferta especial receba o power pack que transforma o seu Air Climber em uma máquina ainda mais poderosa. Em close, o produto com 6 CDs no pack Shot ao lado e imagem de várias pessoas usando o produto no cenário. São 6 programas especialmente criado para você perder peso e conquistar o corpo que sempre quis. Imagem de embalagem se abrindo com os CDs dentro. Antes e depois de depoente que emagreceu. GC – 6 programas em DVD Abuse de shorts, saias mais curtas sem medo com Bun thigh sexy Mulheres usando Air Climber com body cords como em uma aula de ginástica. Chamada para o primeiro DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor roxa. GC – arte com logotipo do Air Climber power system e do Bun thigh sexy. Para afinar sua cintura e secar seu abdômen Xtreme ABS Homens e Mulheres usando Air Climber com body cords, como em uma aula de ginástica. Chamada para o segundo DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor laranja. GC – arte com logotipo do Air Climber power system e do Xtreme ABS. Defina braços costas e peito com os Homens usando Air Climber com body 47 movimentos do Powerful body cords, como em uma aula de ginástica. Chamada para o terceiro DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor vermelha. GC – arte com logotipo do Air Climber power system e do Powerful body. Ganhe resistência e força com os mais incríveis golpes de artes marciais fazendo o Combat. Homens usando Air Climber com body cords, como em uma aula de ginástica. Chamada para o quarto DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor cinza e amarela. GC – arte com logotipo do Air Climber power system e do Combat. Tenha mais equilíbrio, flexibilidade e energia com realidade com Life & health. Homens e mulheres usando Air Climber com body cords, como em uma aula de ginástica. Chamada para o quinto DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor branca e verde água. 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Mulheres tomando o shake, na piscina, na faculdade, no carro. GC – Consulte como adquirir Tak complete! Quantidade por porção: 35 g+ 250ml de leite desnatado equivale a 250 Kcal. Tak complete substitui uma refeição completa com apenas um terço de calorias e sem abrir mão do sabor dos nutrientes. Tak complete acima de dois gráficos na tela, sendo um gráfico a esquerda do vídeo com os seguintes GCs – Kcal, refeição comum calorias, sobre uma dieta de 2000 calorias diárias. O outro gráfico a direita do vídeo com os seguintes GCs – 209 Kcal*, 1/3 de calorias, quantidade por porção: 35 g+ 250ml de leite desnatado. 48 Uma moça tomando o shake e vários alimentos e frutas Incluindo agora Tak complete no pedido do seu Air Climber power system você ainda recebe de presente o segredo para viver com mais saúde, equilíbrio e qualidade de vida. Imagem da caixa do produto com os sachês de shake e um recipiente para o preparo. Imagem do produto. Imagem de homem lendo o guia de alimentação GC – 14 shakes de chocolate e 14 shakes de baunilha. Air Climber power system é uma exclusividade Polishop. Ligue ou acesse Polishop.com.br Imagem do Air Climber com Cds e pôster. Uma pessoa usando o produto e imagem dele novamente. GC – Exclusividade Polishop Dir. Técnica da Academia Runner: O Air Climber virou febre, porque é o jeito mais simples e divertido de perder peso. Cenário cinza com as cores dos Cds pinceladas no acabamento. Várias pessoas em seus aparelhos nas laterais do cenário e ao centro dois produtos. No pequeno palco ao fundo os 4 professores da Runner se exercitando no aparelho. Entra a Dir. Técnica da Academia Runner e personal trainer. Personal Trainner Se o Air Climber já era o favorito da galera prepare-se porque agora além de perder peso você vai conquistar o corpo que sempre sonhou. Fala do personal Conheça agora o Air Climber power system é um sistema completo que explora todo o potencial do aparelho para você perder peso, tonificar seus músculos, conquistar um corpo atraente e transbordar de saúde. Sequência das imagens editadas do pack shot de oferta e