Trabalho de psicologia

Trabalho de psicologia

TRABALHO

DE

PSICOLOGIA

Escola Metropolitana de Técnico em Enfermagem

Disciplina: Psicologia aplicada a Enfermagem

Turma: J/13

Professor: João Batista

Aluno: Carlos Alberto Ramos de Oliveira Júnior

Introdução:

Este trabalho tem como objetivo explicar a importância da disciplina psicologia para o curso técnico em enfermagem. Visando proporcionar ao profissional o conhecimento da disciplina.

A psicologia é importante dentro do curso técnico em enfermagem por contribuir com a prática do profissional, ela atua no sustento, na compreensão pedagógica e cientifica, na apuração das causas e na determinação especifica da doença que acomete o paciente, agindo também na proposição de politicas de saúde. Quando estávamos na primeira semana do curso aprendemos algo de grande proveito dentro da matéria introdução à psicologia Que foi a corrente do behaviorismo de John Watson. Deixou-me a refletir uma de suas frases quando ele diz que “O meio influencia o comportamento” Isso significa que certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas, e isso ocorre porque os organismos se ajuntam aos seus ambientes pela formação de hábitos. Podemos agregar a psicologia na promoção e manutenção de saúde, na prevenção e no tratamento da doença. Bem como no aperfeiçoamento do sistema de politica da Saúde.

O estudo da disciplina psicologia dentro do curso de enfermagem ajudará o aluno da seguinte forma:

  1. O ajudará em seu autoconhecimento – O estudante poderá compreender com clareza seus motivos, seus desejos e suas emoções. Poderá ainda perceber como sua personalidade é individualizada e complexa, de como tomar decisões na vida e como solucionar seus problemas. Conhecendo suas forças e fraquezas ele poderá utilizar melhor as características de sua própria personalidade, oque lhe permitirá ser um melhor profissional dentro de sua área.

  2. O estudante de enfermagem identificará como suas emoções afetam o seu organismo.

Outro tópico que me chamou bastante atenção dentro da disciplina foi à matéria psicologia hospitalar. Sabemos que segundo Agerami Camom (1984) o principal objetivo da psicologia hospitalar é minimizar o sofrimento causado pela hospitalização. Isso é importante porque os aspectos emocionais podem alterar reações e habilidades, modificando a aderência ao tratamento e possibilitando a tomada de decisões que influenciarão as chances do paciente sobreviver.

Comentários