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Guias e Dicas
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Conjunto dos Números Reais, Notas de estudo de Matemática

Material Didático da Professora Suely Trevisam Araújo.

Tipologia: Notas de estudo

2013

Compartilhado em 07/08/2013

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euller-bittencourt-5 🇧🇷

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Baixe Conjunto dos Números Reais e outras Notas de estudo em PDF para Matemática, somente na Docsity! Profª. Suely Trevisam Araújo  Conjunto dos Números Reais  Objetivos  ­ Conceituar o conjunto de números reais, indicando suas propriedades e operações  válidas.  ­ Definir potenciação e radiciação, suas propriedades e operações válidas.  Tópicos  1.  Conjuntos de números reais  2.  Potenciação  3.  Radiciação  4.  Simplificação de radicais  5.  Operações com radicais  1. Conjuntos de números reais  OBJETIVO  Definir o conjunto de números reais, indicando suas propriedades e operações válidas.  Da união do conjunto dos números racionais (Q) com o conjunto dos números irracionais  surge um importante conjunto: o dos números reais (R).  Portanto, Q  {irracionais} = R  Podemos também representar o conjunto dos números reais pela reta numerada. Cada número  real corresponde a um ponto da reta.  Quando aparece R*, lê­se conjunto dos números reais sem o zero. Logo, R* = R ­ {0}.  Representamos o conjunto dos números reais não negativos por R + e o conjunto dos números  reais não positivos por R ­ .  Operações em R  Em R valem as operações e as propriedades estudadas em Q.  Dentre as propriedades da multiplicação estudadas em Q, convém lembrar a propriedade  distributiva da multiplicação em relação à adição e à subtração.  a . ( b + c) = a . b + a . c  (b + c) . a = a . b + a . c  Exemplos:  1º) 3 . (2 + x) = 3 . 2 + 3 . x = 6 + 3x  2º) (x ­ 4) . 5 = x . 5 ­ 4 . 5 = 5x ­ 20 1.1 Glossário  Números racionais  Conjunto de todos os números que podem ser escritos na forma  , com a e b inteiros, sendo b  0.  Números I rracionais  Os números em que a representação decimal não é exata nem periódica são chamados de  números irracionais. Existem números irracionais que podem ser representados com radical e  outros que recebem símbolos especiais.  Exemplos: 5,020020002..., 0,12131415...,  ,  ,  ,  ...  É importante lembrar que nem todos os números que vêm sob radical são números irracionais.  Números negativos dentro de um radical de índice par não são números irracionais.  Exemplos:  a)  conjunto dos números irracionais  b)  conjunto dos números irracionais  Esses tipos de números são chamados complexos.  1.2 Saiba Mais  Curiosidades matemáticas  A origem da álgebra  De 786 a 809, no reinado do Califa Harun al­Raschid (o mesmo das Mil e uma noites), os  muçulmanos promoveram um grande desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.  Em 809, com a morte de al­Raschid, seu filho al­Mamum assumiu o trono e governou até 833. Al­  Mamum criou em Bagdá um centro de ensino e contratou os mais brilhantes sábios muçulmanos  da época. Entre eles, estava Mohamed Ibn Musa al­Khowarizmi, grande matemático, que  escreveu um livro chamado al­jabr, que significa restauração e refere­se à mudança de termos de  um lado para outro de uma equação. Provavelmente, o termo álgebra se originou do título desse  livro.  A passagem para uma álgebra completamente simbólica foi obra de René Descartes, grande  matemático e filósofo francês, que introduziu algumas inovações para aperfeiçoar a disciplina.  Fonte: http:/ / www.matematica21e.cjb.net  2. Potenciação  OBJETIVO  Definir potência e potenciação, suas propriedades e operações válidas.  Dá­se o nome de potência a um produto de fatores iguais.  Exemplo: 4 . 4 . 4 indica­se por 4 3 .  De forma geral, indica­se a potência por a n c) Potência de uma raiz  d) Raiz de um radical  3.1 Saiba Mais  Desafios matemáticos  1. Oito bolinhas de gude têm o mesmo tamanho, a mesma cor e a mesma forma. Sete delas têm  o mesmo peso e a restante é a mais pesada. Usando uma balança com dois pratos, como você  encontrará a bolinha mais pesada efetuando somente duas pesagens?  