pessoas s exercitando-se no produto. GC – perca peso, tonifique o corpo e mais disposição. Em letra menor abaixo do vídeo a frase : antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico. Diretor do instituto Runner de ensino e pesquisa O Air Climber power system é um sistema que conseguiu extrair todo o potencial Air Climber. Diretor em close falando com imagens dos profissionais fazendo testes e reuniões sobre o produto. Dir. Técnica da Academia Runner O programa foi pensado para você ter todos os benefícios: bumbum durinho, perna torneada, sabe, a gente trabalha equilíbrio, força, gasto cal, perder peso, tonificar, deixar seu corpo esculpido trazendo isso para uma qualidade de vida. Close da Diretora falando com imagens de pessoas treinando no aparelho e para cada pessoa um GC entra na tela. GC – bumbum durinho, pernas bonitas, ganhe equilíbrio, braços fortes, queime calorias, perca peso, tonifique o corpo, qualidade de vida. 51 Dir. Técnica da Academia Runner Aqui no Air Climber você vai secar a barriga e afinar a cintura de uma maneira tão divertida que vai ser fácil conquistar aquele abdômen bonito. Air Climber Extreme ABS, vai definir a sua musculatura e queimar muita caloria. O resultado? Um abdômen sarado e bonito. Diretora em primeiro plano ao centro e nível mais acentuado, como um palco. Três professoras e um professor se exercitam no Air Climber e body cord e fusão de imagem de pessoas se exercitando no Air Climber. Chamada para o segundo DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor laranja. Insert – arte com logo do Air Climber power system e do Xtreme ABS. GC – abdômen definido, simples e divertido. Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico, queima calorias. Professora de Extreme ABS: O Extreme ABS, é uma aula muito divertida. Vai definir sua cintura, vai ficar com o abdômen muito sarado. Professora em primeiro plano a direita do vídeo, nome entra a esquerda. Pessoas se exercitam com o produto ao fundo em imagem desfocada. Fusão com várias mulheres usando o produto como se participassem de uma aula. GC – abdômen definido Dir. Técnica da Academia Runner Vamos secar essa barriga. Vai lá, sem parar, abdômen definido, abdômen definido, não para, não para. Vem, vem, isso! Segue esse abdômen, Segue esse abdômen. Diretora e personal no centro e pessoas em volta se exercitando como em uma aula. Todos utilizam o Air Climber e body cords. Depoimento: Tem a parte abdominal, a cinturinha, minha cinturinha não está assim atoa gente.(risos) Depoente sorrindo e imagem dela fazendo exercício no Air Climber Depoimento: Tenho barriga já bem definida, em vista do que era é muita diferença. Depoente fala e aparece imagem dela exercitando cintura. Imagem de antes e depois. GC – Afina a cintura Depoimento: consegue a definição muscular, foi o que eu consegui com o meu abdômen. Afinar a cintura. Depoente fala e aparece malhando com abdômen bem definido. GC – A perda de peso está associada ao uso de Air Climber e uma dieta hipocalórica. Depoimento: O Air Climber me deu cintura, hoje posso usar calça 36 sem a gordurinha aparecendo. Eu tenho visto resultados muito bons no meu corpo. Depoente fala, entra imagens de antes e depois da perda de medidas. GC – Resultados comprovados. Dir. Técnica da Academia Runner Agora vem cá que eu vou te mostrar o grande segredo do Air Climber. Tá aqui ó. É o exclusivo sistema Air flow. O ar flui entre essas duas câmaras blindadas, que impulsionam as pernas, acelera a queima de gordura e tonificam os seus músculos num movimento constante e ritmado. O Air Climber, é diferente de qualquer outro Todos se exercitando como em uma aula, a diretora passa por todos até chegar ao aparelho que está bem à frente e fala o texto. Depois close do produto com uma imagem em computação gráfica que passa pelo interior do aparelho como um gráfico, para entender a tecnologia. Depois entram pessoas usando o produto e volta com a diretora e o personal na aula com todos em volta se 52 aparelho porque é completo, já vem pronto para ser usado, e é muito compacto, cabe em qualquer cantinho. exercitando. Imagem de produto sendo retirado da caixa e pronto para o uso. Personal Trainner E agora com Air Climber power system você vai tirar o máximo proveito do seu Air Climber e ter os melhores resultados. Perca peso, defina o corpo todo e ganhe mais qualidade de vida. A aula segue, entra pack shot de oferta, uma moça se exercitando, o antes depois do depoente, outro depoente se exercitando. GC – Perdeu 10 Kg, qualidade de vida. Depoimento: Eu comecei literalmente secar, de você ver você perdendo peso e você aumentando a sua massa muscular. Depoente fala e entra imagens do antes e depois. GC - Perdeu 18 Kg, tonifica os músculos, Personal Trainner: Que tal você relaxar enquanto cuida da saúde? Air Climber Life & health. É ideal para quem prefere um ritmo mais suave. Nós combinamos alongamento, equilíbrio e exercícios cardio. Personal em primeiro plano ao centro e nível mais acentuado, como um palco. Três professoras e um professor se exercitam no Air Climber e body cords e fusão de imagem de pessoas se exercitando no Air Climber. Chamada para o quinto DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor branca e verde água. Professora de Life & health: Life & health traz equilíbrio, flexibilidade, melhora a respiração, é sem dúvida o seu corpo em perfeita harmonia. Pessoas se exercitam ao fundo com imagem desfocada e no primeiro plano, professora da modalidade fala e entra imagens de pessoas se alongando com o produto GC – Melhore sua respiração Personal Trainner: Use a respiração para melhorar a postura, sentindo o trabalho do abdômen, sentindo o trabalho de todos os músculos. Personal fala e pratica a atividade, imagens de pessoas de alongando. GC – ganhe flexibilidade Depoimento: músculo, definição e de repente eu consigo num aparelho ter outro lado completamente zen. Depoente se exercitando depois entra em close. GC - harmonia Depoimento: O equilíbrio, mas quer dizer que é força também, porque você puxa a corda, estica todo o corpo. Trabalha a respiração e você consegue ficar mais zen. Depoente intercalado com imagens dela se alongando. GC – corpo em harmonia Dir. Técnica da Academia Runner: Um potpourri de tonificação e muita queima calórica, num ritmo contagiante. Air Climber Happy hour training, uma hora de movimento e muita diversão para você condicionar o corpo inteiro. É o seu momento de muita energia e vibração. Perder peso e tonificar o corpo todo nunca foi tão divertido. Todo mundo quer perder peso aqui? Alunos respondem: Sim Diretora em primeiro plano ao centro e nível mais acentuado, como um palco. Três professoras e um professor se exercitam no Air Climber e body cords. Depoente se exercitando e chamada para o sexto DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor azul. E pessoas se exercitando na modalidade. Continua a aula de forma divertida enquanto fala o texto. 53 Contrai esse abdômen, força nessa perna, vamos tonificar esse corpo todo. Isso pessoal vamos queimar muita caloria. Tá muito gostoso. Olha que divertido, vamos embora. GC – queime calorias. arte com logo do Air Climber power system e do Happy Hour training. A perda de peso está associada ao uso de Air Climber e uma dieta hipocalórica. Depoimento: é vibração é movimento, é o movimento do corpo. Ele é muito dinâmico e isso me faz muito bem. Senhora de mais idade se exercitando, depois em close aparece falando GC – preserva as articulações. Depoimento: com Air Climber você perde peso, mas você tonifica sua musculatura, você vê a cintura sua diminuindo, isso é maravilhoso, a tua autoestima vai lá em cima. Depoente fala e entra imagens dele se exercitando, volta para o antes e depois. GC – mais fôlego Personal Trainner Libere o estresse, ganhe resistência e força, com os golpes das artes marciais. Air Climber Combat garante alto gasto calórico e fortalecimento muscular com muita energia e vibração. Construa um corpo forte e resistente através dos movimentos das artes marciais. Vem comigo galera, corpo sarado é agora. Quero ver