Resposta: Pegam­se seis bolinhas e põem­se três em cada prato da balança. Se o peso for igual, isso significa que  uma das duas bolinhas que faltam é a mais pesada, bastando então fazer a segunda pesagem (uma em cada prato).  Caso haja uma diferença na primeira pesagem, pegam­se as três bolas do prato mais pesado e escolhem­se duas à  sorte: a) se o peso for igual, a bolinha mais pesada é a terceira; b) se o peso for diferente, ao prato mais pesado  corresponde a bolinha mais pesada.  Fonte: http:/ / www.matematicaemevidencia.hpg.ig.com.br/ index­page80.html  2. Você decidiu ir para a cama às 8 horas da noite, na sexta­feira. Após dar corda no relógio, você  acertou o despertador para as 9 horas da manhã seguinte. Quantas horas você dormiu?  Resposta: 1 hora apenas, pois, relógio de corda não sabe distinguir 9h de 21h.  Fonte: http:/ / www.matematicaemevidencia.hpg.ig.com.br/ index­page3.html  4. Simplificação de radicais  OBJETIVO  Explicar como se efetua a simplificação de radicais.  Quando o radicando possui um fator de expoente múltiplo do índice, esse fator pode ser colocado  fora do radical (propriedade A dos radicais).  Exemplos:  1º)  2º)  Vale destacar: para percorrer o caminho inverso, isto é, para introduzir o fator no radical basta  elevar ao expoente doíndice e multiplicar o produto pelo radicando.  Exemplos: 1º)  2º)  3º)  Radicais semelhantes  Dois ou mais radicais que têm o mesmo índice e o mesmo radicando chamam­se radicais  semelhantes.  Exemplos:  1º)  e  2º)  ,  e  Exemplos de radicais não semelhantes:  1º)  e  (índices diferentes)  2º)  e  (radicandos diferentes)  Observação: tomemos os radicais  e  . Extraindo­se um fator do radical (simplificando­  o), temos:  Logo, os radicais  e  são semelhantes.  Outro exemplo: Simplificando  e  , temos:  e  Logo, pode­se concluir que  e  são semelhantes.  Redução de radicais ao menor índice comum  Regra:  a) Determina­se o m.m.c. dos índices dos radicais dados. O m.m.c. encontrado é o índice  comum.  b) Divide­se o m.m.c. pelo índice de cada um dos radicais dados e multiplica­se o resultado  pelo expoente do radicando do radical correspondente. O resultado é o novo expoente do  radicando.  Parece complicado? Tenha certeza de que não é. Acompanhe a regra através dos exemplos  abaixo:  1º)  ;  ;  a) calcule o m.m.c. dos índices (3, 6, 2) = 6 b) O m.m.c. 6 será dividido pelos índices 3, 6 e 2; isto é 6 : 3 = 2; 6 : 6 = 1; 6 : 2 = 3; logo,  ;  ;  =  ;  ;  2º)  ;  m.m.c. (3, 5) = 15  15 : 3 = 5; 15 : 5 = 3; logo,  ;  =  ;  4.1 Saiba Mais  Matemática com Humor  Uma correção exemplar  A) EXERCÍCIO:  6 + 7 = ?  B) RESPOSTA DO ALUNO:  6 + 7 = 18  C) ANÁLISE:  ­ A grafia do número seis está absolutamente correta.  ­ O mesmo se pode concluir quanto ao número sete.  ­ O sinal operacional + indica­nos, corretamente, que se trata de uma adição.  ­ Quanto ao resultado, verifica­se que o primeiro algarismo (1) está corretamente escrito –  corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser  entendido como um três escrito simetricamente – repare­se na simetria, considerando­se um  eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... A sua  intenção era, portanto, boa.  D) AVALIAÇÃO:  Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:  ­ A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!  ­ Os procedimentos estão corretamente encadeados: os elementos estão dispostos na ordem  precisa.  ­ Nos conceitos, o aluno só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que  é perfeitamente negligenciável. Na verdade, o aluno acrescentou uma mais­valia ao exercício ao  trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias –, realçando as  conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...  Em conseqüência, podemos atribuir­lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE  ADEQUADAMENTE"!!!  Fonte: http:/ / www.reniza.com/matematica/ humor/ avaliacao.htm  5. Operações com radicais  OBJETIVO  Explicar como se efetuam as operações com radicais: adição, subtração, multiplicação e divisão.  A ) Adição e Subtração  Só podemos adicionar ou subtrair radicais semelhantes, ou seja, as unidades devem ser  obrigatoriamente iguais.  Regra  Para adicionar ou subtrair radicais semelhantes, basta adicionar ou subtrair, algebricamente,  os fatores externos de cada radical, conservando o radical:
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