esse braço agora trincar, vamos queimar muitas calorias. Bora, bora! Personal em primeiro plano ao centro e nível mais acentuado, como um palco. Três professoras e um professor se exercitam no Air Climber e body cords. Chamada para o quarto DVD que faz parte da oferta. O layout todo em cor cinza e amarela. Pessoas se exercitando na modalidade. GC – Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte seu médico. Arte com logotipo do Air Climber power system e do Combat. Braços fortes, ganhe resistência. Diretor do instituto Runner de ensino e pesquisa: Ele é alegre, dinâmico, simples, não requer muitas habilidades para você ter mais saúde, mais disposição e mais alegria. Imagens de várias pessoas se exercitando no Air Climber e depois corta para o diretor falando e volta para pessoas usando o produto. GC – mais saúde Depoimento: O Air Climber na minha vida foi uma revolução. A minha numeração de roupa passou 44 passou para 38, se bobear 36. Entra depoente, antes de depois GC – Perdeu 18 Kg. Resultados comprovados. Depoimento: Baixei dois números do manequim com Air Climber e isso pra mim foi fantástico. Entra depoente antes e depois. GC – Perdeu 15 kg. Depoimento: Me sinto radiante. Toda vez que me olho no espelho e eu caibo nas roupas eu sou mais feliz. Fala depoente e entra imagem de antes e depois. Dir. Técnica da Academia Runner: Air Climber power system, explora todo o potencial do Air Climber num systema completo, que vai fazer você perder peso, conquistar um corpo atraente e transbordar saúde de um jeito fácil e muito divertido. Ligue agora na Polishop e peça já o seu Air Climber power system. A diretora ao centro com o personal e várias pessoas ao lado usando roupas com as cores do layout dos cds e fazendo aula de ginástica. Corta para pack shot com o produto e cds de oferta, volta para imagem de antes e depois de depoente. Depoentes fazendo exercício. Volta para a aula e fecha close no aparelho. GC – simples e divertido. Repete Call to Action 56 queimar gordura, modelar o seu abdômen e firmar e tonificar o seu bumbum. sozinha se exercita no aparelho e as imagens dos CDs entram ao lado como se fosse o pack shot. GC- queime gordura, modele abdômen. O sistema Air Climber é tão revolucionário e eficiente que você ainda ganha mais. Peça o seu agora e receba o programa Platinum Burn & Firm. A melhor forma de modelar o seu corpo rapidamente com exercícios cardio, fortalecedores e abdominais. Close novamente de pés fazendo o movimento do exercício no Air Climber. Várias tomadas de pessoas se exercitando no Air Climber. Brenda DyGraf aparece em primeiro plano com várias pessoas ao fundo fazendo exercícios aeróbicos no Air Climber. GC- Grátis. Modele seu corpo. Cardio. Fortalecedores Ligue agora, peça o seu Air Climber e fique com o corpo sarado, em forma e com saúde, porque você também recebe de presente o incrível plano alimentar Jump Start com dicas simples e saudáveis. Várias mulheres fazendo exercícios em cenário montado com o produto. Imagem do plano alimentar e ao fundo imagens desfocadas de pessoas se exercitando. GC- Dicas saudáveis. Grátis. Tudo isso é seu, se ligar e pedir o seu Air Climber agora, nesta oferta sensacional e exclusiva. Ligue ou acesse Polishop.com.br Pack shot do produto montado em uma bancada mais a frente com duas pessoas em movimento e ao fundo Air Climber. Imagem de pessoas fazendo exercício e depois com as body cord. Brenda DyGraf Quando eu comecei a me exercitar a 25 anos atrás, as aulas aeróbicas de auto-impacto estavam na moda. Nos divertíamos fazendo aquilo, mas até hoje os meus quadris, joelhos e canelas doem devido todo aquele impacto. E o triste é que eu não sou a única. Muita gente tem dor nas juntas e muitas delas sequer tem energia para se exercitar. Cenário A com logotipo do Air Climber ao fundo, uma mulher se exercitando do lado esquerdo da tela e Brenda fala o texto de apresentação ao centro. Ela está no cenário A. Câmera em plano médio enquanto a apresentadora fala o texto. Foi por isso que eu desenvolvi o sistema Air Climber, finalmente um equipamento de ginástica que utiliza uma macia almofada de ar para reduzir drasticamente o impacto nas juntas. Abre o plano de câmera. Apresentadora caminha para o produto à frente. Quadro revela a imagem, vê se uma mulher à esquerda, um homem a direita do vídeo, ambos estão se exercitando sobre uma plataforma redonda. Eles se posicionam ao lado de Brenda, enquanto ela fica ao lado do Air Climber, que se encontra em cima de um suporte. Outro produto no chão também é revelado em quadro. Brenda enquanto fala, caminha para ele e começa a se exercitar. Além disso, a tecnologia air power levanta as suas pernas e ajuda você a se exercitar. Close no produto em que Brenda se exercita. Agora você pode emagrecer, firmar e esculpir todo o seu corpo, diminuir a cintura e tudo isso enquanto anda no ar. Abre o plano todo. Brenda se exercita no produto mais a frente e ao fundo o modelo e a modelo utilizam o Air Climber . 57 Narração off a 35 O resultado é real e veja por quê. Imagem de antes e depois de um homem e uma mulher. Ambos aparecem em fotos com barrigas saliente e ao lado o comparativo deles já em boa forma. Uma importante Universidade verificou que a ginástica com Air Climber queima mais calorias que Yoga, treinamento de força leve, esteira e bicicleta fixa. Supera tudo isso como uma ginástica que queima aproximadamente 500 calorias por hora e foi relatada até 900 calorias. Imagem de laboratório e alguém sendo monitorado, enquanto faz atividade no Air Climber. Entra o gráfico para comparação em que se lê: Yoga, treinamento, esteira, bicicleta. Equivalente a uma velocidade de 16km/h. Brenda DyGraf O Air Climber com sua tecnologia air power faz mais do que apenas amortecer meu exercícios cardio. Ele também proporciona uma das melhores ginásticas para as nádegas, quadris e coxas. Brenda novamente no cenário A. Ela está ao centro e a frente com o produto e ao fundo duas mulheres que utilizam o Air Climber, uma a esquerda e outra a direita do vídeo. Enquanto fala, entra imagens dela coordenando uma aula de ginástica com vários participantes no cenário B. Todos utilizam as body cords. Corta para outra imagem em que ela está coordenando outra aula e várias pessoas utilizam o produto no cenário C. Desta vez os homens aparecem sem camisa e as mulheres com roupas coloridas. Então, se está preparado para ter pernas lindas e elegantes, olha só, precisa girar o disco, assim para quatro ou cinco . Agora quando subir você já sente. Bom, ainda é só um movimento natural e suave, mas a resistência adicional da sensação de movimento de arremesso para esculpir as pernas. Agora você sente a parte interna das coxas se enrijecendo, a parte externa tonificando e as nádegas levantando. E acredite, você sente muito toda vez que faz isso. Uma sequência de seis mulheres e um homem fazendo ginástica no Air Climber. Aparecem somente as pernas e o movimento no aparelho. Volta para Brenda no mesmo cenário A. Ela desce do Air Climber e com imagem em Close fechado ajusta o aparelho. Ela sobe novamente no Air Climber. Close nos pés sobre o produto em movimento. Volta imagem para ela que aponta a parte interna das coxas e os glúteos. Entra vinheta do produto em cor amarela e corta para depoente. Depoente – Me parecia algo para ficar lalala (cantarolando), mas quando subi nele eu disse oi bumbum, oi pernas. Close no rosto da depoente. Fusão de imagem para ela se exercitando no aparelho do cenário D (aula ao ar livre). Depoente - Você faz uma ginástica completa para a parte superior do corpo assim como para a inferior. Nunca vi algo assim antes. O Air Climber é incrível. Close no rosto enquanto dá depoimento. Brenda DyGraf Agora veja esses dois exercícios abdominais em pé. Volta para o mesmo cenário dando sequência a apresentação do produto. Entra imagem de uma aula de ginástica com vários homens e mulheres usando o Air 35 Narração em off “a” e “b” da dublagem em voz masculina. 58 Climber e as body cords. O cenário é gigante e Brenda está próxima a uma moça que faz atividade para mostrar o exercício. Que ajudam a esculpir os oblíquos e enrijecer os pneuzinhos sem você ter que deitar no chão. Brenda aparece no cenário D, fazendo uma aula com vários alunos e a sua esquerda está um homem sem camisa. Ela o orienta sobre a posição correta para praticar o exercício. Corta para uma moça deitada no carpete de uma residência tentando fazer abdominal com dificuldade. Este é o meu abdominal cardio para os oblíquos. Veja como ele trabalha a região dos pneuzinhos e eu combinei este com a rotação de oblíquos para ajudar a firmar até 2/3 da cintura. Brenda volta para a mesma sequência de cenário da abertura do bloco. Se exercitando apenas no Air Climber, ela mostra o exercício. Entra outra cena com detalhe no abdômen. Volta para o cenário A. Fusão de imagem com o cenário C e várias pessoas se exercitando. CG- cardio abdominais. Narração off b Seu corpo vai adorar como Air Climber reduz a pressão e o impacto. Por exemplo, se você pesa 90 quilos e experimenta correr para emagrece, estes 90 quilos são transformados em cerca de 226 quilos de impacto no corpo, que são absorvidos pelos seus joelhos, quadris e parte inferior das costas a cada passo. A mesma moça da imagem anterior que tentava fazer abdominal no carpete aparece se exercitando em casa no Air Climber. Entra imagem de homem correndo em uma estrada enquanto imagem de computação gráfica desenha a área de impacto nas pernas como um raio. Narração off c 36 Mas o Air Climber elimina todo esse impacto no seu corpo. Ao invés disso você se diverte e perde peso exercitando-se em uma macia almofada de ar. Imagem de um homem de meia idade se exercitando na sala de sua casa no seu Air Climber, com a televisão ligada. Trechos de imagem da aula de ginástica no cenário C. GC- Ande nas nuvens. Call to action (versão curta) Queime centenas de calorias e perca peso confortavelmente como se estivesse andando nas nuvens. Ligue agora e peça seu Air Climber. Peça o seu agora e ganhe de presente a body cord para tonificar e fortalecer braços e ombros e acelerar ainda mais os seus resultados. Imagens de pessoas se exercitando com Brenda no cenário E. Corta para movimento dos pés no aparelho. Volta para cenário E. Close do produto e da body cords. Imagem do cenário B. Close fechado no computador de treinamento. GC- Ande nas nuvens. Grátis. Peça o seu agora e receba o computador de treinamento que monitora o tempo de exercício, o número de passos e as calorias que você queimou com o sensacional Air Climber. Ligue ou acesse Polishop.com.br Close fechado no movimento de pés no aparelho. Moça se exercitando no aparelho. Packshot do produto é montado em uma bancada a afrente com duas pessoas em movimento ao fundo no Air Climber. Imagem de pessoas fazendo exercício e 36 Narração em off “c” e “d” da dublagem em voz masculina. 61 eu perdi 12 quilos e 55 cm. Me sinto ótima. Voltei a ter segurança. Sou uma nova mulher. fundo de cor verde e entra as fotos do antes e depois. GC - Antes e depois Entra voz masculina off Essas fotos sem retoques provam que o sistema Air Climber pode proporcionar os resultados que você quer, onde quer, começando com apenas 20 minutos por dia. Entram quatro fotos de antes e depois de pessoas que usaram Air Climber, sendo três mulheres e um homem. Entra vinheta de passagem com logotipo do Air Climber. GC - Antes e depois Entra voz feminina em off: Isso porque o novíssimo sistema Air Climber torna a ginástica divertida. Ele tira a gente do chão, para subirmos com conforto em uma macia almofada de ar e ter ótimos resultados no emagrecimento, ter o corpo mais tonificado e reduzir centímetros na cintura sem ter que fazer abdominais no chão. É garantido. Intercala imagens de close do produto no chão em que aparecem só os pés de uma pessoa se exercitando. Corta para imagens de várias pessoas se exercitando no cenário C com outros exercícios sem a body cords. Entra voz masculina off: O novo Air Climber torna obsoleta as ginásticas lentas e monótonas. Isso porque você fica se divertindo ao andar sobre uma almofada de ar. O segredo é a sua exclusiva tecnologia air power, a cada passo o ar flui de um pedal para o outro inflando os foles e eliminando o impacto no seu corpo, mas tem mais, a mesma força do ar também ajuda você a se exercitar. Ele levanta suas pernas para ajudar e manter o movimento, então você queima mais carboidratos e gordura. E obtém resultados mais rápidos do que pensou que seria possível Entra imagem em preto e branco de uma mulher se exercitando em outro aparelho antigo. Imagem do cenário C, pessoas se exercitando. Corta para plano mais fechado do Air Climber e computação gráfica com o ar passando pelo aparelho em uso. A computação gráfica segue com flechas amarelas indicando pernas em movimento que se exercita no aparelho. Entra três imagens de antes e depois sendo duas mulheres e um homem. Call to action (versão curta) Queime centenas de calorias e perca peso confortavelmente como se estivesse andando nas nuvens. Ligue agora e peça seu Air Climber. Peça o seu agora e ganhe de presente a body cord para tonificar e fortalecer braços e ombros e acelerar ainda mais os seus resultados. Imagens de pessoas se exercitando com Brenda no cenário E. Corta para movimento dos pés no aparelho. Volta para cenário E. Close do produto e da body cords. Imagem do cenário B. Close fechado no computador de treinamento. GC- Ande nas nuvens. Grátis Peça o seu agora e receba o computador de treinamento que monitora o tempo de exercício, o número de passos e as calorias que você queimou com o sensacional Air Climber. Ligue ou acesse Polishop.com.br Close fechado no movimento de pés no aparelho. Moça se exercitando no aparelho. Packshot do produto é montado em uma bancada a afrente com duas pessoas em movimento ao fundo usando o Air Climber. Imagem de pessoas fazendo exercício e depois com as body cord. 62 GC- Tempo. Passos. Calorias. Logo Air Climber Depoimento: o Air Climber é incrível! Close em mulher que fala o seu depoimento. Depoimento: é surpreendente! Close em homem que fala o seu depoimento. Corta para imagens do cenário C com pessoas usando o Air Climber Depoimento: é como andar no ar! Close em homem que fala o seu depoimento, Corta para imagens do cenário D com pessoas usando o Air Climber. Depoimento: Acho o Air Climber fantástico! Close em mulher que fala o seu depoimento, entra imagem de mulher outra usando o Air Climber no quarto. Entra vinheta com logotipo do Air Climber. Brenda DyGraf E olha este é o moldador de cintura que todo homem e mulher adora. Este é o meu abdominal para os oblíquos. Em vez de fazer os monótonos abdominais no chão, você fica em pé enrijecendo os oblíquos que compõem 2/3 da cintura. Agora você está diminuindo o abdômen ao mesmo tempo em que queima gordura em todos os lugares. Exercícios abdominais não fazem isso. Imagem do cenário A com logo do Air Climber ao fundo, uma mulher se exercitando do lado esquerdo do vídeo e um homem do lado direito do vídeo. Brenda se exercita e fala o texto. Intercala com imagens do abdômen de Brenda com outras pessoas ao fundo se exercitando no Air Climber. Entra vinheta com logotipo do Air Climber. Depoimento: Eu não preciso ficar no chão como fazia com abdominais a moda antiga. Chega. Close em mulher que fala o seu depoimento. Entra imagens do cenário C com ela e outras pessoas usando o Air Climber. GC – Logotipo do Air Climber. Depoimento: é simplesmente incrível! Eu tenho essa minúscula cintura agora e isso sem fazer nenhum abdominal no chão. Close em mulher que fala o seu depoimento. Entra imagens do cenário C com ela e outras pessoas usando o Air Climber. Repete Call to Action (2:19) Estrutura do infomercial Tempo (minutos e segundos) CTA 02:18 Bloco 1 (apresentação, depoimentos e off) 02:39 CTA versão curta 00:68 Bloco 2 (apresentação, depoimentos e off) 01:75 CTA 02:18 Bloco 3 (apresentação, depoimentos e off) 02:10 CTA versão curta 00:30 Bloco 4 (apresentação, depoimentos e off) 00:81 CTA 02:18 Tempo total 14.57 Anexos es dá f Pa Ti cia P” D. oro Ri E 4 HaPPy! HOUF 63
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